PplWare Mobile

Como criar o próprio servidor na Cloud e despedir-se dos serviços pagos!

                                    
                                

Autor: Mário Sousa


  1. Toni da Adega says:

    Tanta complicacao jazus. Comprem um synology Nas e esta feito sem complicações

  2. sapofendido says:

    Nada que o tails não faça já sem faze quase NADINHA. Mas concordo que dessa maneira é mais “privado” e tal.

  3. Redin says:

    Para quem tiver dois discos, pode e deve optar por redundância em RAID para enviar acidentes de hardware.
    https://youtu.be/jVxk6pVgiuI?si=KcVyvCwlcdRpEYFf

    • Nelson R says:

      Acrescento que RAID e NAS não são soluções de backup. A não ser que tenham equipamentos em duplicado ou fontes externas com copias

      • Zé Fonseca A. says:

        Não são soluções de backup, mas podem ser soluções de HA, depende do RAID e do NAS

      • Redin says:

        Exato. No entanto todas as estações profissionais de NAS têm esse tipo de redundancia para o caso de acidentes, como foi o intuito do meu comentario.
        Será sempre aconselhável ter uma politica de backups.

  4. Rui says:

    Qual versão do Raspberry Pi 4 recomendam em termos de memória?

    • Mario Sousa says:

      Obrigado pela questão Rui.

      Depende muito do que pretendes fazer com o Raspberry Pi 4.

      Na minha opinião, se for para um servidor simples, a versão de 2GB pode ser suficiente. Mas se queres algo mais fluido e preparado para lidar com vários serviços ao mesmo tempo, o modelo de 4GB já é um bom compromisso entre desempenho e preço.

      Agora, se a ideia é criar um servidor cloud mais robusto, onde possas correr aplicações mais pesadas, usar Docker com vários containers ou simplesmente garantir que não vais ficar sem memória no futuro, o 8GB é a melhor opção.

      Esta é, claro, a minha opinião. Tudo depende do uso e objectivo.

    • Redin says:

      Eu não apostaria em um RPi, seja ele mesmo de muita RAM. Um minipc bate qualquer um com um pouco mais de investimento que não faz mossa.
      Lembrem-se que tem de comprar cabos, fonte de alimentacao, caixa, cooler e na sua grande maioria nao compensa o trabalho, a não ser para os que são puristas do DIY

  5. Santos says:

    Isto foi mesmo criado por um SysAdmin da velha guarda. Aposto que deve trabalhar na função pública, numa escola ou assim.

    • Mário Sousa says:

      Santos, fico lisonjeado, mas apesar de faltar muito, mas mesmo MUITO tempo para a minha reforma, só posso ter ficado contente por ter ganho o teu tempo e a tua atenção, teres lido todo o meu artigo e, importante, ainda teres vindo comentar. É soberbo! Obrigado!

      P.S. – Só para esclarecer, faço muitas coisas, mas funcionário público de escola ainda não é uma delas.

      P.S. 2 – Caso consideres oportuno, faz-nos chegar também as tuas ideias e iremos partilhar o teu conhecimento aqui num novo artigo com todos os nossos leitores.

  6. Oh says:

    Tirando a publicidade, acho excelente que tragam mais tutoriais sobre self hosting. É isto mesmo que espero do pplware desde 2013 ;D

    Bom artigo, carece um pouco mais de informação, mas bom artigo.

  7. Dude says:

    Os Raspberry custam quase como um pc novo….

  8. falcaobranco says:

    Obrigado pplware, era mesmo disto que precisava para dar uso ao meu pc antigo quando comprar outro com o windows 11, para ir metendo lá os meus documentos todos.

  9. tozzini says:

    Excelente tópico Pplware. è possível fazer num velhinho Pentium 4 cpm 3 GHz e 256 de Ram? Já lá esteve instalado o Windows 2019 Server e funcionava. Dá para utilizar com um SSD DE 240 GB e dois HDD de 500GB cada?

  10. tozzini says:

    Pplware. A ideia é substituir um velhinho NAS D-LINK DNS 320L, que já não suporta SMB2. Esta solução pode ser aplicável ao D-LINK?

  11. Paulo says:

    Uso o Seafile, outro software de cloud muito rápido desde há vários anos.

  12. Vidrinhoszzz says:

    Era espetacular se funcionasse…
    Tentei no VirtualBox e não deu!
    Acho que faltam passos à instalação, por exemplo, selecionamos no ubuntu server a opção SSH?
    Falta, igualmente uma foto do resultado final.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.