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Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 8


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. João Pinto says:

    Aqui está mais uma dica muito simples, mas que muitos utilizadores de Excel não conheciam. Esta é mais uma forma de acelerar processos durante a utilização de uma folha de cálculo. Muita gente recorre ainda ao Paste Special quando pode usar este “shortcut”. Bom trabalho!

  2. a.neves says:

    Sempre a aprender… obg.

  3. não percebo porque não metem no título o assunto do tutorial….assim para acessar mais tarde torna-se complicado porque todos tem o mesmo título, só muda o número :/

  4. Pedro says:

    Ideia para um artigo:tipos de referências a células, absolutas vs relativas (A1:B1 vs R1C1).

    Cumps

  5. paulo g. says:

    Não é mais fácil usar o colar especial e deixar as células no mesmo sítio?…

  6. Alex Ribeiro says:

    Ao exportar um PDF para texto acessível o Acrobat me sai com algo como abaixo, colunas respectivas sendo código, descrição, estoque, valor, custo. Pergunto eu: como criar uma planilha no excel importando o texto para o Excel mantendo tudo nas devidas colunas? Não achei solução até agora.

    Código Descrição Estoque Valor Custo
    12345678 Produto Bom Tipo A1 50g 10 1,50 0,75
    87654321 Produto Bom Tipo A2 150g 5 1,20 0,60
    45678912 Produto Regular C3 10g 7 1,00 0,50
    etc…

    Se fossem poucos registros eu colocaria ponto e vírgulas a separar o campos e estaria resolvido o problema, mas é uma relação bem extensa e com bem mais colunas que o exemplo acima, logo não vejo o que fazer. =/

    Agradeço ajuda.

    • João Pinto says:

      Se importares o ficheiro de texto para Excel, fica tudo na mesma coluna? Se sim, já experimentaste o Text to Columns que podes encontrar no Data tab?

      • Alex Ribeiro says:

        Já tentei João, o problema está no fato de que não há delimitadores, apenas espaço entre a coluna, a coisa se complica devido a coluna descrição que tem vários espaços de acordo com a descrição do item, logo não tenho como usar delimitadores. Já a largura fixa não funciona também pelo exatíssimo mesmo detalhe da coluna Descrição do item, pois altera significantemente o posicionamento de todas as demais colunas após esta mesma. É uma cilada.

    • JC says:

      Já experimentaste seleccionar e importar uma coluna de cada vez?

    • JC says:

      No PDF, usando o Adobe Reader X, para seleccionar uma coluna de cada vez, carrega no botão ALT e no botão esquerdo do rato ao mesmo tempo.

      Depois faz CTRL+C. Selecciona a primeira célula da folha Excel e faz CTRL+V. Repete para cada coluna, seleccionando a célula imediatamente à direita na folha Excel. Resulta!

      Se tiveres o Acrobat X Pro, basta salvares o PDF como folha Excel.

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