Cuidado: depois do Olá pai, olá mãe, agora é o golpe do emprego no WhatsApp
O WhatsApp é uma das ferramentas de troca de mensagens mais usadas em Portugal. Esta plataforma tem milhões de utilizadores ao redor do planeta e muitos são pessoas que se deixam enganar com alguma facilidade (se bem que hoje a engenharia social pode enganar qualquer um). Como tal, depois das burlas milionárias "Olá pai, olá mãe", está em marcha o golpe do emprego no WhatsApp.
Para termos uma ideia da importância que esta plataforma tem na vida das pessoas, o WhatsApp é hoje uma ferramenta usada por ministros para decidirem a vida de um país. Mas, para lá desta realidade, o mundo observa que é aqui também que muita gente é assaltada.
A PSP recebeu em janeiro 260 denúncias relativas à burla "Olá pai, olá mãe", que acontece por mensagem escrita, através da aplicação WhatsApp. Em termos de roubo, para percebermos a grandeza do esquema, a burla levou mais de quatro milhões de euros aos portugueses no espaço de um ano.
Apesar de a PJ levar a cabo investigações e conseguir mesmo deter e levar à justiça os criminosos, não parece intimidar quem procura dinheiro fácil.
Agora o esquema é outro
“Olá. O meu nome é (…) e sou da empresa (…). Estou a contactar-te porque recebemos a tua candidatura à vaga de emprego na nossa empresa. Ainda estás interessado?”.
Provavelmente já recebeu este tipo de mensagens. Numa primeira abordagem apareciam escritas em inglês. Agora, são já muitos os utilizadores a denunciar o novo golpe.
Do que se consegue perceber, estas tentativas de golpe chegaram a Portugal e os destinatários são aleatórios. Aliás, muitas vezes este tipo de esquema aparece também noutras aplicações, como, por exemplo, na app Mensagens do iOS (com muitos números de telefone no grupo).
Quando estas mensagens chegam a alguém que não tem qualquer interesse na proposta, muito provavelmente são apagadas. Mas... e há sempre um "mas", quem estiver a procurar emprego pode cair na tentação.
Se o utilizador cai na tentação e começa a responder, a suposta empresa começa por propor tarefas simples e rápidas (como fazer “gosto” em vídeos do TikTok) e até promete que vai pagar por essa tarefa. Contudo, no desenrolar do diálogo, surgem pedidos de investimento de dinheiro em plataformas duvidosas.
Com alguma engenharia social, os criminosos começam por envolver a pessoa, tornando o assunto atrativo. Levam a vítima a revelar informações pessoais e até a cair em esquemas onde tem de pagar para "entrar no novo trabalho".
Há relatos de pessoas que seguiram um link enviado que posteriormente solicitava os dados do cartão de crédito, como forma de deixar uma "caução". Claro que esses cartões acabaram por ser clonados.
Como podemos proteger-nos destes esquemas?
Não é mais do que seguir o bom senso. Lembre-se SEMPRE de que ninguém dá nada a ninguém e os bons empregos, as grandes oportunidades, não lhe vão aparecer numa mensagem do WhatsApp.
Desconfie sempre, e o mais sensato será apagar de imediato mensagens deste tipo e de outro que não sejam de pessoas das suas relações. Desconfie sempre de pedidos de dinheiro, o mais certo é ficar sem ele. Nunca forneça os seus dados pessoais, números de identificação nestas plataformas. E em caso algum coloque imagens ou informações (como número do cartão, data de validade e CVV) do seu cartão de crédito.
Caso receba mensagens destas, reporte às autoridades. As forças policiais estarão recetivas e os vários esquemas, quando reportados, permitem à polícia perceber como está o crime a atuar. Ninguém está a salvo destes esquemas, pois a poderosa engenharia social trabalha com as fraquezas do ser humano.
Acabei agora mesmo de bloquear e denunciar um contacto com essa mensagem. Número indonésio, levanta logo enormes suspeitas. Ainda assim, é sempre bom divulgar este tipo de scams para os mais desatentos/desinformados.
Um conhecido caiu nisto, quando reparou, depois de ter dado os dados bancarios, IBAN e Cartao de Cidadao para o pagamento do salário denuciou a situação ao banco, ao que o banco agradeçeu ter reportado a situação e como resultado restrigiram-lhe a conta pelo que percebi, algo como as funções de HomeBanking não funcionarem durante uns tempos para prevenir.
Mas o mais engraçado foi dirigir-se á GNR e dizerem-lhe que ele próprio é que tinha de investigar quem estava por trás desse esquema, pois sem terem alguém para solicitar os dados e apresentar queixa não fazem investigação nenhuma.
Depois disto é fácil perceber porque este tipo de golpes continuam.
Um esquema tão legítimo como as bitcoisas não vejo problema nisto!
Portanto um comentário iluminado de alguém com 92 anos que só percebe de internet para usar facebook e comentar na sapo.
Infelizmente a legislação Portuguesa é fraquinha quanto a isto. E a resposta das autoridades ainda pior é. Muitas destas burlas são perpetradas através de números nacionais. Acho eu que não seria assim tão difícil chegar a alguém. Houvesse vontade, claro.
A mim tambem ja contactaram, estou a adorar.
Que inveja, também gostava de ter uns contactos desses
Não tenhas!
Passo-te um que me contactou ontem (verídico).
Alisa Morin +27 73 891 5041
O texto:
“Hi, my name is Cecily. I am a recruitment consultantfor Kienbaum
We have received your job application. Are you still looking for a job?”
Copiado na íntegra.
Igual a minha, mudando nome numero e empresa.
E quanto o primeiro número era da ningeria, o segundo que me encaminharam já era do uk.
O segundo obviamente já me pediu para registar na plataforma, mandar pintes do login etc.
Claro que tudo o que envio é com tracking portanto já sei muito mais do que queriam, como serem da ningeria na mesma (com base no IP)
Hoje continua a saga.
Vou contactar a perguntar se a vaga ainda está aberta 😀
Boa sorte a ambos!
“a cair em esquemas onde tem de pagar para “entrar no novo trabalho”???????
Têm de pagar para trabalhar? Como há pessoas a cair nisto…
Hoje surgiu-me a “oportunidade” de trabalhar a a fazer likes em hotéis na booking. Como conseguiram o meu número? Não faço ideia, mas já recebi 11€ via mbway.
pedem o nome, idade e profissão, menti em todos mas claro que têm acesso ao meu nome, quer no whatsapp quer pela transferência no mbway
Agora devem começar as tarefas em que tenho de ser eu a transferir dinheiro, óbvio que levam já um bloqueio.
Os números do whatsapp eram portugueses, os do telegram estão ocultos.