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Afinal, a Toyota está a render-se aos elétricos. O plano é produzir 600 mil carros por ano

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Raul Leal says:

    A Toyota nunca rejeitou os carros elétricos, apenas esteve reticente em relação aos BEV. E faz sentido, do ponto de vista técnico um FCV leva menos peso morto(bateria )e é mais rápido de carregar energia (H2). O futuro será Hidrogênio. Ou então um misto.

    Mas pronto. Estamos da Toyota, se calhar a marca que mais modelos adaptados a cada região do mundo tem. Basta ver que o Yaris da Tailândia não tem nada a ver com o da Europa, só pra dar um exemplo. Ou seja o segredo do sucesso e adaptar-se aos mercados, e se eles neste momento estão a pedir BEV e isso que vão fornecer e bem feitos.

  2. Victor von Frankenstein says:

    O hidrogênio é o futuro não percebo Toyota que desilusão…

  3. Anónimo says:

    A Toyota fabricou o primeiro Prius quando o psicopata Elon Musk ainda usava fraldas…

  4. JL says:

    Não pode !!! então a toyota rendeu-se ao”encanto” da tesla ? isto vai ser um dia de muita azia. LOOOOL

    A aposta em hidrogénio era com eléctricos, apesar de terem em testes (com resultados ridículos) a combustão, estes têm-se revelado uma dor de cabeça para a toyota.

    • Lol says:

      Com uma”arma na cabeça” todos rendem-se ao elétricos. Carros elétricos são o futuro, quer queiram quer não.

    • Jorge says:

      A Toyota , teve uma parceria com Tesla, logo no início, que depois, resolveu terminar! A Tesla , foi muito influenciada pelos métodos da Toyota!! A 1 fábrica da Tesla , foi uma fábrica que pertencia a Toyota! A Toyota , não apostou nos elétricos, tal como quase todos construtores japoneses, e mesmo o governo japonês, pouco investiu. Os japoneses as vezes são muito conservadores, o que pode ser prejudicial! O verdadeiro perigo vem das marcas chinesas! A China tem mais de 100 marcas de construtoras elétricas, quase todas tem menos de 10 anos de idade! O estado chinês tem apoiado com bilhões de € em ajuda, para dominar o mercado! Tal como já dominam o mercado de telemóveis, ou painéis solares! A China faz uma guerra económica, objetivo é destruir a concorrência e ter o monopólio do mercado!

    • EEQTR911 says:

      A Tesla não inventou nada.

  5. jota says:

    Parece-me que já vem muito tarde! Entretanto a Tesla já se tornou uma espécie de religião!

    • JL says:

      Pois, parece que a religião da toyota está “pela hora da morte.” LOL

      • Ban says:

        A Toyota não está pela hora da morte, apenas se adormeceu como a grande maioria dos construtores ocidentais, daqui a 5 ou 10 anos talvez seja possível concorrer com os V E chineses ou americanos.

      • Nuno Manuel Alves says:

        pior esta a VW:(:(:(:( aquilo está agreste
        vão fechar fabricas e despedir pessoas aquilo não esta fácil.
        Fazem Ev´s ninguém os compra, são um balde de ranho, caros feios e maus, entretanto a Tesla e o Sr.Moscas agradece o empenho:\ e o Herman Diez deve estar a rir se como um perdido:):):):):) o palhaço do Oliver Bloom esta a fazer um favor ao Moscas e aos chinos entretanto nos boches tudo a arder eles batem palmas, que pagode :):):):):):)

        • Yamahia says:

          “pior esta a VW:(:(:(:( aquilo está agreste
          vão fechar fabricas e despedir pessoas aquilo não esta fácil.”
          Bela imagem q estás a passar em relação aos veneradores de elektros. Devias ter vergonha!

