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“Os carros elétricos terão no máximo apenas 30% de quota de mercado”

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rodrigo says:

    Nem podiam ter 100% porque não estamos preparados para isso.

    Neste momento com o grande crescimento que tivemos nos carros eléctricos já tem tem criado alguns desafios.
    O caminho está a ser feito, também acredito que o futuro não vai ser só eléctricos principalmente em camiões e barcos de grandes dimensões.

    • Gonçalo says:

      Sim também se dizia isso dos carros quando apareceram, “os carros nunca poderão dominar o mundo as carroças continuam a ser o futuro porque não estamos preparados para isso não temos uma rede de petróleo refinarias e bombas etc etc” advinha só a estrutura foi crescendo à medida que os carros foram aumentando, esse argumento parece que só existe uma tomada no mundo e todos os elétricos têm de carregar nela não se podem fazer mais tomadas neste caso até é bem mais facil a estrutura já está toda feita já cada canto do mundo tem eletricidade é só melhora-la, quando apareceram os carros nem bombas nem petroleiros nem extrações de petróleo nem refinarias não havia nada

    • Rui says:

      É impossível, que ter toda a frota automóvel eletricos. Basta pensar que nas cidades existem muitos prédios que não tem garagens.

      Como iriam carregar o carro? Com extensão lá para baixo?

  2. Realista says:

    Então a Toyota não tem que se preocupar… deixe-se estar assim.

  3. Toni da Adega says:

    No japão em 2023 venderam-se 422 carros a hidrogenio e 88,535 veiculos electricos (43,991 veiculos “tradicionais” e 44,544 “kei minicars “).
    Pode ser que investindo mais uns milhões consigam vender 500 carros a hidrogenio, a aposta está correcta.

    • Realista says:

      Game, Set and Match…

    • Robson says:

      Trabalho com desenvolvimento de software e em 2011 lembro-me perfeitamente de fazer um pitch para a administração da empresa para uma aplicação de controlo de consumos e mapeamento de postos de abastecimentos para carros elétricos. Um dos sócios virou-se na reunião e disse: “Sabes quantos elétricos foram vendidos em Portugal em 2010? 30. E 20 deles foram devolvidos. Caga nisso que o elétrico não é o futuro … “. Claro que perdemos o comboio.

  4. JL says:

    Então quer dizer que vai ser a maior parte, já que ele enumera mais 3. Loool

  5. Driver says:

    Dos poucos que são realistas e não querem a moda só porque sim.

  6. B@rão Vermelho says:

    Conhecendo o mercado da Toyota, não me admiro nada da descrença/ desejo deles, em cada 10 carros que vemos a circular na Ásia 7 são Toyota, não sei se é possível substituir este número por carros elétricos, e claro sem falar em Africa.
    Quantos VE vai vender a Toyota no Burkina Faço, ou na Gambia, Sudão do Sul.
    Quero ver como é que os grupos terroristas islâmicos se deslocam sem a sua bela Toyota Hailux 🙂
    Conheço bastante bem as principais cidades Asiáticas, e ainda há muitas quebras de energia, não estou convencido totalmente que o futuro passe só por VE, mas neste momento acho que é a melhor opção para circular dentro das cidades

    • Grunho says:

      A melhor opção para circular dentro das cidades é a bici eléctrica. Fazer 100 kms de carro em ambiente urbano custa 10 a 15 euros, às vezes mais. De bici eléctrica os mesmos 100 kms custam 20 ou 30 cêntimos. De EV não é tão caro como a combustão, se for carregado em casa. Mas primeiro é preciso pagá-lo e ter onde o carregar.

  7. dfs says:

    a China e a Europa já venderam quase 30% de carros novos a bateria, com a descida dos preços que se prevê, este valor por certo irá aumentar, mesmo que não houvesse impusições legais. os 30% referidos na notícia poderão fazer sentido, depende se estamos perante algum orizonte temporal e depende de que país estamos a falar.
    temo é que a Toyota esteja a ficar para trás.
    Contudo a estratégia pode não ser estúpida de todo. Muitas marcas vão abandonar os veículos a combustão, e em muitos paises do mundo haverá veículos a combustão muitos mais anos, a assim mesmo que o mercado seja menor, se houver menos empresas, as vendas até podem aumentar.

  8. Pedrolas says:

    A rede não é estática e evolui à medida que há aumento da demanda. Uma casa hoje chega a ter uma necessidade de energia maior do que um prédio inteiro tinha há uns anos e não é por isso que deixou de ser possível alimentar ou que houve quem ficasse sem luz.

    Não é difícil hoje termos potências contratadas 3 ou 4 vezes superiores ao que em tempos chegava e sobrava para uma só casa.

    Só que o conceito de evolução e crescimento da rede é dificil de entrar na cabeça da malta. Todos acham que a rede é igual ao que era há 20 anos atrás, vai ser igual nos próximos 20 anos e vai haver muitos carros elétricos a estragar as contas todas.

