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Comissão Europeia abre investigação sobre ajudas a marcas de carros elétricos chineses

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Elia says:

    A Volkswagen deixou de ser competitiva e quer continuar a ter o monopólio a qualquer custo.

  2. David Guerreiro says:

    Se fosse só nos carros que há ajudas estatais… É em muita coisa, desde os envios grátis da China, com o governo a pagar os portes para fomentar as exportações. E também as lojas dos chineses implantadas no ocidente com auxílios do governo chinês às rendas.

  3. Alves says:

    Era normal isto acontecer, estamos só no começo muitos achavam que a América não ia fazer pressão ou até a Alemanha para criar sanções para banir os veiculos e outros equipamentos chineses que mexem com a economia?

    Não se metam a comprar coisas chinocas de 40k ou mais porque já deu para perceber que de um momento para o outro fica tudo banido até peças e se China atacar Taiwan isso acontece mais rápido do que pensam, depois ficam com um mono em casa que perdeu 80% do valor ou mais…

  4. Nexx says:

    Assim se prova que o peso e poder dentro da UE é claramente diferenciado , e quem manda é mesmo a Alemanha !
    Quando o mercado da UE abriu portas ás importações da China India Bangladesh do calçado, lanificios ,confeções, vidro , entre tantos outras pequenas e médias industrias e devastou esses sectores conduzindo á falência e desemprego em massa com o argumento “da globalização e livre comércio” não houve qualquer problema porque a Alemanha não sofria com isso e comprava os produtos mais baratos.
    Agora que a principal industria deles pode sofrer as consequências do “livre mercado” já existe um problema , cambada de hipócritas por isso estou convencido que o fim da UE é mais que previsivel pois esta parcialidade nas politicas só cria descontentamento que eventualmente conduzirá á desagregação.

    • Jusiaf says:

      Têm toda a razão, em Portugal é só gente convencida que é incapaz de perceber o que quer que seja e depois acham estranho os políticos saberem que os governados são uns parolos.

  5. Aves says:

    Diz o “Público” que: Na definição do Parlamento Europeu, há dumping “quando as empresas estrangeiras que procuram ter acesso ao mercado europeu vendem os seus produtos a preços anormalmente baixos”. É uma “forma de concorrência desleal” porque “os produtos são vendidos a um preço que não reflecte o custo real”. “Isto torna extremamente difícil que as empresas europeias possam competir em igualdade de circunstâncias.”
    Habitualmente verifica-se se há dumping comparando os preços na UE e os preços no país de origem – se forem mais baixos na UE há dumping. A seguir vê-se se são as empresas a praticá-lo, para ganhar quota de mercado, ou há subsídios estatais à produção e exportação.
    Então e no caso dos veículos elétricos chineses, mesmo que não haja uma diferença significativa entre o preço na UE e na China – mas o governo subsidie fortemente a produção de veículos elétricos e (baterias) para a exportação e o consumo interno? Na mesma, são mais baratos na UE – tem sido noticiado que em média são entre 10% e 14% abaixo, podendo ir até 33%.
    A Presidente da Comissão Europeia nem quer saber do dumping, parte já para a investigação aos subsídios massivos do governo chinês. Mas isto com punhos de renda – vai partir pra a China um representante da UE para negociações com responsáveis chineses. E por que é que a UE não parte já para medidas drásticas, como o aumento das taxas de de importação ou condicionamento da importação de veículos? Porque na UE nem todos querem o mesmo – a China subsidia principalmente as empresas estatais de veículos elétricos, mas também de outros fabricantes, como a VW (e a Tesla) que produzem para o mercado interno chinês e a exportação. Sobretudo a Alemanha que tem na China um grande parceiro comercial, nãao quer ouvir falar em sanções à China – e das correspondentes retaliações.
    Por isso, está-se à espera que a investigação prossiga em banho-maria.

  6. Pedro says:

    Europeus a serem europeus em vez de tentarem competir em termos de preço não, vamos banir aqueles gajos daqui ou vamos meter uma taxa de 90% para podermos continuar a cobrar 40k pelo nosso chassis com 4 rodas

  7. Yamahia says:

    “A investigação anti-subsídios abrange carros movidos a bateria da China, incluindo também marcas não chinesas fabricadas lá, como Tesla …”
    A Ursa e o Timmers podiam começar por acabar com a estupidez dos créditos do carbono ao Moscas e escusavam de investigar! Para mim estão é a enrolar…

    • JL says:

      e pagavam a quem ? à VW ?
      looooool

      • Yamahia says:

        Não pagam a ng. São apenas créditos. O Moscas é que depois os vende a quem deles precisa para cumprir metas. Isto é só estupido. Quem os compra não passa a poluir menos, apenas fica sem o dinheiro que poderia ser útil para outro tipo de investimentos mais amigos do ambiente. lool

        • JL says:

          Então você não pode vender créditos ? seja do que for ?

