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Toyota assegura não ser “anti-VE”, mas admite não os ver como “solução milagrosa”

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Victor+von+Frankenstein says:

    Dormiram á sombra da bananeira…

  2. JL says:

    Não era mais fácil eles dizerem que não têm para vender ev’s preferem vender aquilo que já têm?

  3. freakonaleash says:

    Não vejo o porquê de quererem matar os ICE a GPL, são muito menos poluentes dos que os gasolina ou diesel. Mas pronto há que evitar que a Greta venha novamente ao PE dizer “How dare you?” aos pulhiticos.

    • JL says:

      Porque o GPL é um subproduto dos combustíveis convencionais, portanto ao reduzir a sua produção/refinação, esses vão por arrasto.

    • Realista says:

      A resposta é fácil: Para não termos dependência energética.

      • nunof says:

        Porque Portugal é um produtor de hidrocarbonetos e todas as fontes de combustível fóssil são nacionais e não 100% importadas??

      • Pirata says:

        Passamos da dependencia energética, para a dependencia de minerais..

        • JL says:

          Não temos lítio ?

          • Yamahia says:

            Não chega.

          • JL says:

            Não chega ? Provas disso ? É que parece que chega para mais de metade dos carros da Europa…

          • Yamahia says:

            Já agora não quer ir explorar o petróleo que há ao largo do Algarve? Dá no mesmo.

            Não amigo, o lítio que temos não chega nem para a cova de um dente Há países da Europa com muito mais lítio Alemanha-, Servia, república Checa são exemplos.
            Eles que escavaquem os países deles e respectiva fauna, Flora,populações e biodiversidade.Principalmente os alemães que têm uma jazida por baixo do Reno, que conflui com as termas com 300 km de comprimento e 40 km de largura, e estima-se que contenha 340 milhões de toneladas de óxido de lítio equivalente. Portanto eles que destruam as termas e deixem o Gerês em paz, se é q querem prosseguir com esta loucura dos elektros que já me parece algo estafada. Eles próprios estão a dar sinais disso ao terem retirado todos os subsídios aos elektros.

          • JL says:

            E não exploram porquê ? não vou ser contra isso, tal como nunca fui.

            Chega para metade dos carros que existem na europa. Gerês? agora até usa o Gerês como argumento, ohh santa…

            Mas você está lá interessado na fauna ? desde quando ? estes petrolheads cada vez andam mais ridiculos.

      • Yamahia says:

        Passas a ser dependente de terras raras. Dá no mesmo ou pior.

  4. Rui says:

    Tudo bem, mas então apresentem as outras possibilidades se apresentarem um carro movido a agua salgada não tenho duvidas que vai ser um sucesso ele tem é de aparecer dizer que não vai ser a única solução mas não apresentar mais nenhuma é irónico, já tentaram o hidrogénio e fracassaram. Eu estou muito satisfeito com o meu elétrico em comparação a gasolina e gasóleo a poupança mensal é extrema mas se houver outras soluções melhores venham elas o consumidor só ganha.

  5. To Canelas says:

    A maluqueira dos veículos elétricos, as historinhas de que são muito melhores para o ambiente vai acabar quando a gasolina baixar para o preço da eletricidade.

  6. O Barbaro says:

    Os Ditadores de Bruxelas querem um europa “berde” custe o que custar, é preciso ser “berde” dentro de portas, nem que para isso se tenha que transformar o resto do mundo em “bermelho” Olhemos um pouco para a indonésia, nomeadamente para a ilha de Borneu onde o verde está a desaparecer completamente para que a Europa fique “berde”… A Europa nada mais está a fazer que transferir cor de um continente para o outro, para que ela fique verde, o verde em outra parte tem que mudar.

    • Gonçalo says:

      Extrair petróleo em alto mar e transporta-lo para todo o mundo também não é la muito verde e isso não é feito na europa

    • JL says:

      Qual é a diferença do que se passava antes ?

