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Ford não quer elétricos com 1.000 km de autonomia: são economicamente insustentáveis

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Carlos Fernandes says:

    Trabalhar num sistema de carregamento rápido das baterias e/ou bateria amovível.

    • João Fernandes says:

      Carregamento rápido já existe. Pode melhorar mas nunca será instantâneo.
      É fisicamente impossível realizar a troca de 500kg de baterias num período de tempo curto, não só pelo peso, mas tambem pelo espaço que ocupam. Normalmente estão no fundo do carro porque noutro local mais elevado iam afetar o centro de gravidade do carro.
      Faltou falar no painel solar no tejadilho que serviria para carregar 5% das baterias do carro num dia inteiro parado ao sol…
      Estas ideias já todos tiveram e, ou já existem, ou são impraticáveis.

      • Realista says:

        Faltou as estradas eletrificadas, mas falta saber é o preço dessa brincadeira.

      • RV says:

        A NIO tem um estações com um sistema autónomo de troca de baterias, troca a bateria do carro descarregada por uma carregada.

        • Sabe-se lá says:

          eu acho que se estiver bem otimizado, 20, 30 minutos dá pra fazer… ou menos.
          Quase como por e tirar a lateral dum pc. é preciso é criar os meios de fixação.

        • Realista says:

          Esse sistema têm vários problemas:

          1) Requer que todos os veículos usem o mesmo sistema (neste caso a plataforma da NIO). E muitos construtores querem utilizar o seu sistema porque lhes confere vantagens. Assim não haveria nada pior que teres um sistema para a NIO, outra para a Renault, outra para a Tesla, outra para a Mercedes e por aí fora.

          2) Fica mais lento (na globalidade) carregar 100 carros numa destas estações do que em postos de carregamento rápido. Para além disso o posto teria que ter em stock baterias carregadas coisa que pode esgotar.

          3) Existe o problema sobre quem é o dono das baterias. O dono do veículo não pode ser o dono da bateria pelo que terá de pagar um aluguer mensal. Para além disso a NIO vendeu o departamento das baterias a uma outra empresa qualquer pelo que se essa empresa falir acabou o sistema.

          Entre outras questões menos relevantes.

        • António Sameiro says:

          Ou uma nova por uma velha!!!!

      • Os says:

        Quero fazer um pequeno reparo: mas quem é que quer deixar o carro ao sol? É como entrar num forno e os plásticos começam a ranger por todo o lado.

        • JL says:

          Se tivesse um eléctrico isso já não o preocupava, já que estes até têm software que permite arrefecer o carro antes de chegar a ele, uso isso muitas vezes.

          • Francisco says:

            Usar energia para arrefecer o carro deixado ao sol para carregar a bateria não me parece muito eficiente.

          • JL says:

            Eu não o deixo de propósito ao sol para isso. Faço o quando acontece.

            Aproveito o sol em casa, já que é assim que é carregado muitas vezes.

      • JL says:

        Já se fazem troca de baterias em poucos minutos, quem começou com isso até foi a Renault, a Nio neste momento já tem algumas estações que o fazem menos de 5 minutos.

    • Joao Ptt says:

      “Battery Swap Station”, ou seja estações de troca de baterias.
      Geralmente um sistema automatizado reconhece o veículo e remove os parafusos, tira o conjunto de baterias, coloca um novo conjunto de baterias já carregado, aparafusa, e o carro está pronto. Geralmente demora poucos minutos, talvez uns 3 minutos.

      É um sistema promissor para empresas.
      Os particulares não gostam deste sistema de trocas porque têm receio, e talvez fundado, de que o novo conjunto tenha uma autonomia muito pior que as baterias de fábrica.

      • Mario says:

        O Sr. Vive em que realidade?
        1. Ter muita autonomia não é viável, porque torna o carro muito mais pesado, mais caro e menos econômico.
        2. Cada um deve procurar o carro que cumpre as suas necessidades, para uns é uma pickup, outros van, diesel, gpl…
        3. Para grandes viagens, pode usar o carregador rápido, que consegue facilmente 100, 150km de autonomia em alguns minutos.
        4. Mesmo o automóvel de combustão interna, ninguém faz viagens de 1000km se para um pouco.
        5. Mesmo para algumas pessoas que gostariam de ter um electrico, pode não ser viável, ou por não ter estacionamento próprio (garagem,etc .) Ou por não estar a fazer essa gestão de bateria etc…
        5. No meu caso abasteco diariamente nos 80% e viagens longas 100%, o que me dá uma autonomia de cerca de 350km diarios

  2. Luis says:

    pois…. mas sem uma automia dentro desses valores, um 100% eléctrico por aqui nem pensar….

