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Toyota diz que prefere pagar pelas emissões do que “desperdiçar” dinheiro nos elétricos?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. JL says:

    Quem vai pagar é sempre o cliente…..

    • NunoManuelAlves says:

      Quem e o idiota que vai pagar por..corolla foleiro 40 mil ou mais com um motor ineficiente e a andar a sumo de dinossauro, estes gajos da Toyota até mentir aí clientes fizeram com campanhas enganosas nos nórdicos, a dizerem que tinham mais de 20 modelos de carros elétricos para venda resultado .: retiraram todas as publicidades retiraram os comerciais da TV, malta e malta a chegar com carros em cima do reboque sem o tal.sumo e a magia do nao precisa de cabos para carregar, foi uma parodia biblica :):):):):):) enfim

  2. jota says:

    Prefere pagar? Em 1º lugar não são eles que pagam, são os clientes, em 2º lugar quem paga é o ambiente, não é a Toyota!

    • TT says:

      O ambiente vai pagar porque a toyota com os recursos de um só eléctrico faz 90 automóveis normais e com isso poupa ao ambiente toneladas de CO2! E não venha com a história das emissões zero dos EV porque isso é uma valente treta! É propaganda, não existe energia eléctrica sem emissões de CO2

    • João+Carvalho says:

      Isto não é/gera poluição?

      – Emissões de gases de efeito estufa (GEE), no processo de fabrico
      – Poluição do solo e da água, causada pela mineração de minerais para as baterias e um inadequado descarte das mesmas.
      – Consumo de água para O processo de fabricação de baterias.
      – Resíduos e reciclagem
      – Vida útil mais curta, sendo a bateria responsável por cerca de 50% do valor do carro, quem vai comprar um usado com baterias degradadas?

      Os únicos aqui a sair beneficiados, são os fabricantes!

  3. Gonçalo says:

    Eu já ouvi nisto numa empresa e nome dela era nokia

  4. X says:

    Pagamos todos de uma maneira ou outra, o ambiente é o nosso ecosistema que nos mantem vivos, não há nada que se faça que não tenha consequencias.

  5. David says:

    As marcas estao a abrandar na produção de automoveis no geral…
    A Polestar aparentemente está com algumas dificuldades…
    A VW parou ou reduziu a produção de eléctricos
    A Mercedes também…

    Não se sabe para onde caminhamosmas que te vão está caro… aí está está…

    • Realista says:

      Entretanto as vendas aumentam 30% só na Europa em Janeiro…

      • Zé Fonseca A. says:

        Não foi de evs, foi electrificados, precisamente aquilo que a Toyota defende

        • Realista says:

          https://www.acea.auto/files/Press_release_car_registrations-January_2024.pdf

          In January 2024, the EU new car market rebounded from the slowdown experienced in December 2023, with year-on-year car registrations increasing by 12.1% to 851,690 units.

          Continua a chorar, mas a verdade é que estamos em transição.

          • Anung says:

            Lol, tu nem sabes interpretar um gráfico e depois os outros é que choram LOL

          • Realista says:

            @Anung, lê o resto… Hahaha

          • Artur Morais says:

            Postaram noutra publicação que esse link não é nada fidedigno por isso, só por ai perdeste a razão toda. Chega de tentar enfiar nos outros a realidade própria se gostam força, mas deixem as outras pessoas em paz sinceramente, faz lembrar a história das vacinas, vacina-se quem quiser, ninguém é obrigado a nada.

          • Realista says:

            Portanto a associação dos produtores europeus de automóveis é uma fonte pouco fiável dos quais são membros a BMW, Volvo, Toyota, Ferrari, Ford, Honda, Hyundai, Mercedes, Nissan, Renault, Volkswagen…

            Exato.

          • Toni da Adega says:

            @Artur Morais se estes valores não são verdaddeiros, onde é que se pode encontrar os valores reais das vendas de veiculos?

          • Yamahia says:

            @Realista. Não ando no para arranca.

            @Mr Y híbridos são carros a combustão.

            @JL, não cresceu. As outras opções cresceram mais com a retoma do sector, logo os BEV regrediram na participação de mercado.

          • Realista says:

            Do outro lado do lago:

            FORD – The results included an 81% jump in EV sales and roughly 32% uptick in hybrid models

            https://www.cnbc.com/2024/03/04/ford-february-sales-hybrids-evs.html

            Os veículos elétricos e eletrificados já representam 10% das vendas totais da Ford nos EUA.

          • Realista says:

            A maior parte dos carros anda no para-arranca das cidades…

            E não é porque tu não andas que todos os dias que temos a necessidade de um 2.0tdi para fazer isso.