          • NunoManuelAlves says:

            Que queres que t diga 🙁 pah se só fazem Baldes de ranho é claro que ninguém, não achas ??
            Software uma vergonha, plataforma MeB um balde de ranho, performance tsssstssstssss de rir, cargas DC muito inferior as Tesla, não usam baterias Turnery nem sabem que existem Baterias LFP e 3 M3P e chegam ao fim peguem mais por um segmento C do que um D o que e que tu querias ??? Milagres?? Os boches não sabem faze los ponto final , não tem automação não tem casting, não tem a ponta de uma mastro:) o que é que querias ?? Começaram a vender id3 nos chinos quando o carro desceu 10 mil paus e passou a custar 15 mil até atualizaram o carro senão ninguém comprava, agora estão a fechar Dresden e a despedir uma data de malta porque vão passar a trazer esses id3 produzidos nos chinos para cá para a Europa, agora vou me rir se continuarem a manter os preços :):):):):) vai ser um pagode, estes boches investiram milhões na Xpeng sim senhor para adquirir 5% entretanto receberam a plataforma 1.0 que e superior a MEB, onde já se viu um carro C ser mais pesado que um carro D+ só mesmo os boches, deixa andar vamos ver o que vai sair dali e digo te já nem daqui a 5 anos vão ter um sistema operativo condições mas pode ser que me engane, só que não :(:(:(

          • NunoManuelAlves says:

            Eu quis dizer em cima que usam baterias Turnery em vez de LFP:) e perguntei se achavas bem, falhou no teclado

    • Anónimo says:

      E como qualquer religião, está condenada à estupidez.

  6. Ban says:

    A Toyota não quer perder a Europa como cliente.
    Como pouco a pouco estão a fechar as torneiras dos combustíveis fosseis, não tendo outras alternativas viáveis a curto prazo, só lhes resta apostar nos elétricos aqui no velho Continente.

    • Blackbit says:

      Basta ver na Noruega a abertura massiva de lugares para carregar BEV e o fecho progressivo das bombas de gasolina.
      Quem acompanha o canal do Bjorn Nyland que ensaia carros BEV sabe do que estou a falar.

      • JL says:

        Aqui um… Circle K por exemplo. 😀

      • NunoManuelAlves says:

        Eu sigo o Bjorn 🙂 ele é top por acaso.gosto o gajo faz cada uma :):)

      • Yamahia says:

        Que diferença vê entre a Itália e a Noruega?
        Os postos fecham por variadíssimas razões . Atribuir isso ao crescimento de carros eléctricos é um bocado forçado.
        Quer ver?
        Em Itália, entre 2020 e 2022 o número de bombas de combustível rodoviário diminuiu em 2.000 (de 27.000 para 25.000) ou seja 7,4%.

        Na Noruega, o número de bombas de combustível rodoviário diminuiu em 100, (de 2500 para 2400) ou seja 4%.

        E agora? Quais serão realmente as causas? Sabendo que a venda de carros electricos em Itália tem muito pouca expressão (cerca de 3%)

        • JL says:

          A diferença é que uns têm 23 mil a menos.

          Onde ele arranja estes números e conclusões é que é giro.

          Procure antes pelos marcas que de converteram, assim talvez entenda.

          • Yamahia says:

            @JL onde viu que a Noruega já teve 25400 postos?
            Já agora, proporcionalmente, Portugal tem menos postos q a Noruega. 3.068 para 10 milhões contra 2400 para 5 milhões.

        • Antonio Vasco says:

          Mas porque é que perde tempo a negar a evidência?
          Os eléctricos são o futuro, ponto final.
          Nas grandes cidades chinesas a mudança é radical, já tem uns 40% electricos, num país em que 90% vive em prédios de pelo menos 20 andares. Como eles carregam, não sei, mas andam, em 6 vezes que apanhei Ubers 3 eram puros electrricos e 3 eram plug ins.
          A diferença no ambiente é abissal, o silencio nas ruas não tem nada a ver com o antigamente, mas a mudança na poluição, essa sim, é a mais importante, já se vê o ceu azul , antes o céu era sempre branco, era só poluição