    • Fmn says:

      Faz isso todos os dias? 1000km

    • Mr. Y says:

      Porquê? Fazes 1000km diariamente?

    • Rui says:

      Olha outro que faz 1000km por dia

    • Gonçalo says:

      Mas tu fazes mais de 1000km por dia ? o pais de cima abaixo não tem isso

      • Luis says:

        lol, é preciso fazer um desenho….? vocês também não passam o dia ao telefone e querem que a bateria dure certo? Podia dar mais exemplos, mas não sei se lá chegariam….
        para além do mais, se é só pela piada, sabem lá os kims que faço poria, ou para onde vou….
        com cada um lol

        • Mr. Y says:

          E qual é o problema? Quando o depósito chega à reserva não vais abastecer? Só tens de fazer o mesmo com um VE

          • Luis says:

            sim, se estiveres a 100 km dum posto de abastecimento ou com uma urgência deves abastecer que é um espectáculo….

        • Gonçalo says:

          Mas um desenho do que ? Falaste falaste e não disses te nada.
          Mas ao telefone sempre se resolve alguma coisa agora a conduzir sem parar não se faz bem nada mesmo que trabalhes em transportes tens sempre que parar para descarregar portanto sim adoraria saber a alminha que faz 1000km por dia sem parar sendo que se fores sempre a 120 são mais de 8 horas, qualquer das maneiras tenho pena da pessoa que passa 8 horas de trabalho a andar

        • King Banido says:

          esquece Luis, os eletrificados não tem argumentos e pecam por essas respostas meio parvas.

          O teu exemplo do smartphone foi excelente e espero que ninguem tenha a ousadia de dar uma resposta parva 😀

          • Realista says:

            É só uma questão de tempo até mudares…

          • Mr. Y says:

            Não são respostas parvas.
            O argumento era que os VE só vingam se tiverem 1000 km de autonomia o que não é verdade porque duvido que faças isso diariamente.
            Quando comparas com o smartphone também não o pões a carregar todos os dias durante a noite? É um hábito que passas a ter com o VE, se for necessário. Só fica mais chato, se não tiveres um sítio perto de casa onde possas carregar e aí tens de planear antecipadamente os carregamentos, que, possivelmente, será mais frequente que a gasolina ou gasóleo.
            Com isto quer dizer que os VE serão facilmente adaptáveis para TODOS, neste momento? Claro que não e aí um a combustão é essencial.
            Agora o argumento dos 1000 km é ridículo e só aumento o preço do carro sem grandes benefícios.

          • Há cada gajo says:

            A questão é : para viajares descansado sem te preocupares como o local onde tens de abastecer ou os kms que tens de fazer para abastecer por teres de forçosamente alterar percurso apenas com esse fim, a autonomia de 1000.km é confortável. Com um carro a combustão não tens esse problema, porque abasteces em qualquer lugar. Isto é assim tão dificil de entender ??

          • Realista says:

            É porque abasteces em qualquer lugar…

            Ainda em Abril, andei 5km à procura de uma bomba (e só tinha 30km de reserva).

          • Mario says:

            Deve usar o telefone fixo.

          • Há cada gajo says:

            Realista, não sejas irrealista.

          • Realista says:

            Há cada gajo, não sejas desse tipo de gajo…

        • Sabe-se lá says:

          Eu neste momento se calhar optava por um híbrido, se tivesse no teu lugar.

      • Sergio says:

        Como se estas marcas pensassem primeiro no mercado português lol.

        Mas eu gosto de vos ver na auto estrada a 100 km/h dentro do tesla, para ela durar os tais 600 ou 700 km

    • Joao Ptt says:

      Sem falar que se falhar a energia eléctrica, e aqui todos os anos falha várias vezes, o carregamento pode ficar comprometido.
      Ter muita autonomia faz sentido.
      Entendo que a FORD não queira, mas não faz mal, se a FORD não tiver e a concorrência tiver… imagino que a concorrência não se importe de receber uns clientes extra.

      Este discurso faz lembrar outro de um fabricante de máquinas fotográficas que dizia que os sensores não tinham de aumentar de resolução, que aquela resolução estava boa… a concorrência não ligou nenhuma e aparentemente a empresa que disse que não era preciso melhorar… continuou a melhorar, não tinha, ninguém os obriga, mas com a concorrência a melhorar será que queriam mesmo perder clientes?

      Imagino que num mercado “ideal” em que essa empresa tinha o monopólio os potenciais clientes tinham de se contentar com o que a empresa decidisse que era bom o suficiente… no mercado livre quem não está à altura ou acima da concorrência provavelmente desaparece.

