TOP 25 distribuições Linux de 2012
O ano de 2012 foi um ano recheado de noticias interessantes para o mundo Linux. A chegada do Steam fez “acordar” as grandes empresas de tecnologia que agora começam a ver neste sistema operativo uma oportunidade de negócio. Por outro lado, este foi também o ano em que alguns projectos de distribuições Linux voltaram a dar sinais de vida, como foi o caso do Damn Small Linux. Hoje deixamos aqui as 25 distribuições que analisamos ao longo do ano de 2012. O TOP será feito por vocês, colaborem!
Distribuições Linux Analisadas
- Linux Slax 7 Green Horn
- Cinnarch 2012.11.22 – Mais uma distro baseada no Arch
- Linux Mint 14 “Nadia”
- Xubuntu 12.10 Quantal Quetzal
- elementary OS Luna – Uma distro Linux ao estilo do MacOS
- Manjaro Linux – Um Arch Linux fácil de instalar
- ZorinOS – Uma distro Linux com aparência do Windows
- SolusOS – Uma distro Linux para a família
- Edubuntu 12.10 – O Ubuntu Linux para a escola
- Lubuntu 12.10 – Flavor do Ubuntu com LXDE
- Kubuntu 12.10 Quantal Quetzal – O Ubuntu com KDE
- Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal
- Tiny Core Linux – 12 MB necessários e 6 segundos para boot
- Fuduntu 2012.4 – Um nome divertido… uma distro a sério!
- WattOS R6 – Um Ubuntu ainda mais leve
- Damn Small - Uma distribuição Linux com 50 MB
- Backtrack 5 R3
- Big Linux
- PinguyOS
- Bodhi Linux – Um SO Linux minimalista
- Linux Caixa Mágica 18 – O Linux português
- Linux Deepin – Um Ubuntu mais bonito e simples de usar
- Puppy 5.3 – Um linux muito pequeno, potente e muito rápido!
- Fedora 18 “Spherical Cow” Beta
- Ubuntu Gnome Remix 12.10 - O Ubuntu sem Unity
Chegou o Linux Slax 7 Green Horn, com apenas 210 MB
O Slax é uma pequena distribuição Linux, baseada no Slackware, com o ambiente gráfico KDE, recompilada com o menor numero de dependências possíveis. Após 3 anos de silêncio, Tomas Matejicek, responsável pelo projecto, anunciou este mês disponibilização da versão final do Linux Slax 7 , baptizado com o nome Green Horn, com apenas 210 MB.
Homepage: Linux Slax 7
Cinnarch 2012.11.22 – Mais uma distro baseada no Arch
Inicialmente o projecto Cinnarch tinha o nome de Arch Live, isto porque era possível correr o Arch em modo Live. Esta funcionalidade ainda está hoje presente no Cinnarch (Cin de cinnamon + Arch). A responsabilidade deste projecto é de Alex Filguiera (@faidoc no Twitter), um administrador de sistemas Linux, que lançou a primeira versão publica em Julho de 2012.
Homepage: Cinnarch 2012.11.22
Linux Mint 14 “Nadia”
O Linux Mint 14 é baseado no Ubuntu 12.10 e é o resultado de 6 meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento, sempre com o objectivo de produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux. Esta nova versão incluiu algumas atualizações de software e traz novas funcionalidades, que garantem, ao utilizador, sempre a melhor experiência.
Homepage: Linux Mint 14 “Nadia”
Xubuntu 12.10 Quantal Quetzal
O Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu e que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity. O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance. Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos
Homepage: Xubuntu 12.10 Quantal Quetzal
elementary OS Luna – Uma distro Linux ao estilo do MacOS
O elementary OS, é uma distribuição baseada no Ubuntu, direcionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna), esta distribuição garante um bom desempenho , é estável e oferece uma interface muito bonita e apelativa.
Homepage: elementary OS Luna
Manjaro Linux – Um Arch Linux fácil de instalar
Manjaro Linux é uma distribuição user-friendly, baseada no popular Arch Linux. Esta distribuição está disponível em três edições distintas, cada uma com o seu ambiente gráfico: XfCE, GNOME3 (com Cinnamon Shell) e KDE. Existe também disponivel a versão Net-edition, uma versão minimalista sem a maioria dos componentes instalados (ex. ambiente gráfico, aplicações, display manager, etc).
