PplWare Mobile

elementary OS Luna – Uma distro Linux ao estilo do MacOS


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Glink says:

    dizer que elementary não é popular porque tem duas versões não é muito correcto, se disserem que é jovem, ai estou calado, mas elementary é bastante popular, é a única coisa que tenho a apontar, de resto, bom artigo como de costume 😉

    • Pedro Pinto says:

      Não é tão popular comparando com um Ubuntu, Fedora, CentOS…é nesse sentido (não é porque tem apenas duas versões)

      • Pedro S. says:

        Não se pode na minha opinião comparar do mesmo modo que se compara ao Ubuntu, Fedora, CentOS ou Suse pois este OS é baseado no Ubuntu.

        Na verdade ele tem todas as funcionalidades (se o utilizador quiser) disponíveis para Ubuntu.

        Contudo o UI é muito interessante e felizmente não tem a pior coisa que inventaram para o Ubuntu (Unity).

      • Glink says:

        por ai até tinha lógica mas mais uma vez é por ser novo o projecto Luna tem apenas ano e meio, mas tem bastantes seguidores basta ver pela homepage do portal deles, é um projecto bastante popular para a idade que tem, ja para não falar do hype.

        não se pode comparar isso a projectos com anos de desenvolvimento…

  2. David Toffee says:

    Há muito tempo que sigo esta distro. Espero ansiosamente que saia a versão final do luna, mas isto de não ter prazos não me inspira confiança.. Apesar desta forma nós sabermos que a versão só saiu depois de todos os bugs estarem resolvidos, o que acontece quando estivermos a utiliza-la como main distro e acabe o período de upgrade?
    foi o que aconteceu com a versão anterior. A versão (ubuntu 11.04, acho eu) acabou e o pessoal teve de mudar de distro..

    • Glink says:

      O Jupiter era baseado no ubuntu 10.10, o que já na altura foi mal pensado, pois já tinha saído(ou estava prestes a sair) o 11.04 que pelo menos tinha mais tempo de manutenção por parte da canonical, já para não falar que tinha repositórios mais recentes…

      eu estou ansioso que saia definitivamente o Luna, mas espero que eles tenham aprendido a lição, mas pelo menos o Luna é baseado no 12.04 LTS…

      • David Toffee says:

        Pois, não tinha a certeza se era 10.10 ou 11.04.Mas de qualquer das maneiras os utilizadores tiveram de mudar de distro..
        Mas espero que isso tenha acontecido por causa da mudança gnome2 para gnome3 e não volte a acontecer, porque espera-se sempre que o responsável pela distro dê continuidade até a próxima release. No caso deste tipo de distro (que está dependente de outra), espera-se que consigam acompanhar, pelo menos as releases LTS.

        Mas de resto gostei muito do jupiter e espero ansioso pelo luna 🙂

  3. JP (djlinux) says:

    Bom Review, começo a ficar apaixonado com este ambiente gráfico Pantheon.

    Só um aparte, esse tradutor esta te a pregar rasteiras… (LOl)

  4. Letron says:

    Realmente tem um aspecto bem desenhado, o meu dislike vai é para os botões das janelas, faz-me confusão estar um do lado e outro do outro, prefiro ter todos do mesmo lado, mas posso ser apenas eu lol

  5. Mão says:

    tem umas semelhanças com esta distro http://pearlinux.fr/

    • Glink says:

      o pear tenta imitar o mac os, o Luna é muito inspirado no Mac os por isso é normal que tenha semelhanças…

      e a titulo de curiosidade o pear usa tecnologia criada pela elementary team, neste caso falo do slingshot, eles usam uma versão antiga no pear, que por acaso eu gosto mais do que a mais recente, faz-me lembrar mais a dash do ubuntu, ou memso a app que o mac os tem que faz o mesmo que isso mas eu ja não sei o nome(que por acaso foi apresentada mais ou menos ao mesmo tempo que o slingshot 😛 )…

      embora o pear tenha más reviews volta e meia vou ao site ver como se estão a sair… eu acho que eles(e o linux em geral) podiam importar alguma tecnologia desenvolvida no Moon OS que faz a instalação das aplicações como no Mac OS as app são apenas um ficheiro que é arrastado para onde quisermos, sendo aconselhado a pasta aplicações 😛

    • David Toffee says:

      concordo, também não gostei disso. Preferia que ficassem todos juntos independentemente do lado escolhido..

  6. Nuno says:

    Não será Shotwell?