      • Mario says:

        Se faltar a electricidade, também não consegue usar a bomba de combustível.

        • Joao Ptt says:

          Agora não sei, mas houve uma altura em que algumas tinham bomba manual.
          Podem sempre colocar um gerador… um pequeno gerador é mais fácil de arranjar e manter a funcionar se a energia consumida for pequena.

          • JL says:

            Alguns postos têm backup com geradores. Assim assim se não houver comunicações para fora do posto, nem as bombas desbloqueiam.

          • yamahia says:

            Todas as estações de serviço são independentes da rede eléctrica, se assim o entenderem.

          • JL says:

            Nem todas.

            Lá por ver 2 ou 3, não são todas, é como o seus exemplos de que: se um volvo electrico consome 32 kwh por 100 kms, todos os ve’s consomem 32 kwh por 100 kms, o que não é verdade.

    • Mario says:

      Vê-se logo que nunca foi proprietário de um carro electrico.
      Dou o meu exemplo:
      – deixei de perder tempo nas bombas de combustível. ( Faça o cálculo mensal que dispense na bomba de combustível)
      – saio de casa sempre com o carro atestado.
      – apenas usei carregamento público em viagens grandes, e mesmo isso é uma vantagem. Estacionamento próprio e perto do estabelecimento, por norma carrego em shoppings ou supermercados.
      – preço da energia muito mais em conta

      • Há cada gajo says:

        Porque tens uma vidinha muito arrumadinha que te permite ter um VE. É só isso.

        • JL says:

          Então, arrume a sua,‘já viu o tempo que perde aqui a tentar convencer os outros de que os ve’s nao prestam?

          Esse tempo podia ser aproveitado para arrumar. Loool

          • Realista says:

            Game, Set And Match…

          • Há cada gajo says:

            Não estou a querer convencer ninguém. Ainda bem que és um privilegiado.

          • JL says:

            Pelas suas palavras você é que é um privilegiado, já que se gaba de ter um carro que não lhe dá as chatices que inventa.

          • Há cada gajo says:

            Que chatices é que invento ? Se a vida quotidiana já é altamente preenchida por que raio é que tenho de juntar mais uma preocupação que é o abastecimetno/carregamento do carro ? Para já não tenho dinheiro para comprar um VE com as caracteristicas equivalentes ao meu carro a combustão e se tivesse, não tenho onde o carregar e ficaria depende de uma rede externa de carregamento, portanto, sim, sou um privilegiado porque não tenho de me preocupar com o abastecimento do carro a combustão.

          • JL says:

            Se não quer nem pode porque se preocupa tanto ?

          • Há cada gajo says:

            Porque quem tem um VE, em qualquer forum, normalmente torna-se num fundamentalista como se tivesse de justificar a todos ou a si próprio que fez a melhor escolha de sempre e que os outros são todos uns ignorantes.

          • JL says:

            Diferente de si em que aspecto ?

          • António Vasco says:

            Não, mister “cada Gajo”, no meu caso tento esclarecer quem tenha dúvidas sobre os EV, como eu tinha antes de comprar, e de uma forma justa. Digo os prós e os contras.
            O que eu não compreendo são certas pessoas que falam do que não sabem, porque nunca tiveram um VE, e lavam a discussão como se fosse uma questão clubista, tipo futebol

      • yamahia says:

        Há quem veja vantagens em tudo, até ao dia.

  3. David Guerreiro says:

    O meu carro a combustão não faz 1000km com um depósito, porque haveria de um EV fazer? Havendo carregadores rápidos, com pequenas paragens consegue-se carregar para vários km.

    • João Cartaxo says:

      O problema em. Portugal é que o tuga não chega a horas e mesmo assim quando chega tarde já foi em. Excesso de velocidade. Num elétrico teria que sair mais cedo coisa que tuga não gosta de fazer. Em Portugal para que os elétricos funcionem é preciso mudar primeiro a mentalidade das pessoas

      • David Guerreiro says:

        Eu sou tuga e chego sempre a horas a todo o lado…

      • MLopes says:

        não, o problema é que se queres ir do porto ou de aveiro ao algarve passar um fim de semana ou umas férias tens que parar pelo caminho para carregar.
        aí começam os teus problemas porque estás em portugal. primeiro precisas que os postos estejam a funcionar o que muitas vezes não acontece. depois precisas que a viatura tenho carregamento rápido e mesmo assim são sempre 30 minutos e claro, precisas que não haja fila para carregar porque senão demoras 7 horas de aveiro ao algarve.
        atenção que sou grande defensor dos elétricos e temos tido veículos elétricos em casa desde há muitos anos.
        para quem vem com o argumento de que há e tal mas n\ao vais do porto ao algarve todos os dias (tipo o comentário que não se faz 600 ou 800l quilómetros todos os dias) é bom lembrar que claro que (normalmente) não se faz mas lembrem-se de uma coisa, num veículo térmico a mesma pessoa também não faz os 600 ou 800 quilómetros por dia mas tem a possibilidade de o fazer quando precisa, é uma questão de ter essa disponibilidade para usar quando necessitar. num ve que não tenha essa autonomia nunca o fará sem parar o que pode ser um tempo substancial.
        os eléctricos são o futuro e só faz sentido que o sejam mas espero sinceramente qua a tecnologia evolua, que se passe a usar outro tipo de baterias (se o futuro passar por ve com baterias) e que as autonomias possíveis aumentem substancialmente

    • Mr. Y says:

      Acho que há muita gente que sofre de ‘ansiedade de carregamento’ que tem sempre medo que bateria acabe a meio do caminho ou que irá demorar imenso tempo a carregar.

    • Naodouonome says:

      Porque um carro a gasóleo faz na boa.

      • Toni da Adega says:

        Nem todos os carros a são a diesel.
        E nem todos os carros a diesel fazem 1000km, já andei em muitos e nenhum fazia

        • Infinity says:

          Só depende da condução, ja fiz 1300Km com um deposito de combustivel

          • JL says:

            Só quando andam de eléctricos é que andam depressa, ok, ok, sabemos que o custo da energia assim o permite , mas se fizerem o mesmo nos ve’s, a autonomia é bem maior. Lol

          • Infinity says:

            @JL, quem disse que era a andar devagar, foi simplesmente a cumprir os limites de velocidade neste caso em estradas nacionais.
            Vai lá fazer o mesmo num EV e diz se fazes mais Km

          • JL says:

            Se andar mais devagar faço mais kms, isso é certinho, como em qualquer outro veiculo, seja ele qual for, num ve basta fazer média de 90 kmh para ele fazer a autonomia anunciada.

            Eu nessas velocidades faço 11 kWh, ou seja, pouco mais que um litro de gasóleo equivalente.

        • Aiaiai says:

          Não sei em que carros andou.. Muito menos menos qual o ‘estilo de codução’ mas.. nenhum fazia ou mostrava autonomia para 1000km com depósito cheio?
          Conheço vários modelos capazes de o fazer. Mas certamente não se fazem 1000km por depósito com condução ‘agressiva’.
          Anda na semana passada enchi o depósito de um VW e deu autonomia para 1100kms. Obviamente estava a ter uma condução ‘defensiva’/’poupada’.
          Nos VE só se consegue chegar perto das autonomias anunciadas com conduções ‘defensivas’/’poupadas’. De outro modo, vai parar muito mais vezes e por muito mais tempo!

        • Há cada gajo says:

          O meu faz 1300 km com um só deposito e não preciso de me preocupar com o local onde vou abastecer, nem tão pouco ocupo o meu tempo a planear abastecimentos, que é a coisa mais ridícula que pode haver.

          • PAULO SILVA says:

            Qual é o seu carro? gostava de saber que marca tem um depósito tão grande…

          • JL says:

            Eu também não, vivo num país onde existe carregadores e locais de carga em qualquer lado.

          • Infinity says:

            Fiz os 1300Km com um Kia Ceed, 50L a fazer uma média de 3.8L/100 é so fazer as contas

          • Há cada gajo says:

            Paulo Silva, se não sabes então não duvides. E se tivesses algum conhecimento nem fazias essa observação. E quão grande achas que é preciso ser um depósito para fazer 1300 km num automóvel diesel moderno ? Lá está, não sabes. Dou-te uma dica : não faço os 1300km a 150km/h. PAra isso não dá.

          • Realista says:

            Medias de 3.8L/100km para 1300km só se for em cima do reboque…

          • Realista says:

            @Há cada gajo, deves pensar que nunca tive veículos a combustão para não ter ideia dos consumos…

            O meu carro moderno anterior (2018 – Peugeot 308 1.5BlueHDI, 130cv) fazia 5L/100km em condução suave (100km/h a 120km/h) + Adblue…

            A melhor média que fiz em AE foi com um Honda Civic 1.4 a gasolina, em que fiz 3.5L/100km mas não passei dos 80km/h e demorei mais 1 hora na viagem.

            Mesmo que fosses uma bexiga de aço para fazeres 1300km sem parar, a diferença entre fazer 1300km a 80km/h em vez de 120km/h é só uma diferença de 6 horas…

            Se te preocupa perder 20 minutos a carregar o carro, imagina perder 6 para ter que andar a 80kmh.

