Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 43
Função BDContar
Definir e utilizar nomes em fórmulas Ora vivam caros leitores. Mais um Domingo e mais uma artigo da rubrica “Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo….no Pplware”. Lembramos que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir. Para tal devem enviar-nos um e-mail com a dica que pretendem ver publicada. Caso tenham também alguma dúvida ou problema a resolver no Excel, deixem essa informação nos comentários para que a comunidade Pplware ajude a resolver.
A função BDContar conta as células que contêm números numa coluna de uma lista ou base de dados que corresponde às condições especificadas. O argumento de campo é opcional. Se o campo for omitido, o BDCONTAR conta todos os registos da base de dados que correspondem ao critério.
Sintaxe
- BDCONTAR(base_dados,campo,critérios)
- Base_dados é o intervalo de células que constitui a lista ou a base de dados. Uma base de dados é uma lista de dados relacionados em que as linhas de informações relacionadas são registos e as colunas de dados são campos. A primeira linha da lista contém rótulos para cada coluna.
- Campo indica a coluna utilizada na função. Introduza o rótulo da coluna entre aspas duplas, tal como "Idade" ou "Lucro" ou um número (sem aspas) que represente a posição da coluna na lista: 1 para a primeira coluna, 2 para a segunda, etc.
- Critérios é o intervalo de células que contém as condições especificadas. Pode utilizar qualquer intervalo para o argumento de critério, desde que o argumento inclua, pelo menos, um rótulo de coluna e, pelo menos, uma célula abaixo do rótulo da coluna na qual especifica a condição para a coluna.
Vamos a um exemplo
Consideramos que temos a seguinte folha de cálculo onde temos o nome dos nossos funcionários, a sua idade, altura, peso e numero de artigos. Com a função BDContar vamos poder filtar os dados de acordo com os critérios definidos. Carregando no botão fx, procuramos pela função BDContar e para o seguinte exemplo indicamos:
- Base_dados: A3:E11
- Critérios: B1:E2
Como podemos ver, a formula sem critérios dá 8 (ou seja, o numero total de funcionários sem qualquer filtro)
Vamos agora considerar que queremos apenas os funcionários que cumpram os seguintes critérios:
- Idade > 30 anos
- Altura > 1,60
- Peso > 1,5
- Nº artigos < 500
Para isso, basta inserir os critérios nas células já definidas para que o resultado seja filtrado. Como podem ver o, mediante os critérios, o resultado passa a ser 3. A função BDContar permite assim desta forma aplicar critérios de uma forma muito rápida e sem a necessidade de formulas complexas.
Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a dominar o Microsoft Excel. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.
Outros artigos sobre Excel
- Operações básica: SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MINIMO
- Actualização da formula de acordo com a linha e coluna
- Referências fixas
- Utilização de formulas e valores em várias folhas
- Destacar facilmente valores em Excel
- Dividir uma String (frase) em partes
- Função VLOOKUP (PROCV em Português)
- Converter formulas em números
- Criar listas de números aleatórios
- Funções lógicas do Excel: SE(), E(), OU()
- Adicionar totais a um gráfico de colunas empilhadas
- Formatar comentários
- Funções Financeiras (Funções PGTO() e TAXA())
- função DIA.DA.SEMANA e a função TEXTO
- Esconder informação na hora de imprimir
- Listas Personalizadas
- Preencher células em branco
- Mover, copiar ou colar os dados na sua folha de Excel
- Criar modelos de gráficos personalizados
- Adicionar dados a um gráfico
- Funcionalidades “escondidas” do Excel
- Definir Nomes para as células
- Função SOMARPRODUTO()
- Soma Automática
- Como lidar com datas num gráfico
- Função ORDEM
- Fixar os dados de um gráfico
- Proteger uma folha de Excel
- Validação de dados…Combobox com dados
- Concatenação e funcionalidade Localizar e Substituir
- Ordenação de valores
- Como criar uma Macro
- Função Compactar
- Definir a área de impressão dinamicamente
- Percentagem variável
- MAIÚSCULAS, MINÚSCULAS ou INICIAL.MAIÚSCULA e Função Potência
- Tabelas dinâmicas
- Trabalho colaborativo
- Activar e utilizar um suplemento
- Gráficos sparkline
- Personalizar Gráficos sparkline para mostrar tendências de dados
- Definir e utilizar nomes em fórmulas
Este artigo tem mais de um ano
Permitam-me sugerir que seja acrescentado um “campo” ao artigo em que é dito com que versões do Office a formula é compatível.
Ainda, podem também dizer o nome da função em inglês?
Quanto aos artigos sempre excelente, dá sempre para aprender qualquer coisa!
Abraço
Essa função eu não conhecia! Obrigado pela divulgação 🙂
Pequena correcção: o artigo está a começar com o texto (Definir e utilizar nomes em fórmulas) do artigo anterior.
Continuem com as óptimas Dicas…
Existe alguma forma do excel sinalizar as linhas que atendem aos critérios?
Quem quiser ver uma resolução deste exemplo em ficheiro abra o seguinte ficheiro feito em LibreOffice Calc. Válido para quem possui OpenOffice/LibreOffice e Excel 2007 ou superior ou utilize o Skydrive.
Veja aqui:
https://skydrive.live.com/redir?resid=9671B2104DFD4BE1!676