          • B@rão Vermelho says:

            @António Vasco, compreendo o que diz, mas dar como exemplo a China, um país governado por um ditador, se ele amanha dizer que todos têm de andar vestidos de amarelo que é o melhor para o ambiente, eles amanha estão todos vestido de amarelo, e que impacto é que isso têm para o ambiente?
            Na minha modesta opinião neste momento o VE está a sofrer de dores de crescimento, e voltado ao exemplo que dá na China há milhares de ferre velhos cheios de VE, como a maior preocupação dos utilizadores ou novos utilizadores é a autonomia, ao sair carros com mais autonomia o pessoal vai a “correr trocar” levando que fiquem para traz os modelos de menor autonomia

          • Antonio Vasco says:

            A China serve de monta do que vai acontecer nos países, não de exemplo. E burros seríamos se não aproveitamos a experiência de outros que andaram á frente, independentemente do aspecto político. Foi aliás o que eles fizeram antes, aproveitaram a tecnologia do. Ocidente para ser adiantarem, quiseram lá saber se vinha dos “imperialistas ocidentais”.
            Quanto aos exemplos de lixeiras tecnologicas que lá existem, são verdadeiras, mas não resultam do que disse, são cemitérios de carros eléctricos com 3 a 6 anos, pertencentes a empresas de aluguer tipo aqui as trotinetes, lá eram carros, que passavam de maio em mão, foram todas a falência porque não funcionou esses tipo de negocio

          • Jorge says:

            É claro que é preferível carros elétricos, que carros a combustão! A China, já é o maior mercado de carros elétricos ( graças ao apoio de generosos subsídios aos consumidores)! Mas esqueces que grande parte da energia elétrica na China , advém de centrais a carvão! E a China continua a construir centrais a carvão, que são dos maiores contaminadores ambientais! É um pouco irónico, cidades com ar mais puro, e outras zonas , com níveis de poluição de ar , a piorar gravemente!!

          • JL says:

            Até alimentados a carvão são melhores que os a combustão.

        • Yamahia says:

          @JL está a dizer q a Noruega ja teve 25.400 bombas de combustível?
          Pode informar onde viu essa informação?
          Para comparação, a Noruega até tem ,proporcionalmente, mais bombas q Portugal, já
          viu? 5 milhões de noruegueses tem direito 2400 bombas, os desgraçados dos portugueses, apesar de serem 10 milhões apenas têm direito a 3.068 bombas em pleno 2023. Não se faz pá…

          • JL says:

            Sim, tem bombas que agora são pontos de carga.

          • Yamahia says:

            Ainda assim têm mais bombas de combustível per capita que nós portugueses.
            Somos os eternos desgraçadinhos lool

          • JL says:

            Sim, bombas que muitas delas passaram a pontos de carga.

          • Yamahia says:

            Então deixaram de ser bombas.
            Bombas são 2400 mais de netade das que exustem em Portugal para servir uma populaçao 50% inferior.
            Dá que pensar.
            Não se esqueça da velha máxima. O Norueguês aproveitou os subsídios que quase que ofereciam o carro +estacionamento+portagens mas mantiveram o “velhinho” a combustão.
            Bruxo, eu fazia o mesmo. A cavalo dado não se olha ao dente. loooloolool
            E esses a combustão que são todos os que já existiam +os 30% que ainda se vão vendendo, precisam ser abastecidos nas BOMBAS.

            Com isto a Noruega apenas conseguiu criar mais um problema; saturar ainda mais as localidades. Ou seja, há cada vez menos espaço livre.

            Tlz avisado por isso, PT vai deixar de dar subsídios ao 3⁰ carro. É alguma coisa mas para mim só recebia subsídio quem entregasse o carro “velho” .

          • Pois, Pois says:

            O disco riscou…

          • JL says:

            Ofereciam onde?

            É diferente do que fizeram cá com os diesel ? Quase que até ofereciam o combustível.