        • Realista says:

          In January 2024, new battery-electric car sales surged by 28.9% to 92,741 units,
          representing a total market share of 10.9%

          (…)

          In January 2024, the EU petrol car market expanded by 4%, propelled by notable increases in key markets such as Italy (+26.7%) and Germany (+16.9%). Despite maintaining its lead with 35.2% of the market in January, the share of petrol cars decreased from 37.9% in the same month in 2023

          Continua a chorar, mas a verdade é que estamos em transição.

          • Yamahia says:

            Estás a ver mal @Realista.
            O factor que importa é que os elektros levaram um “drop” de todo o tamanho em JAN de 2024.
            “January 2024; battery electric 10.9% market share” É aqui que tens que tirar conclusões. A média da quota de mercado nas vendas dos elektros na UE já era de ~15% durante 2023. Janeiro foi um duro golpe nas expectativas de crescimento da indústria mentirosa. Significa que muitas carecas foram descobertas e de facto foram!

          • JL says:

            Se foi um duro golpe, como cresceu ?

            Engraçado como os propagandistas da mentira da MC continuam a tentar aldrabar os números quando os mesmos dizem que cresceram.

          • Realista says:

            Os carros a petróleo descem de 37.9% para 35.2% apesar de um aumento do mercado de 12%…

            Isto sim é um tombo.

          • Yamahia says:

            Os carros a gasolina agora é moda virem associados a um sistema híbrido. Portanto subiram e bastante!

          • Mr. Y says:

            @Yamahia
            Os híbridos vão valer a pena apenas até quando a autonomia das baterias for baixa

          • Realista says:

            Realmente, moda é pagar balúrdios para andar no para-arranca…
            Vá-se lá saber.

  6. Vasco says:

    e o ambiente que se f%$a?

    • Zé Fonseca A. says:

      Ainda acreditas nessa mentira?

      • Gonçalo says:

        Qual mentira que um carro elétrico não polui cidades enquanto os fumarentos é fumo o dia todo eu compreendo que não gostem de elétricos cada um está no seu direito mas teorias da conspiração tenham paciência é so ter 2 dedos de testa vão respirar um tubo de escape para ver se vos faz bem à saúde

        • Yamahia says:

          O problema é global, não é por haver mais ou menos fumo nas cidades da UE que se vai salvar o planeta.
          Na vdd para haver menos fumo na tua cidade, outras há no outro lado do mundo onde milhares de pessoas sucumbem diariamente aos efeitos colaterais da mineração para baterias!
          Na realidade os índices de emissões globais até aumentaram a cada ano desde que começou a corrida às baterias para automóveis elektros!

          • JL says:

            E não sucumbem à poluição da extração, transporte, refinação e consumo de petróleo ?

            Aumentou ? Lloooooool
            Deve ser mais uma das suas invenções, é como o peso da marreca do Toyota, que ainda estou há espera da resposta.

          • Yamahia says:

            Marreca tem os elektros.
            Qual a marreca que tem um H2 a combustão? Não estou a perceber!

          • JL says:

            Então mas qual o peso da marreca do Toyota corolla GR H2 do outro artigo ?

            Ainda não sabe ? É que até é mais pesado que um model 3…..

          • JL says:

            Então já sabe o peso da marreca do Corolla ? Lol

          • JL says:

            Então já sabe o peso da marreca do Corolla ? Lol

        • TT says:

          Estás preocupado com a poluição nas cidades, mas já não estás preocupado da poluição provocada pela extração do lítio no interior, já não te afecta que se lixe, é como diz o ditado, olhos que não vêem coração que não sente! E já agora extração de cobalto em África por crianças queres saber ou também não?

          • Realista says:

            É preciso Cobalto para refinar o petróleo sendo que a extração deste minério já era elevada anteriormente.

          • Mr. Y says:

            Sim, porque a extracção do petróleo é uma coisa linda de se ver. E caso não saibas o lítio e o cobalto não são exclusivos das baterias. Só agora é que te preocupas com isso?

          • Yamahia says:

            Não @Realisa, a extracção de cobalto era muito baixa e perfeitamente sustentável até ao surgimento da febre elektra:
            Consumo de cobalto em 2011 (todas as industrias)……..75 mil toneladas
            Consumo de cobalto em 2022 (todas as industrias)…….190 mil toneladas
            https://es.statista.com/estadisticas/1140129/produccion-de-cobalto-refinado-en-el-mundo/
            Onde está o wally?
            Agora com desenhos
            De acordo com um relatório da Benchmark Mineral Intelligence, as indústrias que consumiram mais cobalto em 2022 foram:
            -Indústria de baterias: A indústria de baterias foi o maior consumidor de cobalto em 2022, representando cerca de 55% da demanda total

            -Indústria de aço: A indústria de aço foi o segundo maior consumidor de cobalto em 2022, representando cerca de 30% da demanda total

            Indústria de iman’s: A indústria de ímãs foi o terceiro maior consumidor de cobalto em 2022, representando cerca de 10% da demanda total. O cobalto é usado no fabrico de ímãs permanentes de motores elétricos e discos rígidos.

