“Os carros elétricos terão no máximo apenas 30% de quota de mercado”
Esta descrença não é nova e é, mais uma vez, assinada pela Toyota. Para o presidente da empresa, "os carros elétricos terão no máximo apenas 30% de quota de mercado".
A Toyota nunca escondeu que não escreve o futuro com carros elétricos e, contrariamente à maioria das fabricantes, não está com pressa para a transição que dá destaque aos veículos movidos a bateria. A empresa está, de facto, a seguir o seu próprio ritmo.
Conforme já vimos, a Toyota está a preparar a chegada de uma gama de modelos 100% elétricos. Além disso, está a trabalhar em diferentes tecnologias de baterias, tanto de lítio quanto de estado sólido, para melhorar a autonomia dos seus carros, reduzindo os custos.
O objetivo passa por atingir 600.000 unidades de carros elétricos vendidos em 2025.
Apesar dos planos elétricos, a Toyota pretende continuar a desenvolver e apostar em tecnologias de propulsão, mantendo-se fiel aos híbridos, por exemplo.
Mais uma vez, Akio Toyoda, atual presidente da empresa, mostrou desagrado, relativamente à pressão exercida sobre as fabricantes para eletrificarem a sua frota.
O também ex-CEO não põe em causa a finalidade, que procura a neutralidade carbónica até 2050, mas antes os meios para a atingir.
Durante conferência sobre o sistema de produção da empresa, Toyoda deixou no ar uma previsão: os carros elétricos terão no máximo apenas 30% de quota de mercado, "por mais que avancem". Para ele, o restante será ocupado por veículos híbridos, híbridos plug-in e a hidrogénio.
Acho que os carros com motores de combustão certamente permanecerão.
Disse o presidente da Toyota.
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Nem podiam ter 100% porque não estamos preparados para isso.
Neste momento com o grande crescimento que tivemos nos carros eléctricos já tem tem criado alguns desafios.
O caminho está a ser feito, também acredito que o futuro não vai ser só eléctricos principalmente em camiões e barcos de grandes dimensões.
Sim também se dizia isso dos carros quando apareceram, “os carros nunca poderão dominar o mundo as carroças continuam a ser o futuro porque não estamos preparados para isso não temos uma rede de petróleo refinarias e bombas etc etc” advinha só a estrutura foi crescendo à medida que os carros foram aumentando, esse argumento parece que só existe uma tomada no mundo e todos os elétricos têm de carregar nela não se podem fazer mais tomadas neste caso até é bem mais facil a estrutura já está toda feita já cada canto do mundo tem eletricidade é só melhora-la, quando apareceram os carros nem bombas nem petroleiros nem extrações de petróleo nem refinarias não havia nada
Tens noção que carregar um carro à noite gasta tanto como o máximo que a tua casa toda tem de potência e durante horas, certo???
Multiplica isso por 50% dos 7 milhões carros que circulam em portugal e depois explica-me o que é isso de “melhora-la” que escreves…
Eu já multipliquei por todos os ligeiros que há em Portugal e dá um aumento de consumo de 15 a 18%.
Tens a calculadora avaria.
A rede não está preparada para ter tanto EV.
E onde disse que estava ?
Então apresente os seus números, os meus estão aqui:
https://pplware.sapo.pt/motores/carros-eletricos-da-china-consumiram-tanta-eletricidade-em-2023-como-toda-a-irlanda/#comment-3363634
Isso é errado, a não ser que tenhas uma wallbox instalada de 6.9 kW. O meu carrega no máximo a 3.7 kW e tenho disponível 4.6 kW de potência.
E se consultares https://datahub.ren.pt consegues ver a quebra de consumo que existe durante a noite, ronda os 35% a 40%, por isso existem planos de consumo bi-horários em que o preço da electricidade é mais barato nestas alturas de menor consumo.
Adivinha em que horário eu carrego o carro? E o carro não precisa de ser carregado todas as noites. Dependendo dos percursos e do tamanho da bateria pode ser carregado uma ou duas vezes por semana no máximo.
