Windows 3.1 fez 25 anos… parabéns velho amigo!


Destaques PPLWARE

58 Respostas

  1. Helder says:

    Estou mesmo a ficar velho…

  2. Sérgio J says:

    O sistema operativo não, o gestor de janelas. O SO continuava a ser o DOS.

  3. Bruno Luís says:

    Este não foi o primeiro sistema operativo com janelas. O primeiro foi o Macintosh introduzido em 1984, uns anitos mais velho que este Windows 3.1.

    • Da Microsoft foi. Antes era tudo baseado no DOS.

      • Bruno Luís says:

        Mas a notícia estava mal redigida. Mas já reparei que alteraram o texto, porque anteriormente ficava nitidamente perceptivel de que era o primeiro sistema operativo com janelas, por isso a sua resposta ao meu comentário também devia ser diferente, mas ok…

      • antonio F says:

        “O advento das “janelas” foi com o Windows 3.1, versão que começou a cativar os utilizadores para uma nova forma de usar os computadores.” Lamento – o comentário e interpretação do Bruno estão correctos.
        Mas sim, antes do 3.1 MS=DOS.

      • António says:

        Caro Pedro, o Windows 3.0 já tinha janelas e interface gráfica. Corria num 8088 (8 bits!) com 640kb de memória, sobre MS-DOS. Cumprimentos.

        • Vítor M. says:

          Certo, ele não disse o contrário, apenas estamos a falar no Windows 3.1.

        • Ruy Acquaviva says:

          Bem lembrado. Lembro-me perfeitamente do lançamento do Windows 3.0, que não foi a primeira interface gráfica para o DOS, mas foi a primeira funcional.
          Cheguei a experimentar o Windows 2.0 mas ele era muito rudimentar e pouco prático. Na mesma época já havia o GEM que era mais funcional que o Windows 2.0. E havia outros sistemas gráficos também como o Benchmark da linha AMIGA, o GEOS para o Commodore 64, VisiOn, Tandy DeskMate, os sistemas da Apple (não apenas o Mac, mas o Lisa e o Appe II GS tiveram interfaces gráficas).
          O Windows 3.0 saiu com bugs de modo que foi rapidamente substituído pelo Windows 3.1, que foi a versão que finalmente deslanchou. Posteriormente foi lançada uma versão com recursos para redes locais denominada 3.11,que passou a ser o padrão até o lançamento do Windows 95.
          O Windows 3.1 teve um forte concorrente no seu início com o OS/2 Warp da IBM. O OS/2 foi lançado inicialmente com interface de texto, mas ganhou uma interface gráfica muito bem elaborada e estável, que no entanto não conseguiu a adesão dos desenvolvedores de software que o Windows conseguiu e por isso foi preterida. Também era mais cara e exigia máquinas mais poderosas que a média das máquinas disponíveis na época. Asua última versão Warp era muito impressionante, chegando até mesmo a rodar o próprio Windows na primeira implementação de uma virtualização de OS que eu vi na vida (claro que com a exigência de máquinas potentes).
          Fico impressionado que hoje em em dia muitas pessoas pensam que só havia o System do Macintosh e o Windows como interfaces gráficas naquela época.

      • Sérgio J says:

        No DOS temos o GEM que muito usei na escola.

        • Sérgio J says:

          Mas estou com o Victor, estamos aqui para festejar os seus 25 anos. Não importa se foi o primeiro, se era um sistema sistema operativo. Foi algo que veio mudar a informática, tal como o fizeram o 95, XP e 7

          • Joao Pedro says:

            Se calhar nao merece assim tanto destaque. Como sistemas de janelas não foi o primeiro, nem nada que se pareça. Teve sucesso porque era usado em pc’s ibm compatível, que, por sinal, eram os que mais se vendiam. O Dos esteve sempre por baixo destes windows, por isso acho irrelevante a diferenciação. A Amstrad revolucionou o mercado com pc’s de baixo custo e com o Gem. O comodore amiga já usava rato. Os apples são aquilo que sabemos… enfim, sinceramente, estes 25 anos só interessam mesmo para a Microsoft…

        • Ferrari says:

          Vinha nos computadores Amstrad 1512 e 1640 com 3 ou 4 disketres de 5 1/4, 1 verde 1 vermelha 1 amarela…..
          Estou mesmo a ficar velho…..

    • L_730 says:

      O primeiro com interface gráfica foi da Xerox Park https://pt.wikipedia.org/wiki/Xerox_PARC.
      Foi aqui que todos foram buscar ideias.

    • int3 says:

      Na verdade foi o Xerox Alto.