            -indústria de pigmentos consumiu cerca de 5% do cobalto global em 202

            A indústria de catalisadores consumiu cerca de 2% do cobalto global em 2022. O cobalto é usado no fabrico de catalisadores para uma variedade de reacções químicas, incluindo a produção de combustíveis .

            Portanto apenas com as baterias e os iman’s para os carros elektros vai-se cerca de 65% de todo o cobalto. Por outras palavras, todo o aumento de produção desde 2011 foi absorvido pela indústria do carro elektro.

          • Mr. Y says:

            @Yamahia
            É compensado pela menor procura por petróleo. Não achas isso positivo?

          • JL says:

            Então e o aumento de produção de baterias para todo o tipo de gadget, baterias solares entre tantas outras atividades que o usam, até as tintas.

          • Realista says:

            https://www.statista.com/statistics/265203/global-oil-production-in-barrels-per-day/

            De 2011 a 2022 o consumo de petróleo também aumento superior a 10% para além do consumo de todo o tipo de aparelhos que agora são alimentados por baterias desde berbequins, a auscultadores, relógios, drones, aspiradores, moto-serras… e por aí fora.

            Mas vamos culpar os VE. 🙂

          • Fernando Pinto says:

            Tive aqui a ler cada comentário quase tudo desfasado da realidade e as bateria de sodium que não tem litio cobalto e manganes e são 100% recicláveis e não pega fogo ninguém fala só se viram para o lítio falem agora na poluição e extração de sodium de sal a superfície enfim!

          • Pierre says:

            Mentes fracas

        • Zé Fonseca A. says:

          a mentira que isso importa

    • Joao Magalhaes says:

      O ambiente agora é moda, se houvesse tanta preocupação com o ambiente íamos morar para cavernas, claramente a maioria não dispensa do seu estilo de vida moderno, cada vez é preciso mais energia para todos os nossos brinquedos, rapaz, a vida é assim, excesso de pessoas no mundo, tudo vai acabar um dia, provavelmente já cá não vamos estar para ver.

  7. cK says:

    Finalmente uma empresa que sempre disse que os elétricos não são o futuro mas sim o hidrogénio

    • JL says:

      Nunca disse que hidrogénio era o futuro, e por acaso esses também são eléctricos.

      Eles próprios já desistiram dos a hidrogénio, isto para ligeiros de passageiros.

    • Rui says:

      Curioso que eles próprios já desistiram do hidrogénio atualmente estão só a chutar para canto a dizer que elétricos não mas também não têm nenhuma tecnologia inovadora quanta hipocrisia. Os elétricos têm sucesso porque é a melhor alternativa atualmente, se a toyota inventar um carro a andar a agua salgada vais ver que vai ser um sucesso até lá abram a boca quando tiverem alguma coisa de relevante para dizer se é para dizer que não gostam de elétricos mas também não têm alternativa mais vale estarem calados

      • Yamahia says:

        Parece que não desistiram @Rui e @JL:
        “As vendas europeias do Toyota Mirai 2024 tiveram início, no mês passado de fevereiro. Este verão, a Toyota vai fornecer 500 Mirai de emissões zero para apoiar Paris 2024, como parte de uma frota totalmente eletrificada de mais de 2.650 veículos de passageiros que está a fornecer no seu papel de parceiro mundial de mobilidade do Comité Olímpico Internacional (COI) e do Comité Paralímpico Internacional (IPC). Após os Jogos, estas viaturas continuarão ao serviço da frota de táxis a hidrogénio de Paris.”
        https://www.toyota.pt/mundo-toyota/noticias/toyota-mirai-2024-eletrico-a-hidrogenio-renovado

        • Realista says:

          O Toyota Mirai custa €85.000…

          Então o M3 não era caro a €40.000 ?

        • Toni da Adega says:

          Portanto as vendas do Toyota Mirai são boas porque vão oferecer e provavelmente pagar para utilizarem 500 Mirai.
          Já agora os restantes 2.150 veiculos são de que tipo?