    “Shotell uma super ferramenta para printscreens”

  7. Y-lhaK says:

    quanto à distro, é mais uma belíssima alternativa das muitas que aqui têm dado a conhecer.
    mais importante que a distro, na minha opinião, é a tua/vossa disponibilidade, que é de louvar, para nos apresentar soluções alternativas, “… tanto ao nível das aplicações como ao nível das distribuições”,… nem toda a gente apresenta semelhante disponibilidade e boa vontade para com o próximo.
    não fosse este teu/vosso “trabalho” de divulgação e quase concerteza não estaria a utilizar um mint, com o qual estou bastante satisfeito.
    vai daí que não posso deixar de te/vos agradecer pelo excelentíssimo serviço prestado.

    Um grandíssimo bem-haja para vocês (PP/peopleware/comunidadeLinux), que disponibilizam o vosso tempo (precioso recurso) para nos apresentarem estas soluções.

    🙂

  8. PSN says:

    Boas! Gostei bastante desta distro mas quando a instalei ela nao liga… falha no boot com a seguinte mensagem:

    “Stopping System V runlevel compatibility”

    O que já tentei:

    Ctrl+Alt+F1
    e ao entrar com a minha conta fazer
    “sudo startx”

    O que resulta numa janela ao centro a dizer “Failed to load session “Gnome””

    Serei o unico “felizardo” a quem isto acontece?

    Gostei bastante desta distro como ja disse, e entre esta e PearLinux (que ja tinha corrido o liveCD antes)prefiro esta, mas na falta de melhor..

    Cumps, aguardo resposta

    • Stefano says:

      Aconteceu comigo tbm, mas solucionei o problema.
      Instale o OS de novo, mas não cloque para atualizar e não instala aqueles extras(apps de terceiros).
      Boa diversão.

      • PSN says:

        Funcionou! Muito obrigado, já estou a usar “fora da pen”! Quase perfeito para o meu modesto Asus 1215N 😛 só falta mesmo é um bom suporte da optimus e bye bye Windows! Este pc não dá para jogar e não! De resto o que se faz em Windows também se faz aqui… so far!

        • lmx says:

          experimenta o projecto bumblebee… que é para isso que ele foi criado 😉

          cmps

          • PSN says:

            a minha questao com a “optimus” da nvidia para o linux nao se trata de correr programas pela grafica da nvidia, mas sim conseguir desligar a mesma para ter mais tempo de bateria no pc… tenho em media 5horas em windows e 3 (no melhor dos casos) no linux…

        • Thanks! says:

          Thanks for posting about your problem! Although I do not speak Spanish, I was able to use Google Translate to read the solution — I had the same problem, and this was the only place I could find where there was an answer.

          Luna looks very nice!

    • Alex says:

      A mim também me aparece.. Põe para entrar em modo de recuperação e já inicia bem..

      Mas também gostava de poder resolver o problema..

      Estou a gostar bastante desta distribuição.

  9. Heisenbergpt says:

    Estou a tentar instalar mas no boot, fica com uma janela toda preta e fundo azul! Consigo mexer no rato, por isso não bloqueou! Está complicado isto xD Alguém sabe algo sobre este problema?

  10. indiorlei says:

    distro fantástica, estou testando o beta dela!

  11. Glink says:

    se encontrarem bugs ou problemas reportem para que sejam corrigidos até à próxima BETA…

  12. Bridges says:

    Será que esta é melhor do que a Macbuntu?

    • Glink says:

      tendo em conta que o macbuntu como distro está em pause, nunca mais ouve desenvolvimentos sim é melhor mas não esquecer que o macbuntu era mais um tema para ubuntu do que outra coisa…

  13. André Pereira says:

    boas pessoal, qual a distro que aconselham para instalar num netbook toshiba nb300,
    pois já experimentei o xubuntu, ubuntu e agora o mint e o computador está lento e o arranque é muito mas mesmo muito lento.

    • PauloJCP says:

      Boas, tenho um asus 1215p (Atom N570 (1.66GHz) 2GB Ram Grafica Intel 3150 GMA) Creio que são as mesmas specs que o teu. E de todas a distros que testei o Xubuntu foi a que achei mais rápida.

      O Único “senão” é a me… opss a porcaria da gráfica que por incrível que pareça porta-se melhor no windows do que linux.