Homepage: Manjaro Linux
ZorinOS – Uma distro Linux com aparência do Windows
Zorin OS por exemplo é daquelas que se destaca mais do que outras por causa de alguma inovações que incorporaram no S.O. Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e menu iniciar muito idêntico ao Windows 7. Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre Ambientes de Trabalho. “Zorin Look Chager” permite alternar entre um Design ao estilo de Windows 7, Windows XP e GNOME 2.
Homepage: ZorinOS
SolusOS – Uma distro Linux para a família
O SoluOS é uma distribuição GNU/Linux moderna para iniciantes neste mundo, baseada no bastante estável Debian, que oferece um bom suporte para as tecnologias modernas. Esta distribuição traz como ambiente gráfico o GNOME 2.30.2, Kernel 3.3.6 e uma boa seleção de aplicações direcionadas para as tarefas diárias, produtividade, Multimédia, etc.
Homepage: SolusOS
Edubuntu 12.10 – O Ubuntu Linux para a escola
O Edubuntu é uma distribuição para ser usada em salas de aula e que traz consigo muitas aplicações educacionais e jogos. O Edubuntu é desenvolvido em colaboração com professores e técnicos de informática de várias partes do mundo com o objectivo de facilitar o processo de aprendizagem por parte dos alunos.
Homepage: Edubuntu 12.10
Lubuntu 12.10 – Flavor do Ubuntu com LXDE
O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais, os objectivos que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.
Homepage: Lubuntu 12.10
Kubuntu 12.10 Quantal Quetzal – O Ubuntu com KDE
O Kubuntu é um distribuição Linux, baseada no Ubuntu e que utiliza o KDE com ambiente gráfico, em vez da interface Unity. Esta distribuição tem como browser por omissão o Rekonq mas como assenta na plataforma Debian, facilmente podemos facilmente instalar outros browsers ou aplicações.
Homepage: Kubuntu 12.10 Quantal Quetzal
Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal
A distribuição Ubuntu é sem duvida uma das mais populares e impulsionadoras do GNU/Linux a nível doméstico. É um sistema operativo bastante rápido, seguro, intuitivo, com excelente suporte, que está disponível para servidores, desktops, netbooks entre outros.
Homepage: Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal
Tiny Core Linux – 12 MB necessários e 6 segundos para boot
Necessitando apenas de 12 MB, o Tiny Core Linux é uma das distribuição mas pequenas, que traz consigo as aplicações essências para um funcionamento básico do sistema . O Tiny Core Linux foi desenvolvido para correr a partir da memória RAM, o que torna esta distribuição bastante rápida.
Homepage: Tiny Core Linux
Fuduntu 2012.4 – Um nome divertido… uma distro a sério!
O Fuduntu resulta de uma “fusão” dos nomes Fedora e Ubuntu e inclui algumas aplicações das quais destacamos: o Firefox, Banshee, VLC, Nautilus Elementary, Jupiter, Chromium, LibreOffice, etc. O Fuduntu é uma rolling distro, isto é não tem um ciclo de releases de X em X tempo(como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses). Assim, as rolling distros estão sempre com os repositórios bastante actualizados com as ultimas versões dos pacotes, permitindo um sistema mais bleeding edge.
Homepage: Fuduntu 2012.4
WattOS R6 – Um Ubuntu ainda mais leve
O WattOS é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu e é ideal para correr em máquina com cerca de 10 anos (ex. Pentium 366 Mhz, com 256 MB de RAM… onde é testado por biff baxter, responsável pelo WattOS).
Homepage: WattOS R6
Damn Small - Uma distribuição Linux com 50 MB
Damn Small Linux vulgarmente designada por DSL é uma distribuição linux com apenas 50MB, baseada na distribuição Debian. Como requisitos, necessita no mínimo de um 486DX (lembra-se desta arquitectura?) com 16 de RAM para correr ambiente gráfico ou apenas um 386 para correr em modo consola. Esta versão pode ser incluída facilmente numa PEN-USB de 64 MB, num CD ou, por exemplo, usar uma ferramenta de virtualização.