Se formos a ver a quilometrágem média anual num carro que só tenha 300 km de autonomia nem é preciso carregar todas as semanas…
Claro como água
É impossível, que ter toda a frota automóvel eletricos. Basta pensar que nas cidades existem muitos prédios que não tem garagens.
Como iriam carregar o carro? Com extensão lá para baixo?
E onde os deixam quando não estão dentro deles ?
as vezes ficam a 200 metros de casa, se calhar temos que comecar a fazer puxadas dos postes de electricidade
E porque não instalar mais postos ?
Então a Toyota não tem que se preocupar… deixe-se estar assim.
No japão em 2023 venderam-se 422 carros a hidrogenio e 88,535 veiculos electricos (43,991 veiculos “tradicionais” e 44,544 “kei minicars “).
Pode ser que investindo mais uns milhões consigam vender 500 carros a hidrogenio, a aposta está correcta.
Game, Set and Match…
Trabalho com desenvolvimento de software e em 2011 lembro-me perfeitamente de fazer um pitch para a administração da empresa para uma aplicação de controlo de consumos e mapeamento de postos de abastecimentos para carros elétricos. Um dos sócios virou-se na reunião e disse: “Sabes quantos elétricos foram vendidos em Portugal em 2010? 30. E 20 deles foram devolvidos. Caga nisso que o elétrico não é o futuro … “. Claro que perdemos o comboio.
Então ele mentiu-lhe, porque em 2010 foram vendidos 950 veículos.
Quanto aos 20 devolvidos deve ser tão verdade quanto os 30 vendidos. Loool
https://www.uve.pt/page/parque-ve-2023/
Então quer dizer que vai ser a maior parte, já que ele enumera mais 3. Loool
Dos poucos que são realistas e não querem a moda só porque sim.
não sao realistas, querem é tentar manter o seu negocio de vender carros híbridos.
A manterem-se assim, vão ficar para trás.
Vê os links todos da noticia https://pplware.sapo.pt/motores/baterias-de-eletrolito-solido-toyota-oferecerao-1-200-km-de-autonomia-em-10-minutos-de-carga/.
Eles não estão parados na investigação.
A Toyota fala que está a desenvolver uma bateria em estado sólido desde 2009… e que já a tinha para lançar em 2014, 2015, 2017, 2018, 2022, 2024, 2027, 2030.
Por esta altura só acredita na Toyota quem quer.
Enquanto andam a vender Leafs com 170CV que não podem andar a mais de 100Kms/h a Toyota e muitas outras marcas estão a apostar no futuro e o futuro a curto prazo será misto, com carros a combustão e com carros elétricos com baterias decentes.
Talvez daqui a uns 10 anos a realidade seja outra, mas para já a realidade não é 100% elétrica.
@João Sousa
Ninguém está a dizer que é uma realidade para o ano que vem. Há bastantes obstáculos pelo caminho.
Vai demorar décadas, mesmo. Só que parece que quem é contra os VE não entende isso e que vão ser tudo flores.
O futuro são carros com autonomia para 150 ou 200km com baterias mais pequenas, mas com eletrificação das auto-estradas…
A vantagem é que terás carros mais baratos a desvantagem é que o preço para usares as auto-estradas vai subir porque precisas de pagar pelos carregamento.
A nokia também foi realista e não quis aderir aos smartphones olha no que deu a toyota já falhou redondamente no hidrogénio mas parece que ainda está com vontade de ficar mais para trás
Entretanto vem a Apple e compra a Toyota.
Conhecendo o mercado da Toyota, não me admiro nada da descrença/ desejo deles, em cada 10 carros que vemos a circular na Ásia 7 são Toyota, não sei se é possível substituir este número por carros elétricos, e claro sem falar em Africa.
Quantos VE vai vender a Toyota no Burkina Faço, ou na Gambia, Sudão do Sul.