    • B@rão Vermelho says:

      No final do ano já te digo como está o Bornéu, este ano é o local escolhido para as minhas ferias 🙂 🙂

      • IrÓcuMata says:

        Não precisas dizer, metade dele é uma mina a céu aberto para extrair o tão necessário cobalto às baterias, o outro é uma enorme lixeira de plástico… importado da “berde” Europa e do menos verde USA.

        • JL says:

          E para refinar combustíveis não ?

          • Yamahia says:

            E para refinar gás, não?

          • JL says:

            Não, o gás não é refinado.

          • Yamahia says:

            Dê-lhe o nome q quiser. Já lhe disse. É filtrado e purificado, ambos os processos libertam metano, 100x’s mais prejudicial para o efeito de estufa q o CO2.

            Sem esquecer o transporte, feito sobretudo em gasodutos com muitas fugas e em tanques de navios q volta e meia têm q libertar pressão durante a viagem e mesmo qd atracados nos portos de origem e destino.

          • JL says:

            Então não é refinado. É filtrado para ser purificado, tal como são os combustíveis depois de refinados.

            Sim liberta, tal como os combustíveis.

            Sim, por camião têm evaporação, mostre lá que muitas fugas são essas.

            Ui, quando for hidrogénio, quero ver essa fugas, isso já não o preocupa. LOOOL

            Têm de libertar ? como fazem os petroleiros ?

  7. jota says:

    Enquanto isso, a Toyota vai ficando fora da tendência e quando acordar, já vai ser tarde!

  8. João says:

    Toyota tomou a decisão sensata de não apostar a 100% nos elétricos e descartar os híbridos. Um periodo de transição mais longo era mais benéfico, porque a insistência na corrida de “esverdear” tudo está a tapar os olhos a muita gente. É tudo muito bonito quando toda a gente anda em transportes que não poluem, quando o impacto por detrás de tudo isto é igual ou maior.

    • Gonçalo says:

      Ninguem compra um carro elétrico porque é mais verde, ninguem quer saber do ambiente se quisessem não andavam a anular filtros de partículas, só há 2 tipos de pessoas que compram carros elétricos os que têm algum dinheiro e compram porque é fixe e os que querem poupar no dia a dia que é onde eu estou incluído antes gastava 120€ em gasolina hoje gasto 20 em eletricidade o investimento está mais do que pago, eu fiz o investimento para poupar mensalmente não foi por causa do ambiente de certeza.

    • JL says:

      Eles não descartaram os híbridos, aliás, essa é a solução que eles mais querem oferecer, e única que têm.

  9. says:

    Tempos havia em que as marcas tinham capacidade de apostar a longo prazo. Infelizmente este tempo não é agora. A Toyota tem todo o conhecimento e experiência para apostar nos elétricos. Mas é sempre uma aposta a longo prazo.
    Mas confesso que alguma coisa se passa de muito estranho. Por um lado temos alguns dos pesos pesados a fugir do elétrico depois de terem tido bons resultados em alguns casos. E temos uma séries de “novas” marcas a dar cartas com carros 100% elétricos. Confesso que me faz confusão. Das duas uma… ou as grandes marcas querem condicionar os mercados e as políticas, ou então vamos ver encerramentos de produção e até mesmo de marcas por completo, aliado ao crescimento das novas. Não percebo como é que marcas sem qualquer experiência nem “nome” conseguem tão facilmente ultrapassar os pesos pesados.
    Uma coisa que me parece evidente é a falta de capacidade de adaptação de alguns dos grandes produtores. Não só em termos de produção industrial, mas também de modelos de negócio.
    Se os carros elétricos não são a solução milagrosa (que eu acho que não são) serão talvez um mal necessário pois o petróleo não dura para sempre e a eletricidade sempre tem potencial para ser bem mais limpa (isto se os carros e os seus resíduos também fizerem por isso). Mas podem estas marcas estar a sair do mercado dos elétricos e estar a apontar na “próxima” solução, seja o hidrogénio, combustíveis sintéticos ou lá o que for.

    • JL says:

      Se eléctricos não são solução, muito menos são o hidrogénio e sintéticos, já que dependem muito mais de electricidade e a própria Toyota já desistiu dos a hidrogénio ligeiros.

