UE prepara-se para impor taxas definitivas sobre as importações de carros elétricos da China
Com uma investigação em curso e taxas provisórias em vigor desde 5 de julho, a União Europeia (UE) está perto de fixar direitos aduaneiros mais elevados aos carros elétricos vindos da China.
No rascunho das conclusões finais da sua investigação anti-subsídios, partilhado com as fabricantes chinesas de carros elétricos a bateria, bem como com os governos chinês e da UE, na terça-feira, a Comissão Europeia revelou as taxas definitivas que pretende aplicar a uma série de fabricantes de carros elétricos.
Conforme informação avançada pela Euronews, a Comissão Europeia tenciona impor direitos aduaneiros definitivos sobre as importações de carros elétricos chineses. Desta forma, acredita que protegerá a indústria europeia da concorrência alegadamente desleal, promovida pelos subsídios do Governo da China, que permitem que as fabricantes pratiquem preços altamente competitivos.
Caso as taxas sejam aprovadas pelos Estados-Membros da UE, aplicar-se-ão durante cinco anos a partir da sua adoção, forçando as fabricantes chinesas a aumentar os seus preços, à partida.
As empresas afetadas ou o Governo chinês têm agora 10 dias para apresentar observações e podem, também, solicitar audições com a Comissão Europeia. A taxa final deverá ser aplicada, o mais tardar, a partir de 31 de outubro.
Sendo este novo documento apenas um rascunho, a Comissão Europeia afirma que está disponível para identificar uma "solução alternativa e efetiva", em conjunto com a China, que respeite os princípios da Organização Mundial do Comércio, a quem a China se queixou, recentemente, devido a toda esta situação.
Elétricos chineses poderão ser taxados durante cinco anos
A instituição europeia explicou que, após receber comentários das partes interessadas sobre as taxas planeadas, faria um "ligeiro ajuste das taxas propostas com base em comentários fundamentados sobre as medidas provisórias".
Por exemplo, os veículos elétricos fabricados pela Tesla, na China, serão sujeitos a direitos aduaneiros de 9% sobre as importações para a UE. Este valor é inferior à taxa prevista de 20,8%, que a UE indicou numa decisão anterior, em julho.
Por sua vez, a BYD verá a sua taxa reduzida de 17,4% para 17%; a Geely de 19,9% para 19,3%, e a SAIC de 37,6% para 36,3%.
Outras empresas que estão a cooperar com a UE na sua investigação serão sujeitas a taxas de 21,3%, num valor mais elevado do que a taxa de 20,8% mencionada em julho. As empresas que não colaborarem serão sujeitas a direitos de importação de 36,3%, num valor inferior aos 37,6% anteriores.
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Acho bem, não querem pagar taxas abram fábricas na Europa e quero ver se conseguem construir aos preços de lá
Aqui os trabalhadores têm direitos coisa que os “Xineses” odeiam pessoas e trabalhadores com direitos.
A China é o mostro que andamos a engordar durante anos e agora o mostro quer assustar.
contudo quando abriram lojas dos “xineses” a torto e a direito e destruiram comercio local ninguem se importou mas quando afetam as grandes empresas europeias já se preocupam todos
abriram lojas com material fabricado na china. Se abrissem lojas e vendessem material fabricado na europa, iriam aguentar o mesmo que as restantes.
Claro, se tu produzires e só venderes dentro de casa é igual o dinheiro só muda de lugar, se venderes para fora da tua casa é que ganhas dinheiro, são os bens de valor acrescentado que faz uma economia andar para a frente, as lojas que falas são boas, geram alguns impostos mas não adianta grande coisa, já viste quanto dinheiro fazias se soubesses construir um Mercedes.
Na minha aria de residência tudo o que era lojas de comércio mais tradicional, tipo roupa, sapatarias drogarias , etc. fechou tudo, e abriu restaurantes com preços para turista
Diziam o mesmo das lojas dos chineses e pronto destruíram todo o comercio local do país lojas dos 300 e afins, vamos ver com quantas empresas na Europa vão acabar quando vierem para cá
As marcas chinesas vão ter de comprar fábricas de automóveis europeias, para contornarem algumas regras. A nova reindustrialização da Europa será pela mão dos chineses.