Quero ver como é que os grupos terroristas islâmicos se deslocam sem a sua bela Toyota Hailux 🙂
Conheço bastante bem as principais cidades Asiáticas, e ainda há muitas quebras de energia, não estou convencido totalmente que o futuro passe só por VE, mas neste momento acho que é a melhor opção para circular dentro das cidades
A melhor opção para circular dentro das cidades é a bici eléctrica. Fazer 100 kms de carro em ambiente urbano custa 10 a 15 euros, às vezes mais. De bici eléctrica os mesmos 100 kms custam 20 ou 30 cêntimos. De EV não é tão caro como a combustão, se for carregado em casa. Mas primeiro é preciso pagá-lo e ter onde o carregar.
a China e a Europa já venderam quase 30% de carros novos a bateria, com a descida dos preços que se prevê, este valor por certo irá aumentar, mesmo que não houvesse impusições legais. os 30% referidos na notícia poderão fazer sentido, depende se estamos perante algum orizonte temporal e depende de que país estamos a falar.
temo é que a Toyota esteja a ficar para trás.
Contudo a estratégia pode não ser estúpida de todo. Muitas marcas vão abandonar os veículos a combustão, e em muitos paises do mundo haverá veículos a combustão muitos mais anos, a assim mesmo que o mercado seja menor, se houver menos empresas, as vendas até podem aumentar.
A rede não é estática e evolui à medida que há aumento da demanda. Uma casa hoje chega a ter uma necessidade de energia maior do que um prédio inteiro tinha há uns anos e não é por isso que deixou de ser possível alimentar ou que houve quem ficasse sem luz.
Não é difícil hoje termos potências contratadas 3 ou 4 vezes superiores ao que em tempos chegava e sobrava para uma só casa.
Só que o conceito de evolução e crescimento da rede é dificil de entrar na cabeça da malta. Todos acham que a rede é igual ao que era há 20 anos atrás, vai ser igual nos próximos 20 anos e vai haver muitos carros elétricos a estragar as contas todas.
A Toyota com estes amuos e bate pés, arrisca-se a ir de nº 1, para o fim da tabela no ranking de maior construtor de automóveis!
Os arautos da desgraça vão, desta vez, bater com a cabeça na parede.
Enquanto muitos acumulam stocks (de VEs) a Toyota vai agradecendo e vendendo: https://www.toyota.pt/mundo-toyota/noticias/toyota-motor-europe-regista-um-recorde-de-vendas-em-2023
Exactamente se vendem muito hoje, também vão vender muito no futuro. E quem vende pouco hoje também vai vender pouco no futuro
Não, pá, só quer dizer que a estratégia actual é a mais acertada e a que revela um maior bom senso.
Pode ser boa estratégia ou não. As vendas futuras são mais importantes que as actuais.
A toyota está a apostar naquilo que mais vende:
“Destaques vendas na Europa da TME janeiro-dezembro 2023:
– Vendas totais: 1.173.419 (+9% em relação ao ano anterior)
– Total de vendas eletrificadas: 819.444 (+14% em relação ao ano anterior)
– Mix total de electrificados: Europa Ocidental: 75% – Europa de Leste*: 42% – TTL: 70%”
Sim , mas para já continua em primeiro e já vende muitos elétricos.
Certo é que muitas marcas estão com grandes quebras de vendas nos VE e outras a rever o seu belo plano rumo a VE 100%.
VE são uma opção, não uma solução mágica para a mobilidade automóvel.
Só passei para ser abençoado pelo arcanjo JL, o santo padroeiro da mobilidade eléctrica. Amem!
A Toyota sabe que uma parte muito significativa dos seus principais e potenciais clientes não tem acesso a electricidade de forma regular.
Portanto, a Toyota vende para países subdesenvolvidos.
Então a Toyota não tem que se preocupar… deixe-se estar assim.
exatamente, os JL’s desta vida quando comentam, para além de irem buscar numeros de fábrica que raramente correspondem à verdade, esquecem-se que a Europa é apenas 2% do terreno mundial e contem 11% da população mundial.
Dava jeito pelo menos uma vez na vida esta malta ir a algum país africano, uma jordania etc etc.. para perceberem que estas declarações não são tão descabidas como eles acham.