    • Vítor M. says:

      Estamos a falar do Windows…. mas o que dizes faz sentido, contudo teríamos de analisar as palavras de Bill Gates que refere que ambos os sistemas foram inspirados pelo que viram na Xerox PARC.

      Mas vamos focar-nos no Windows.

  4. FRZ says:

    O 3.1 foi importante mas o grande “salto” foi com o 3.11 (Windows for Workgroups) apesar de na primeira release ainda não ter TCP/IP nativo…. Saudades só da idade que tinha na altura 😉

  5. L_730 says:

    O primeiro com interface gráfica foi da Xerox Parc https://pt.wikipedia.org/wiki/Xerox_PARC.
    Foi aqui que todos foram buscar ideias.

  6. Duarte says:

    Commodore Amiga Workbench 1.x (1985) – http://toastytech.com/guis/amiga1.html

  7. TekMan says:

    Quando comecei a trabalhar com Windows, na versão 2.0, os programas já corriam em janelas separadas, que podiam ser redimensionadas, etc.
    Não tinha ícones no ambiente de trabalho, nem “arrastar e largar” entre janelas.
    Mas antes disso, ainda brinquei com GEM (Graphics Environment Manager), que em 1985 já se baseava em janelas.

    • zecarlos silva says:

      Boas, até que enfim que alguém menciona o GEM, começava a pensar que só eu o tinha utilizado. A minha entrada no mundo Windows começou pela versão 2.03 no meu velhinho Amstrad PC2086 com 640k e placa gráfica VGA. Era um must na altura ainda por cima num processador 8086. Velhos tempos…. estou a ficar velho….

    • Titanio says:

      Windows Versão 2?? Sou do tempo do DOS 3.2 e não tenho qualquer ideia disso!
      Recordo-me sim do Windows 386, anterior ao Windows 3.0, que não passava de um “Disk Manager” com ambiente gráfico. Era usado como “run-time” para correr o Excel 1.0 (que obrigava à interface gráfica para funcionar e o Win386 fornecia-a).
      Confesso que para Disk Manager, o XTree (em modo caracter) metia o Windows 386 no bolso mais pequenino! Ainda hoje continua a ser dos gestores mais interessantes que conheci.

  8. gr33nbits says:

    Lembro-me de instalar o 3.1 num 386 na altura tinha um monitor ega ai como o tempo voa.

  9. manito says:

    Windows e os pc’s são como uma manta de retalhos! Os verdadeiros computadores pessoais foram: o Amiga, o Atari e o Apple!!!

    • N'uno says:

      Estás a ignorar os Acorn BBC, para além dos ZX Spectrum e afins. O BBC modelo B, por exemplo, tinha um CPU de 8bit (6502), e tinha funcionalidades muitíssimo inovadoras na altura. Usando um dos muitos interfaces de que dispunha, podíamos ligar-lhe um co-processador 80186 que o transformava num IBM XT compatível, e as floppies de 5 1/4″ permitiam a fantástica capacidade de 800KB, em vez dos tradicionais 360. Bons tempos!

    • Titanio says:

      Muito maior manta de retalhos actualmente é o Android… o Linux também não lhe fica atrás.
      Mas não é isso que distingue um bom SO. Quanto a mim, o melhor SO é aquele onde existe mais oferta do software que usamos! Tudo o resto é treta para encher blogs.

  10. Jorge says:

    Windows … sempre!

  11. Daniel Bastos says:

    Windows 3.1 não era SO. Apenas era uma aplicação que se corria em MS-DOS e que por sua vez tinha aplicativos em ambiente gráfico. Pelo que me lembro o MS-DOS eram 3 disquetes e o Windows 3.1 já não me recordo mas não era 25 como perguntaram num post anterior, isso acho que era o Windows 95.

  12. Jose Luiz says:

    Execute o windws 3.11 dentro do seu browser e veja os conceitos (painel de controle, relógio, etc) que perduram até hoje:
    https://archive.org/details/win3_stock

  13. Asdrubal says:

    Grande Windows 3.1. 😉

  14. Sergio Agostinho says:

    O Windows 3.1 era o interface baseado em janelas que se tinha que instalar sobre o sistema operativo MS Dos 6, creio que só na versao 3.22 é que começou a ser autónomo, e que essa já se chamava workstation/NT.

  15. rc_joaopedro says:

    é isso… olha-se para este post e pensa-se:
    – aquele garoto que ia mudar o mundo, mudar o mundo… (tem agora ~40+ anos)

  16. Mario says:

    Dizer que o Windows 3.1 é um sistema operativo é equivalente a dizer que os launchers do android são o sistema operativo

  17. Pedro ferreira says:

    commodore amiga
    1992… ano do windows 3.1…
    ate me da vontade de rir o windows

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.