            Nota-se que nunca tiveste nenhum carro elétrico e só estas a criticar por criticar.

            Eu já tive dos dois.

          • Há cada gajo says:

            Realista, só acredita quem quer. Eu só relatei a minha experiencia com o carro tenho e que continuo a ter e que nunca me deu chatices. E as tuas contas são as que consegues fazer porque só as concebes dentro da esfera da tua experiencia com um determinado tipo de carro. Não te digo que carro tenho, mas é um ligeiro de passageiros e na auto estrada paga tanto como os teus peugeot, mas tambem não tem um depósito de 50 litros como as tuas contas.

  4. Luis Henrique Silva says:

    As baterias ainda nâo fez a tão desejada evolução, ainda não se conseguiu descobrir baterias com bastabte carga e menores e carregamento rápido.
    Ainda só se evoluiu na rapidez de carregamento, no tamanho e armazenamento ainda está na mesma.

    • João Fernandes says:

      Essa é que é a grande verdade. Há mais de 10 anos que falam de baterias d2e nova geração, mas até agora o que tem aparecido são baterias maiores.
      Estamos a evoluir na forma de carregar, mas maiores autonomias, por enquanto só com baterias maiores que por sua vez são mais pesadas e provocam mais consumo.
      Por outras palavras, com a tecnologia atual haverá sempre um ponto a partir do qual não vale a pena aumentar a capacidade das baterias para aumentar a autonomia.

  5. João Fernandes says:

    Andam a tentar dar passos maiores que as pernas.
    Compraria um carro de gama baixa com autonomia de 300Km para andar no dia à dia.
    Já carros grandes, pesados, com baterias enormes é outro patamar.

  6. Miguel says:

    Passei a gostar mais da Ford, quem diria…

  7. Eestaem says:

    O ideal seria baterias leves e pouco volumosas com autonomia para 350, 400km e com um tempo de carga muito reduzido tipo 5 ou 10 minutos.

  8. Digo Eu says:

    500/600 Km efetivos de alcance, com uma extensa rede de carregamentos públicos cidade/estrada e baterias que carreguem 80% em 5/10 minutos, é preferível …

    • João Fernandes says:

      Nem era preciso tanto, porque a grande maioria dos portugueses, não faz 200km por dia, mas um carregamento rápido desses é que era Benvindo.

      • Magistrada says:

        Mas para uma viagem maior é uma chatice não poderes fazer mais que 300 e tal km sem ter que parar durante bastante tempo, já contando que estarão muitas mais pessoas à espera no carregador para carregar o carro. Para o dia a dia serve, mas para os dias em que é preciso fazer mais km ainda é um pouco aborecido.

        • Filipe says:

          MAs nao come? nao faz pausas para mais de 300km? enquanto vai comer carrega o carro

          • Há cada gajo says:

            E se todos fizerem o mesmo ? Como é ? É tudo muito bonito quando só tens 1% do parque automóvel composto por VE´s mas e se fosse ao contrário ? Achas que o cenário mantendo-se como o atual em termos de carregamentos, é plausível ?

          • JL says:

            Se fosse ao contrário as bombas de gasolina eram carregadores, os estacionamentos tinham carregadores também, tal como já acontece em outros paises.

          • Há cada gajo says:

            JL, tu, tal como outros, és um privilegiado. NA nossa sociedade como em outras, há-os. Ser proprietário de um VE é ser privilegiado, ter uma rede de carregamento, é um privilegio. Mas quando o VE se democratizar, o conceito tal como o temos agora, será um pesadelo. Oxalá mude para melhor, mas antes de ser banal será um pesadelo. Não obrigado.

          • JL says:

            Privilegiado ? então fiz por isso e sou privilegiado ? Não entendo, pensa que me deram tudo ? ou isso cheira a um pouco de inveja ?

            Ah sim, então você também é um privilegiado, já que tem uma rede de abastecimento bem montada e por todo o lado. Olhe só, agora como ficamos ?

            Pesadelo ? só para os que não querem, é que até hoje nunca fui a nenhum lugar sem energia elétrica, já combustíveis..

          • Há cada gajo says:

            Sim, já sabemos da tua dificuldade em ler e interpretar. Também não compreendo essa ansiedade por que tem uma opinião contrária à tua.

          • JL says:

            Então mas afinal quem começou com opinião contrária ? fui eu ?

            Você faz o mesmo, está a ser diferente de mim em que aspeto ?

            Eu só dei uma sugestão.