          Foi mesmo para isso que foram criados.

          Passa a poluir pagando mais, é a politica do poluidor pagador, ou quer que recebam para poluir ?

          Então invistam, estão à espera de quê ?

          • Sousa says:

            É pá só deves comer gelados com a testa! Bem se vê que és vendedor de EVs chineses.

          • JL says:

            Já mudou de nick outra vez ?

            Ah agora já é de chineses ? LOOOOL

          • Yamahia says:

            1º A venda de créditos de carbono pela Tesla é uma forma de explorar uma brecha legal, feita lei idealizada pelos mentecaptos que governam a UE, que não reflete o verdadeiro impacto ambiental dos seus carros elétricos, que dependem da geração de energia elétrica, que na sua maioria é proveniente de fontes poluentes ou não renováveis, o que só por si pode fazer deles tão ou mais poluentes que os ICE quando em circulação.
            Depois ainda temos o fabrico da bateria que é o desastre ambiental que se sabe e a desejada reciclagem, que mesmo que um dia venha a ser viável vai consumir novamente enormes quantidades de energia no processo.

            2ºA venda de créditos de carbono pela Tesla é uma forma de distorcer o mercado e criar uma vantagem competitiva injusta para a empresa, que pode vender mais barato os seus carros elétricos à conta dos otários que governam a UE que não conseguem ver que com isso só estão e contribuir para a destruição de uma das suas principais industrias e força de trabalho, sem oferecer um benefício proporcional ao meio ambiente.
            Vêm agora com a tanga que vão policiar/investigar os preços dos autos vindos da China. loololol
            Mais tretas para encher chouriços. O carro eléctrico polui mais que os combustão. Se é para o utilizador poluidor pagar, comecem pelos elektros que se acaba logo a brincadeira e com esta fantochada!

          • JL says:

            Na sua maioria ? então prove lá que é na sua maioria…

            Tão ou mais como ? quem criou isso não soube o que fez e você sabe ? LOOOOL

            Então e as fabricas que compram esses créditos produzem energia com paineis ?

            Desastre ambiental onde ? nos seus sonhos ? ou pesadelos neste caso…

            Sobre a reciclagem é igual aos outros, consome energia também.

            Os outros não o fazem porquê ? não são inteligentes o suficiente ?

            Polui mais ? então prove lá isso ? mais uma vez, já que nunca conseguiu.

            Tá visto que os ambientalistas andam todos enganados, e você é que está certo. LOOOOOOOOOOOOOL

          • JL says:

            Ahh, fantochada são os seus argumentos, que roçam o ridículo.

          • Yamahia says:

            Vc não acerta uma dass.
            Aguarde que o Timmers se retrate.
            Se esta cena da investigação não for mera retórica já estamos no bom caminho.
            Já fui buscar as pipocas eheheh

          • JL says:

            Você é que não acerta uma, senão não estava sempre a repetir o mesmo disparate a tentar que ele passe a ser verdade.

            É isso, espere sentado e não coma muito depressa, senão acabam .

          • João says:

            Yamahia, não entendo como consegues continuar com os mesmos argumentos… ao menos que fossem verdadeiros, mas não, nada mais que argumentos falsos e desnecessários para manteres a tua posição… enfim, faz me lembrar aqueles animais com uma palas sabes quais são?

          • Yamahia says:

            @João, não me digas q és dos q acreditam q os elektros geram zero emissões.

          • JL says:

            Os electricos geram zero emissões sim, já viu algum com escape ? é hipocrisia considerar as emissões destes fora deles quando nos outros não consideram, simples assim ?

