Citroën C3 eleito Carro do Ano de 2025 em Portugal
A suceder ao BYD Seal, o Citroën C3 foi eleito Carro do Ano de 2025, numa cerimónia que teve lugar, na terça-feira, em Lisboa. Enquanto grande vencedor da noite, o modelo da fabricante francesa venceu, também, na classe Citadino do Ano de 2025, com a versão 100% elétrica ë-C3 Max.
Este ano, o prémio Carro do Ano recebeu um total de 72 candidaturas, distribuídas por oito classes. Dessas, 43 modelos concorriam ao título principal de Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025.
Sucedendo ao BYD Seal, o Citroën C3 foi o modelo escolhido pelos 18 jurados, num painel compostos por jornalistas especializados dos principais órgãos de comunicação social do país.
Os jurados tomaram a decisão, após testarem os candidatos ao longo dos últimos meses, e considerando os seguintes critérios:
- Estética;
- Performance;
- Segurança;
- Fiabilidade;
- Preço;
- Sustentabilidade ambiental.
O Citroën C3, que venceu, também, na classe Citadino do Ano de 2025, com a versão 100% elétrica ë-C3 Max, destacou-se pela sua versatilidade, design, qualidade de construção, gama diversificada e preço competitivo.
No evento de ontem, que refletiu a crescente importância dos veículos elétricos no mercado automóvel, foram ainda distinguidos outros modelos em diversas categorias.
Vencedores por Categoria
- Citadino do Ano: Citroën ë-C3 Max
- Design do Ano: Renault 5 E-Tech Iconic
- Desportivo/Lazer do Ano: Hyundai Ioniq 5 N
- Elétrico do Ano: Renault 5 E-Tech Iconic
- Familiar do Ano: Skoda Superb Break Laurin & Klement 1.5 TSI PHEV
- Híbrido Plug-in do Ano: Renault Rafale E-Tech 4×4 300cv Plug-in Hybrid
- SUV Compacto do Ano: KIA EV3 Tech
- Grande SUV do Ano: Skoda Kodiaq 1.5 TSI 204cv PHEV
Para o meu gosto pessoal está giro, é uma forte hipótese de vir a ser o meu VE num futuro próximo.
Pessoalmente gosto mais do design do modelo anterior, no entanto deixa este novo C3 “amadorecer” mais um pouco… digo a nível de software! Já tivemos na empresa um e2008 que em carregamento rápido, na autoestrada, aquecia as baterias e segundo a própria assistencia da Peugeot tinhas que esperar um pouco (tipo +15min) para areferecem e o carro deixar seguir viagem! Já o novo e5008 está cheio de bugs…. Portanto, espera mais um pouco, já que a Stellantis anda meio perdida em termos de software.
@TugAzeiteiro, obrigado pelo aviso, até eu comprar o próximo carro vai demorar mais um pouco, como gosto pouco de créditos e acabei à pouco tempo a construção de casa com capitais próprios o mealheiro ainda vai demorar mais um pouco, até que ainda falta mobilar a casa e acabei de adjudicar a instalação dos paneis solares, por estes lados a coisa é sempre bem planeada, mas qual quer das maneira muito obrigado pelo aviso.
Não acho especialmente bonito, nem especialmente feio, está OK…e o que interessa para mim é a fiabilidade do veículo
…
mas aquela óptica parece custar uma fortuna para substituir, será que é barato trocar aquelas lâmpadas?
Hoje em dia com a iluminação led, tens de trocar os faróis completos, não há lâmpadas de substituição, é a ideia que tenho.
Ouch!
Se assim for é tudo em nome da sustentabilidade.
Acho que o Porsche GT3 RS a meu ver melhor
Nah….um Citroen 2 Cv é bem melhor, tecnologia de topo.
Critérios oficiais avaliados:
Estética: Gosto pessoal
Performance: Curta, mas pelo preço não se pode pedir muito
Segurança: Má, zero estrelas para adultos e uma estrela para crianças
Fiabilidade: Muito cedo, não se sabe.
Preço: Bom
Sustentabilidade ambiental: Quanto maior pior são os materiais e na verdade ninguém quer saber da sustentabilidade do carro, são coisas muito caras para se ter isso em conta.
Perante isto, como é que foi eleito carro do ano? Mistério…………….
Não foi só o modelo VE que ganhou o prémios, o premio principal foi atribuído ao modelo de combustão, e esse já ca andam a muito tempo.
Podes por o link ai dos testes de segurança euroncap onde teve zero estrelas para adultos? acho que te estas a confundir.
E-c3
https://www.globalncap.org/news/stellantis-zeroes-out-on-safety-with-citron-c3
sabes que o carro indiano e o europeu nao teem nada a haver?
Esta votação não merece credibilidade, uma vez que a do ano passado foi o mesmo circo, e viu-se o que a aberração do seal berlina vendeu lol.
Isto para:
– Qual o elektro do Ano: Renault 5 E-Tech
– Qual o melhor Citadino do Ano: Citroën ë-C3 max
Estou aqui que nem uma burro a olhar para um palácio. Será que o r5 é um papa léguas e não um citadino?
É simples. O Citroën ë-C3 max não estava na lista dos elétricos do ano nem o Renault 5 E-Tech na de melhor Citadino
Tesla who. XD
Está marca só tem carros com design duvidoso (prova disso é que com 5 anos e o design fica completamente datado). Além disso ao nível da fiabilidade (tal como a irmã Peugeot), é muito má. Por isso mesmo nunca se livrou de ser a marca “chinesa” da Europa…
Mais de um milhão de km feitos em três Citroens aqui em casa e até agora zero problemas, é só meter gasóleo e andar…..claro, sempre tudo com as devidas assistências nos kms certos e na marca
É impossível isso que dizes, principalmente de não ter problemas na parte elétrica seja onde for.
Se tiver a fiabilidade habitual dos carros da Stellantis, então é melhor fugirem deste Carro do Ano.
Como este carro pode ser considerado carro do ano? Estamos mesmo mal.