          • Há cada gajo says:

            JL, eu tenho uma opinião diferente da tua. A mim chamas-me de invejoso e eu a ti chamo de privilegiado. Se calhar na tua cabeça o nível de ofensa é igual…

          • JL says:

            Eu chamei invejoso ? onde ? eu disse que cheirava, não disse que era.

            Então e por eu ter uma opinião diferente, já sou fanático ?

            O senhor é que chamou de privilegiado, eu até expliquei que a alternativa tem muitos mais privilégios, já que conta com um sistema já muito bem testado e com muitas alternativas, coisa que não acontece nesta área.

      • Filipeb says:

        Até 400km julgo que serve 99.9% das viagens. Pelo menos para mim.
        Dou muito mais valor à rede de carregamento (rápido) do que à autonomia a partir deste ponto.
        Fico sempre com a ideia que o medo de ficar sem bateria numa viajem longa é de quem nunca conduziu um carro eléctrico.

      • AJ says:

        por dia obviamente que não, mas a vida não é só trabalho, casa, supermercado, existe quem vai de ferias ou visitar familia longe de casa, onde nesses casos so para ir seria mais de 200km, e em autoestrada os consumos ainda seriam piores.

    • Realista says:

      Sim, sem dúvida.

      Eu fiz Lisboa-Madrid e parei para almoçar a meio de caminho durante 30 minutos num MC Donnalds. Se o carro fosse elétrico 30 minutos a carregar em CSS chegavam perfeitamente para continuar viagem…

  9. Naodouonome says:

    Talvez por ser estarem a usar a plataforma MIB na VW

  10. Rui says:

    Concordo tendo até em conta que o nosso pais é pequeno nao faz sentido uma bateria de 1000 km de Bragança a faro são 700km, qual será a % de pessoas que fazem mais de 1000km por dia em Portugal é que diria que é abaixo dos 2%

    • Realista says:

      Camiões que façam Porto-Lisboa-Porto

      • Toni da Adega says:

        Porto- Lisboa- Porto não são 1000km e certamente fazem uma pausa em Lisboa

      • Rui says:

        1º Porto-Lisboa-Porto não são 1000km é quase metade disso 628
        2º Estamos a falar de carros e não camiões
        3º Mesmo os camiões param para descarregar carregar ou andam só a fazer piscinas entre lisboa e porto
        4º Os camiões até é um bom exemplo porque têm sempre de respeitar o tacógrafo para descansar, e sim eu sei que tens um tio que viste uma vez num almoço que era camionista e nunca respeitou mas regra geral tens de respeitar.

        • Yamahia says:

          Podem ir 2 motoristas.

          • Realista says:

            O tacómetro obrigaria a irem três, pois no máximo dos máximos só podem conduzir 10 horas por dia – no máximo 2 vezes por semana…

            Dois motoristas obrigaria na mesma a uma pausa de 4 horas para uma viagem de 24 horas.

          • yamahia says:

            Até podiam ir 3 mas para cumprir os 1500 em questão, tal não seria necessário.
            Há pouco tempo mandei um para Barcelona, é verdade q n chega aos 1500 kms mas ainda sobraram 4 horas ao 2⁰ motorista, incluindo o tempo de deslocação ao exportador e o tempo de carga no mesmo.

          • JL says:

            Com meia dúzia sai mais barato. LOOOOL

    • Sergio says:

      e vais de bragança a faro a 100km/h 120 km/h?

  11. Art says:

    A questão da autonomia também tem a ver com o facto de quanto mais vezes tiverem que carregar, mais rápido o brinquedo a pilhas vai para o lixo. Além de que para quem não tem garagem, carregar mais que uma vez por semana já será uma dor de cabeça.

    • Realista says:

      Enquanto vais às compras e o carro carrega por ti… mas há quem prefira ficar a segurar na mangueira dos outros.

      • Há cada gajo says:

        E eu vou às compras e quero fazer o mesmo que, só que tenho de ficar à tua espera …

        • JL says:

          Ficar há espera quando de tem um eléctrico ? Isso é assunto para quem tem veículos a combustão, por isso é que diz quer nos tem a vida arrumada.

          Lol

          • Há cada gajo says:

            Quando não se quer entender, resulta em ridiculo. Tu só concebes a realidade conforme a tua experiencioa : só tu tens um VE e os outros não. AGora imagina que há mais a quererem fazer exatamente o mesmo que tu. Tens rede que o suporte ? Tens 20 carregadores para 25 clientes que ao mesmo tempo vão ao supermercado e resolvem carregar o carro eletrico enquanto vão às compras ?? OS outros 5 ? o Que fazem ? Ficam pendurados. Dificil ??

          • JL says:

            Viu algum dono de ve a dizer o contrário ?

            Sim tenho, onde diz não haver rede de suporte ?

