Pplware

O ano de 2017 no Pplware.com… Vítor Martins

O Ano de 2017 está a terminar e o balanço é muito positivo. Foram-nos propostos vários desafios, uns mais complexos que outros, mas conseguimos superar cada um. O país está mais ativo, e está, contudo, mais exigente e isso reflete-se nas ambições.

O Pplware esteve presente em muitos eventos pelo país fora, pelo mundo e isso acicatou a nossa ambição coletiva, queremos fazer mais.

Fica um resumo do que foram os desafios temáticos com alguns que gostei particularmente de os apresentar.


O Pplware esteve presente novamente de forma evidente na informação tecnológica nacional. De janeiro a dezembro, muitos foram os desafios que superámos e que uniu à nossa volta milhões de visitantes e muitos colaboradores.

Voltámos a estar presentes no maior evento de tecnologia dos açores, cobrimos de forma muito próxima o lançamento de muitos dos mais influentes gadgets da sociedade e voltamos a ser considerados pelos internautas como o melhor Blog do Ano na categoria de Inovação e Tecnologia.

Tivemos uma participação de destaque no Porto Canal, estivemos na Prova Oral, da Antena 3, a conversar sobre inovação e voltámos a receber um prémio de mérito na autarquia onde o Pplware tem a sua sede social. Assim, deixo alguns artigos que podem dizer muito como encaro este fantástico mercado da tecnologia.

 

NASA encontra buraco gigante na superfície do Sol

Este foi um ano pródigo em muitas novidades vindas do Espaço. Em janeiro, mesmo estando à distância de 150 milhões de quilómetros, os astronautas da NASA detetaram um buraco gigante coronal que se estende pela superfície do Sol e lança partículas de vento solar em direção à Terra.

O nosso Sol está a passar por alterações muito interessantes e durante o ano de 2017 muitas novidades deram-nos a conhecer a saúde desta estrela.

 

Portugal tem uma das maiores reservas de lítio da Europa…

O tema do lítio e das baterias começou por agitar o ano. Além da forte pressão que alguns meios de comunicação faziam para trazer para a Europa a fábrica de baterias da Tesla, a Gigafactory 2, outros meios ressalvavam que em Portugal poderia ser o local ideal. Foi um início de ano forte em movimentações para tentar perceber onde a Tesla iria instalar a sua nova unidades.

 

YouTube – 9 truques que tem de conhecer

Investimos tempo e muita dedicação em trazer grandes dicas. Os temas eram os mais variados mas todos com muita utilidade associada. Deixámos, logo no início do ano, 6 sugestões de segurança para tornar o seu iPhone numa fortaleza, como utilizar o Force Touch no MacBook Pro, e até deixámos dicas de coisas inteligentes, mas que é estúpido existirem. Mas lembra-se das 5 dicas importantes de segurança que tem de conhecer no Gmail? Também as tivemos cá.

 

5 serviços para fazer cópias automáticas das suas fotografias

Apostámos bastante em falar de serviços que podem ser úteis no nosso dia-a-dia. E foram vários esses serviços. Debruçaram-se sobre temas de segurança, como por exemplo: Como ativar a autenticação de dois fatores no seu Instagram, de lazer com dicas tipo usar o Google Earth para fazer uma viagem guiada pelo mundo, de produtividade como como ativar manualmente a leitura e escrita NTFS no macOS, ou mesmo dar a conhecer sobre tecnologias preponderantes, como o ReFS – o poderoso sistema de ficheiros da Microsoft, além de reformar outras áreas do tipo Como aceder às palavras-passe que gravou no seu Mac, 5 dicas para deixar o Windows 10 mais produtivo, entre muitas outras.

 

Já é possível produzir sangue artificial em escala industrial

A tecnologia ao serviço da saúde é um dos temas que mais gosto de seguir e trazer à luz da atualidade informativa.

Artigos como Cientistas criaram novo implante de retina artificial para a visão, Folha de espinafre é transformada em tecido cardíaco, Investigadores criam coração 3D artificial que funciona como real, Implante de microscópio plano no cérebro substituirá os olhos, Nanochip pode revolucionar o tratamento de Alzheimer, SetPoint – Implantes elétricos para substituir medicamentos, Brainternet – Investigadores ligaram cérebro humano à internet… entre muitos outros, foram importantes para marcar o ano e dar a conhecer o muito que se tem feito nesta área.

 

O Dia B… faz 12 anos!!!

Pois bem, 12 anos fez o Pplware em abril. Mas o projeto tem muitos mais anos. Isto é, quando nasceu o embrião do Pplware, na altura Peopleware e mais tarde Peopleware No Comments, estávamos ainda nos anos 90 e foi num jornal local. Hoje, com mais de 42 mil artigos lançados, todos os anos este é um marco obrigatório para ser celebrado.

 

Windows 3.1 fez 25 anos… parabéns velho amigo!

Temas que são marcos históricos tornam-se de crucial importância na nossa vida. Não vamos viver do passado mas é esse passado que nos dá pistas claras do que iremos enfrentar no futuro. E quando falamos de futuro falámos de assistentes virtuais, falámos do primeiro “disco rígido” químico, de uma Bactéria transgénica usada para criar roupas vivas, dos novos aviões que irão sobrevoar o céu, falámos de um dispositivo incrível que consegue transformar poluição em energia, falámos em baterias que não irão explodir, em sensores que monitorizam a diabetes, em processadores na grandeza do Teraflop, demos a conhecer o SpaceX – o novo fato espacial do futuro, e ainda deixámos alguns pontos interessantes e curiosos sobre o que acontece ao corpo humano no Espaço.

 

Rotação da Terra abranda misteriosamente e aumentam os sismos

Estes temas que envolvem a vida no nosso planeta também foram abordados com particular ligação a tudo o que se falou sobre o Cosmos, como os sinais misteriosos vindos do Espaço. Falámos na Titã, a maior lua de Saturno poderá albergar humanos fora da Terra, na viagem final da Cassini e de tudo o que nos deixou de legado e até demos a conhecer uma mensagem para outro planeta que “pode ter gente”.

 

Análise: iPhone X… o melhor de todos

Lançámos uma série de novidades ligadas também à Apple, um tema que mexe com as pessoas. Há sempre uma enorme curiosidade sobre o que esta marca norte-americana vai colocar no mercado, e por isso falámos no HomePod, no Apple Watch, nos AirPods, MacBook Pro, no iPhone 8 Plus, iMac e no iPhone X.

 

E pronto, estas foram as minhas escolhas de centenas e centenas de artigos lançados este ano. Quero agradecer a todos os que nos seguem, os que nos ajudam neste caminho e que em 2017 possamos estar todos e mais uns quantos que iremos certamente conquistar.

É nosso objetivo interagir convosco e deixo o meu cardápio de artigos aqui para que possam decidir o que mais gosta. Não podemos, claro, esquecer aquela rubrica que criou já centenas de sites sobre a área de humor, rubrica que começámos há mais de 10 anos: E Porque Hoje é Sexta, que prende milhares de pessoas todas as semanas. Quem quiser pode também acompanhar-me no Google Plus, faça-o aqui.

Obrigado e bom ano de 2018 para Todos! 🙂

Exit mobile version