            Nao se esqueça que a densidade populacional é menor, logo precisam de mais bombas por serem um país bem maior que Portugal, só 4.1 vezes maior.

            Ja agora os seus números estão errados, já foram mais de 4 mil, em 2019 eram apenas 1709.

            http://www.nordiclabourjournal.org/i-fokus/in-focus-2021/theme-the-green-transition/article.2021-04-27.2378858869

  7. Zeca says:

    Atenção, já aqui anda o vendedor Gonçalo Pereira da Vec#####, mais conhecido pelo JL.

  8. Louro says:

    Entao mas o hidrogénio nao era o futuro? /s

    • NunoManuelAlves says:

      Não é e nunca irá ser futuro com rodas pelo menos, não e compatível demasiado mau e ineficiente tudo que for transporte vai ser e é já em muitos casos BEV 🙂 eficiência e performance garantida com pca manutenção, esquece o H2 serve para fertilizar campos de cultivo e se calhar para algumas indústrias mas isto e melhor o JL explicar ele percebe disto do H2 melhor do que qualquer um, e tem os neurónios todos sem falhas cognitivas 🙂

  9. Koso says:

    Para mim o problema da suposta mobilidade através de hidrogénio, não é somente as redes de produção, armazenamento e distribuição do dito cujo, mas sim da falta de empenho de todas as marcas fabricantes de automóveis; acham que a toyota, embora empenhada ao máximo em levar isso para a frente, iria conseguir sem o mesmo empenho das outras fabricantes?

    • JL says:

      Tem outras marcas que até começaram antes e depois da toyota.

      Honda, hyundai, bmw (tem agora o ix5 em testes) pegueot (diz que tem uma partner em desenvolvimento), Mercedes, entre outras.

      A toyota é das que mais manteve o desenvolvimento e também das que mais recebeu para o fazer:

      O problema foi sempre o mesmo, é uma tecnologia gira é engraçada mas não passa disso mesmo, porque é cara e sobretudo ineficiente, e tecnologias ineficientes não têm viabilidade, principalmente se forem caras.

      • Xzibit says:

        Boas
        Qual o elétrico que recomendaria no momento?
        Ando a pensar no Kia EV6 mas por outro lado os Tesla’s são fortes na comunidade de utilizadores e postos de carregamentos. Alguma opinião? Obrigado

        • JL says:

          Recomendar não o faço porque cada pessoa tem um uso diferente a dar ao carro.

          Deve testar ambos os carros e decidir sobre aquele que melhor lhe serve.

          Posso falar de algumas vantagens e desvantagens entre eles que vejo neste meio, tanto os teslas como os kia são bons carros, eficientes, fiáveis e cumprem, agora há questões além disso:

          -a rede tesla é única, é mais barata que os postos publicos, mais acessivel já que não são necessários cartões e complicações, basta apenas ligar o carro ao posto, tem controle total sobre os carregamentos e custos, o carro informa ao segundo o quanto vai pagar (isto para quem paga), pontos de carga tesla e até a ocupação deles em tempo real. Mas tem um problema, de há quase 3 anos para cá, a tesla não instala ou abre nenhum carregador rápido em Portugal, isto porque existe um problema no cumprimento da lei portuguesa por parte da tesla, coisa que não acontece em mais local nenhum.

          -o serviço pós-venda da tesla é complicado e simples ao mesmo tempo, isto porque não é algo que estamos habituados, eles não atendem telefones e também não gostam de visitas “surpresa” nas suas oficinas, obvio que não mandam ninguém embora, mas isso atrapalha a logistica que têm. Tudo é feito pelo aplicação, tem um problema no carro que não o impossibilita de conduzir, marca na aplicação o problema e eles marcam um dia para ir à oficina ou na sua preferência se for de longe e se o problema poder ser resolvido em sua casa ou outro local, eles enviam um “ranger” ou um técnico para resolver o problema.
          A grande vantagem na tesla em relação a todas as outras é não terem manutenções obrigatórias, apesar de recomendarem fazer algumas, mas com intervalos muito maiores que as outras marcas.