Homepage: Damn Small Linux
Backtrack 5 R3
Normalmente quase se fala na distribuição BackTrack, tende-se de imediato a associar ao Hacking e outras actividades informáticas menos decentes. Todos nós sabemos que a segurança em sistemas de informação é um ponto sensível e cada vez mais, um maior motivo de preocupação por parte dos utilizadores de qualquer tipo de rede, seja ela local ou Internet.
Nesse sentido é necessário possuir as ferramentas certas sendo o Backtrack a suite/distribuição ideal para realizar algumas auditorias aos nossos sistemas e redes.
Homepage: Backtrack 5 R3
Big Linux
Big Linux , é uma distribuição que tem como interface gráfica o KDE e que é desenvolvida quase só por uma pessoa que na Blogosfera se dá a conhecer como Big Bruno , mais informação aqui , esta versão foi lançada após 2 anos de interregno entre a Big Linux 4 e a actual 11.10 .
Homepage: Big Linux
PinguyOS
O PinguyOS, tendo sido criado da forma que foi, teve sempre como foco principal a produção de sistema estável e completamente pronto no final da instalação. Isto é conhecido como funcionalidade “Out-Of-The-Box” e apesar de muitas distribuições de Linux reclamarem essa funcionalidade, nenhuma a atinge tão profundamente como o PinguyOS.
Homepage: PinguyOS
Bodhi Linux – Um SO Linux minimalista
O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador. O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic.
Homepage: Bodhi Linux
Linux Caixa Mágica 18 – O Linux português
A equipa responsável pelo projecto Caixa Mágica, anunciou em Maio, a disponibilização do Caixa Mágica 18. Esta nova versão trouxe algumas novidades interessantes das quais se destacam o suporte durante o período de 5 anos e também as ultimas novidades do mundo open source. Tal como as versões anteriores, esta versão traz já de raiz um conjunto bastante alargado de codecs áudio e vídeo, bem como o Adobe Flash, Acrobat Reader e Skype para que após instalação o utilizador tenha um sistema totalmente operacional.
Homepage: Linux Caixa Mágica 18
Linux Deepin – Um Ubuntu mais bonito e simples de usar
O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada, recorrendo a uma versão bastante personalizada do Gnome Shell. Esta versão, inicialmente desenvolvida apenas para utilizadores chineses, está agora também disponível em inglês.
Homepage: Linux Deepin
Puppy 5.3 – Um linux muito pequeno, potente e muito rápido!
Puppy é uma pequena distribuição Linux que permite tornar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura.
Homepage: Puppy
Fedora
O Fedora é uma distribuição Linux que apresenta a mais recente tecnologia em software livre. O Fedora é sempre livre para qualquer pessoa utilizar, modificar e distribuir. Em Maio foi disponibilizado o Fedora 17 “Beefy Miracle” e depois de vários atrasos (cerca de dois meses), eis que a equipa do projecto Fedora disponibilizou a versão beta do Fedora 18, baptizado de “Spherical Cow” já em finais de Novembro.
Homepage: Fedora
Ubuntu GNOME Remix 12.10 - O Ubuntu sem Unity
Quantas distribuições Linux será que existem? E quantas é que são baseadas/derivadas do Ubuntu? Estas são questões que faço com alguma frequência e para as quais nunca encontrei uma respostas concreta. Depois da disponibilização do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal por parte da Canonical, as distribuições “da mesma família do Ubuntu” têm vindo a ser também actualizadas e estão disponíveis para download. Ao longo desta semana, vamos conhecer algumas dessas distribuições.
Depois do Kubuntu e Xubuntu, hoje vamos conhecer o que nos reserva o Ubuntu GNOME Remix 12.10.
Homepage: Ubuntu Gnome Remix
Estas foram as 25 distribuições Linux e as que tiveram mais impacto a nível de comentário. Pedimos agora que nos ajudem a escolher o TOP 25 das distribuições apresentadas:
Este artigo tem mais de um ano
Que foi feito do openSuse??? Porque não está contemplado???
bem visto. onde é que anda o openSuse??
Nossa ia comentar justamente a falta do OpenSUSE. E logo de cara o seu comentário, o primeiro rs.