Proximo passo é esse mesmo, tirar os direitos aos trabalhadores para competir com a china, a direita já saliva…
+1
Sim sim, os trabalhadores dos países comunistas têm cá uns direitos que vou ali e já volto.
Faz greve vai preso.
Lá está, é um direito, faz greve e vai preso. Tem direito a ser preso.
Barão, posso perguntar apenas e só porque razão não taxámos fortemente os produtos Chineses quando as fábricas europeias e americanas foram todas para lá?
Porquê só agora?
Já sei, é que antes dava jeito não ter taxas e agora já dá, até porque os produtos Chineses agora são mesmo feitos por eles…
“Temos que nos defender dos Chineses”, mas quem foi para lá todo pimpão, mamar à grande, foram quase todas as indústrias ocidentais, a beneficiar do preço da mão de obra barata.
Nessa altura as taxas estavam onde? Oinc oinc…
As importações da China já pagam de 9 a 12% de taxa na maioria dos produtos
Simples, fabriquem carros da mesma qualidade ao mesmo preço cá.
Coitadinhos dos alemães. Que ninguém lhes compra os Audi, BMW e VW….
Uma das primeiras coisas que as pessoa fazem para mostrar serem bem sucedidas na vida é comprar um “grande” carro, e não é com veículos feitos na “Xina” que demostras isso, com todo o respeito que os veículos Chineses merecem mas ainda estão a anos luz de conseguirem tal feito, e é isso que ainda vai mantendo as marcas Europeias o estatuto de teres um carro importado.
Uma vez no Camboja em frente ao hotel que eu estava em Phnom Penh, na garagem de um dos prédios estava cheio de super carros importados Europeus e o taxista na brincadeira comigo começou a perguntar
” porque não vais num dos teus carros?”
E apontava para a garagem, depois explicou que eram de empresários Chineses que estavam a explorar as riquezas do Camboja, e não eram carros “Xinos” que eles ostentavam.
Calado eras um poeta…
Você nem isso precisa.
Barão, labregos há em todo lado.
Até porque não é salutar ou de bom senso andar a mostrar veículos desses em certos contextos.
Um carro normal tem todas as comodidades de um carro de luxo e não atrai atenções indesejadas.
Empresários Chineses a serem raptados em países manhosos é mato.
Autênticos asnos com dinheiro…
A minha esposa, que é Chinesa, conta-me histórias dessas que até arrepia.
Não é bem assim, não se esqueça do setor automóvel português e afins, são 22,000 milhões de euros , mais de 90% de exportação, é quase 10% do PIB português, são 90,000 pessoas a trabalhar e com ordenados acima da média.
O problema está na produção de baterias, temos a mania de que nós, europeus, somos inteligentes, mas os chineses, que já se preparam para esta indústria á 20 anos, comeram toda a gente.
Isto ainda vai no início, as taxas são só uma maneira de conquistar tempo, para ver se a indústria consegue recuperar o atraso tecnologico
Enganaste-te no peso no PIB, é 2,4%. Na UE anda representa à volta dos 7% do PIB e do emprego total (13 milhões de pessoas).
https ://eco.sapo.pt/2023/11/23/cluster-automovel-portugues-fatura-20-mil-milhoes-e-emprega-quase-86-mil-pessoas/
resumindo, queres comprar um carro bom e barato? sai da europa porque cá pagas um extra para o governo
Os neoliberais ocidentais não se ficaram por estas medidas! A fase seguinte será a uberização do trabalho na Europa, para estas grandes multinacionais manterem as mais valias escandalosas.
Não se enganem, nada será em beneficio do cidadão mas sim das grandes corporações financeiras…
Desculpa lá, agora temos livros escolares grátis, creches grátis, escolas grátis, começamos a ter transportes públicos grátis, hospitais grátis reduções de horários de trabalho mais dias de folga e ferias e ainda acham que nada é em beneficio do cidadão.
É que na China trabalhas de sol a sol por uma taça de arroz e com sorte ainda te deixam ir a casa uma semana por ano .
É isto que querem para a Europa?
Já alguma vez foste à China? Pelos teus comentários, parece-me que não.
Se aquilo é assim bom porque não ficou por lá?