  9. jota says:

    A Toyota com estes amuos e bate pés, arrisca-se a ir de nº 1, para o fim da tabela no ranking de maior construtor de automóveis!

  10. Driver says:

    Certo é que muitas marcas estão com grandes quebras de vendas nos VE e outras a rever o seu belo plano rumo a VE 100%.
    VE são uma opção, não uma solução mágica para a mobilidade automóvel.

  11. Anung says:

    Só passei para ser abençoado pelo arcanjo JL, o santo padroeiro da mobilidade eléctrica. Amem!

  12. Yamahia says:

    A Toyota sabe que uma parte muito significativa dos seus principais e potenciais clientes não tem acesso a electricidade de forma regular.

    • Realista says:

      Portanto, a Toyota vende para países subdesenvolvidos.

      Então a Toyota não tem que se preocupar… deixe-se estar assim.

    • Sergio says:

      exatamente, os JL’s desta vida quando comentam, para além de irem buscar numeros de fábrica que raramente correspondem à verdade, esquecem-se que a Europa é apenas 2% do terreno mundial e contem 11% da população mundial.
      Dava jeito pelo menos uma vez na vida esta malta ir a algum país africano, uma jordania etc etc.. para perceberem que estas declarações não são tão descabidas como eles acham.

      • Toni da Adega says:

        Exactamente Africa é o mercado Alvo, mercado esse que conta está a chegar aos 3% das vendas globais da Toyota.

        Um bom gestor acabava com o mercado europeu/americano e apostava tudo em Africa

        Dados de 2022 (2023 ainda nao estao disponiveis)

        Vendas USA – 2,108,460
        Vendas na Europa – 1,032,159
        Vendas em Africa – 20,249

    • Gonçalo says:

      Lá isso é verdade, a toyota vende muito para países subdesenvolvidos mas a nokia também vendia, e em só para relembrar que as bombas de combustível trabalham a eletricidade

      • Mr. Y says:

        E vão continuar a ser. Aliás muitas serão convertidas em carregadores eléctricos…

      • Yamahia says:

        Uma bomba de combustível não precisa de electricidade de rede para trabalhar. Pode funcionar perfeitamente com um gerador e não havendo gerador até resolve o problema à manivela eheh
        Mas , mais a sério. Até na UE há locais sem acesso a carregador eléctrico. Se repararem bem, o roteiro turístico de um tradicional condutor de Tesla, é visitar os carregadores da Tesla loooloooloool

    • JL says:

      Se não têm electricidade como têm combustível ?

  13. Mascotes+electricas+nao+obrigado. says:

    O problema da toyota sempre foi ter carros com designs horriveis, de resto na minha familia existem Toyotas com mais de 20 anos que ainda hoje é so dar á chave e siga.
    Nunca ficaram apeados, apenas manutenção.

    Não tendo eu um Toyota , pela razao acima referida (continuam a ser horriveis) mas conhecendo a fiabilidade que ofereçe nao tenho razao ate hoje para desconfiar da estrategia e do rumo que seguem.

    Nem o CEO da Toyota nem o Elon Musk são os donos da verdade mas não vejo o electrico nem o carro totalmente a combustao serem o futuro.

    PS : JL continua a evangelização do pessoal, informa depois qual a zona que andas a bater porta a porta com panfletos da Tesla.

  14. Joao+Magalhaes says:

    Se estes preços elevados se manterem eu acredito nele. Péssimo investimento para quem não faz muitos Km, provavelmente a maioria das pessoas. Eu comprei carro novo há 4 anos, 20.000km neste momento, as minhas contas foram simples, 8 meses do ano praticamente só ando de mota e a maioria dos Km que fiz com o carro foram viagens grandes, onde incluem dias com 600km, ora tendo isto tudo em conta fui para o Yaris a gasolina, custou 12 mil €, econômico e fiável. Quanto seria o investimento para um carro elétrico com autonomia de 600km? Mais importante, qual o nível de stress que teria numa dessas viagens de férias sabendo que o elétrico diz 600km de autonomia mas depois faço umas ultrapassagens e a autonomia baixa para 500km ? Stress de saber onde o vou carregar e a disponibilidade de carregadores?

    • JL says:

      O Yaris gasolina há 4 anos custava 12 mil euros ? Estou curioso de saber onde ?

      O Yaris é igual, diz que faz 1000 e depois de algumas ultrapassagens já vai em 800.

      Sobre o stress imagine que não tem a oferta de bombas que tem agora.

      Curioso porque a muitos defendem soluções que nem sequer existem bombas.

  15. VTPC213 says:

    A hype do carro elétrico está a abrandar. Na verdade, ninguém quer carro elétrico.
    Os que se vendem são para as empresas que tem inúmeras vantagens fiscais.

  16. Leonel+matos says:

    Bom a Hertz vai vender 20000 carros elétricos e comprar a gasolina . Por algum motivo será e… Ainda falta saber quem vai querer comprar esses carros elétricos pois vender elétricos usados não é fácil. Ou talvez devesse dizer alguém comprar

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