É, cadê? uma das melhores! -> (1° – openSUSE)
muitas distribuições baseadas em outras, mas a originalidade?
Ué… cadê o Sabayon? Este, quem instalar não vai querer outro…
WTF!! Onde está o Arch?
Falam tanto de based distros mas dela própria não…
Arch Linux ftw!
+1
Atenção que estas foram as distribuições analisadas em 2012 não querendo com dizer que são as melhores. Falta por exemplo ‘meu’ centOS 🙂
Feliz 2013
arch linux
falta por exemplo o opensuse, arch linux, slackware, mageia, mandriva, etc…
OBS:Eu citei algumas das distribuições que experimentei e gostei, se escrevesse todas que acho que faltam, daria uma pagina inteira
Falta a opção “outra”.
Não concordo muito com este top pois não reflecte o top25 de 2012 mas sim de artigos do pplware.
Eu diria que o top deste último ano foi:
Mint
Mageia
Ubuntu
Fedora
openSUSE
Debian
Arch
PCLinuxOS
CentOS
Puppy
Zorin
Slackware
Lubuntu
Snowlinux
Ultimate
Sabayon
Chakra
Bodhi
Pear
Crunchbag
Gentoo
SolusOS
Fuduntu
ROSA
Xubuntu
Já o elementary (ainda em beta1), PinguyOS, Zorin e o SolusOS podem ser vistos como as revelações do ano.
As distro’s principais são/foram:
Mint
Ubuntu
Fedora
Debian
openSUSE
Arch
PCLinuxOS
CentOS
Mageia
Slackware
Claro que foram o top 25 do pplware 🙂
A ter a opção ‘outra’, e se por ventura essa fosse a mais votada, a conclusão seria inconclusiva 🙂
Bom ano novo!
Pelo contrário haveria uma conclusão: deu-se a conhecer algo, mas não é usado pela maioria dos votantes.
“Eu diria que o top deste último ano foi:” ?
Mais valia teres dito que viste no DistroWatch esse Top … O que não corresponde ao Top das mais usadas e muitos menos das com mais Downloads…
Para mim o Top tinha que ser maior… Rosa 2012 … SparkyLinux … Linux Comfusion … Frugalware … Qubes OS … E por ai fora 🙂
Finito…Por este ano… Bom fim de ano e bom começo do novo …
Sem dúvida mageia foi uma das melhores revelações de distros, para quem como eu que só usava fedora, agora estou dividido pelos dois! mageia para uso pessoal, fedora para uso profissional! :O
Paz
Deviam ter colocado o Fedora 17 na votação que é a versão estável que saiu em 2012 em vez da versão Beta. De qualquer da formas, votei no Fedora 18 à mesma, é ainda Beta mas já está muito bom.
Outra distribuição que me deixa muito curioso é o Elementary OS Luna (também ainda em Beta tanto quanto sei), vai para ela uma menção honrosa.
… não deixa de ser uma boa compilação 😉
Bom trabalho!
O Fedora parece que piora á cada versão. ¬¬
Pelo contrário, acho que o Fedora nunca foi tão estável e fiável como agora. Brevemente até teremos um novo gestor de pacotes como alternativa (ou substituto?) do YUM. Agora se não gostas da evolução do desktop predefinido do Fedora, o GNOME 3, a história é outra. Mas não confundas a qualidade da distribuição com o DE. Podes sempre instalar o Cinnamon ou usar outra edição “Spin” do Fedora: KDE, Xfce…
o fedora 17 para mim é impecável, com kde! versão bastante estável! 🙂
Se a resposta se resume a 1…Ubuntu, pois claro.
É o + pesado de todos, mas, também o melhor.
Praticamente isento de bugs.
Bom ano a todos vós, caros linuxianos.
Arlindo
mageia
Manjaro tambem disponivel com o DE Mate
Manjaro, Power by Arch
Gentoo 🙂
Ubuntu ainda consegue ser das distros mais fiáveis e com melhor repositório, para mim ainda não houve outra que me fizesse mudar.
Ubuntu continua muito à frente do resto para o user comum como eu ou para quem prefere praticidade. Sem dúvida a distro de 2012 e provavelmente dos próximos anos
Escolhi o Nadia 😀
Já agora, gostava de recomendar uma coisa ao pplware.