        • NunoManuelAlves says:

          Isto e verdade sim senhor não é mentira, mas vindo do Yamahia já se sabe como é… Mas confirmo eles vão fornecer estas anedotas com rodas embora metade dos atletas não vão conseguir entrar no carro porque não cabem lá dentro graças aos tanques de H2 que ocupam o interior do carro, a bombas de abastecimento de H2 devem estar fora e bem afastadas na aldeia olímpica, espero que alguém banque a compra do H2 encher um carro desses com 5 kilos são pelo menos 150 euros :):):) mal acabe no espaço de 7 dias esses carros são colocados de lado e vendidos por meia dúzia de tustoes porque ninguém os quer :):):):) mas um deboche da Toyota a marca.dos carros mágicos entretanto ontem mais agradecimento dos Moscas e dos chinos

      • Antonio+Vasco says:

        E quanto é que esta publicidade custou á Toyota? Você comprava um Mirai, mesmo se custasse 25,000€?

        • Yamahia says:

          @Anónio e @Realista, aqui a questão é afirmarem que a Toyota desistiu.

          @Realista, o M3 está a 40 mil pq o Musk não quer perder a mama dos créditos do carbono. Mas ao que parece a mama está a secar. Aguardemos serenamente.
          De qq forma o M3 ou qq outro elektro não vale o que pedem por eles.

          • JL says:

            Sim, desistiu, pode ler na notícia em cima.

            Mas afinal é a Toyota que precisa desses créditos….

          • Antonio+Vasco says:

            Pois não, valem mais, se se pagam a si próprios e ficam de borla aí fim de 8 anos de uso, está tudo dito.
            Tanto se fala de poluição dos outros aqui, mas ninguém quer saber da poluição aqui, á nossa porta, a poluição no Chile, ou na China, ou no Congo, essa é que é importante, em locais inóspitos, longe da população, essa é importante,
            Vocês não conseguem ver os lobies do petróleo a patrocinarem esses estudos a dizerem mal dos VEs?

          • Realista says:

            Portanto o M3 está mais barato porque a Toyota está a pagar para isso…

            Entretanto a Toyota tem um Mirai a €85.000 na versão base sem vendas…

            A Tesla é realmente muito burra.

          • Yamahia says:

            Como é que desistiu se voltou com um novo modelo para 2023 @ JL?

            @António, vc anda iludiso. A utilização de um carro elektro sai mais cara que um a combustão.

            @Realista. Até hoje que eu saiba a Toyota não teve necessidade de comprar créditos. Porque os híbridos cumprem os mínimos da política mentecapta da UE.
            Até hoje VW, Fiat, BMW, entre outros sofreram bastante com esta questão.
            Felizmente isto vai dar uma volta de 180⁰

          • Realista says:

            A Toyota compra empresas que possuem créditos para vender…

            No caso empresas de produção fotovoltaica e ainda em 2023 comprou uma empresa na arábia saudita desse género.

          • JL says:

            Não leu a notícia ?

            Não existe novo modelo, o modelo atual é de 2021.

            Sai mais cara para quem não os tem e inventa muito.

          • Antonio+Vasco says:

            Yamahia, você compre primeiro um Tesla e depois fale de custos, não fale do que não sabe. Já tantas pessoas aqui, possuidoras de VEs, lhe disseram que estava enganado, mas você insiste na mentira.
            Um VE é mais barato , o uso, em 70%.

          • Yamahia says:

            @António, certamente escapou-lhe:
            Preços electricidade vs diesel:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrPkVX9uLX14mmsvnlQ
            Poupança electricidade vs diesel:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrPkYovs7OlbytJsc5w

            Já agora, mesmo que tenha electricidade de borla, pode informar como consegue poupar para um carro novo em 8 anos?

          • JL says:

            Mas qual modelo novo ? O model é 9 mesmo de 2021, a nível de tecnologia não trás nada de novo, nem cara lavada, apenas trocaram o autoradio. Loool

          • JL says:

            Quando se aldrada as contas é fácil provar que não compensa..

        • TM says:

          @Antonio+Vasco, é um esforço inglório porque já fui acusado de esquemas de piramide porque disse e mostrei provas que os superchargers da tesla são uma bagatela, 0,25 centimos por KW e já ultrapassei os 2000 km no meu model 3 com apenas 40 euros. Estes mesmos 2000km no meu citroen c3 dão mais de 200 euros…e o preço do model 3 não é nada disparatado para aquilo que oferece…

          • Realista says:

            Eu nem sequer tenho um Tesla as confirmo esse valores porque os meu andam próximos.