            Daqui a pouco está a dizer que para outras soluções que consumem 10 vezes mais já existe rede. LOL

            E é preciso 20 carregadores para 25 clientes porquê ?

            Até hoje nunca carreguei num supermercado, nem sei o que é isso.

            Pendurados ? LOL

            As minhas cargas são feitas em casa, trabalho e quando vou para longe, onde calhar…

          • Há cada gajo says:

            Não vale a pena demonstrares mais o que já sabemos.

          • JL says:

            O que sabe como ? então ainda há pouco acabou de dizer que nunca teve nenhum, nem quer nem pode, como pode saber ? consultou a Maya ?

          • Há cada gajo says:

            Insistes ? Já chega.

          • JL says:

            Não sei, diga-me você.

        • Realista says:

          Dois carros, vamos chamar A1 e A2, saem exatamente do mesmo sítio à mesma hora (10:00) e demoram 5 minutos a chegar ao destino.

          O A1 vai para a bomba de gasolina (para arredondar perde 5 minutos a abastecer e sem precisar de se desviar da rota) e o A2 vai diretamente para o supermercado ao qual deixa o carro a carregar sozinho. O tempo de chegada de A1 ao supermercado é (10:10) e o tempo de chegada de A2 ao supermercado é (10:05).

          Ambos demoram 15 minutos no supermercado.

          O A1 deixa o supermercado às 10:25 no entanto o A2 deixou o supermercado às 10:20 porque não teve de parar para ir abastecer.

          Assim, como é que A1 espera pelo A2 que eu não estou a entender?

          No máximo seria o A2 a esperar mais 5 minutos pelo A1 sair do supermercado ao mesmo tempo…

          • Realista says:

            Isto é o que se passa na vida real com os EVs:

            Não precisamos de nos deslocar para as bombas de gasolina e não perdemos tempo com deslocações desnecessárias. Eu perdia cerca de 20 a 30 minutos de 15 em 15 dias a abastecer porque frequentemente deslocava-me de propósito ao posto X e agora não. Chego a casa e o processo demora literalmente 5 segundos para ligar a ficha e outros 5 segundos a desligar a ficha enquanto o carro está na garagem porque os veículos carregam sozinhos e quando lá chego tenho 100% de bateria, operação que é muito mais prática e é muito mais cómoda.

            E mesmo em casa a carregar lentamente se chegar às 19:00 e terminar de carregar às 22:00 carreguei 11kWh (3.7kW x 3h) que adiciona-me mais de 100km de autonomia – que dá-me para ir e vir a hospitais; aeroporto; porto; praia; cinemas; bares; o que quiseres e ainda tomei banho, fiz o jantar, jantei e lavei a loiça e arrumei tudo. Já se tivesse que ir abastecer ainda tinha que me despachar 30 minutos mais cedo porque o carro não abastece sozinho…

            Assim 99.5% das vezes é esta a utilização do carro.

          • Há cada gajo says:

            Irrealista, em terra de cegos quem tem olho é rei. Imagina quando começarem todos a ver. ..

          • Realista says:

            @Há cada gajo, quando todos começarem a ver vão acabar com as benesses fiscais ao veículo elétrico…

            😉

          • Há cada gajo says:

            Quais benesses ? São só para alguns. Não há benesses. Há privilégios, pagos com os meus impostos, que é o cumulo !

  12. freakonaleash says:

    Não se fala da barragem que os invasores russos rebentaram na Ucrânia?

  13. Valdemar Santos says:

    MUITO mais importante do que a “autonomia” anunciada, é a autonomia real ao final de 10 anos de utilização. Diria que esse é o real e maior motivo de reticência geral relativamente aos EV.

  14. Sergio says:

    Digam o que disserem o elétrico neste momento obriga a mais planeamento, é o fim do mundo? não

    Há muito caminho a fazer nos carregamentos e baterias, mas tambem ja esta na hora das pessoas pensarem que o factor paciência não custa dinheiro e que nem tudo tem que ser para ontem.

    Acho muito mais importante reunir dados sobre a questão da idade media de elétrico por utilizador, porque nao me parece que o ambiente va gostar muito que uma pessoa tenha que ter 3 eletricos em 5 anos em vez de em 15 anos ter apenas um caro de combustão

  15. CSJ says:

    Esqueçam isso tudo, a moda e as politicas dos eletricos vai em breve cair, o futuro será sempre o hidrogenio, talvez ainda demore, mas dentro de 10 anos já teremos a resposta para isso, e nessa altura os eletricos serão lixo, refiro-me a hidrogenio a alimentar um motor equivalente aos de combustão,a BMW e a Toyota dentro de alguns anos terão supresas, depois , claro, vai tudo a tras…

    • JL says:

      Se vai ser futuro porque não é presente ? até porque já existem há bastantes anos e as vendas caiem cada vez mais.