      • Patinhas says:

        toyota.pt/carros/mirai
        Desistiram de tal maneira que até em Portugal estão à venda.

        • JL says:

          Tanto não estão à venda que não o consegue comprar, ligue para eles e pergunte, se quiser posso deixar o email que me enviaram.

          https://www.razaoautomovel.com/noticias/industria-toyota-reorienta-tecnologia-fuel-cell-hidrogenio-comerciais/

          • Patinhas says:

            Eu fico abesbilico. Esse link é a confirmar que não desistiu. Vai apostar mais nos comerciais, onde lembro já, que também há “ligeiros”

          • JL says:

            Vem confirmar que vão orientar a tecnologia para os comerciais, esqueça o mirai, já era.

            “Reorientar esforços
            Apesar dos resultados comerciais desapontantes, a Toyota não tem intenções de desistir da tecnologia da pilha de combustível a hidrogénio. Por isso, o gigante japonês decidiu reorientar o desenvolvimento da tecnologia para os veículos comerciais.”

            Reorientar é o quê ? mudar de rumo não ?

            Ok, devia ter dito ligeiros de passageiros.

            Dou uma dica, se querem que eles continuem, vão a correr comprar, se conseguirem, eu tentei, mas não consegui.

      • Mendes says:

        Sintético é o futuro!

        • JL says:

          Para quem tem muito dinheiro e pode comprar um Porsche 911, que por exemplo só vai poder usar esse combustível, e o único carro a combustão da Porsche após 2035.

          • yamahia says:

            Qq térmico actual ou futuro pode usar! Não é preciso ser Porsche 911.

          • JL says:

            Segundo a Porsche, que é uma das marcas mais à frente na exploração deste combustível, o mesmo só estará disponível para esse carro.

            Quem é que com 2 dedos de testa vai deixar de meter um combustível a 2 ruros para meter uma a 10 ou 12 euros o litro ?

          • Yamahia says:

            Esse combustível vai cair para menos de 1€ por litro+impostos.

          • JL says:

            A sério ? Ui ca com, quer dizer que nessa altura fazer 100 KMS num eléctrico nem a 15 cêntimos chega.

            Venham eles, o mais depressa a possível, porque até há gente a pensar que não vão ter impostos. Loooooooool

            Enfim, sonhadores….

            Não se esqueça que cada litro leva 27 kWh de electricidade…..

          • Yamahia says:

            Sim leva daquela eletricidade que hoje em dia não entra na rede e que é a maior parte

          • JL says:

            A maior parte não entra nada ? então é queimada onde ?

            Provas disso ? ou vai surgir outra vez com aquele argumento que a energia se desperdiça sem ser consumida ? a seguir vou perguntar como isso é possível, ou seja, como produz eletricidade sem que seja consumida, porque isso vai contra as regras da física. LOOOL`

    • Rui says:

      Não tenhas duvidas que vão haver marcas que vão desaparecer, a nokia era o guru dos pesos pesados não acreditou numa tecnologia nova olha o resultado

  10. LOl says:

    Adoro ver malta a argumentar aqui que os EV´s não são tão poluentes como os carros a combustão…

    se vocês soubessem o quanto polui produzir um simples bateria de um EV… que de x em x anos têm de ser trocada… ai ai….

    Ainda para mais aqueles que dizem que a Toyota dorme a sombra da bananeira, a toyota meus senhores… ai ai

  11. JS says:

    Com tantos topicos dos mais variados temas anda ca um que so escreve nos VE ou Hibridos

  12. nunof says:

    Talvez da perspetiva da Toyota, esta consegue antever que nos VE daqui a uns anos será praticamente impossível competir com as marcas chinesas, excetuando alguns mercados de nicho. É apenas especulativo, mas pode ser uma estratégia de diversificação que não exponha a empresa a competir diretamente com os chineses pelo preço mais baixo, que nunca acaba bem para os acionistas.

  13. Santos says:

    Deixem passar mais uns anos e vamos ver se o elétrico era mesmo solução. Já tentaram 3 vezes e foi o que foi… Regra número 1, o mercado é soberano e não são leis, nem pessoas que acham que vão mudar a realidade.