    • Darktux says:

      Xubuntu (ambiente gráfico XFCE) ou Lubuntu (ambiente gráfico LXDE).
      Se te quiseres manter no Mint vai para as versões XFCE ou Mate.
      Os netbooks são fraquinhos para a versão principal do Mint (com Cinamon)

  14. heisenbergpt says:

    Boas pessoal! Alguém que tenha instalado esta distro já com Windows 7 instalado? Podem-me dizer se aparece boot para escolher Windows e esta distro? Cump.

  15. João says:

    Boas, estive a ler este artigo do Elementary OS e gostava de puder experimenta-lo. Já fiz o download, só que não consigo instalar. se alguém poder ajudar-me. 🙂
    cumps

    • Paulo Moniz says:

      Se estás em Windows, instala o unetbootin [http://unetbootin.sourceforge.net/] e escolhe o .iso que já descarregaste e instala num disco USB. Depois é só reiniciar o e escolher o arranque pelo disco USB.

  16. João says:

    Obrigado Paulo Moniz. 🙂 vou experimentar isso.

  17. Osvander Franco says:

    Eu já testei esta distro no cd e mesmo no cd foi rápido. Esto querendo isntalar no HD e tirar o ubuntu 12.10 que tá me irritando de tantos bugs, ele não atualiza mais pois, da erro pedindo o cd live.
    Voces acham que é confiável tendo somente o elementaryOS Luna, mesmo sendo beta?

  18. Vinnicius says:

    Eu tenho um computador pré-histórico que trava até com o Windows XP. 1GB de RAM DDR2 e um processador Intel Celeron 420. Minha tia estava prestes a comprar outro, porém ela só usa o navegador e o Skype então decidi dar uma chance ao PC velho. Instalei o Elementary OS Luna e está funcionando ótimo, bem bonito, estável e intuitivo. Ela está gostando muito, pois antes era quase inutilizável! Recomendo a distribuição, está em beta 1 ainda porém mais estável do que muitas por aí. Imagino a versão final.

  19. Osvander Franco says:

    Meu elementary OS luna estava legal e rápido agora ao carregar emite o aviso:
    STARDING ANAC (H) ROMISTIC CROM
    CHECKING BATTERY STATE
    STOPPING SYSTEM V RUNLEVEL COMPATIBILITY
    Tenho que desligar e voltar a ligar para entrar no login, ai entra!!
    O que esta acontecendo?

  20. Osvander Franco says:

    Amigos;
    Já notei que o ubuntu e o elementary são exigente sem matéria de placa de video não aceitando instalação em qualquer computador. A minha placa de video acho que é SIS. Não da para rodar a distro que mais gostei Elementary Luna. Então qual distribuição linux é melhor para meu notbook,pois saliento que o que mais preciso é fazer pagamentos pelo pc (banco), o FEMIX, BIG LINUX, DIZINHA, dream linux, ekaaty ou outra distro??
    Obrigado. |Meu email é osvanderfranco@gmail.com

  21. Charles Siqueira says:

    O sistema realmente me surpreendeu, testei ele em uma maquina modesta e rodou liso, agora fico imaginando ele no meu pc, com 4gb de ram, uma placa de video decente e um processador que ajuda bastante… vai fica show de bola.
    Unico problema é que meu Linux Mint com Gnome Shell ta muito lindo e fico com uma pena de desistalar ele. kkk

  22. Murilo Augusto says:

    Tou a testar o Live CD do Luna,eu estou gostando,mas falta os efeitos do Desktop

  23. Laedson Fernandes says:

    Cara instalei o Elementary Luna, e é fantástico, muito boa, uso linux há alguns anos precisamente, desde 2009, e esta distribuição é uma das melhores que já usei, recomendo sem medo de errar, e qualquer dúvida é só entrar em contato.

  24. Charles Siqueira says:

    na DistroWatch está disponivel o download da versão 0.2 Beta 2

  25. Helder says:

    Ola,

    Dúvida cruel. ElementaryOS ou PearOS ?

    O Pear é versão final e o Elemantary esta em beta, certo ?

    O Pear baseado em ubuntu 12.10 e o elementary em ubuntu 12.04 ?

    Grato,
    Helder

  26. Headbanger says:

    Amigos, eu instalei o ElementaryOS Luna Beta 0.2 num Athlon de 1.3 Ghz e com 1Gb de ram e ficou MUITO lento.

    Alguém sabe o que pode ser? Existe algum problema conhecido?

    Pelas especificações, o computador está dentro do hardware recomendado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.