    • Pedro says:

      Investissem mais cedo agora a rota a guita a quem fez o investimento a fiat nunca quia saber agora todos os anos paga milhões à tesla pelos créditos é a vida meu amigo a tesla só está a receber os lucros de ter sido a 1º e meter toda a gente a trabalhar em elétricos quem se atrasou só tem de arrotar e eu até acho que pagam pouco

      • Yamahia says:

        Ainda se as baterias e a electricidade não poluíssem de facto, um gajo até papava isso… Como não é isso que se verifica, cheira mais a subornos por debaixo da mesa do que outra coisa qq.

        • JL says:

          Até você polui quando escreve aqui.

          • Yamahia says:

            E mais uma vez a comparar a formiga com o elefante. Vc não tem emenda.

          • JL says:

            Neste caso o elefante são todas as pessoas no mundo, já que os ve são um nicho. Ou agora não é assim ?

          • Yamahia says:

            Tenha juízo. Um carro consome em 5minutos o q um telemóvel consome num ano 24/24.

          • Yamahia says:

            Com a agravante de grd parte desses carros não dispensaram a bengala desses mesmos telemóveis, consumindo ainda mais recursos destes.

          • JL says:

            Então e só conta com o telefone ? ah boa, é como as comparações absurdas que faz com os VE, nos ve tudo conta, desde o minério até à reciclagem, no a combustão só conta o que o IMT tem declarado.

            Nos telefones é igual, só conta o telefone, tudo o que o envolve para ele funcionar, desde servidores, antenas e tudo mais, fica de fora.

            Boa boa, depois em alguns posts fala de hipocrisia.

            Não dispensam ?? porquê é preciso ter um telefone para ter um carro ?

        • Pedro says:

          Mas poluem muito menos e durante toda a vida do carros não andam a poluis as cidades, pagam os créditos a tesla para a tesla investir na reciclagem de baterias porque já se viu que os outros são um 0 à esquerda

          • Yamahia says:

            “não andam a poluis as cidades”
            Portanto fazes parte daquele grupo de hipócritas que desde que mate lá longe tá td bem.
            Mas tens azar pq não vives n’outro planeta.

          • Pedro says:

            Não é questão de ser hipócrita é obvio que poluir nos grandes centros populacionais é 10 vezes pior porque aí acrescentas outro problema de saúde, uma coisa é ter uma fabrica que emite toneladas de CO2 no meio do campo outra coisa é ter essa fabrica no meio da cidade. Tu nos campos podes ter fatores atuadores como arvores que consomem grande parte do Co2 a não ser que contruas um central park no meio da 2ºcircular, por exemplo o central park em nova iorque é estimado consumir 500 mil kg de CO2 por ano, em portugal já ouve a ideia de tirar 2 faixas à 2º circular para colocar arvores no meio mas com o transito torna-se pouca fiavel esta opção

          • Yamahia says:

            Vê este vídeo e reflecte um bocadinho antes de emprenhares pelos ouvidos:
            https://youtu.be/stxkY2JelZ0?si=sNVbq3Ce2dhXmr-I

            As Centrais do Pego e de Sines tb estavam no meio do campo. Tal não impede que os gases venenosos e partículas fossem levados para as cidades pela acção dos ventos. E talvez por isso fecharam-nas. Contudo tivemos que começar a importar cerca de 2.5 mil milhões de € de electrifidade suja. Mas segundo o ministro da altura não faz mal pq a poluição é do outro lado da fronteira. Hipocrisia no seu melhor!
            Contudo mantêm-se “n” termoeléctricas em operação em PT oficialmente a gás, cujos efeitos nefastos chegam tb às grandes cidades exactamente pela acção do mesmo vento!
            O Carro a combustão faz melhor se usado em longo curso

            Antigamente com Marrocos, a Península tinha saldo exportador. Hoje a Península tem e muito saldo importador e ainda dá para passar para França. Essa energia é proveniente do Carvão, entra pela porta do cavalo e não paga taxa de carbono! Mais hipocrisia!

            O carro electrico não resolve porra nenhuma nas grandes cidades. Apenas vai continuar a provocar maiores congestionamentos nas já mais que saturados meios urbanos à medida que crescerem. A solução para a mobilidade não é essa passa. Passa por TP, bici’s a pedal e a pé.
            O Veículo elétrico por ser um carro mais pesado que o seu semelhante a combustão, emite maiores níveis de particulado resultante do desgaste dos pneus e do alcatrão. Tão ou mais grave que o escape dos carros a combustão.
            Os carros eléctricos não chegaram para salvar o que quer que seja para o comum dos mortais. O carro eléctrico veio para servir meia dúzia de interesses instalados!

