Toyota testa uma tecnologia nos seus carros que suga CO2 do ar
Ainda há marcas que não acreditam, ou pelo menos não estão totalmente convencidas, que o futuro das estradas é dos carros elétricos. E a poluição pode ser um argumento... possível de tirar da equação! Ao que parece, a Toyota ainda não atirou a toalha ao chão e testa uma tecnologia no seu Corolla GR que suga CO2 do ar.
Pecaste, mas penitenciaste-te. Estás perdoado!
Os carros elétricos são uma boa ideia, mas a realidade da sua autonomia e dos problemas das baterias continua a arrastá-los de volta à Terra. Ainda não está tudo bem contado!
A Toyota está a aproveitar esta realidade intermitente e lançou-se numa ideia louca: carros com filtros incorporados que captam dióxido de carbono - o composto químico que causa o aquecimento global - da atmosfera enquanto se conduz. Por outras palavras, a promessa parece ser a de que os condutores podem ter tudo: conduzir os seus convenientes carros movidos a combustíveis fósseis enquanto sugam tanto CO2 que os seus pecados climáticos podem ser perdoados.
Os filtros de ar, que a empresa instalou na zona frontal de um Corolla GR de combustão a hidrogénio, utilizam mesmo o calor residual do motor para injetar o CO2 num líquido descartável.
Mas o problema é que, atualmente, o sistema apenas capta uma fração das emissões provenientes destes motores. Segundo que é referido, os filtros convertem cerca de 20 gramas de CO2 durante 20 voltas numa pista - muito longe dos milhares de gramas por litro que os motores emitem ao queimar um único litro de gasolina.
Pisar no acelerador
Será que o sistema pode ser dimensionado para fazer uma mossa significativa nas emissões de um veículo? Não se sabe ao certo. Mas o projeto é também mais um sinal seguro de que a Toyota continua a não apostar as fichas todas nos veículos elétricos.
Nos últimos meses, os responsáveis da empresa expressaram a sua convicção de que existe um limite máximo para a quota de mercado dos veículos elétricos - estimando que estes constituirão, no máximo, cerca de 30% dos veículos vendidos no futuro.
Este "pessimismo" é confirmado pela queda real do número de vendas de veículos elétricos, mesmo com incentivos políticos sob a forma de créditos fiscais e reduções de preços.
Não há dúvida de que os veículos elétricos trazem novas preocupações práticas. O inverno passado trouxe numerosos relatos de veículos elétricos que não conseguiram carregar por impedimento do frio, com problemas vários derivados das temperaturas muito baixas, o que sugere que nem todos os locais são adequados para eles.
Se a Toyota conseguisse tornar os carros a gasolina de alguma forma ecológicos, seríamos todos ouvidos. Contudo, o mercado (e os reguladores) só acreditará quando houver resultados que o comprovem.
Não acreditam nos eléctricos que têm pouca autonomia, são caros, não há infraestrutura, mas depois acreditam em carros que em pista fazem 60 kms com um tanque de 250 euros de combustível (assumindo o seu preço na forma gasosa, liquidificado é bem mais caro), fora dela não chega aos 200 kms, e onde também não há infraestrutura.
Resta saber quantos kilos foram emitidos para produzir o tal filtro…..
Menos que para produzir as pilhas
Então mostre lá esses dados.
Pilhas fábrica a Toyota para os fcev..
O sistema de sucção do CO2 não precisa ser instalado num carro de combustão a H2. Pode ser instalado em qq motor que consiga temperaturas de funcionamento capazes de accionar o filtro.
Tudo o que permita evitar andar com uma marreca vitalícia de 500kgs às costas de um carro, é bem vindo e merece todo o esforço para ser desenvolvido.
Pode ser instalado em qualquer um, desde que sugue ar por algum lado, até os filtros de habitáculo fazem isso, isto é só mais uma forma de propaganda a algo que não faz sentido.
Então e que marreca este tem para transportar 7 kilos de hidrogênio ? Fico à espera dos números, deve pensar que é um tanque de diesel. Looooooooool
Fora os restantes toneladas de equipamento para o abastecer, em Fuji eram 5 camiões num espaço de um campo de futebol …
O carro a que o artigo faz referência é um combustão a H2 e a exemplo do filtro, tb está na fase de desenvolvimento.
Este filtro precisa de temperaturas altas. O normal filtro de habitáculo não consegue fazer isso.
Este precisa, há outros que não precisam, como pensa que capturam o co2 para fabrico de sintéticos, é com altas temperaturas ?
Então já viu a marreca que este transporta ? São quantas centenas de kilos ?
Então já viu quanto pesa a marreca deste ?