          A kia do que tenho conhecimento tem bastantes oficinas com capacidade para trabalhar nestes veículos, só que tem intervalos de manutenção muito curtos, de 1 ano ou 15 mil kms, tinham também uma em que mudavam o liquido de refrigeração da bateria e parte eletrónica que ficava muito cara, aos 60 mil, entretanto houve reclamações e passaram eles a oferecer essa mudança.

          O que aconselho, a testar muito bem os carros, recolher informação em grupos de utilizadores, tem 2 bons grupos no facebook, o Tesla Club Portugal com mais de 25 mil pessoas, o Hyundai Electric Kona / Kauai com quase 3 mil, questione, coloque suas duvidas.

  10. João Câmara says:

    A Toyota nunca parou o desenvolvimento de elétricos, aliás já tem muita experiencia e carros eletrificados e para lançar um elétrico em 2022, é porque começou a ser desenvolvido em 2018 ou antes disso.
    Acham mesmo que ter começado mais tarde a vender elétricos vai condicionar o futuro da Toyota, tendo em conta que hoje será das marcas mais vendidas no mundo.
    Em Portugal nunca foi das marcas mais vendidas nem vai ser. Tudo normal.

  11. Mascotes electricas nao obrigado. says:

    Oh pah, ja anda ai o JeoVerde JL todo acesso e animado porque a Toyota agora vai fazer mais electricos…
    Cuidado que o homem é certificado e sabe o que diz.

    • JL says:

      O que é um JeoVerde ?

      Exacto, estou muito contente.

      Obrigado.

      Mas olhe, ando e vou continuar a andar, independentemente daquilo que você e outros guincharem e espernearem.

      • Mascotes electricas nao obrigado. says:

        Pronto, vou matar-lhe a curiosidade…Jeoverdes são os evangelizadores dos veículos eléctricos.
        São todos a favor da sustentabilidade mas depois esquecem-se de ontem tem de vir o lítio…o que acontece com baterias usadas…que não temos estrutura para ter uma rede de eléctricos.
        Mas ao menos você parece-me um daqueles que nao usa as extensões de casa a sair das janelas para carregar os carros como esses iluminados que vemos por ai,sim…eles existem.

        • JL says:

          Então quer dizer que os jeocastanhos ou jeonegros são os evangelizadores de veículos a combustão, que se esquecem que sem lítio também não tem os seus veículos a combustão. Fora todos os outros que também são precisos.

          Não temos ? Então prove lá que não temos?

          Não, não uso e você usa ?

          • Mascotes electricas nao obrigado. says:

            Eu não ando a fazer uma cruzada em nome dos veiculos de combustão amigo…essa ja foi feita antes de eu nascer.

            Eu vejo-o é a si em tudo o que é topicos de veiculos electricos tipo influencer ou evangelizador.
            O que é bom para si pode nao ser para os outros, aceite que doi menos…vai ser mais feliz 🙂

          • JL says:

            Se não anda pelo menos parece.

            E não posso andar porquê? Você também aqui andar, tipo influencer ? Entao o que está a fazer agora ?

            Onde disse que é para todos ?

            Sim, aceite que dói menos, já disse e volto a dizer, não são essas perseguições que fazem alterar nada, vou continuar a frequentar com sempre fiz.

          • Mascotes electricas nao obrigado. says:

            Claro amigo, pode continuar a frequentar sem problema 🙂

            Ja disse que não ando a influenciar nada, quero la saber se usam combustão ou electrico.
            Como ja disse, cada um com as suas necessidades…

          • JL says:

            Nem eu, alguma vez me viu a dizer para comprarem ? Só emiti a minha opinião tal como todos aqui o fazem.

  12. Contador says:

    Espero pela resposta do Sandokan…não consigo ter opinião sem ele…

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