PplWare Mobile

Xubuntu 12.10 Quantal Quetzal – O Ubuntu com XFCE


Autor: Pedro Pinto


  1. Jay says:

    Atendendo às exigências da interface Unity e que as máquinas em que uso Linux são de baixos recursos, acabei também por ter que ir à procura de alternativas. E após experimentar várias distribuições e vários ambientes gráficos, no meu caso em particular a que me conquistou foi o Xubuntu. Esta versão 12.10 está muito bem conseguida: rápida, leve, fluída e visualmente muito apelativa! Pela negativa só tenho um pormenor a apontar: não incluíram o Menu Messaging (simplifica-me ter ali agrupados o Messenger e os vários clientes de email).

  2. José Ribeiro says:

    Sem duvida o meu preferido. Tenho instalado no netbook e é uma máquina.

  3. jYkA says:

    qual mais leve? Xubuntu ou o Lubuntu?

  4. jpng81 says:

    É a única distribuição que se mantêm mais fiel ao que o ubuntu era antigamente… ultra-rápido, estável e consumo de muito pouca memória ( o meu xubuntu sem nada aberto esta a consumir 178Mb de Ram) se formos a comparar com o ubuntu 12.10 é ridículo usar 890Mb de Ram e para quê?? correr o unity cheio de bugs e de paneleirices de efeitos nas janelas?? não obrigado.
    Se a cannonical fosse esperta, apercebia-se que limitar o ubuntu apenas a 2D em vez de 3D no ambiente gráfico que conseguiria ter muitos mais ultilizadores contentes, agora em 3D, é só para alguns e mesmo assim não consegue tirar partido de 100% das placas gráficas.
    Espero que com a burrice no 12.10 se apercebam do mal que fizeram.

  5. Em breve terei de formatar a maquina em que trabalho na empresa, penso que encontrei a distribuição perfeita para levar a maquina ao rubro.

    i5 Quad (1ª geração)
    4 GB RAM
    500 GB de disco + 1TB
    GeForce GT 220 – 1GB

    Com o unity não é mau, mas não quero tantos efeitos para trabalhar, quero algo simples e rápido. Não desgosto do unity no ubuntu, mas o gnome 2 era algo que mostrava um Ar profissional e simples.

    XFCE acho que é uma boa aposta a meu ver.

  6. jYkA says:

    preciso de fazer uma maquina (com sucata) para aceder so para trabalhar em ambiente remoto num servidor windows… queria ter o minimo instalado na maquina… que distribuição usar e que cliente de remote desktop?

  7. Cris says:

    Xubuntu, what else ?

    Desde que ubuntu enveredou pelo caminho de Unity, tive de procurar uma alternativa. Experimentei Fuduntu, Arch+XFCE e encontrei xubuntu que é fantástico.
    Actualmente sou obrigado a trabalhar com Win 7 mas a minha maquina de lab é obviamente Xubuntu !

  8. Ryan says:

    Preciso e de comprar um computador mais recente com mais recursos uma vez que o meu velhinho ACER apesar de funcionar muito bem com o Unity já começa a dar sinais de alguma velhice.

  9. Paulo Pereira says:

    Olá,
    Alguém sabe como colocar a janela visualization do Rhythmbox a funcionar nesta distribuição?

  10. Hugo says:

    boas pessoal,

    uma pergunta… esta distro também traz um software center ou algo parecido?

    obrigado

  11. Serva says:

    Bom dia ,

    Para mim o XFCE é segundo ambiente gráfico , leve simples mas poderoso tem vindo a ter muitas actualizações do XFCE que estão a colocar esta interface gráfica muito funcional .

    Cumprimentos

    Serva

  12. João Rodrigues says:

    Para quando uma comparação alargada aos vários ambientes gráficos que podemos usar em linux aqui no pplware?