          • Pedro says:

            Portanto poluir nos campos faz mal porque uma parte chega as cidades mas poluir diretamente na cidade já na boa, por falar em hipocrisia.
            Portugal já usa 60% de energias renováveis portanto é continuar até atingir os 100% quando chegarmos lá mandas as termoelétricas dar uma volta e já agora começar a investir também no nuclear se não continuamos a ser os mais atrasados da europa. Metam os olhos na noruega já há mais elétricos que a combustão e há eletricidade para todos.

          • JL says:

            @Yamahia, quando poder deixe ai o “lado verde das energias negras” assim podemos comparar.

            Curioso sempre falar de termo-electricas, quando depois defende soluções que necessitam 5 e 10x mais delas.

            Isso sim é hipocrisia.

          • JL says:

            ““não andam a poluis as cidades”
            Portanto fazes parte daquele grupo de hipócritas que desde que mate lá longe tá td bem.
            Mas tens azar pq não vives n’outro planeta.”

            Nos outros também não é assim ? quantos morrem todos os anos, e quanto poluem ? olhe mais um:

            https://reliefweb.int/report/peru/repsol-una-catastrofe-que-se-pudo-evitar-impactos-del-derrame-de-petroleo-en-el-mar-peruano-y-en-los-derechos-de-la-poblacion-en-ventanilla

            Isto já é verde não é ?

          • Yamahia says:

            “Portugal já usa 60% de energias renováveis portanto é continuar até atingir os 100%”
            @Pedro, portugal não usa. Portugal produz nos meses bons 60%. Entre que se produz e o que se consome vai uma diferença muito grande. Uma diferença de 2.5 mil milhões € que todos os anos voam para Espanha!
            Na realidade Portugal consume 70% de fóssil
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcqpt2EocXi8jruzfXmQ?e=T2zzzq
            Não contanto com a de Marrocos a carvão que não é declarada!

          • JL says:

            Ninguém tem culpa que você escolha o fornecedor com menos energia renovável. Escolha outro, como eu , que é 100% renovável.

            Curiosa a afirmação para quem defende soluções que gastam 10 x mais electricidade.

          • Yamahia says:

            “Escolha outro, como eu , que é 100% renovável.”
            Loool, ao fim deste tempo todo ainda anda convencido que tem um cabo dedicado ao parque eólico aí do sítio nos dias de vento. E outro cado dedicado ao parque solar para quando não há vento mas há sol? E ainda outro à barragem para quando não há vento nem sol mas há água?
            E qd não há nenhum dos 3, liga o 4º cabo onde? eheh

            “Curiosa a afirmação para quem defende soluções que gastam 10 x mais electricidade.”
            Se as opções a que se refere gastam 10x mais, fabricar baterias e arrasar com património protegido gastam 100x mais:
            “O Parque Nacional da Peneda-Gerês, no extremo noroeste de Portugal, entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, é a ÚNICA área protegida portuguesa classificada como Parque Nacional.”
            https://www.visitportugal.com/pt-pt/destinos/porto-e-norte/73747
            Além disso o parque é certificado como PAN Park, um galardão atribuído a apenas 11 parques europeus com uma área não inferior a 20.000 hectares, em que a zona sem intervenção humana tem uma área mínima de 10.000 hectares, para que a fauna e flora se desenvolvam livremente!
            É com este tipo de coisas que a tecnologia que vc defende vai acabar…Se os governos yesman deixarem. Para já os Sérvios que tb devem ter as suas belezas e têm 15x+lítio que nós, mandaram os elektros dar uma volta ao bilhar grande!

          • JL says:

            Se não acredita no meu fornecedor porque vou acreditar no seu ? Paga mais a ele?

            A minha não, a sua é que vai, já que precisa tanto de minerais como 10x mais de produção eléctrica. Ou isso não lhe diz nada.

            Mas já sabemos que você é que está certo, e os ambientalistas, cientistas, políticos e tudo mais está tudo errado, estranho você não estar lá. O mundo anda a dormir, só você é que está acordado. Incrível.

  8. Vasco says:

    A fascista a seguir as ordens diretas de Washington.
    Novidades, há?

  9. EEQTR911 says:

    Muita trafulhice na atribuição destes fundos para a farsa do carro elétrico.

  10. Anónimo says:

    Que poder tem a Comissão Europeia para dizer à China o que pode ou não pode fazer?

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