Tenho aqui a informação à mão, se quiser…
Estranho você se prezar sempre pela boa informação e aqui falhou redondamente…
Isto já nem é ser negacionista nem querer ter carros EV. Infelizmente o hidrogénio nunca poderá ser sequer alternativa, nem a EV nem a Gasolina/gasoleo simplesmente porque o único processo que temos para criar hidrogénio é preciso 57KW apenas para criar 1KG de hidrogenio. Ora se falamos que a GRID não aguentaria automoveis electricos, muito menos aguenta a produção de hidrogenio….
Neste momento o record mínimo (2022) encontra-se em 39.4kWh de energia proveniente da eletrólise…
Eu com 39.4kWh faço à vontade mais de 350km enquanto que com 1kg de hidrogénio faria 180km no máximo, ou seja, não é nada vantajoso.
Mas até pode ser que o hidrogénio venha a substituir o veículo a bateria, mas para isso é preciso:
1#- Baixar dramaticamente a necessidade energética para produzir hidrogénio;
2#- Ou aumentar a eficiência para mais km por kg de hidrogénio de forma a ser mais rentável para o utilizador.
3#- Uma rede alargada de estações de abastecimento.
No entanto, não estou a ver nem o ponto 1 ou ponto 2 a acontecer tão cedo.
Então yahamia ? Já sabe quanto pesa a marreca deste ?
Com 1 kg faz na melhor das hipóteses 100 kms, isto se for um fcev, neste Toyota faz uns 20 a 25 a andar devagar.
A electricidade para produzir H2V não vem da GRID, @TM.
Se viesse já não seria H2V, mas sim cinza ou preto.
Adiante. Há no subsolo uma fonte de H2 suficiente para suprir necessidades energética da humanidade durante séculos.
Vem do mesmo lugar que as outras, curiosamente 98% dele é produzido em refinarias com recurso a gás natural.
Pois há, vamos ver quanto custa extraí-lo e purificar.
Não me digas que vem dos geradores a gasolina que gostas de apregoar…
…e libertam oxigénio! 🙂
Gostava de saber se dá depois para pegar nesse CO2 e misturar nas bebidas para as gaseificar.
Além disso, gostaria de saber se dá para guardar de forma a meter dentro de sacos com verduras de forma a que as mesmas se mantenham saudáveis por mais tempo.
O futuro é elétrico e o resto é conversa. A fonte de energia é que pode mudar, mas o motor elétrico veio para ficar.
Concordo. O motor eléctrico é o mais eficiente e sem as complicações e manutenção de um qualquer motor a combustão.
Gosto mais dos elétricos! Produzem C02 na sua produção, utilizam cobalto e outras terras raras e mesmo assim não pagam impostos.
E os a combustão não produzem ? vêm de arvores ? boa….
E também usam cobalto, não só no processamento de ligas metálicas como na produção de combustível.
Esses pagam impostos porque são muito mais maléficos, está a ver o tabaco a pagar menos impostos que as pastilhas elásticas ? é a mesma coisa…..
E sem contar que o Cobalto utilizado nos combustíveis não dá para ser recuperado porque é transformado…
Não digas tantas verdades que o polícia da tesla fica desnorteado….
Bem verdade Zé. Nestes casos suponho que deve ser o vizinho que anda a dar assistência à mulher do vendedor. É típico 🙂
Concordo, até porque alguém mais abaixo diz que o CO2 é bom e recomenda-se. Looool
Só que para produzir combustíveis também precisas de cobalto…
Não precisa não senhor.
Claro que não, tinha de vir o negacionismo do costume, os gajos do instituto do cobalto nem sabem disso.
https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/catalytic-converter/
E?
O que faz com q precise são as normas anti-poluicão. De resto pode ter o combustível que quiser sem tratamento catalítico que funciona na mesma.
Tava-se mesmo a ver que os ressabiados do costume iam atacar, fiz de propósito, looolooolool
De resto deste que é obrigatório, a quantidade é tão ridícula perto do que sai para as baterias que é tipo comparar o tamanho da formiga vs elefante v/exas deveriam ter vergonha de tocar sequer nesse ponto.
E ainda só temos 1,25% de carros elektros…
Não interessa porque é, usa e pronto, senão tinha enxofre nos pulmões, aquele que se queixa dos navios.
Segundo sei, o ressabiado aqui é sempre o mesmo, o yamahia…
Sim, são 7% de todo o cobalto, 40% para baterias que você também usa.
Nem por isso, até porque as mais modernas baterias e as usadas nos carros mais vendidos nem sequer o usam.
Quem toca nesse ponto são vocês, os petrolheads, não eu.
Também podes andar com o vento e não precisas de combustão para nada…
O subproduto da combustão é que é o problema.
Olhe, ainda estou à espera do peso da marreca deste carro…..
Hahahahahaha
É cada tiro, cada melro.
