Taiwan aperta o cerco à China: Huawei e SMIC adicionadas à lista de controlo de exportações
A inclusão na lista de controlo de exportações de Taiwan significa que as empresas taiwanesas precisarão da aprovação do governo antes de exportarem quaisquer produtos para as empresas estrangeiras visadas.
A Huawei Technologies e a Semiconductor Manufacturing International Corp (SMIC), a maior fabricante de chips da China, foram incluídas numa versão atualizada da lista de entidades estratégicas de produtos de alta tecnologia da administração comercial do Ministério da Economia.
Ambas no centro das ambições da China em matéria de chips e Inteligência Artificial (IA), as empresas juntam-se a outras organizações, como os Talibã e a Al Qaeda, segundo a Reuters.
A inclusão na Lista significa que as empresas de Taiwan precisarão da aprovação do governo antes de exportarem quaisquer produtos para essas empresas.
As fabricantes devem cumprir os regulamentos de controlo de exportação, cumprir as suas obrigações de verificação e avaliar cuidadosamente os riscos das transações.
Num comunicado, a administração comercial do ministério disse que realizou recentemente uma reunião para rever a lista de entidades e, "com base na prevenção da proliferação de armas e outras considerações de segurança nacional", atualizou-a no dia 10 de junho.
A atualização adicionou 601 entidades, incluindo a Huawei e a SMIC, bem como entidades da Rússia, Paquistão, Irão, Mianmar e China.
Anteriormente, o Governo de Taiwan havia prometido reprimir o que considera serem esforços de empresas chinesas, incluindo a SMIC, para roubar tecnologia e atrair talentos da área de chips para fora da ilha.
Entretanto, importa recordar que a Huawei integra a lista comercial do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, estando impedida de receber produtos e tecnologia do país, bem como produtos fabricados no exterior, como chips de empresas como a TSMC, construídos com tecnologia americana.
Leia também:
Isso, aticem o fogo.
A SMIC é um concorrente direto da TSMC. Ao longo dos anos tem contratado ex-engenheiros de topo da TSMC. O mais conhecido é Liang Mong-Song, que se tornou co-CEO da SMIC e teve um papel decisivo para ter a tecnologia para fabrico de chips de 7nm. Mas o total atinge os 250 e originou vários processos em tribunal por roubo de conhecimentos. Com a SMIC, Taiwan não precisava da pressão dos EUA para limitar a exportação de tecnologia.
Relativamente à Huawei a pressão dos EUA é conhecida, como refere a Reuters: “A Huawei está na lista do Departamento de Comércio dos EUA que essencialmente a impede de receber bens e tecnologia dos EUA, bem como produtos fabricados no exterior, como chips de empresas como a TSMC feitas com tecnologia dos EUA.”
Isto foi o problema de não investir na mão de obra ocidental!!!
Neste momento o ocidente ainda é pioneiro nos semi condutores a nível de desenvolvimento de máquinaria.
Mas faltanos tudo o resto o knowhow de como produzir em larga escala.
E está visto a passos largos que estamos a perder isso.
Quem é que há 15 anos a trás se lembrava de fazer CPUs sem ser o ocidente??
Ninguém
Ainda estamos na vanguarda sim estamos.
Mas o que era impensável a uns anos agora pode ser uma realidade.
E porque?? Porque enviamos (demos) os nosso trunfos em troca de mão de obra barata.
Neste momento já estamos a trás a nível de knowhow de fabricação.
Mais um passo e vamos de viola.
Em caso de quebra como aconteceu com Cuba e agora com a Rússia, se for com o chinês!
Os nós permite de dizer que eles têm de cumprir com as patentes internacionais??
Ela já copiam, em caso de separação, eles só tem de ignorar as paletes, o reto eles já têm.
A única diferença é que em vez de gravar AMD ou Inter ou M2, gravam outro coisa qualquer.
A linha de produção é a mesma … Vai ser tudo igual.
Os desenhos e a placas eles já têm…
Quem ficava a perder??
Nós não temos maneira de os fabricar actualmente.
Ficamos também com desenhos placas alguma máquina que ainda não tenha sido enviada.
Basicamente uma mão cheia de nada.
Nunca deviam ter feito isso, entregar totalmente o controlo a outro país.
A Europa devia ser auto sustentável.
Claro não é quebrar o comercio com os outros países, é fixe ter luxos ( mão de obra barata).
Mas devíamos assegurar que se der para o torto, perdíamos os luxos, mas a vida continuava minimamente bem.
Agora se der para o torto, estamos a os luz a trás ..
A recuperação ia ser caótica.
Só um aspeto. Dos engenheiros que vão da TSMC para a SMIC há taiwaneses, como Liang Mong-Song, mas também chineses, porque a TSMC, tem uma parte, relativamente pequena, da sua produção na China. A TSMC queixa-se que o seu pessoal é alvo de aliciamento permanente e que levem com eles documentação sigilosa.
Meanwhile https://pplware.sapo.pt/informacao/huawei-portugal-e-universidade-autonoma-de-lisboa-estabelecem-parceria/
O ocidente nunca devia ter permitido a globalizacao….foram burros e agora aguentem! Se mantivessem tudo na europa e EUA a china neste momento ainda tinha uma economia igual a do vietname….os arabes sao ricos a pala do ocidente, os asiaticos sao ricos a pala do ocidente…nao aprendem !
Não esqueçam que Taiwan é parte integrante da China e é assim reconhecida pela maiora dos paises do mundo, incluindo EUA!!!
A China não se cansa de repetir isso. Especialmente quando ameaça com uma invasão.
Serve para esclarecer dúvidas. Há sempre quem goste de dar uma interpretação mais engraçada ou alternativa, mas o que realmente conta é a Resolução 2758 aprovada das Nações Unidas. Aqui está o link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Resolu%C3%A7%C3%A3o_2758_da_Assembleia_Geral_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas
Convém relembrar que Portugal também votou a favor.
Aproveito para esclarecer: alguém já reparou no que está escrito na capa dos passaportes dos “taiwaneses”? Em chinês, lê-se “República da China”. E sabe o nomo oficial da companhia aérea de Taiwan, a tal “China Airlines”. Muitos desconhecem a história de Taiwan. Os habitantes daquela ilha falam a mesma língua Chinesa, partilham o mesmo tipo de culinária chinesa, a mesma religião — taoismo e/ou budismo.
Além disso, muitos têm família dos dois lados, tanto em Taiwan como na China continental. Já visitei Taiwan muitas vezes e conheço bem Taiwan e China.
Taiwan é uma democracia, nao é nada chines! No dia que o governo chines puser os pes em taiwan leva um missil americano
Seguramente não leva. Os EUA deixaram isso bem claro, ainda antes de “TACO” Trump.
Taiwan faz parte da China, todos reconhecem isso como Macau etc… tem a sua gestão própria mas faz parte da China não reeiventem a história.
Macau era portugues, a china tem tanto direito a taiwan como portugal tem a macau