Era um “E porque hoje é véspera de feriado”. 😛
eh pá quando é que aqui vamos ver um canal (videos) em que vocês explicam como instalar estas coisas todas de que fala por aqui….
Penso que já tiveram uma coisa dessas com a UTAD.
Tinham a malta de CC a apresentar umas cenas 😛
Ubuntu!
Por certo não é a mais rápida, não é a mais leve, para alguns talvez nem seja a mais produtiva, dependendo do gosto pessoal pela interface, mas:
-baseado em Debian – repositórios recheados de software
-tudo está pronto a trabalhar após a instalação
-tudo no sistema está à distância de uma pesquisa na dash
-suporte online é massivo – fóruns, blogs, sites, askubuntu
O resto é conversa. Nenhuma outra distribuição permite esta facilidade. E o melhor de tudo: não gosta? existem derivados! Oficiais ou não, multiplicam-se a cada ano que passa.
Ubuntu, a distribuição do ano 2012 e seguintes.
Falta o melhor, DEBIAN
Se tem havido coisa que mais me tem irritado é o facto (e ainda bem) da tonelada de versões qLinux
Maldita pressa apaguem lá isto que já me enganei…
Se tem havido coisa que mais me tem irritado é o facto (e ainda bem) da tonelada de versões que existem de verões/mods/distros Linux. Tenho experimentado como aliás já o referi aqui, no Facebook e mais alguns lados através do VirtualBox o Ubuntu/Xubuntu (meu favorito)/Lubuntu e mais recentemente Caixa Magica. Também tenho uma versão satânica do Linux…
Faz-me falta um portatilzito onde pudesse pôr um Linux a funcionar (não há guito para gadgets) para testar mais a fundo e sendo eu um Gamer o Linux merecia ser mais explorado mas em máquina física e não virtualizada. Quem sabe se no futuro terei essa sorte.
Das versões que pude testar votei no Xubuntu…
Zorin
FELIZ ANO NOVO
Malta em termos de fiabilidade Unbutu e como mais amigável para o utilizador e com uma interface bonita sem dúvida o cinnamon do Mint…
Um Feliz ano para todos!!!
Independente da distribuição que cada um usa , parabéns a todos por dinamisar o universo Linux.
Ps: pplware – em 2013
continuem a ser a referência
Antes demais desejo um bom ano novo a toda a comunidade pplware.
Das que foram listadas acabei por escolher o xubuntu, mas ainda estou à espera que venha um post mesmo sobre o arch 🙂
E o Caixa Mágica? É assim tão mau que ninguém o usa?
Uso a CM18 Gnome num magalhães II,e é fenomenal!
será que o openSUSE não merece uma análise?
a par com ubuntu, fedora (ex-redhat) e o openSUSE, foram as minhas primeiras distribuições. acabei ficando no ubuntu.
Ridículo não terem relacionado Debian GNU/Linux. Não darei meu voto!
A Unity n tem servido muito a Ubuntu.
Apesar de eu usar Fedora,na lista temos distribuições muito boas,como o Ubuntu. O Tiny Core,apesar de ser a distribuição mais leve,tem um repositório enorme! O Linux Mint também é bom,mas meu voto vai para o Xubuntu,a melhor distribuição que eu já usei
É lamentável fica de fora o PCLinuxOS, pois, estou instalando no HD do meu pc e, será meu sistema principal!!
Correção ele não pertencia ao ano 2012, desculpe-me, voto no ubuntu, pois estou já usando o elementaryOS Luna
Gostei da lista mas não tem nada sobre o Mandriva ou Rosa Desktop.
CADÊ O SABAYON? Eu usava o Xubunto até conhecer o Sabayon… a beleza, performance e estabilidade do Sabayon é excepcional. Baseado no Gentoo porém simples de usar e também de instalar programas. Não o deixo jamais… Sabayon na veia… e na véia tbm… abraço a todos…
Ficaram por mencionar as distros históricas (OpenSUSE, Slackware, Debian, Gentoo) e o Arch.
Há tantas variantes do Ubuntu (não desfazendo) mas penso faltar variedade.