      Já agora carros a hidrogénio são electricos na mesma, e não, nenhuma dessas marcas planeia lançar carros a hidrogénio a combustão, até porque isso tem 1/3 da autonomia atual dos carros electricos a bateria, e custa 10 x mais a abastecer.

      A toyota tem e vai lançar outro Mirai, que é electrico, e a bmw vai lançar o X5 fuel cell que também é eléctrico.

      A toyota tem em testes o corolla com motor a combustão, mas os testes têm sido uma autêntica desgraçada a cada dia, inclusive o carro já se incendiou devido, dizem eles, a uma pequena fuga.

      Se fossem atrás, já tinham ido, na Europa existem 12 paises com rede de abastecimento há vários anos, sabe quantos existem ? 2560 incluindo autocarros, sabe quantos se venderam no ano passo ? 77.

      Já agora, em 2004 a bmw teve um carro a combustão que usava hidrogénio liquido, pouco tempo depois desistiu dele. Procure por BMW Hydrogen 7, também pode procurar por Mazda Rx8 RE

  16. TS says:

    a questão aqui é q 1000km de autonomia são na prática ~600km….

  17. NunoR says:

    A discussão dos 1000kms de autonomia, ou de 500kms, ou outro qualquer valor é completamente inútil e estéril! Nunca se discutiu, nos veículos de combustão interna a questão da autonomia!! O verdadeiro problema é o tempo que se demora a “reencher” o depósito!!! Com combustíveis convencionais, no máximo em 5-10min enche-se o depósito e a autonomia é reposta! Num carro elétrico é preciso no mínimo 30-40 minutos para repôr 80% da bateria. E é preciso que exista uma tomada rápida disponível no ponto de abastecimento. E isto adiciona um tempo significativo à viagem! As soluções do tipo substituir a bateria descarregada por uma “cheia” ainda estão muuuuuuito longe de estarem disponíveis!

    • JL says:

      Já estão disponíveis mas não espere que muitas marcas apostem nessa parte.

      Mais vale uma rede de carga abrangente, tal como é a rede de abastecimento.

      • B@rão Vermelho says:

        Tenho uma colega de trabalho que tem um Nissan Leaft, ela diz que ao principio era assustador olhar para a autonomia do carro, quando acelerava diminuía quando travava aumentava, agora diz que nem olha, já sabe que para o dia a dia dá e sobra.
        Tenho visto por aqui no meu concelho de residência um “vizinho” que tem uma pick up Rivem, com matricula da Califórnia, é engraçada não sendo linda.

        • Antonio Vasco says:

          Ter um VE implica adptarmo nos a uma forma diferente de locomoção; da minha experiência de 6 meses de VE tenho a dizer :
          – um VE só serve para quem tenha garagem com tomada para carregar diario; nesse caso é só vantagens, sendo a economica uma das mais importantes. É caro? Sim , mas o que poupa em 8 anos de uso paga o carro. Isso não acontece com nenhum combustão, é só perder dinheiro.
          – viagens longas ,estilo Porto Lisboa ida e volta não é problema, carregadores já há com fartura, e sempre a aumentar. Mas não aconselho VE se for para fazer muitas vezes mais de 400km, ai o preço dispara, carregar em casa são a 1,2€ aos 100, mesmo os mais gulosos, carregar fora vais imenso, desde 2,5€ a 13€ aos 100 e alguns ainda mais, é um disparate, mas será uma questão de tempo até alguém ter que regular isto.
          – a nível de segurança e conforto, é a melhor coisa que existe , um VE assim assim é muito melhor que um bom carro a diesel

        • Realista says:

          Esse bicho apareceu ontem no Facebook.

  18. António Sameiro says:

    Acabem com os carros convencionais!Só uma minoria poderá ter carros electricos.HÁ POR AÍ MUITO CANDEEIRO PARA A MALTA QUE SÓ PENSA EM SI.QUEM TIVER DINEIRO SAFA-SE.OS OUTROS QUE SE AMANHEM.

  19. Toni says:

    Uma ideia
    Em vez de fazer elétricos faz carros a combustão para ser mais sustentável €

  20. Toni says:

    Quando arde milhares de hectares ninguém diz olhem o aquecimento global
    Quando arde em Portugal ou em outro país não vejo os ativistas a derramar ódio aos incêndios
    Nem se vê a comissão europeia a proibir os isqueiros nada por isso não deve de ser assim tão mau como se pinta

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