    Imaginem um público alvo que está disposto a mudar do windows para o linux mas que para além destes artigos avulsos não faz ideia de quais são as diferenças essenciais entre os vários ambientes gráficos. Acho que seria um artigo muito útil.

    Já sei que os diferentes ambientes gráficos também geram algum clubismo, mas uma análise imparcial e partindo das diferenças mais básicas era muito útil para quem quer ter uma ideia de como se dividem as várias opções disponíveis.

    Para quem quer sair da amarra do windows, esta seria uma ajuda interessante.

    Até lá, resta-me agradecer a qualidade dos artigos que vão aparecendo.

    • Pedro Pinto says:

      É uma boa ideia….temos apresentado os vários sistemas operativos mas nunca fizemos uma comparação. A ver se tratamos disso.

      PP

    • Paulo Melo says:

      Soltar-se das amarras do windows é muito giro… mas quem quer jogar, vai ter de estar sempre amarrado ao windows…

      Ou então compra um “lixo” de uma consola…

      Mas pra ver o mail e facebook e coisas do género, sim o Ubunto ou variantes, é excelente.

      Intalei, usei durante alguns tempos, mas claro está, quando quero jogar tenho que iniciar com a partição do windows…por isso o windows vai estar quase sempre presente…

      • Outro Paulo says:

        Já experimentaste o Play-on-Linux? Às páginas tantas até pode ser que descubras que afinal não precisas de Windows (duvido, mas às vezes…).

  13. Miguel says:

    Tenho usado o Ubuntu 12.04 LTS de 64 bits com Gnome Classic. Tem corrido bem, mas não deixa de ser um RAM hungry. Neste momento está com um 1 gb ocupado, só com 2 tabs Firefox (Pplware e um fórum simples) abertas.

    Se instalar o ambiente XFCE por cima, é o suficiente para correr direito, ou terei de instalar o Xubuntu de raíz?

    • Claudio Duarte says:

      Ola.

      Instala o Xubuntu. Nao e’ boa ideia instalar um ambiente grafico por cima do outro porque nao vais ter a verdadeira experiencia. Vao sempre haver ali intrusoes por exemplo do gnome ou do unity, para alem de que pode criar conflitos nas actualizacoes. Eu por exemplo estava a usar kubuntu, instalei o XFCE por cima e ficou tudo misturado. Ate’ o tema do kubuntu ficou no xfce. Depois desinstalei o kde todo e o pc nao arrancou. LOL. Julgo que seja pelo facto de ter eliminado tambem o lightdm, mas o mais apropriado, se possivel, seria mesmo uma instalacao de raiz. Acho que na instalacao tens a opcao de manter todos os teus ficheiros e nao perder nada.

  14. Diogo says:

    Alguma maneira de fazer uma instalação do ubuntu minimalista (usando o mini iso) e instalar o XFCE de maneira a que tenha este mesmo aspecto?

    É que da maneira que eu fiz, usando o Ubuntu mini iso e instalando o XFCE à posteriori, o aspecto fica completamente diferente e este agrada-me muito mais. 😛

    • Claudio Duarte says:

      Podes sempre instalar a iso normal e depois eliminares os programas que nao usas, e fica mais leve. Assim nao perdes o aspecto do xubuntu e, devido ‘a personalizacao que o linux te oferece, nao perdes a simplicidade que pretendes. 🙂 As hipoteses sao infinitas.

    • kekes says:

      Pois eu acho que não, pelo menso não vais ter esta exata aparencia, falo por expriencia propria.

  15. Eduardo Rodrigues says:

    Unity, KDE, LXDE, XFCE, MATE, GNOME, Cinnamon, Enlightnment… etc

    Com tanta escolha fico perdido.

    Qual a melhor para mim? Não tenho tempo para testar cada uma delas.

    Ver através dos screenshots é uma coisa, usar na realidade é outra, podemos gostar mais do aspecto de uma interface gráfica mas depois ela ter conflitos com o nosso computador ou não ser a mais adequada para certo fluxo de trabalho.