  14. Aindanaoseitudo says:

    A Toyota descobriu a estupidez do ser humano e não foi emcantigas.
    Exemplo da bateria da Tesla.
    Para produzi-la é preciso escavar:
    12 toneladas. de rocha para obter Lítio
    5 toneladas. de minerais de cobalto
    3 t. de mineral para níquel
    12 toneladas. o mineral para o cobre
    Preciso mover 250 toneladas. de terra para obter:
    12 kg de lítio
    13,6 libras de níquel
    22 kg de manganês
    6,8 kg de cobalto
    100 Kg de Rame
    200 kg de alumínio, aço e plástico.
    A Caterpillar 994A usada para mover esta terra consome 1000 litros de diesel em 12 horas.
    Aqui está o carro “zero emissões”. Parabéns estupidos…e estou só a falar da Tesla….ja nem falo de todas as outras marcas !
    O maior golpe da história…!!!

    • JL says:

      Provas disso ?

      Já agora, o que é rame ? É rame de oliveira para dar tempero ?

      Enfim, o rebanho nunca para de não usar a cabeça.

      Já agora, uma bateria tesla não leva 12 kg de lítio, nem perto disso.

    • JL says:

      Já agora, 12 + 5 +3 + 12 = 32 toneladas, o resto é para o quê? Rame ?

    • Zeca says:

      Os EVs são verdes? Só rir. Sabem a quantidade de água que é necessária só para apagar um incêndio de um elétrico? Sabem qual o consumo de pneus nos elétricos (um drama). E tudo o que envolve a produção? E o que acontece a um elétrico depois de um acidente, sabem? Quando tiverem um “toque” vão perceber! Vá mas comprem que eu pessoalmente não gosto de fumo.

      • JL says:

        E você sabe ?

        Que isso tem a ver com o “verdes” ?

        O meu depois de acidente foi reparado tal como são outros, qual a diferença ?

        Você já teve um toque no seu ? O meu teve um toque que danificou a traseira, levou 2 portas, para-choques, faróis, endireitar e alinhar as longarinas, pintura, etc.

      • JP says:

        Sim, os pneus nos pesados elétricos são de facto um ponto a considerar…. O desgaste é prematuro. Um drama ambiental. Já para não falar na extração do cobalto (um flagelo nos países onde é extraído), que envolve trabalho escravo. De ecológicos os elétricos, não têm nada!

        • JL says:

          São ? Então mostre lá provas disso ?

          Cobalto ? Aquele mineral usado na refinação de combustíveis ? Nesse caso já não é flagelo ?

          Pois não senhor ambientalista, mas a sua conversa parece ser de petrolambientalista. Loooool

          • Yamahia says:

            “São ? Então mostre lá provas disso ?”
            Quem o diz é a HERTZ e não só. Experiência com custos de carros elektos não lhes falta. Tanto que puseram a andar 20 mil destes elekros para com o produto da venda e mais algum voltarem a comprar carros a combustão.:
            “…e o desgaste dos pneus é duas vezes superior ao de um carro normal”
            https ://sicnoticias.pt/programas/reporteres-do-mundo/2024-01-20-Porque-estao-as-empresas-a-recuar-na-compra-de-carros-eletricos–16351a16

            O cobalto não era um problema até à chegada da febre elektra. Seja sério!
            Felizmente a febre está a passar, as mentiras associadas vêm sendo paulatinamente desmascaradas eheh

          • JL says:

            Um carro com 400 e 500 CV não gasta os pneus mais depressa ? Então mostrem lá as diferenças entre os da mesma potência, assim podemos chegar a uma conclusão..

            Porque estão? Porque a Tesla lhe trocou as voltas..

            Não era ? Então quais foram os eléctricos que criaram esse problema em 1995 ?
            https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0301420722004500

            Quais mentiras ? Aquelas que você gosta de inventar ? Tal como aqui o Hugo dos 100 nicks ?

