PplWare Mobile

Cada transação de Bitcoin gasta água suficiente para encher uma piscina

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Eu says:

    O que esses gajos não inventam para criar medo incerteza e dúvida. Á custa da falácia do ambiente estão a tornar-se ridículos.
    Aceitem que dói menos.

    • Jack says:

      O bitcoin é que é invenção mais parva do mundo.

      • jose says:

        estuda e vais ver que é a mais genias de todas !!! a separacao do dinheiro do estado !!
        simplesmente nao tens a visao! tens de entender muita coisa !!

        • Zé Fonseca A. says:

          Qual separação? Ou que não falta aí são BTC confiscados a serem vendidos por governos ou governos a deterem uma fatia boa para manipularem o seu valor.. quem precisa de estudar és tu, um activo digital vai ter sempre a possibilidade de controlo, ainda para mais com redes de transações públicas e com governos e irem atrás de mixers e privacy coins.. so nas mãos de quem sabe muito és anónimo no mercado crypto

          • jose says:

            a separacao de nao poderem imprimir mais dinheiro! wtf o que dizes!

          • jose says:

            Zé Fonseca A tu sabes tudo de todos os assuntos !! tens de ir comentar o domingo a noite! vai ter sempre possibilidade de controlo!!!
            entao como vao tirar o meu btc !? consegues responder simplesmente a isto????

          • R!cardo says:

            Confiscar BTC???? Estes terra planistas são mesmo “tecla 3”.

          • Zé Fonseca A. says:

            Coitados, vocês não sabem nem querem saber, nem pensar pela própria cabeça conseguem

            https://river.com/learn/can-bitcoin-be-seized/

            FBI tem biliões em BTC apreendidos que vendem todos os anos.

            E sim, eu sei muito de quase todos os assuntos porque sou alguém interessado e vivido, sei pensar por mim e sei avaliar informação fidedigna de não fidedigna.

          • 21TimesInfinity says:

            Tens é que entender COMO é que esse BTC foi confiscado. Todos esses casos deram-se porque 1) os indivíduos em questão tinham bitcoin em exchanges, logo uma ordem do tribunal poderia congelar esses activos e 2) tinham a seed phrase guardada online, logo facilmente acessível.

            Quem tiver bitcoin numa carteira offline, com as 12/24 palavras da seed phrase em sua posse NUNCA pode ver os seus activos confiscados.

      • Eu says:

        Pareces aquela gaja que vê o filho a marchar ao contrario de todos os outros e a elogiar por ser o unico que está bem.
        Aceite que dói menos e vem mais tarde falar com outros argumentos.

    • jose says:

      Banco Mundial reconhece que mineração de Bitcoin ajuda a reduzir emissões!!

  2. 0°0 says:

    Será que vamos ficar sem água doce no planeta por causa do bitcoin?
    A água que o bitcoin consome desaparece do planeta?
    Agora estou na duvida se a água vai pra lua ou pra marte.
    Será que por causa do bitcoin vai deixar de haver o ciclo natural da água e não vai chover mais no nosso planeta?

    • Joaquim Afonso says:

      ahahahahh, essa foi boa. realmente esta gente não entende como funciona a grande pirâmide inflacionária quanto mais o lado fundamental da Bitcoin! pequeninos que são

  3. Pv says:

    A refrigeração é feita em cir uito fechado…..Para criar um quilo de carne animal sao gastos 15000 litros de agua….hipocr.
    ..

  4. Rodrigo says:

    O drama o terror… agora já não minero BTC mas quando minerei nunca usei água e muitas empresas que fazem disso negócio até se mudaram para lugares gelados para nem precisarem de usar água nem ac.