    Se calhar faria mesmo sentido um artigo a discriminar as vantagens e desvantagens de cada ambiente gráfico e quais as situações em que cada uma estabelece um diferencial em relação às outras.

    Eu até me dou bem com a Unity, tirando alguns bugs com os ícones do lançador, já experimentei LXDE e de facto é muito leve mas também tem bugs irritantes na barra de tarefas, as outras ainda não experimentei…

  16. HugoM says:

    Boa tarde,

    Estava a tentar instalar o Xubuntu pela PEN USB, mas ele demora congela no segundo ecrã (onde diz o espaço necessario e recomenda ligação à net).

    Alguma sugestão?

    Obrigado

  17. Diogo says:

    Já agora, usam algum programa (sem ser o terminal :P) para fazer a USB de instalação em Mac?

  18. Luís Nabais says:

    Gosto muito de XFCE, mas ainda há pequenas coisas que não gosto muito. Não gosto de fazer lock e ter que levar com o incrivelmente feio e arcaico Xscreensaver, não gosto de trocar de workspace e não ter qualquer indicação de em qual estou ou uma simples animação para perceber a troca (sem ter que activar efeitos tipo Compiz). São mariquices, é verdade, mas revelam uma certa falta de polimento, que é o que falta para este DE ser o melhor, pois um dos melhores já é.

  19. Fernando Couto says:

    Olá,
    preciso da vossa ajuda sou utilizador do Windows(básico)e não tenho qualquer tipo de conhecimento em Linux como tal solicitava a vossa opinião por favor.
    tenho um computador já velho com as seguintes características: P4 Asus-Placa Mãe P5GD2-X Memoria Ram 1GB, Grafica Asus Extreme AX300(ATI Radeon x300) penso que tem 128 megas o sistema actual é o XP sp3 (Impressora Multifuncional HP Deskjet F4180)(Adaptador USB TL-WN722NTP-LINK)
    qual Linux devo instalar neste computador? a utilização é para trabalhos de escola da minha filha que está no 10º ano email,musica,vídeos e navegação pesquisa
    desde já agradeço a vossa atenção
    Fernando

  20. Ricardo Santos says:

    Uma questão: aparentemente já não é possivel instalar o xubuntu, neste caso esta ultima versao via WUBI… há alguma forma de o fazer? ou ja nao vai ser mesmo possivel?

  21. Sambas31 says:

    Xubuntu 12.10 está muito bom mesmo,uso a versão de 64bit,a unica coisa que mudei foi eliminar o Transmission e instalei o qBitorrent,os downloads via torrent são mais rapidos ão meu ver…

  22. Gonsakk says:

    boas,
    Qual e A diferenca em termos de performance entre um xubuntu e um arch+xfce?

  23. Diogo says:

    Bem, entretive-me a brincar com o automator e “automatizei” o processo de criação da usb para instalação de SO’s em Mac.

    Nada como um faça você mesmo 😛

  24. Pedro A. says:

    Qual o impacto que a troca de interface gráfica pode ter nas aplicações? Estão as aplicações dependentes da interface gráfica usada?

  25. Tomás says:

    Instalei à dias o Xubuntu 12.10, é um espectáculo,…e com a cairo-dock ainda mais espectáculo ficou.
    De realçar que o meu computador (desktop) é novo, veio com uma gráfica Nvidia Geforce 605 (recente presumo eu) e mesmo assim já havia driver da Nvidia para ele, …fiz-lhe um dual-boot e ficou então com Windows 7 numa partição do disco e o Xubuntu 12.10 na outra.
    O Xubuntu não precisa de anti-vírus, e faço nele tudo o que fazia no Windows 7, mas acedo ao site do meu banco com muito mais confiança do que se fosse com o Windows com uma suite de segurança.

  26. Dat55 says:

    Deviam fazer um artigo também para o lubuntu, também tem direito 🙂

  27. HugoM says:

    @Pedro Pinto

    Bom dia alguma sugestão para o meu problema?