Exactamente Africa é o mercado Alvo, mercado esse que conta está a chegar aos 3% das vendas globais da Toyota.
Um bom gestor acabava com o mercado europeu/americano e apostava tudo em Africa
Dados de 2022 (2023 ainda nao estao disponiveis)
Vendas USA – 2,108,460
Vendas na Europa – 1,032,159
Vendas em Africa – 20,249
Lá isso é verdade, a toyota vende muito para países subdesenvolvidos mas a nokia também vendia, e em só para relembrar que as bombas de combustível trabalham a eletricidade
E vão continuar a ser. Aliás muitas serão convertidas em carregadores eléctricos…
Uma bomba de combustível não precisa de electricidade de rede para trabalhar. Pode funcionar perfeitamente com um gerador e não havendo gerador até resolve o problema à manivela eheh
Mas , mais a sério. Até na UE há locais sem acesso a carregador eléctrico. Se repararem bem, o roteiro turístico de um tradicional condutor de Tesla, é visitar os carregadores da Tesla loooloooloool
Na UE há países sem bombas de h2, e nenhuma de combustíveis sintéticos, curioso como você defende com unhas e dentes soluções que nem pode usar.
Se não têm electricidade como têm combustível ?
Schiu! Não sabes que além de atestarem o depósito levam o mesmo volume em jerry cans no banco de trás?
com uma mangueira e uma boca
O problema da toyota sempre foi ter carros com designs horriveis, de resto na minha familia existem Toyotas com mais de 20 anos que ainda hoje é so dar á chave e siga.
Nunca ficaram apeados, apenas manutenção.
Não tendo eu um Toyota , pela razao acima referida (continuam a ser horriveis) mas conhecendo a fiabilidade que ofereçe nao tenho razao ate hoje para desconfiar da estrategia e do rumo que seguem.
Nem o CEO da Toyota nem o Elon Musk são os donos da verdade mas não vejo o electrico nem o carro totalmente a combustao serem o futuro.
PS : JL continua a evangelização do pessoal, informa depois qual a zona que andas a bater porta a porta com panfletos da Tesla.
+1
Continua a sua evangelização também, qual a diferença ?
Não preciso de evangelizar nada…voçê so deve estar presente em 99% das noticias sobre eléctricos…
Consegue comprar guerras com todos ahahha.
Bem haja companheiro.
Não precisa porque já o faz, olhe para o seu nick !!!
E você está em quantas ?
Eu adoro guerras. LOL
És trabalhador do circo
Também não..
Se estes preços elevados se manterem eu acredito nele. Péssimo investimento para quem não faz muitos Km, provavelmente a maioria das pessoas. Eu comprei carro novo há 4 anos, 20.000km neste momento, as minhas contas foram simples, 8 meses do ano praticamente só ando de mota e a maioria dos Km que fiz com o carro foram viagens grandes, onde incluem dias com 600km, ora tendo isto tudo em conta fui para o Yaris a gasolina, custou 12 mil €, econômico e fiável. Quanto seria o investimento para um carro elétrico com autonomia de 600km? Mais importante, qual o nível de stress que teria numa dessas viagens de férias sabendo que o elétrico diz 600km de autonomia mas depois faço umas ultrapassagens e a autonomia baixa para 500km ? Stress de saber onde o vou carregar e a disponibilidade de carregadores?
O Yaris gasolina há 4 anos custava 12 mil euros ? Estou curioso de saber onde ?
O Yaris é igual, diz que faz 1000 e depois de algumas ultrapassagens já vai em 800.
Sobre o stress imagine que não tem a oferta de bombas que tem agora.
Curioso porque a muitos defendem soluções que nem sequer existem bombas.
A hype do carro elétrico está a abrandar. Na verdade, ninguém quer carro elétrico.
Os que se vendem são para as empresas que tem inúmeras vantagens fiscais.
Bom a Hertz vai vender 20000 carros elétricos e comprar a gasolina . Por algum motivo será e… Ainda falta saber quem vai querer comprar esses carros elétricos pois vender elétricos usados não é fácil. Ou talvez devesse dizer alguém comprar