          • Yamahia says:

            Quem é que quer um carro de 400/500Cv que só servem para arranques e para andar a direito? E a maioria nem passa dos 200? Humm? Cozam-nos com batatas, loolooloool

            Não vejo problema nenhum em 1995com o cobalto. O que vejo nesse artigo é que depois de 1995 a extração de cobalto no Congo duplicou a cada 5 anos.
            Para dar uma imagem, se em 1995 era 10, em 2000 já era 20, no ano 2005 já era 40. 2010, 80. 2015, 160. 2020, 320. E daqui a um ano há-de ser 640.
            Onde está o problema ? Em 1995 com 10 ,ou em 2025 com 640?

          • JL says:

            Então fizeram um artigo sem haver problema ?

            Olha que giro, afinal não foram só os eléctricos que aumentaram a procura. Boa.

            Então e quanto se consumia de combustível em 1995 ? talvez assim também veja o aumento.

            O problema já existia, também que o artigo não se foca nisso, mas fala dele.

  15. PorcoDoPunjab says:

    Não há nada que se compare ao ronco de um potente motor diesel logo pela manhã.
    Motor eléctrico já tenho o do frigorífico…

    • JL says:

      Pronto, mais um contra a toyota.

      Tá visto que a toyota é a Nokia.

      • Yamahia says:

        A Toyota não vende carros a Diesel?

      • Pedro says:

        Mas achas mesmo que o eletrico é o futuro? Mas achas mesmo que vai todo mudar para EVs? Sabes o que isso significa em termos económicos (que já vi que pouco sabes) e dos ambientais? Deixe de andar num mundo de fantasia…

        • JL says:

          Sim, em termos económicos vamos gastar muito menos dinheiro, importar muito menos, e durar muito mais, portanto vamos ficar com mais dinheiro do nosso lado e menos para os árabes.

          Dos ambientais então nem se fala, é mesmo por isso que querem mudar.

          Quem disse que vão mudar todos ? Isso sim é fantasia.

          Eu não vivo uma fantasia, já ando de EV há 16 anos. Já vocês parece que vivem, ainda mais quando tentam convencer os outros que todos estão errados e vocês estão certos.

          • Yamahia says:

            Deixa de mandar dinheiro para os Árabes, passa a mandar para os Chinos. Tá certo.

          • JL says:

            Eu não tenho ligação nenhuma com os chinos, já você deve ter, até deve ter algum desconto ou comparticipação, cada vez que despeja números que tenham a ver com eletricidade vem sempre com os chinos.

            Há mais mundo na eletricidade sem ser esse.

            Ao menos os chinos investem em Portugal, e os Árabes, fazem o quê ?

      • PorcoDoPunjab says:

        JL, nada contra a Toyota, muito pelo contrário .

        Tenho um Corolla D4D e nunca tive um carro tão fiável.
        Ao fim de 15 anos é só meter gasóleo e andar.
        Nunca avaria nada….

        Mas agora está parado há meses, não tenho uso para ele.
        Mas já conta quase 200k km.
        Uma verdadeira máquina.

  16. PJA says:

    A Toyota como todos os grandes fabricantes têm dúvidas sobre o BEV, e realmente há questões complicadas para resolver. Os carregamentos são a principal problema.
    Ah, e não tenham medo que a Toyota não vai fechar, nem as grandes marcas. Fabricar automóveis é uma questão nacional, não é como fabricar telemóveis, se for necessário os governos intervêm como aconteceu em França e, espante-se, nesse baluarte do capitalismo os Estados Unidos da America.

  17. Victor+von+Frankenstein says:

    Eu se fosse um mecânico em princípio de carreira ou meia carreira pensava seriamente em ir para a escola…

  18. Pedro says:

    Não batam mais bolas com o discípulo da eletricidade… Nao merece crédito, visto que nem credíveis são os argumentos…

  19. Leonel says:

    JL a Toyota afirma ter um motor a combustão muito eficaz verdade ou não não sei. É esperar e ver

    • JL says:

      Qual ? Aquele que eles dizem que não faz 10 mil kms sem dar problemas ?

      E que consome cerca de 150 euros de combustível por cada 100 kms ?

      Muito eficaz realmente.

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