  5. Manuel Barbosa says:

    Isso é completamente falso. Esse tipo não sabe o que está a dizer. O sistema de refrigeração típico de um “mining rig” é de transferência térmica por ventilação, como vocês e bem documentaram na foto do artigo onde mostra imensas ventoinhas.
    Além do mais existem cada vez mais “quintas de mineração” a investir em energias alternativas, como a solar ou a geotérmica, deitando por terra a treta de que a Bitcoin consome muita energia gerada por meios poluentes.
    Para fechar deixo aqui um facto: O ouro que existe como reserva de valor há muitos, muitos anos consome imensa água e destrói imensos recursos naturais no planeta e não vejo tipos como o Alex de Vries a vir dizer que os impactos reais dessa indústria são terríveis.
    Resumindo desinformação para impedir o inevitável – A descentralização da moeda e o empoderamento das pessoas comuns face ao sistema monetário viciado que está instalado na sociedade…

  6. Pessoa says:

    Quanta água gastam as iluminações de natal?

  7. Reiartur says:

    Como é possivel dar palco a este senhor. Este mesmo senhor dizia que o bitcoin iria consumir TODA a energia do mundo em 2020.
    Já passaram 3 anos e o bitcoin está longe de 1%. Como o tempo provou que estava errado, agora mudou a retórica para a água.

    Como dão crebilidade a este senhor?

  8. SANDOKAN 1513 says:

    Posso comentar aqui ??

  9. Xico says:

    Nos anos 90..2000 a moda era e bem, plantar árvores, não poluir os rios, entre outros. Havia campanhas, ensinava-se as criancinhas nas escolas, etc Hoje já ninguém saber disso pra nada. Abatem-se 1500000 de sobreiros como quem bebe um copo de água. A moda agora é outra, são os elétricos, são as energias alternativas e é todo um conjunto de lobbies que permitem aos governos ir buscar mais impostos. Na realidade ninguém quer saber do ambiente pra nada! Nada

  10. says:

    Se fosse um barril de cerveja era mais preocupante.

  11. jose says:

    os caes ladrao a caravana passa!
    blackrock vai entrar em peso a fundadora do ESG !!! este discurso é o unico que teem contra o btc!! podem tabem falem da minercao do ouro quanta poluicao e contaminacao dos solos e gasto de agua!!!

  12. PauloP says:

    mais um triste que vive no seu mundo…só ele é que sabe

  13. Stanley says:

    Analisando de forma isolada, parece muito.

    Mas vá ver quanto a TSMC gasta de água para estampar bolachas de silício.

  14. Paulo S says:

    Reparem que quando as noticias são desfavoráveis para este negócio das criptomoedas (jogo de sorte para meia dúzia e de azar para milhões) aparece sempre uma “gangue” de defensores do esquema piramidal de seu nome criptomoedas, a tentar atacar quem vai contra o esquema. Como se não quisessem que se saiba que estão a lucrar com tantos que estão a perder. Sim, é uma gangue que ataca tudo, até quem escreve, quem opina, quem comenta, quem não partilha do esquema de mafiosisse.

    Pessoas, afastem-se deste esquema, não caiam na conversa fiada dos angariadores de carne para canhão.

  15. Aves says:

    Tirando a água – para arrefecimento dos equipamentos e para produção de energia elétrica gasta na mineração a que corresponderia a 16.000 litros de água por cada transação na rede Bitcoin – Alex de Vries também disse que cada transação corresponderia a “808.554 transações Visa ou 60.802 horas a assistir ao YouTube”.
    As contas de Vries estão a ser contestadas mas não deixa de ser verdade o que diz o post – devido ao sistema de validação das transações na rede bitcoin e de mineração:
    – a mesma transação está a ser executada muitas vezes, em vários computadores muito poderosos, que consomem muita energia
    – uma mudança na forma como a Bitcoin se processa poderia reduzir, drasticamente, o uso da eletricidade e, por conseguinte, o consumo de água(eletricidade.
    Isto ficou demonstrado quando Ethereum, que usava o mesmo sistema da Bitcoin designado “proof-of-work” mudou para o sistema “proof-of-stake”
    Os defensores do sistema da Bitcoin de validação das transações, associado à mineração – dizem que é mais seguro. Mas a questão é se essa segurança adicional justifica o consumo de recursos e o correspondente custo comparativamente ao sistema da Ethereum, menos exigente.
    Verdadeiramente, é isso que está em causa no que diz Alex de Vries, um crítico do sistema da Bitcoin.