    “Estava a tentar instalar o Xubuntu pela PEN USB, mas ele demora congela no segundo ecrã (onde diz o espaço necessario e recomenda ligação à net).”

    Já saquei várias vezes e fiz 3 PEN’s de arranque e nada… congela.

    Já instalei o Ubuntu “n” vezes e sempre na boa.

    Obrigado,

  28. jpng81 says:

    Mudei para xubuntu 12.10… mas será impressão minha ou thunar no vale “PONTA DE UM CORNO” para copiar ficheiros na rede…
    A cada cópia que tento fazer fica sempre parado a meio.

    • jpng81 says:

      Eu não sei se isto tem a ver a nível do kernel, mas experimentei o xubuntu e o lubuntu e em ambos o uso do thunar para copiar ficheiros pela rede acaba sempre por parar a meio.
      Estou agora a usar o Mint 13 com cinnamon, pelo menos é estável e sem bugs, mas para instalar qualquer coisa é um cancro todo tamanho, demora muito mais tempo. 🙁
      Tou a ver que vou voltar para o ubuntu 12.04 e meter-lhe o cinnamon em cima.
      O ubuntu 12.10 está intragável, é lixo completamente.

  29. Nome says:

    Utilizo Arch Linux … com XFCE.

    O Ubuntu (era Unity) e GNOME (versão 3.0) perderam muitos users.

  30. clodoaldops says:

    Instalei o Xubuntu-12.10 no meu notebook de 2008 que não roda Ubuntu/Unity.
    Testei tbém o Lubuntu que é ainda mais rápido.
    Mas o Xubuntu é mais bonito e realmente me lembra muito o Gnome-2 usado até a versão 10.10.

  31. anderson says:

    Entre orfãos do Gnome 2 chorando de um lado; Unitys; Gnomes 3; Mates e etc… do outro; encontrei refúgio no XFCE e me dei bem! Recomendo!
    =]

  32. Hugo says:

    Estou a testar o Xubuntu como SO único no meu Portátil e estou bastante satisfeito! Ainda assim estou com um possível problema (sou utilizador recente de linux!!!). Noto que o meu portátil sobreaquece em demasia passados poucos minutos do Xubuntu arrancar, sem qualquer programa em execução como o Browser, … Os CPUs rondam os 70º e o Coller (ventuinha) não para de trabalhar tornando-se incomodo o barulho! Noto também que o processamento é mto pouco o que não justifica o aquecimento dos CPUs! O processamento não ultrapassa os 10% da capacidade dos CPUs! Alguém pode ajudar a identificar o problema? o meu portátil Core i3-3110M com 4GB! Obrigado.

  33. PJSPS8 says:

    Boas,

    Gostava de experimentar. Dá para instalar em VM, ou não aconselham?

    Obrigado

  34. João Gonçalo says:

    Boas pessoal, ao tentar instalar, logo ao início da instalação, tanto o de 64 como o de 32 bits, acontece-me isto:

    [IMG]http://i46.tinypic.com/2ypdaq9.jpg[/IMG]

    alguém sabe como resolver? :/

  35. João Gonçalo says:

    Boas pessoal, ao tentar instalar, logo ao início da instalação, tanto o de 64 como o de 32 bits, acontece-me isto:

    http://i46.tinypic.com/2ypdaq9.jpg

    alguém sabe como resolver? :/

  36. Fernando Robalinho says:

    Boas pessoal, sou novo no universo Xubuntu, Instalei a versão 12.04, estou a tentar instalar a minha pen de internet Vodafone, mas até agora ainda não consegui, pedia que me ajudassem, A pen Huawei de banda larga K3772.
    Preciso de atualizar drivers do computador e sem net não o consigo fazer.

  37. Andre says:

    A pergunta que nao quer calar.
    tem funcionalidades semelhantes as do windows xp?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.