Seria talvez mais relevante comparar entre distros com características diferentes (diferença entre slack / arch / gentoo / etc) do que entre tons diferentes duma distro base.
Sei que muita gente associa Arch, Gentoo e Slack a um nível altíssimo de dificuldade mas não é totalmente verdade, principalmente para quem já experimentou a linha de comandos alguma vez na vida.
Neste momento uso Arch há bastante tempo, depois de ter experimentado todas as outras “bases” e considero-a a mais estável, rápido e bem documentado de todas as que utilizei até cá.
E a instalação fez-se em menos de 2h.
Faltou o Mandriva que é bem bonito é legal,o Ubuntu com certeza é o primeiro e o Mint Nadia é feio e ruim demais,não merecia estar nessa lista
Só acho que falto apenas uma distro que aceite DOS e programas do Windows NT, XP, Vista e 7. São as mais baixadas hoje!
qualquer distro com wine faz isso. *facepalm*
Meu voto vai para o mint debian editian, ,já que o elementary não sai do beta. Mesmo que não esteja na lista.
Paulo. Ótimo o seu trabalho. Mas, e o openSUSE?
Pedro. Mil desculpas. (troquei seu nome)
E se vos disser que o Lubuntu me tem surpreendido muito pela positiva. Muito estável.
Em 2012 “andei” com o Mint mas agora passei para o Ubuntu, e por acaso estou a gostar do Unity. É uma questão de hábito.
E o prémio para pior distribuição de sempre vai para *rufar tarolas* *tada* Linux Caixa Mágica. LOL.
Pior experiência que alguma vez tive nesse belo mundo do GNU/Linux
90% do top é baseado no ubuntu lol
Só digo uma coisa: durante anos tenho instalado várias distribuições nos computadores onde trabalho, com computadores de 2007, e as distros se não ficavam muito pesadas, eram difíceis de configurar para alunos iniciantes. Agora topo com o Zorin, que apesar do nome, é tanto a mais leve que tive conhecimento, já no live cd ela voava, quanto a mais fácil para aprender mexer no pc. Mais leve que o lubuntu, que apesar de leve, não tem atalho para navegar nas pastas, nem no menu iniciar nem no desktop (?), não tem lixeira visível, tive que catar uns script, menu difícil para iniciantes, e uma serie de outras dificuldades.
Acho o ambiente cinnamon incrível para quem tem um pc porrudo, veja o menu iniciar e o recurso de afastar as telas.
Agora o opensuse, fedora, e várias distros filhas do red hat acho um lixo, só tive problemas com elas. Uma vez fiquei uma semana baixando o opensuse, instalei, e nem pra tocar musica servia, pois dizia para baixar um plugin, só que ficava o dia inteiro procurando e não achava nada, nem pra nenhum formato de audio nem video. Não reconhecia pendrive, hd externo, tinha que montar partição, eu tentava de tudo, diretorio inválido, diretorio inválido…
Qual é o mais estável e mais seguro??
Exmo senhores (as) Uso o ubuntu 14.04 LTs desktop em servidor. Gostaria de experimentar uma versão de linux com ambiente desktop mas também servidor e com ferramentas claro para FTP e remoto. Qual o melhor do linux e fácil de utilizar? Obrigado
PCLinuxOs BR, excelente distro e uso a mais de tres anos, muito rápido!
Obrigado por responder. Também já uso o ubuntu há mais de 17 anos, mas queria experimentar outro linux para desktop servidor…estive a ver o PCLinuxOs BR é da família do Mandrake. Bem diga-me uma coisa a instalação para servidor é feita em linha de comandos no terminal? Ou como é?Eu no ubuntu instalo o desktop ubuntu e depois vou ao terminal e faço a instalação do Lamp server e instala o apache, php e mysql. Como é que se faz no PCLinuxOs BR? E já agora dá para instalar FTP e remoto? Eu no ubuntu tb instalo tudo em linha de comando no terminal e aqui neste. Dá aí umas dicas ó Osvander.
Qual das versões a melhor para trabalhar em desktop e ao mesmo tempo em servidor lamp? Estive no site e não sei o que deva sacar… se souber indique: http://sourceforge.net/projects/pclinuxosbr/files/?source=navbar