          • TM says:

            @Realista, até eu achava que não era bom ter um EV por causa das baterias, carregamentos etc, mas depois de ter um e sentido a poupança que tive, não fazia sentido ir para um BMW serie 1 (algo que estava na altura a ponderar). Não vou dizer que não gosto de um bom carro a combustão e a sensação que o motor traz, mas eu em autoestrada quero saber das poupanças e do silencio.

          • Realista says:

            As vantagens não se ficam só pela economia, é pela simplicidade de viver com um EV:

            – Está sempre pronto a andar à velocidade máxima mal o ligues;
            – Não precisa de ficar à espera caso entre em regeneração;
            – não é preciso andar a ver níveis do óleo regularmente (e o seu estado) nem deita “pinguinhas” de óleo no chão.
            – Não é preciso estar horas à espera para fazer uma manutenção de rotina….

            entre outras vantagens.

          • Pierre says:

            É a minha próxima carroça

        • NunoManuelAlves says:

          Amigo oferecido já era caro mesmo com.o H2 financiado durante 3 anos, e oferta grátis do carro, esqueçam isso do H2 com rodas não aprova, só serve para fertilizar campos de cultivo e pouco mais

          • JL says:

            Nos EUA ainda é, todos os fabricantes deles em colaboração com o governo da Califórnia oferecem um cartão com 3 anos ou 15 mil dólares de combustível, ao preço que ele está não fazem à volta de 40 mil kms e vendem o carro, porque não estão para suportar esses custos, o carro com todos os incentivos ficam a custar à volta de 22 mil dólares, quando novo custa.cerca de 56 mil.

            Ao fim de 3 anos já é difícil vende-los por mais de 5 mil euros.

  8. Antonio+Vasco says:

    Isto é tudo conversa para fazer pressão sobre os governos para não incentivarem mais a colocação de postos de carregamento de forma a dar lhes tempo a recuperarem o tempo perdido no desenvolvimento de novas baterias, só que os chineses fizeram uma aposta há 15 anos nos carros eléctricos, estão sempre a investir mais , tomaram conta do mercado da matérias primas e vai ser muito difícil apanha-los.

  9. gttt says:

    A Toyota nao consegue competir naquele mercado, agora está com medo do que possa acontecer!

  10. Victor+von+Frankenstein says:

    Toyota o fim está próximo…

  11. Yamahia says:

    “”preparar algo como uma compra de crédito”,”
    O Musk já esfrega as mãos!

  12. Cláudia+Santos says:

    Fica muito mais barato. Até “obrigarem”, cada um faz o que lhe apetecer. Faz-me lembrar a reciclagem, tudo tão amigo do ambiente e só faz quem quer.
    O mais importante nisto tudo é definir quantas mais taxas temos que pagar por um elétrico neste país cada vez mais pequeno de dimensão e mentalidade. “portugal” dos pequeninos.

  13. prj says:

    O mundo nao está pronto para um enorme market share de carros eletricos, a energia eletrica já é usada em muita coisa e o mundo está longe de ser toda renovavel, nao está pronta para ser utilizada em todos os carros particulares de todo.

    Um carro eletrico tem elevados custos de produção, a curva em que um carro eletrico polui o mesmo que um a combustao é apenas quando o eletrico já tem mais de 100k kms, a grande questao é se quando chegam a estes kms ou antes precisarem de criar outra bateria, a curva já vai aumentar e a poluição dum eletrico é enorme.

    Ainda pra mais atualmente os problemas q as pessoas se queixam de eletricos(autonomia, força e ser rapido a carregar) só se resolvem com maiores baterias o que seria ainda maior poluição na produção das mesmas!

    A Toyota é a segunda maior fabricante mundial e sem duvida uma das melhores na engenharia, a opinião deve ser respeitada e tomada em consideração pelas entidades competentes.

    Recomendo este video já algo antigo

    https://www.youtube.com/watch?v=S1E8SQde5rk&pp=ygUcdGhlIGZ1dHVyZSBpcyBoeWJyaWQgY2FyIHRlZA%3D%3D

    • Mr. Y says:

      A vantagem das baterias é poderem ser recicladas. Agora se isso vai mesmo acontecer ou se irão assobiar para o lado e colocar na sucata e colocar uma nova não sabemos.
      É esperar e ver como o mercado se comporta…

    • JL says:

      Mas a Toyota defende abordagens que gastam muito mais energia, portanto ou a Toyota é cega, ou a sua análise está errada.

    • TM says:

      Portanto, quem viu esse tedtalk até ao fim facilmente chega á conclusão que obviamente os EV serão o Futuro, não interessa o que se possa dizer porque o unico senão é que a nossa tecnologia de baterias ainda precisa de ser aprefeiçoada. Conclusão disto é a mesma desde a criação do primeiro automovel a combustão, estamos no bom caminho mas precisamos de melhorar. Apenas a tristeza é defender que os veiculos de combustão são menos poluentes que os EV’s, basta meteres a cara no tubo de escape de qualquer carro e vamos ver em quantos dias vais ganhar cancro no pulmão.

