PplWare Mobile

Pode a China continuar a ser uma potência tecnológica mesmo com as sanções dos EUA?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. lunatic says:

    A China já tem todo o Know-How cedido pelo ocidente de mão beijada ao longo destas décadas e agora é uma questão de tempo até ultrapassarem o Ocidente. Eles já não necessitam da tecnologia ocidental e agora são eles a ditarem o passo em alguns sectores.
    A culpa disto são das próprias empresas ocidentais deslocalizarem a industria toda para a China à procura do lucro fácil e com a permisão dos sucessivos governos.

    • Jose says:

      Esse foi o erro fundamental, mas o Ocidente liderado por flores-de-estufa irresponsáveis acredita em fábulas onde todos viveram felizes para sempre. Não com um Mundo com regimes destes como temos visto ao longo da História.

      • Ifm says:

        Não é flores de estufa, mas sim a mania do politicamente correcto!

        Deixamos a china entrar na união mundial de comércio… Agora choram.

        A culpa não é das empresas, essas tiveram de se fazer a vida, se não era abalrroadas pelas concorrentes.

        ” Somos uma união global” agora que criaram o mostro já não sabem como por a trela

    • Carlos Fernandes says:

      E ainda não aprenderam! Agora surge a Índia e outros países das redondezas como locais de substituição para a deslocalização.

    • Ifm says:

      A culpa não é das empresas mas sim dos políticos que vocês elegem, e continuam a eleger, e não querer saber nada nem de política nem de relações internacionais.

      A China entrou na união mundial de comércio em 2001… Agora tem de dormir na cama que fizeram.

      22 anos depois estamos como estamos…
      Em 2001 até 2013 só produziam maioritariamente lixo, e sem qualidade nenhuma, a preços quase de borla.
      Andavam de bicicleta e a pé….
      Agora já andam bem montados e todos de carro.

      Igualdade é lindo maravilhoso e temos de dar oportunidades… Eles agarraram e bem.

      Agora querem arranjar motivos para os sancionar, para apertar o cerco.
      Mas quando andaram a encher os bolsos e a criar o mostro ninguém se queixava.
      Agora o mostro já está grande… Já não é fácil por a trela novamente

    • Stanley says:

      No passado havia o interesse em controlar a inflação global, barateando os produtos idealizados pelo ocidente nas linhas de produção na China.

      Mas o ocidente ainda lidera na inovação, restando aos chineses copiar tudo que chega ao mercado.

      São descarados copiadores. E tremendamente dependendes do mercado ocidental.

    • SouHumanoNaoOcident says:

      Cedido? Devia ver as mentes asiáticas que contribuíram para o tal conhecimento ocidental. Atenção asiaticas incluem coreanos, indianos, japoneses e chineses.

  2. Jota says:

    Aqui quem é uma potencia tecnológica graças a quem é os EUA graças à China e não o contrário! Neste caso os EUA têm mais a perder do que a China! Apesar disso só se note a médio/longo prazo!

    • Jose says:

      Diz você em equipamentos na maioria inventados ou desenvolvidos por americanos ou outros países do Ocidente. Não estou a ver nada que hoje seja usado no nosso dia-a-dia e de topo que tenha sido criado de raiz pelos chineses, bem pelo contrário,o que se vê é uma “preocupação” do regime chinês em assegurar o aceso aos centros de desenvolvimento Ocidentais em todos os sectores.

  3. Cesar II says:

    A China é um dragão de papel.

    • Pedro Silva says:

      É sempre tudo de papel, é a China é a Russia, mas quem passa mal é a Europa que nao tem recursos naturais quase nenhuns e está super dependente desses paises. e outros.
      Mesmo que volte a industrializar-se de onde veem os materiais para alimentar essa mesma industria ?

  4. sa.pong says:

    Pode? Isso é uma pergunta, ou completo desconhecimento da realidade?

  5. sa.pong says:

    Já agora, a China vai banir a exportação de metais raros para os EUA e seus vassalos…

  6. Jorge Alberto says:

    Pode e as sanções dos USA só incentivam a mais uma guerra, desta vez por Taiwan.

  7. freakonaleash says:

    É lamentável que a nova ordem mundial possa vir a ser ditada pela China autocrata, anti direitos humanos e liberdade de expressão. A China que também despreza as pequenas nações que juntas partilham os mares a sul. Oxalá o ocidente consiga fazer frente a esse colosso. Não será fácil pois o urso siberiano a está prestes a cair no domínio do dragão!

    • sa.pong says:

      A tua “opinião” é importante… devias ficar com ela e deixares de escrever barbaridades

      • Jose says:

        Assim como a sua! É tão “importante” que estão sempre nestes fóruns à cata de ingénuos que caiam no conto da sereia! Pode também seguir o seu próprio conselho, já que anda tão preocupado com barbaridades!

      • Repara says:

        Nunca viste foi o mapa do Mar do Sul da China reivindicado por Pequim:
        https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5d/South_China_Sea_claims_map.svg
        Amplia. É a linha a vermelho. A China tem construído bases militares artificiais em ilhéus em atóis. É uma coisa que toda a gente sabe (a que quer saber). Quando perceberes que a China é imperialista – começaste a perceber qualquer coisa.

