PplWare Mobile

Chegou o Minix 3.2.0 – Um clone do Unix

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Blizard says:

    O linux também fez este caminho!
    Agora é bem mais ‘bonito’.

  2. Ronan Neto says:

    O pequeno Minix.

  3. Sharp says:

    No meu curso tínhamos todos, no minimo, 1 copia de um dos calhamaços deste senhor.

  4. Yamato says:

    Um Clone?
    O Unix evoluiu para o Linux, e com o passar dos tempos o Linux tornou-se num sistema gigante, o principal problema do windows, e com isso o Linux passou a ser uma imitação do windows, e aí surgiu um grupo dissidente liderado por Tanenbaum que procura voltar ás origens do Linux, um núcleo simples e pequeno e por isso muito fiável, rápido e acessível.

    • Leandro Pereira says:

      Não entendi essa podias explicar melhor, o unix evoluiu para o linux, então o que é o Solaris, opensSolaris, FreeBSD, HPux, openBSD, NetBSD, Mac, Minix entre outros?

    • Rodrigo says:

      “Unix evoluiu para o Linux”… aff… Apesar de o Linux ser um dos diversos sistemas Unix-Like, você foi bastante infeliz no comentário.

    • Carlos says:

      O Linux, como o Minix, não é descendente direto do UNIX — o Mac OS X é.

      O Minix existe há mais tempo que o Linux e é de certa forma o “pai espiritual” do Linux, o Sr. Torvalds só se lembrou de fazer o Linux *depois* de ter brincado com o Minix.

      E houve até uma “zaragata” entre o Sr. Tanembaum e o Sr. Torvalds, porque o Sr. Tanembaum é um defensor dos sistemas operativos microkernel e o Linux era (e é) um sistema operativo de kernel monolítico.

      E ainda, o Minix é até uma das inspirações do Windows, porque na altura em que o Windows NT foi concebido o que estava na moda eram os sistemas operativos monolíticos e o Windows NT tem um kernel híbrido, algo entre o microkernel e o monolítico, para compensar a pior performance do microkernel (nos processadores da época) mas manter boa parte das vantagens técnicas.

    • Scheldon says:

      Só esqueceu que o linux é a antítese teórica do minix.

    • @lmx says:

      Boas…
      atenção que o linux não surgiu como cópia do Mimix, mas sim como algo melhor e mais extensivel.
      O microkernel do minix tem algumas vantagens, mas o linux tem muitas outras, de uma forma geral.
      Nunca li muita acerca do minix, mas a discussão entre o Linus e este senhor foi acesa sim senhor, ambos teem a sua razão, embora com propósitos diferentes.
      O minix é um SO mais tido como ferramenta de aprendizagem.

      cmps

  5. Yamato says:

    Quis foi dar o caminho que foi dar ao Minix, por isso ignorei os outros ramos da “Árvore” de evolução do unix

  6. Guilherme de Sousa says:

    Então Pedro? O mais importante e particular característica deste SO não foi referida… é o único sistema operativo com um microkernel funcional! O Hurd também é microkernel no entanto salvo erro a primeira alpha foi lançada em ~2010, ainda que o se desenvolvimento tenha começado nos finais de 80 penso(fazer debug nestes bichos é um pesadelo devido à divisão do sistema operativo em varias layers, que correm em processos separados).

    Acho que era importante introduzires esta informação, dado que não é sequer apenas mais uma característica, mas sim algo que o torna diferente de todos os outros.

    cumps!

  7. Carlos Santos says:

    Este SO é mais destinado a níveis académicos(estudos exemplos etc…) ou tem outras funções especificas para o qual é mais indicado do que outros? Se sim quais?

    Cumprimentos.

  8. Serva says:

    @Carlos Santos ,

    Boa noite , este SO é o que se pode chamar de purista a 100% e com a particularidade que o Guilherme indicou este é o único sistema operativo com um microkernel funcional , mas respondendo a tua pergunta, sim é para gente da pesada , eu já fiz o download e estou a ganhar coragem para o experimentar lá para o verão num dia de chuva .

    Cumprimentos

    Serva

    • @lmx says:

      Serva
      lol
      a grande diferença como já foi anunciado pelo guilherme é a divisão entre kernel e o resto das funcionalidades, onde estas funcionalidades assentam em servidores(com mecanismos IPC, por exemplo named pipes ou shared memory).
      era portanto mais modular, mas era mais lento, e é neste ponto que o Linus tinha razão.
      No entanto o kernel linux utiliza uma abordagem para todo o que “esta a mais no kernel” de modulos de software que são carregados, ou descarregados com o sistema a correr, e nesse caso não pode so por si ser visto como um monokernel classico(ou obsoleto como o Tanenbaum disse), pois o kernel nem sempre tem todos os modulos carregados, apenas os que precisa.
      Por isso o linus preferiu um kernel monolitico, ou seja, integrando muitas funcionalidades que segundo o autor do minix não deveriam estar no kernel, mas estas são carregadas de forma dinâmica.
      O futuro o dirá qual das abordagens é melhor…até lá a malta vai aproveitando para desfrutar da ciência computacional oferecida por estes senhores, lol.

      cmps

  9. Serva says:

    @Lmx

    Com os meus cumprimentos , muito bom dia , é publico as discussões que existiram entre estes 2 grandes Senhores do mundo tecnológico , eu pela experiência que tenho como utilizador e com alguns conhecimentos técnicos diria que a razão está claramente do lado do Linus , e a prova disso são as funcionalidades existentes no Kernel do Linus que pelo facto de ser monolítico , não deixa de ser ágil nem fiável , o Sr. Tanenbaum pelo qual tenho muito respeito provavelmente estará hoje arrependido do que disse na altura , não quero no entanto tirar-lhe qualquer tipo de mérito pelo seu ”menino” , actualmente o Minix não tem mais expressão porque lhe falta uma comunidade activa para o desenvolver .

    Aceita os meus cumprimentos

    Serva

    • Guilherme de Sousa says:

      Se com agilidade queres dizer em parte performance então é exactamente o oposto Serva. O minix tem pior performance que o kernel linux devida à exaustiva utilização de sockets para comunicação entre as varias camadas do kernel.

      A vantagem do microkernel seria mesmo na fiabilidade, dado que cada camada seria independente e assim drivers e afins com problemas nunca trariam o sistema a baixo. Tenho ideia também que a camada mais baixa, em caso de um crash de alguma das superiores teria a capacidade de restabelecer o sistema, mas isto já carece de fontes, estou a falar de memória antiga:P

      cumps!

    • @lmx says:

      Boas,
      Obrigado Serva 😉
      Desejo te para ti um óptimo sábado, tendo em conta que hoje já não vai ser possível…
      Concordo que estes dois senhores são muito respeitados, e o Senhor Tanenbaum tem a minha admiração e respeito pois é uma das pessoas que mais Admiro.
      Compreendo, e concordo que o minix é a sua obra e um legado para todos nós, e que só não existe uma maior adopção deste SO, porque lhe falta uma grande comunidade de developers.

      cmps

  10. Serva says:

    Guilherme foi o que eu disse , lê lá bem o que escrevi ,

    Abraço

    Serva

    • Guilherme de Sousa says:

      My bad:P acho que interpretei ao contrário não sei porque.. pouco sono suponho eu, e possivelmente a emoção da vinda do stallman ao técnico:P

      cumps!

  11. Serva says:

    Um abraço

    Serva

  12. Panda Negra says:

    Já instalei o minix, mais não consigo aceder ao seu interface. Alguen me pode ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.