      • Yamahia says:

        O mesmo para o escape de uma central termoeléctrica viveres numa mina!

        • JL says:

          Numa mina de crude ?

        • Realista says:

          Se for a central termoelétrica do pêgo ou a de sines pode-se bem viver…

        • TM says:

          As vezes eu questiono se terás algum problema do foro psicológico para usares respostas dessas….Acho que estatisticamente é mais facil levar com o fumo de um escape do que de uma central termoelectrica, mas tu la sabes

          • NunoManuelAlves says:

            TM o Yamahia é um OrK ele usa o poder da fé e se acreditar mesmo muito muito muito muito mesmo as coisas acontecem…. Só que afinal Não!!!!! ;):):):)

          • Toni da Adega says:

            Ele jura a pés juntos que veiculos electricos aumentam o ruido no centro das cidades e que veiculos a combustão sao mais silenciosos. Já se espera tudo.

          • Pierre says:

            Há com cada camelo por aí…. a Central Elétrica do Pego não fechou, não produz energia elétrica a vapor com fonte de energia a carvão, mas a Gás sim; isto é o grupo a carvão foi fechado, a gás continuará a operar por mais 20 anos.

            Deviam era colocar lá um reactor nuclear na parte do carvão… mas ouvem Nuclear e pensam logo em Chernob…. pobres mentes, o Nuclear é o futuro, sempre foi mas não interessa na roda Capitalista.

          • Yamahia says:

            Já tinha informado, @Pierre e por mais q uma vez. Mas está gente não se toca. Nada a fazer.

            Qt ao reactor, o Tejo passa um pouco longe e nem sempre com água suficiente

          • JL says:

            Você sabe muito bem que se queria referir a carvão, tanto que disse que era a mais poluente, e era verdade até fechar, a unidade a gás natural nem é a maior em Portugal, portanto nem é a mais poluente.

          • Yamahia says:

            “Top 10 em 2022…
            …Segue-se a Elecgás- Central de Ciclo Combinado do Pego com 17,1 Mt…”
            https://www.jornaldenegocios.pt/sustentabilidade/ambiental/amp/dez-maiores-poluidores-em-portugal-aumentam-em-18-emissoes-de-co2

            Novamente a ver se percebe.
            A central que todos fingem q não existe. Ja estou a perceber, não dá jeito à retórica elektra pq sozinha polui qs o mesmo q a refinaria.

          • JL says:

            A refinaria só polui 10% daquilo que os carros vão poluir ao usar os seus produtos, já os eléctricos…. Não…

            Está é retórica que a malta da MC não consegue ver.

          • Yamahia says:

            E o que a malta da ME não consegue ver é que apenas 30% do que se extrai do barril é usado em carros da malta da MC!
            Ou seja, desses 10% que vc fala, resultantes do trabalho da refinaria, apenas 3% são da responsabilidade da malta da MC, e apenas 1,5% e da responsabilidade da malta da MC portuguesa, porque o restante é exportado.

          • JL says:

            Não é 30%, mas sim 40% + 30% + a parte dos óleos.

            Não tente inventar, porque é 10% para cada tipo de combustível, não se lembra dos números das emissões na refinaria ?

          • Yamahia says:

            Não interessa.
            De um bidon saem muitos produtos essenciais à existência da humanidade tal como hoje a conhecemos.
            Não tem outro remédio que não seja continuar a refinar para obter os outros produtos. Terá que deitar fora o gasóleo e a gasolina se não tiver uso para estes combustíveis. Outrora chegou-se a deitar o gasóleo ao mar pq não havia onde o gastar e era a forma de conseguir espaço para continuar a refinar.
            Ou em alternativa abdica de tudo o resto:
            -Tintas e Vernizes: Usados para proteger e decorar superfícies entre outros.
            -Diluentes
            -GPL usado para aquecimento e em aplicações industriais entre outros.
            -Alcatrão: Componente usado em estradas e pavimentação.
            -Nafta: Fundamental na indústria petroquímica para fabrico de plásticos e polímeros.
            -Jet Fuel (Combustível para Aviões): Essencial para a aviação.
            -Componentes para Pneus: Materiais como borracha sintética.
            -Plásticos: Derivados do petróleo.
            -Componentes para Medicamentos: Alguns produtos farmacêuticos têm origem no petróleo.
            Como ficamos?