        • RPG says:

          Entre o que é “reivindicado” pela China ou pelo Vietname, sinceramente não sei qual deles é mais absurdo. A área a azul é quase tão grande como a que está a vermelho, no entanto o Vietname é 30x mais pequeno que a China, e em termos de população é 15x mais pequeno. Portanto, a China é imperialista em querer mais área para poder pescar por exemplo? Perfeitamente normal procurar uma área maior para satisfazer a sua população. Algo que qualquer país faria na mesma posição a meu ver (Vietname está a tentar o mesmo, com menos argumentos lol). Chamar a China de imperialista devido a isto, é de uma falta de noção e de parcialidade difícil de igualar, quando se tem por exemplo os EUA a fazer o mesmo numa escala 100x maior LOLOL

          • Repara says:

            Os pró-chinocas (ou são só do contra … nem chegam a ser pró de coisa nenhuma) são ceguetas mas também querem fazer dos outros cegos. Já viste onde termina o a China e até onde vão as águas territoriais que reclama? Vão até à Malásia!
            A China não está a reclamar direito a pescar em água internacionais, está a reclamar águas internacionais como águas nacionais, com exploração exclusiva de todos os recursos, incluindo minerais e hidrocarbonetos, para além da concessão do direito de circulação dos navios. Para isso tem criado bases militares em construções artificiais em ilhéus.
            Quanto a imperialismo, em terra, tens a ocupação do Tibete e os conflitos fronteiriços com a Índia. E as ameaças – explícitas, de ocupação militar de Taiwan. As outras formas de imperialismo são mais disfarçadas, mas a “nova rota da seda” não é mais do que imperialismo.

          • RPG says:

            Que rei a espalhar desinformação, e ainda vem com a cassete gasta do Tibete, o qual faz parte da China desde o séc XIII, tal como o governo de Taiwan (ROC), também defende e argumenta com factos LOL. Como é que ocupar território que lhes pertence é imperialismo? Só porque os Dalai lama queiram separar aquilo e tornar aquilo em mais um estado religioso? Devia ser algo bonito de se ver caso isso se tivesse concretizado, com pobreza a arrastar-se por todos os cantos LOL.. Mas já agora, o governo que reclamou essas linhas do mar da China, foi o ROC que posteriormente foi derrubado e passou a governar a ilha de Taiwan, governo esse que considera Taiwan como parte da China, bem como o Tibete já que o referiste.

      • freakonaleash says:

        Rebata e não se fique pelo insulto fácil! Acredite que é capaz!

    • ervilhoid says:

      nova ordem económica, e muito por causa dos USA estarem rotos, estourassem menos bombas

  8. Roberta Martins says:

    A pergunta devia estar feita ao contrário

  9. SpaceX hackeada says:

    A china ja fez teste de foguetes pousando sozinho igual a spacex recente, agora so falta colocar em escala maior. Infelizmente eles copiam e hackeam tudo igual a KGB.

  10. Luta do bem contra o mal says:

    Sempre o mal ira vencer na natureza, o mais forte e cruel. O bem so vence nos filmes de hollywood. Uma pena os filmes de Hollywood serem uma utopia.

    • Joao Ptt says:

      Até agora e por mais algumas décadas será assim. Mas o mal (o que se esforça por seguir o caminho errado) está “prestes” a ser expulso também fisicamente. De uma maneira ou de outra o mal será exterminado.

      O mal não pode sair vitorioso em virtude do mal e o bem fazerem uso da mesma fonte de energia, que é o Criador, e o Mesmo já decidiu exterminar o errado faz tempo… só que em termos humanos ainda estamos na parte temporal mais grosseira onde as consequências demoram mais a chegar, mas já começou a chegar há algum tempo e mais umas décadas e estará resolvido, nem que seja, no limite morrendo toda a gente… embora ainda exista a esperança que existindo quem se esforce por ser correcto que o Criador ainda permita manter esta Terra por mais algum tempo para as pessoas recuperarem o tempo perdido e ainda conseguirem desenvolver-se a tal ponto que possam libertar-se desta matéria e elevar-se ao paraíso espiritual e assim ficar longe da morte permanente (perda da auto-consciência de existir).

  11. Rui says:

    Sinceramente acho que poderá a vir a ter consequências bastante graves para a china… É verdade que dependemos de vários setores deles mas a China sem o Ocidente não é nada, se não for a exportações para o Ocidente, o que é a China? Não vai ser a população da China a sustentar o país de certeza… Mesmo internamente eles estão em crise quanto mais se o Ocidente meter-se com sanções. A China durante anos e anos andou a tentar diminuir a população, cortando o número de filhos permitidos etc, resultado? têm falta de população agora, construções e casas sem ninguém para comprar

  12. Anastacio Vitorino says:

    Metem sempre a China como má da fita, nunca os vi a lançar bombas atómicas contra humanos, nunca os vi a invadirem países soberanos… etc… etc… pensem no verdadeiro mau da fita

    • Repara says:

      O Tibete era o quê?
      Quanto a bombas atómicas … a questão muito discutida ainda hoje é – como é que a 2ª Guerra Mundial acabava no tocante ao Japão? Se os EUA tentassem invadir o Japão qual era o número de baixas?
      O teu erro é queres que se acredite que há só um mau das fita (um imperialista) – os EUA. Há três: os EUA, a Rússia e a China (sendo que o terceiro mete o segundo no bolso).

  13. Stanley says:

    Essas sanções são complexas. Enquanto os políticos estão com a “faca nos dentes”, a Tesla anunciou uma segunda fábrica na China.

  14. augusto forte says:

    A china investe em investigação medica, a vida nao e so tecnologia e bla bla

  15. João Lemos says:

    A recusa de venda de componentes à China é uma faca de dois legumes. As empresas economicamente saem prejudicadas e acabam por ser o bode respiratório. Como irá isto acabar? Previsões só no fim do jogo…. Estas lutas fazem me subir a naftalina!!!

  16. Sergio says:

    A questão aqui é que os estados unidos falam de barriga cheia porque seja, um iphone, um garmin..etc etc tem grandes produções em taiwan.. mas se taiwan vai ao ar vão ter que baixar as calças à china.

    Para não falar que mesmo em shanghai ha algum produto americano a ser feito, como o tesla y

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.