Cientistas captam novas imagens coloridas do Coronavírus (Covid-19)
Na ordem do dia continua, e ao que tudo indica, continuará por muito tempo, o Coronavírus, agora com o nome técnico Covid-19. Contudo, atualmente já há mais conhecimento, dado que estão a ser aplicadas as mais avançadas tecnologias para compreender e criar a vacina que tentará parar esta epidemia. Nesse sentido, os Laboratórios Rocky Mountain da NIAID (RML) em Hamilton, Montana, que estudam este vírus, produziram imagens do novo coronavírus. Estas agora são coloridas e mais pormenorizadas.
Os cientistas já possuem várias amostras e nesta aplicaram as capacidades dos seus microscópios eletrónicos de digitalização e transmissão.
COVID-19 - O Coronavírus agora a cores
O SRA-CoV-2 causa a doença COVID-19, que se tornou numa emergência de saúde pública global desde que os casos foram detetados pela primeira vez em Wuhan, China, em dezembro de 2019. A investigadora da RML Emmie de Wit, forneceu as amostras do vírus como parte dos seus estudos.
Posteriormente a especialista em microscopia, Elizabeth Fischer, produziu as imagens, e o escritório de artes visuais médicas da RML coloriu digitalmente as imagens.
Segundo o que foi publicado pelo laboratório, o novo coronavírus (Covid-19) tem uma aparência semelhante à Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS-CoV) que surgiu em 2012 e à Síndrome Respiratória Aguda (SARS-CoV) que surgiu em 2002, uma vez que pertencem à mesma família de coronavírus, que recebeu o seu nome por se assemelhar a uma coroa.
Conforme foi veiculado, estas imagens estão disponíveis ao público para download gratuito em alta resolução na página do NIAID Flickr.
Cenário cada vez mais preocupante
De acordo com os dados mais recentes, o número de mortes por esta doença chega às 1527, enquanto o de pessoas infetadas em todo o mundo atingiu ultrapassou as 67 mil.
Artigos relacionados com COVID-19 - O Coronavírus
- China constrói hospital em 6 dias para tratar pacientes do coronavírus
- Coronavírus: Saiba em tempo real num mapa o impacto deste vírus
- Coronavírus: Algoritmo de inteligência artificial deu alerta mas…
- Cuidado, o Coronavírus já anda pelos computadores!
- Xiaomi põe à venda uma lâmpada para eliminar o Coronavírus
- Bitcoin alcança valor acima dos 10 mil dólares, devido ao Coronavírus
- Coronavírus: Há uma nova ferramenta que mostra a propagação do vírus no mundo
- Atualização: Coronavírus faz parar a Mobile World Congress 2020
- Coronavírus pode sobreviver fora do corpo mais tempo do que se pensa
- Coronavírus: 2000 iPhones enviados para navio em quarentena
- Covid-19: É seguro encomendar produtos da China?
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: NIAID-RML
Fonte: NIAID-RML
Neste artigo: coronavírus, Covid-19
Corrijam o titulo, as imagens captadas não são a cores.
Alias tal como esta no corpo do artigo.
As imagens captadas e tratadas são a cores. O trabalho foi feito e apresentado no conjunto.
As imagens captadas não foram a cores, as cores foram adicionadas posteriormente por um artista…
Era o mesmo que dizeres que foi tirada uma imagem a cores de um Raio-X, ou encontraram uma foto colorida de 1800.
Os chineses bem escondem os numeros, mas o pior ainda nao se sabe…
A europa começa agora a estudar como controlar as fronteiras, só espero que não seja tarde!
ja vai tarde
O nome do vírus é SARS-CoV-2.
Covid-19 é o nome da doença provocada por este vírus.
Em jeito de “update”, aqui segue uma selecção pessoal de pontos que considero relevantes mesclada com uma análise e reflexão pessoal do actual estado da epidemia do coronavírus, questões ainda sem resposta e previsões
POSITIVO
– França, USA e Itália juntaram-se à R.P. China ao isolar o coronavírus, no caso francês coube tal feito ao prestigiado Intituto Pasteur, o que, além de potenciar uma concertação de esforços na obtenção de cura e/ou vacina, permite uma avaliação fidedigna das potencialidades e origem do contágio humano por este vírus.
– O Supremo Tribunal da R.P. da China decidiu absolver os médicos que denunciaram a existência do vírus, médicos que, enquanto réus, arriscavam uma pena de sete anos de cadeia por dizerem a verdade. Pena que um deles tenha falecido justamente de tal doença. Sendo a notícia da absolvição positiva, porém é bem reveladora da possibilidade de haver dados omitidos, nomeadamente os números reais de infectados e vítimas e a origem real do contágio humano, por tais verdades não se enquadrarem na narrativa dum poder autoritário que recentemente reforçou todos os seus poderes ao ponto de hoje o mandato do seu grande líder ser ilimitado, eterno ou por mil anos como os antigos imperadores, um privilégio que na R.P. da China só tem paralelo com Mao Tse-Tung, o fundador desta.
NEGATIVO
– Todas as notícias, incluído as provenientes da R.P. China, dão conta que o contágio que alastra em progressão geométrica de forma aparentemente incontrolável apesar de todos os esforços notáveis para o conter. Um estudo chinês concluiu que o período de incubação pode atingir os 24 dias e não os 14 anteriormente previstos, o que torna contágio ainda mais insidioso se neste período o portador estiver assintomático. Questiono se tal conclusão não indicia também uma mutação ou uma capacidade notável desta por parte do vírus, o que pode torná-lo ainda mais incontrolável e violento;
– Se, a quando da epidemia SARS, o período de grande virulência se manteve por sete meses, é legítimo admitir que o actual vírus com as características acima descritas permaneça em progressão geométrica de infectados por muito mais tempo. Mais, é legítimo também supor que amostras de tal vírus venham a cair na posse de mãos criminosas que não hesitarão em o disseminar por qualquer país considerado hostil e não faltarão “kamikazes” capazes de o fazer apenas usando a comezinha via postal ou pessoalmente por via terrestre, aérea ou marítima.
Infelizmente, para todos nós, o bioterrorismo tem a sua entrada garantida no curso da história porque lhe caíu em mãos uma poderosíssima ferramenta com a qual não contava.
PREVISÕES
– A OMS vai reconhecer o COVID-19 como pandemia ;
– Os Jogos Olímpicos de Tóquio vão ser adiados “sine dia” ou transferidos para outra localização, assim como muitos outros eventos de grande participação internacional ;
– Os controlos de fronteiras vão regressar em toda a força;
– Vai haver um (ou mais ) 9/11 bioterrorista, algures no ocidente.
Termino, desejando que o que escrevi não passe de um alucinado delírio meu, prefiro bem mais esta doença do que a outra.