            Do gasóleo que antigamente era descartado no mar, sabemos que não é só usado pela malta da MC, conforme a malta da ME gosta de apregoar. É também usado nos camiões que lhe levam a comida à mesa, é usado nos datacenters pq a electricidade não é confiável, é usado nos hospitais pq a electricidade não é confiável, é usado para produzir electricidade na Madeira e Açores (ainda são 5% da população. Não é de desprezar como a malta da ME gosta de invocar). O Gasóleo até é usado para contribuir para o PIB do país ao permitir as exportações não só de camião, mas tb de navio. Alguns pequenos aviões tb usam diesel.(o AVS). Sem gasóleo tb não há pesca nem agricultura ou sequer puericultura!
            Portanto se no fim disto tudo a malta da MC usar 10% do gasóleo produzido na refinaria, extraído de cada barril, é muito dado que mais de metade da produção é exportada, contribuindo tb em larga escala para o PIB do país!

            Da gasolina sabemos tb que não é só usada pela malta da MC. Ela tb é usada em motas, em equipamentos de jardinagem e agricultura por ex cortadores de relva, sopradores de folhas, motosserras etc
            Há imensos barcos e outras embarcações a gasolina basta analisar a quantidade crescente nas marinas de PT, sendo que muitos já ficam ao largo pq não há estacionamento suficiente nas marinas. Fora os que vão e vêm de reboque de para o cais.
            A gasolina desempenha um papel importante na construção pois muitos usam geradores, compressores de ar, betoneiras e outros equipamentos de construção que funcionam a gasolina.
            Muita malta do TT e consequentemente as regiões envolventes dependem da gasolina, motas de mato etc, provas, circuitos de competição ou treino, quads,jet skis, motos de neve, karts e outros veículos recreativos também são movidos a gasolina e contribuem para o desenvolvimento regional de PT
            Também há equipamentos de emergência a gasolina, como geradores portáteis a gasolina mais uma vez porque está sp presente o fantasma da electricidade poder vir a cair e cai mais vezes que o suposto.
            Pequenos aviões leves de lazer que tb já não são poucos. Outros de maior porte para apagar fogos idem
            Portanto se no fim disto tudo a malta da MC usar 5% da gasolina produzida na refinaria extraído de cada barril, é muito dado que quase metade da produção é exportada, contribuindo tb em larga escala para o PIB do país!

            Em resumo: Deixe de meter tudo no mesmo saco!

          • Antonio+Vasco says:

            Yamahia, gostei de ver o seu longo post, e tem razão na maior parte do que expõe, mas há uma urgência incontestável :
            O clima está a mudar, e obriga a mudarmos as nossas ações, senão teremos um futuro muito parecido com certos filmes negros de ficção científica que á uns anos nos parecia muito improvável e agora estão já aí para acontecer.
            Temos que baixar a queima de combustíveis fósseis, a bem ou a mal.
            Assim, que outras soluções há? Ainda por cima a gastar uns 20% do custo dos combustíveis? E que poupa a nossa saúde e dos filhos? E que não enche os bolsos dos países produtores de combustíveis? E que é mais confortável de usar?
            Não vejo outra que os VEs. E que é uma mais valia, comprovo isso todos os dias

          • JL says:

            Não interessa o que sai, eles distribuem as emissões consoante o produto que sai, tanto que para a gasolina é X e para o gasóleo é Y, e para o querossene + Z, e por ai fora.

            A eletricidade também é usada para isso tudo, não entendo tanto preconceito com algo que todos usam.

            O resto fartei de ler tanto disparate.

          • JL says:

            Mas ainda gostava de saber porque diz que sou contra a combustão ? sou dos poucos aqui que contribuo para que eles tenham vida longa, especialmente os camiões, que um dia também vão ser substituídos:

            Quando poder diga lá onde sou contra combustíveis ?

          • Yamahia says:

            @António, compreendo que quem compra elektro o faça tb com o nobre pensamento na defesa de ambiente. Foi essa a história que nos venderam. Só que isso é uma grande mentira.
            Uma bateria de 100 já poluiu por antecipação o equivalente a 200mil kms num térmico
            E se andasses sempre
            a electricidade verde
            que por enquanto nao passa de uma utopia, quando uma bateria estivesse prestes a pagar a sua divida de carbono avaria e tem que vir outra e recomeça o processo. Basta ver o que esta a suceder aos Model S do ano 2013/2014. A da td a substituir as baterias, logo a carregar mais emissões em cima deste pobre planeta.

            @JL apenas lhe demonstrei que não pode atribuir tudo o que sai da refinaria de Sines à malta da MC e ainda faltaram os transportes públicos.
            Não fale muito que se calhar ainda faltou referir outras.
            Disparate é o que vc e o ZéBigodes invocam para promover a ME.