Alguma vez o Ricardo já visitou a China? Quando? Onde? Para fazer este tipo de comentário, é necessário conhecer a China profundamente. Eu vou à China várias vezes por motivos de negócios e também tenho familiares a viver lá. Dou um exemplo: muitas pessoas escolhem viver na China, incluindo europeus e americanos. Só em Xangai, há cerca de 163.000 residentes estrangeiros. Isso mostra que a cidade oferece oportunidades e qualidade de vida que atraem pessoas de todo o mundo. No ano passado, também encontrei muitas pessoas a falar português na rua. Este exemplo é apenas de uma cidade. E, não vale a pena vir com a conversa de “pagar com uma taça de arroz”…
B@rão, quando não temos conhecimento de causa devemos ler para ficar-mos informados! Agora tu baseias-te no disse que disse propagandistico…
Recomendo-te que comeces a ler as políticas neoliberais para veres o caminho que nos espera
Eu já estive na China passagem de curta duração. mas já lá estive, em Changzhou, quando chegas de avião vez a poluição por cima da cidade, incrível os níveis de poluição, o aeroporto era qualquer coisa de extraordinário e moderno, mas isto é para turista ver, de resto fora das principais cidades é pobreza estrema,
Ao que parece muitos comentam por aqui mas nunca saíram cá do retângulo
Eu conheço bem o mundo que me rodeia, e não é pela tv ou Youtube, é ao vivo e a cores, viajo de mochila às costas durante um mês em cada país, não levo nada reservado, não ando só nas zonas turísticas, ai não vês o país, vês o que querem que tu vejas.
Quem vier a Portugal e andar só pelas zonas turísticas que ideia leva de Portugal e dos Portugueses?
À ok! Curta duração dentro do aeroporto e a foto está feita.. Assim lês o mundo! Quando o preconceito te acompanha tu não vês nada, já está definido na tua cabeça a visão do que vês…
Barão, eu visito a China frequentemente desde há décadas.
Aterro em Beijing ou Shanghai e depois vou para outras zonas.
Só lhe digo que em 20 anos a China deu um salto na qualidade de vida da população que contado até custa a acreditar.
Dou-lhe dois exemplos…
Anos 2000, só se via sucatas a circular nas ruas, o melhor que se via era uns táxis Citroen BX, luxo, mais caro que os táxis normais, Geely.
Via-se muita pobreza.
Um almoço para mim e as minhas amigas custava no máximo o equivalente a uns dez euros, sem olhar a poupanças na hora de pedir.
Ano actual, vá lá ver os automóveis que andam nas ruas agora.
Um almoço é mais caro lá que aqui…
Continua a haver pobreza?
Claro que há, mas é muito menor que antigamente, sem comparação.
Já viu quantas pessoas lá vivem?
Nós que somos meia dúzia é pobreza por todo lado imagine eles então…
Em 20 anos a diferença parece de séculos…
Cada vez que lá vou fico admirado com o que vejo.
Sou bem capaz de ir para lá viver em definitivo na reforma…
A cidade de Hangzhou é algo de especial…
E tu já foste a China?
Irem te buscar ao aeroporto para veres um negócio qualquer e voltares também não te faz conheceres um país.
Tu quando tens a casa a venda no dia da visita tens a caso limpa e arrumada como talvez não tens nos outros dias, tentas vender o teu produto da melhor forma possível, assim faz a China, mostra-te o que queres ver e esconde a realidade.
Barão, o que os europeus querem para a Europa, pelo menos boa parte deles, é virar o rabo para o ar e rezar não sei quantas vezes por dia.
Ao menos pausas durante o trabalho não vão faltar.
Em relação aos Chineses , eles sabem tomar conta de si, não precisam das suas preocupações.
Preocupe-se mas é com o rumo que estamos a dar ao nosso pais e continente.
Barão, se quer ver gente a trabalhar de sol a sol por uma taça de arroz, metaforicamente falando, nem precisa de sair de Portugal.
Isso que fala era a China antiga.
As coisas agora não são assim.
A China, aquele país imenso e com população sem fim, que se deixou invadir por uma série de países com uma fracção da população e território, não existe mais.
Isso já lá vai, esqueça essas ideias…
Eu tudo o que puder evito made in china…
A UE pensa que a marcas chinesas não têm outros mercados onde vender. O grande problema é que as metas da UE vão cair por terra.
terem têm, mas não há mercado como o nosso, com tanto poder de compra como a UE
hahaha… Não acordes para a vida que não é preciso.
