PplWare Mobile

Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 2


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. mmm says:

    Boas,
    as dicas de Excel vão ser todas elas deste nível ou futuramente também vão ensinar a trabalhar com macros ?!

  2. Rui Dias says:

    E se fosse:
    =A4+B4

    ou…

    =SOMA(A4:B4)

  3. JC says:

    Apesar do nível desta dica ser baixo (elementar), não deixa de ser útil. Uso o Excel há anos e para ter o mesmo resultado usava copiar e colar. Sem dúvida que o método ensinado é muito mais pratico/rápido.

  4. Rui C. says:

    Também seria curioso terem abordado o uso do $, como forma de manter constante uma coluna ou linha (ou ambos).

  5. acms says:

    Boa tarde. Muito obrigado pelos tutoriais,são muito úteis e interessantes. Gostaria de saber se estão a pensar disponibiliza-los em formato pdf para poderem ser “downloadados” e consultados em qualquer altura (sem ser necessária ligação a internet).

    Muito obrigado.

  6. FredRF says:

    Deixo a sugestão de que por cada artigo se incremente a dificuldade. Ou seja, em vez de se explorar uma só formula ou método, fazer artigos maiores com mais informação que também sirvam de guia.
    Ao explicar que o endereço das células são meramente referências e o que ele copia são essas referências e não o endereço, com algumas formulas a demonstrar isso adicionando o que o “$” faz, julgo que seria mais benéfico.
    Considero que seja para quem não sabe nada, e para os que já sabem muito, isso seria proveitoso, uma vez que há sempre mais uma maneira de fazer as coisas.

    Obrigado.

    Abraço

  7. Arthur Gomes - Brasil says:

    Parabéns pelas dicas Pedro!

    Mas achava interessante para um começo, explicar a diferença de fórmulas e funções. Começando com as fórmulas e as operações básicas (-, +, /, *). O uso do “:” e “$”. Depois segue com as funções mais básicas e a função “SE”.

    Abraço!

  8. HachiRoku says:

    Viva…
    Ao arrastar com o botão direito aparece um menu. Pode-se arrastar com o botão esquerdo se a intenção for copiar.
    Se quiser-mos criar células com uma numeração por exemplo de 1 a 100 basta manter a tecla CTRL premida enquanto arrasta o quadradinho, o excel vai incrementar os valores automaticamente.
    E se quiserem apagar as células seleccionadas basta arrastar o quadradinho para o interior das mesmas.
    Ainda há mais coisas que se pode fazer…

  9. hm says:

    Boa dica!
    “…é arrastando, sem largar o botão do lado direito do rato, o pequeno quadrado que aparece na no canto inferior direito da primeira célula como mostra a figura seguinte…”

    Acho que aqui é o botão do lado esquerdo, com o do direito também dá desde que depois se escolha a opção “copiar”.

    Fico a aguardar as dicas para interacção entre colunas como fazer “merge” a várias dados que tenham uma coluna em comum por exemplo.

    Continuação de bom trabalho.

  10. Sky says:

    Seria bom que os títulos fossem de encontro com o tópico da dica, para se poder pesquisar mais rapidamente.
    Obrigado e continuação de excelente trabalho.

  11. paulo g. says:

    Esta dica serve também para as folhas de cálculo do Google Docs e do LibreOffice Calc.

  12. R says:

    Penso que não é necessário “ir aumentando” o nível de dificuldade, mas apenas colocar dicas de níveis diferentes.
    De outra maneira os utilizadores avançados só terão interesse na rubrica na n-ésima edição, o que por essa altura já poderão ter desistido da ideia.
    Há muitas dicas que mesmo sendo de nível avançado são independentes e podem ser “absorvidas” por users menos experientes facilmente e em qualquer altura podem recapitular se ainda não estiverem preparados para ela.

  13. paulo g. says:

    Aqui vai o vídeo da dica do Pedro em MsExcel WebAp, Google Docs Folha de cálculo e em LibreOffice Calc. Depois só terei que adaptar o texto para um futuro post de LibreOffice Calc.
    Para ver clique aqui:
    http://youtu.be/EHVR61V7p3w

  14. Lucas_pt says:

    =SUM(A4+B4) funciona mas, peço desculpa, é estupido, pois o próprio SUM está a somar.
    O mais correcto seria =SUM(A4:B4) ou =A4+B4

    Seguindo a lógica do autor, se tivessemos de somar a linha para as Colunas A, B, C e D teriamos =SUM(A4+B4+C4+D4) o que é o mesmo de ter =A4+B4+C4+D4 e é o mesmo de ter =SUM(A4:D4)

    Na utilização da potencialidade do Excel só tenho de indicar a Range (conjunto de células), com a notação (da esquerda para a direita) primeira célula : última célula

  15. Vítor Rodrigues says:

    Alguém sabe como colocar o sub-total de cada página aquando da impressão em papel?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.