          • JL says:

            Um térmico a fazer 200 mil como ? se for fabricado por arvores e usar combustível dos Deuses ?

            É que por acaso só são 83% menos emissores.

            Quem atribui tudo é você, não provou que são divididas, já eu provei (noutro post) que são divididas).

            Ou a electricidade também só serve para carros eléctricos ? então gosta de juntar tudo num tema e noutro já não lhe convém ?

      • Mr. Y says:

        O que é que isso interessa? Bom é usar a caixa de velocidades e ouvir os rateres

  14. LSD says:

    O bom de ler os comentários é perceber que continuam a existir os que falam sem saber (ou sem querer saber, que é o pior) e os que, seguramente, sabem mas não falam!
    Viva a (fraca) liberdade de expressão!

  15. Pedro says:

    Só mesmo a Toyota para ser realista e tomar a decisão correta. Todas as outras marcas que apostam tudo por tudo na electrificação irão pagar as consequências. Nem daqui a 100anos teríamos capacidade para ter no mundo os mesmos carros a combustão substituídos pelos carrinhos a pilhas. Pelos vistos é preciso ser se doutorado para saber as razões óbvias disso. Mantenho o meu velhinho que me fica bem barato manter e fiabilidade ao máximo. Carrinhos a pilhas é para as crianças brincarem!

    • Realista says:

      Só as crianças ficam entusiasmadas com o vrum vrum…

    • Mr. Y says:

      Exato, só uma marca é que entende do negócio, os outros TODOS andam a dormir e a surfar na onda.
      Simplesmente não entendo esse ódio aos VE e para alimentar esse ódio segues a opinião de uma das poucas marcas que está a ir contra a corrente.
      Eu entendo que essa transição já está em curso e vai demorar décadas até ficar completa.

    • JL says:

      Se as outras pararem a Toyota fica agarrada, porque não consegue comprar créditos de carbono…

      Já agora, a Toyota é a única marca que tem carros a pilhas à venda.

      Pois, o seu problema é esse, não ter dinheiro para um mais novinho…

    • Antonio+Vasco says:

      Se é preciso ser doutorado para saber as vantagens dos VEs, é obvio que você trabalha na construção civil, lool

  16. Manel says:

    O que há-de dizer a Toyota, a qual tem uma parceria com a petrolífera também japonesa Idemitsu Kosan. Fonte: https://www.turbo.pt/catl-byd-nio-baterias/

  17. Rafael José says:

    A Toyota a que vai pagar essa é boa… Quem acaba por pagar é o consumidor, vêm é com essas desculpas que é para quem quiser adquirir para pagar mais e mais impostos.
    Mas se a Toyota se disponibilizar a querer oferecer os abastecimentos dos Combustíveis, nós aceitamos!

  18. Ferreira says:

    Pois.. Só 30% até 2030… E depois? Vai acabar o mundo?

  19. Pierre says:

    A Toyota encaminha muita coisa… geralmente, não sempre, mas geralmente, vão para uma direcção e vai tudo atrás… foram dos primeiros a deixar de construir motores para tractores, e tiveram problemas com quem os fazia.

    :))))))

    • JL says:

      Como assim, por acaso só vejo a Toyota a encaminhar para tecnologias que outros já testaram e eles embirram em continuar a apostar, até que depois de tanta teimosia lá acabam de desistir.

  20. Pierre says:

    A Porsche? Não tinha essa ideia… mas ok, vou indagar!
    Mesmo assim, a Toyota, geralmente, segue em frente e muitos vão atrás…
    Prius all the way up… este último está máquina pelo que li…. a cor é que tem muito que se diga… os cinzas e pretos não gosto… deviam ter usado umas tintas mais arrojadas e mates…

    A Mitsubishi também inova muita coisa mas é menos expressiva nisso… a Porsche é que houve em tempos uma parceria com eles onde arranjaram muita tecnologia

    😉

    Os alemães são tramados…

    • JL says:

      Nem por isso, a Toyota segue tecnologias já testados por outros, teve sorte com os híbridos. Já nos a hidrogénio teve azar, outros como a Mercedes, BMW, GM, etc já o tinham feito e consideravam inviáveis, a Toyota ateimou ateimou e acabou considerar inviável.

      O prius é um PHEV que outras marcas já têm há 10 anos, ineficiente e ainda nem sabemos como está a tecnologia de baterias que usam, porque também não costumam acertar à primeira.

      Porsche comprou parte da Rimac.

      Coitados, todos juntos não valem uma Tesla em questão de desenvolvimento.

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