Pois, deve ter estado antes do COVID, talvez muito antes, porque agora não é assim.
– poluição – antes ia todos os anos á China, o nevoeiro de poluição era assustador, depois do Covid só fui no ano passado, fiquei espantado com a qualidade do ar e também o silêncio em cidades como Xangai, Cantão e até em Pequim ,embora não tanto como nas outras cidades, tudo devido aos carros e autocarros eléctricos, já eram para aí 40% do total, mas as motarizadas, essas eram a 100%. Foi aí que eu vi as vantagens dos eléctricos.
– qualidade de vida – a vida lá é muito diferente daqui, mas não é a miséria que você diz, mesmo no interior. E a nível de saúde estão melhor que nós, muito melhor, não há espera de meses por uma consulta, no máximo 3 dias, mas muitas das vezes é imediato. E teem aparelhos do mais moderno que há, lembre-se das imagens do Covid.
E se perguntar a um chinês se quer mudar de regime, 9 em 10 diz nem pensar, eles teem orgulho no país.
Agora, eu gostaria de viver lá? Não, claro, vivemos num paraiso
Estive na China em 2018.
Sim a nível tecnológico fiquei impressionado com o Aeroporto os carrinho do aeroporto têm um scâner para passares os bilhetes e depois um pequeno visor com o mapa do aeroporto onde te levava a porta de embarque tipo GPS, nunca encontrei nada igual em outros aeroportos.
“E se perguntar a um chinês se quer mudar de regime, 9 em 10 diz nem pensar, eles teem orgulho no país.”
Sim normalmente nos países com ditaduras as pessoas dizem o que querem sem receios, certo?
A resposta na pandemia da China primeiro foi o silencio total, depois foi soldar as portas dos prédios para as pessoas não saírem, realmente foi a resposta ideal.
Qualquer grande cidade Asiática dá 15 á 0 as capitais Europeias a nível tecnológico e ao nível imobiliário, eu vou a Bangcoc regularmente e todos os anos fico espantado com a evolução da cidade, eu fico na zona de Bang Rak districk, em frente ao edifício mais bonito que conheço Mahanakhon, procurem na internet por imagens a cidade não é comparável a nada , mas depois vês a miséria a volta, quando andas de comboio na Tailândia vês milhares de barracas junto a linha do comboio, crianças cheias de moscas barracas por todo o lado assim que sais dos grandes centro , eu tenho a possibilidade de poder viajar e faço com muita regularidade, e não sou turista, sou viajante, parece a mesma coisa mas não é, vejo miséria por aqueles lados como já não se vê na Europa à anos, esquece, mal ou bem temos serviços sociais.
temos de prolongar a grande muralha e fechar os chineses lá dentro
Tens que ter cuidado que os chineses comem cérebro de macaco, muito cuidado!
Oh Ar, é o novo aeroporto, é a ponte nova e agora prolongar a grande muralha?
Não acha que é obras a mais?
Somos riquíssimos mas nem tanto assim… Lol…
Caro Ar Condicioná,
Li o seu comentário sobre a necessidade de “prolongar a grande muralha e fechar os chineses lá dentro” e gostaria de expressar a minha preocupação em relação ao conteúdo do mesmo.
A afirmação que sugere “fechar os chineses” é, a meu ver, problemática e carregada de conotações racistas. Essa generalização desconsidera a rica diversidade e a individualidade das pessoas. Além disso, não existe um contexto histórico recente que justifique tal afirmação, uma vez que Portugal e a China não estão em guerra.
Ademais, é importante refletir sobre a viabilidade de tal ideia. A noção de que Portugal poderia exercer um poder militar para realizar um ato como esse é irrealista e contrária aos princípios dos direitos humanos e da soberania individual.
Mais, os Chineses já lhe fez mal a si ou à sua família, para ter este discurso? Quando e como?
Acredito que devemos promover o respeito e a compreensão entre diferentes culturas, em vez de perpetuar o medo e a hostilidade. É fundamental que todos nós tenhamos cuidado com as palavras que escolhemos, pois estas podem impactar negativamente a sociedade como um todo.
Agradeço a sua atenção e espero que possamos ter um diálogo mais construtivo e respeitoso.