PplWare Mobile

Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 20


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

11 Respostas

  1. Miguel Goyanes says:

    Olá João.

    Parabéns por mais um bom artigo.

    Como a parte do Excel que menos gosto é precisamente a dos gráficos, vou aproveitar para te fazer uma pergunta.

    Imagina que os dados A1:E4 usados neste artigo referem-se ao “Gestor Manel”, ou seja, o “Manel” é responsável por aqueles três vendedores. Nas células A6:E9 tinhas os dados de outros três vendedores que são responsabilidade da “Gestora Maria”.

    Como o negócio está fraco, os vendedores do “Manel” e os vendedores da “Maria” acabam por ter valores muito semelhantes.

    O que pretendo saber é como faço para colocar no mesmo gráfico os dados do “Manel” e da “Maria”. Assim, não só conseguiria visualizar os dados de ambos os gestores, comparando-os na globalidade mas também poderia comparar todos os vendedores entre si.

    Que sugeres?

    Desde já obrigado,

    Miguel Goyanes

  2. hm says:

    Bom artigo.
    @Miguel
    Podes sempre dar a cada uma das séries o nome do respectivo gestor e adicionas uma coluna com a soma dos seus vendedores, dessa forma poderás comparar os totais de cada gestor no mesmo gráfico.
    Penso que era isto.

    • Miguel Goyanes says:

      Viva hm.

      Não queria colocar uma coluna com somas.

      Queria era colocar os dados dos seis vendedores mas que desse para perceber que três são da responsabilidade de um gestor e os outros três do outro.

  3. João Pinto says:

    Podes colocar todos os vendedores no mesmo gráfico, desta forma comparas todos eles, e colocares uma série para o total da Maria e outra para o total do Manel. Depois colocas essas séries a serem mostradas num segundo eixo do gráfico, visto os valores serem maiores.
    Aviso-te já, que devido à quantidade de informação que colocas no mesmo gráfico (6 vendedores + 2 colunas de totais) que o gráfico não fica assim muito legível…

    João Pinto

    • Miguel Goyanes says:

      Obrigado João.

      “que o gráfico não fica assim muito legível…”

      Pois. Este é um problema que já tinha identificado.

      Como coloco as séries a serem mostradas num segundo eixo?

      Miguel Goyanes

      • João Pinto says:

        Clicas com o botão direito do rato sobre a série que queres mostrar num 2º eixo, e nas opções escolhes a “Formatar Série de Dados”. Depois, nas “Opções de Série”, tens no lado direito, em baixo, “Desenhar Série No”, deve estar seleccionada a opção “Eixo Principal”, deverás escolher “Eixo Secundário” e isso irá adicionar-te um 2º eixo, no lado direito do teu gráfico.

  4. paulo g. says:

    Este exercício é muito bem exequível em LibreOffice Calc.

  5. Dário Moura says:

    Boas Noites pessoal do pplware

    Tudo o que diga assunto ao Excell voces são os maiores 😀

    Dito isto espero que me consigam dar uma ajudinha no Excell

    Então é o seguinte, eu tenho um grupo de pessoal que vai fazer a peladinha as segundas feiras, e criamos um torneiozinho de quem marca mais golos e o que eu quero fazer e criar uma tabela, em que a propria ao mudar a quantidade de golos ele mude automaticamente os lugares

    Vou dar um exemplo

    1º Lugar Antonio 10 golos
    2º Lugar Manel 9 golos

    Imaginemos o Manel marca 2 golos vai ficar com 11, eu queria criar um tabela que quando muda-se os golos o excell automaticamente muda-se o Manel para 1º Lugar e o António para 2º e aparece-se as setinhas e informar que subiu ou desceu

    É possivel criar essa tabela?

    Peço desde já desculpa pelo testamente

    Atentamente

    Dário Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.