  16. papamoscas says:

    Este cena ridícula das Bitmoedas devia acabar e ser proibida!

    • Eu says:

      Mais um aziado.
      Aceita que dói menos.

      • 21TimesInfinity says:

        Amizade: se não gosta, não compra. É a magia da Bitcoin: está aberto a todos, mas só participa quem quer. Ao contrário do Euro, que somos todos coagidos a adoptar.

        • Profeta says:

          Qual e o problema do euro ? Esta a incomodar com a bitcoin ? Ou sera a bitcoin a colar-se ao euro para ter sucesso ?

          • 21TimesInfinity says:

            O problema do euro, como de todas as moedas fiduciárias, é ter o seu valor diluído pelo banco central por consequência da expansão da quantidade de dinheiro em circulação. Os triliões que o BCE injectou na economia nos últimos 4 anos foram criados do nada.

            Isso não acontece com Bitcoin. Criar uma bitcoin implica um custo, e só irão existir 21 milhões de bitcoins, onde cerca de 19 milhões já estão em circulação.

            O BCE é que anda muito incomodado com Bitcoin, para os bitcoiners é igual ao litro.

          • Profeta says:

            E o que isso te interessa ? Sao os jogos deles nao sao os teus. Toda a vida esta malta cria crises e problemas com o intuito de gerar mais controle sobre as pessoas. Nao vai ser o Euro nem as bitcoins que vao salvar as pessoas desses esquemas.

          • 21TimesInfinity says:

            E achas que os “jogos deles”, como tu dizes, não nos afectam? Quem é que julgas que criou a inflação que temos hoje em dia? Ao inundar a economia com triliões de euros criados do nada, desvalorizaram a moeda e fizeram com que todos nós perdêssemos poder de compra. Investiga o conceito de “hiperinflação”, e depois pensa se realmente o problema não nos afecta.

            Se estás preocupado com controle, verifica quem é que controla o Euro, e com que objectivos. Dica: não são os Estados Membros, mas sim o BCE, que é uma organização não eleita pelo povo, e que não sofre consequências absolutamente nenhumas quando fazem um mau trabalho.

            Gostem ou não, Bitcoin é a única hipótese que temos neste momento para sair dum sistema monetário que está completamente podre, corrompido e capturado. É o único exemplo da separação total entre dinheiro e Estado, e a melhor parte disto tudo é que funciona.

          • 21TimesInfinity says:

            E como extra, investiguem também o que é o “efeito Cantillon”.

            De nada.

    • jose says:

      ser poribida chama o pai estado que ele da tudo ao menino!!

  17. Anónimo says:

    Olha, mais arroz.

  18. CF says:

    Sim gasta-se água!
    Infelizmente ainda não é tanta como o ideal, já que muita mineração e datacenters do mundo ainda usam ventilação mecânica que é de longe mais ineficiente.

    Ideal é refrigeração líquida e reaproveitamento industrial da água quente, sim, porque água quente é usada todos os dias às toneladas em quase todas as indústrias em que a água é aquecida de propósito para esse efeito.

    Também o fazemos todos os dias em casa: cozinhar, lavar roupa, loiça, banhos, radiadores, piso radiante… Sim e todos podíamos minerar bitcoin e ao mesmo tempo reaproveitar essa água ganhando um extra mensal em bitcoin que futuramente que em 4 anos vale 10 vezes mais.

    Esse tipo de notícias é que faltam aqui para informar a população que quem não tiver bitcoin vai acabar pobre.

  19. jose says:

    em 2025 os bancos centrais vao poder ter ate 2% em btc e eles a dizer que btc é mau e os mesmos a comprarem!!

  20. Miguel says:

    Se alguém me conseguir explicar como se mineram as criptomoedas (são o resultado de que actividade) qual o seu produto e como se estabelece o seu valor (valor intrínseco), agradeço.

    • 21TimesInfinity says:

      Procura no Youtube ” What is Bitcoin Mining?” do canal “99Bitcoins”.