É testar tudo que não seja eléctrico.
Transformaram o CO2 no vilão, quando é dos únicos elementos libertados que não são voláteis e são essenciais à flora. E injectam CO2 nalgumas estufas para aumentar a produção e reduzir a necessidade de uso de químicos.
O que não faz deles produtos mais saudáveis, mas sim de crescimento mais rápido, ou seja, produção intensiva.
E depois injetam os veículos de software da treta e cheio de automatismos que tornam os carros mais caros.
Android auto para quê?
Como se fosse o software a tornar os carros mais caros que ao desenvolverem o mesmo, desenvolvem desenvolvem para toda a gama tornando-o escalável e consequentemente mais barato…
O que torna os carros mais caros são condições de segurança obrigatórias, por exemplo:
– line assist;
– existência de um telefone que ligue para o 112 automaticamente;
– existência de ABS;
– controlo de estabilidade
– ou até mesmo novas normas ambientais para os motores como as normas EURO6.
PS: Não vivo sem android auto.
Um carro para mim sem isso é a mesma coisa que não ter rodas…
Lol, levas o carro com Android e sem rodas, que eu levo o q tem rodas sem android.
Como tudo na vida, é daquelas coisas que não sendo essenciais, quanto não tens sentes uma falta tremenda.
Especialmente quando utilizado com o Waze ou integrado com automação em casa, onde com um toque no ecrã do carro abro os portões da garagem com antecedência ou tenho acesso à playlists de músicas ou podcasts do meu telefone sem precisar de o tirar do bolso.
@Yamahia, então espera, não sabia que existia uma rede alternativa especialmente focada a produção de energia para fabricas. O problema vai ser o mesmo…. não há electricidade suficiente para criar hidrogênio neste processo…sim há hidrogênio no subsolo mas vamos lá usar a cabeça, se nenhum dos magnatas do petróleo está a apostar nisso e estão a preferir fazer a transição gradual para electricidade, alguma razão terão ou somos nós aqui no Pplware os maiores crânios do mundo?
Agora a extração já não é um problema…
Só é problema para extrair o Cobalto e o Lítio, para extrair Hidrogénio não há problema nenhum.
Só para pensarem que os gases que saem pela boca e pelo nariz também incluí o dito CO2.
É esse o CO2, da narrativa oficial, a exterminar.
Pois… NADA se perde, NADA se cria, TUDO se Transforma.
O co2 nem por isso é mau, já os NOx, o SOx e partículas são bem piores…
É por isso que da falta conhecimento se transforma em idiotice…
A solução passa por usar combustíveis verdes nos motores a gasóleo e a gasolina…
E depois deixa-se de andar a passear com Toneladas de baterias, aumentando a segurança, conforto, desempenho, redução do desgaste dos pneus e até economia.
E de onde veem esses combustíveis verdes ? Não são também em toneladas ? curioso porque ao fim de 5mil kms já o peso do combustível passou o da bateria.
Curioso porque os eléctricos estão entre os carros mais seguros alguma vez produzidos.
Sim, sim… enganar as pessoas é feio… 🙂
https ://cnnportugal.iol.pt/tesla/carro-electrico/os-teslas-tem-mais-acidentes-que-os-carros-a-gasolina-e-a-gasoleo-eis-porque/20240128/65aa7c06d34e65afa2f9d840
Mais seguro não quer dizer que seja o que tem menos acidentes.
https ://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/tesla-de-elon-musk-tem-os-carros-mais-seguros-a-venda-na-europa/%3Famp&ved=2ahUKEwig8K_o6-CEAxWcSvEDHcJUC8wQFnoECDAQAQ&usg=AOvVaw3msAD7t6nnFS73FOHngvTm
De onde veem os combustíveis milagrosos que tanto querem ? Deve ser por serem 5x mais caros que os atuais. Loool
Se é assim tão importante o ambiente… os Eletricos produzem o dobro de CO2 dos Comboios
Sobre a segurança… o que conta é O PESO (a sua massa em movimento).
Fonte:
https ://www.noticiasaominuto.com/auto/2512633/estudo-conclui-que-carros-eletricos-produzem-o-dobro-de-co2-dos-comboios
e daqui a um bocadinho, começam a taxar os EV pelo seu peso:
https ://www.razaoautomovel.com/noticias/veiculos-eletricos-canada-imposto-estradas/
Produzem o dobro dos comboios ? Looool comparam carros com comboios, e quantas vezes mais os a combustão poluiem a mais que os comboios ?
Sobre o imposto do peso, já taxam os a combustao naquele país há muito tempo, mas enfim, a ignorância de alguns faz com que usem isso como argumento. Loool
É isso, querem ver livres dos a combustão e vão taxar muitos os eléctricos. Looooool