    • jose says:

      e depois de aprenderes explicame como o euro tem o seu valor intrínseco! sff

      • Profeta says:

        E que tal explicares tu porque e que o euro nao tem o seu valor intrinseco ?

        • 21TimesInfinity says:

          A única coisa que suporta o valor do Euro é a promessa do BCE, e dos Estados que o usam como moeda oficial, que o dinheiro mantém o seu valor, ou seja, é um sistema assente em confiança. Não há nenhum activo tangível que suporte o valor da moeda.

          Resumidamente, a única coisa que suporta o valor do nosso dinheiro é a confiança numa mão cheia de burocratas em Bruxelas e Frankfurt de que não nos vão desvalorizar o dinheiro por mais de 2% ao ano (a taxa de inflação dita “normal”). E, pelo que temos visto nos últimos 4 anos, temos sido enganados e roubados descaradamente.

        • 21TimesInfinity says:

          @Eu – Acredita que ainda há muita gente que pensa que o euro/dólar/etc têm suporte em reservas de ouro… A mesma gente que julga que os bancos existem para podermos guardar o nosso dinheiro.

          A iliteracia financeira é bem real, e não é por acaso. Se toda a gente tivesse noção de como tudo isto funciona, haveria uma corrida aos bancos.

  21. Dono da verdade says:

    Água não tem mal, pode gastar a que precisar. Só serve para tomar banho.
    Agora se fosse vinho era um problema

  22. jotabê says:

    Os “vendedores” de BTC tentam confundir-nos, misturam “comprar moeda” com “comprar com moeda”, uma coisa é comprar Euros, Dolars ou BTC, outra é comprar com essas moedas. Nos anos 80’s, 90’s tb havia pessoal a comprar Dolars ou Marcos, que com o decorrer do tempo costumavam valorizar em relação ao Escudo, mas no dia-a-dia pagavam com Escudos, a “chegada” do Euro estragou este negócio.
    O comum dos mortais não “compra moeda”, portanto não vai comprar BTC.

  23. Américo da Europa says:

    Bem eu nem costumo perder tempo em comentários de posts. Mas este aqui eu tinha que ler, rir e comentar. Então mas o bitcoin não teria valor porwue “era criado a partir do nada” e agora gasta demasiada energia? Afinal em que ficamos.

    Guess what : ele vale hoje 38k… porque gasta energia!! O bitcoin é basicamante (e em termos simples que todos entendam) um algoritmo de transformar energia da natureza em energia digital, também ela escassa. A ideia aqui seria qual? Acabar com a invenção que vai mudar o futuro das próximas gerações e transformá-lo num livro de registos tipo Excel? Basicamente foi o que fizeram com o ethereum ao migrar o mecanismo de consenso para PoS. Aí morreu. Tem vindo mês após mês perdendo valor contra o bitcoin. Aliás como quase todos os ativos a que o comum dos mortais pode ter acesso.

    Os próprios mineradores se encarregarão de escolher os meios energéticos mais baratos ou mais sustentáveis. Vai da estratégia de cada um. O que a jogo económico nos diz nestes caso, é que assim que a energia renovável for mais barata que a energia fóssil, o problema ficará resolvido de forma natural.
    Isso já está a acontecer em alguns lugares da terra. É uma questão de tempo até o valor do bitcoin ser gerado do vento, das ondas. Da neve, da própria água das barragens, etc.

    A que valor acham que ele estará quando isso for rotina?

    Quem não entende… estudasse.

  24. wiskas Saketas says:

    Por essa ordem de ideias… teremos de fazer a mesma comparaçao da conversão para os veiculos electricos em relaçao á estrutura electrica existente. Que é muito mais grave e nem falo dos preços do kilowatt que irremediavelmente ficará comparado ao do litro de combustivel.
    A europa só consegue albergar 50 milhoes de carros electricos, o resto vai andar a pé de transportes publicos ?E vai pagar a energia a preços bem altos….
    Sabem que uma frota de camioes electricos de uma transportadora consome mais energia que uma cidade? Sabem quantas transportadoras existem numa cidade?
    Enquanto uns assobiam, outros olham para o lado…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.