PplWare Mobile

O iPhone 15 chegou e a concorrência não demorou a perguntar onde está a inovação

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. iAndroid says:

    A verdade é que a Apple parece que deixou de inovar e trazer novidades para o mundo dos smartphone ja ha uns anos. Parece que se limita a acompanhar as evoluções dos concorrentes.
    Ainda assim, continuam a ter um bom equipamento e software, no entanto deixaram de inovar e de serem o guia de inovação. Já nem me recordo da ultima vez que de facto vi uma verdadeira inovação da Apple neste segmento.
    Nota: Antes que comecem as criticas, sou utilizador Apple e gosto muito dos equipamentos Apple.

    • Oh says:

      Ecossistema.
      É a única coisa que Apple tem que todas as acima não. Para mim não é assim tão relevante, mas eu entendo que seja para outros utilizadores.

      A Apple nem precisa inovar.. “Parece que se limita a acompanhar as evoluções dos concorrentes” pega no que os outros já têm e melhoram.. mas sabem vender o peixe deles haha isso é um fator importante.

      • iAndroid says:

        Na verdade, para mim, o ecossistema é um dos maiores trunfos da Apple, alias, é por isso que me mantenho com equipamentos Apple.
        Quanto à inovação, para uma empresa que era pioneira em tantas coisas neste segmento, é muito triste ver que atualmente se resume a melhorar features que outras marcas ja possuem. Ai se o Steve estivesse vivo!

  2. Elektro says:

    Pergunto o mesmo, onde está a inovação da aliança Android ? Mais RAM ? Mais Storage ? Mais Processador ? O mesmo plástico ?

    Será que cada uma destas marcas que comentou vai lançar o seu próprio S.O. para otimizar a experiência aos dispositivos que lança ou vão continuar a lançar os seu telemóveis cheios de lixo genérico da Google ? Vão finalmente extender as atualizações, especialmente relacionados a segurança para pelo menos 5 anos ?

    Não vejo inovação desde que a LG lançou o LG G5 (em 2018) que permitia modulos serem acupulados ao corpo do telemovel e isso sim tinha um potencial enorme, mas claro que ninguém quis saber… Na altura só os Flagships interessavam…

    A Samsung por exemplo foi a mesma marca que criticou a Apple quando se tirou o carregador incluido da caixa, mas que alguns meses depois fiz o mesmo.

    • ZERTO says:

      Este comentário foi escrito em 2018 certamente. Pelos vistos está tão virado para a Apple que se esquece de olhar para o resto. Plásticos sim para existirem equipamentos mais baratos, mais memória mais RAM mais processador tem de ser assim o faz a Apple também senão para que teria necessidade de pegar num processador de 4 núcleos dividir 2 deles por dois para lançar um processador com 6 núcleos.

      A Apple este ano fez merda… Sim lançou um equipamento que deveria ter o novo sensor óptico e não o tem porque a Sony não o disponibilizou a tempo, deveria ter chips todos próprios e não, tem teve de recorrer novamente a qualecom, inventou uma câmara com lente periscopica que se não fosse o software a qualidade vai por água abaixo. Colocou titanium coisa já usada em telemóveis desde 2002 e ainda usada em muitos equipamentos para serem mais finos, quem iniciou o uso de titanium foi a Ericsson.
      Na prática o mercado de smartphone está em queda os números não mentem.
      Relativamente a segurança nem vale a pena falar só se sabe que nos últimos 5 anos as instituições governamentais tiveram 12x mais quebras de segurança via dispositivos móveis e como tal o contrato não foi renovado.
      A Apple ainda tem aquela parte do Steve de fazer belo mas perdeu toda a parte importante do Steve que nenhum equipamento via a luz do dia sem passar pelo teste final.
      No final a merda é igual só difere se queres ter controle sobre o que é teu ou se queres ser controlado.

    • Pedro says:

      A Apple há muitos anos que não traz nada de novo aquele notch continua a ser enorme hj em dia, telemóveis android já têm touch id no ecrã há mais de 5 anos a apple continua a insistir no face id que pela minha experiência é muito pior às vezes surpreende mas outras vezes teima em não funcionar e o delay de não funcionar é enervante e não me venham com a segurança se querem segurança o backup ser um código de 5 dígitos tem de acabar quer dizer têm aqui o face id que é a coisa mais segura do mundo ou então metem um código de 5 digitas e dá na mesma.
      Este ano finalmente trouxeram usb-c mas com 2.0 que é vergonhoso para um telemóvel de 1000€ um telemóvel que faz filmagens em RAW que vai criar ficheiros de +20gb passar esses ficheiros a velocidades de 2.0 não dá
      O carregador não vir na caixa seja qual for a marca continua a ser uma vergonha a oneplus continua a mandar carregadores de 65W na caixa o iphone nem dos 20W.
      O pessoal continua a defender a Apple e eu acho normal continua a ser uma grande marca com bons produtos mas eu tenho a certeza de uma coisa se o Steve jobs renascesse agora morria outra vez só de ver o que fizeram à empresa dele.

    • João pequeno says:

      Plástico? Amigo nunca tiveste um android de qualidade?

    • Pinto says:

      folds, flips, impressao digital lateral, ecras curvos, baterias e carregamento ultra rapidos, USB 3.2, ecra de alta frequencia, o que falta?

    • Magrande says:

      Plástico? O único celular de plástico usei foi o iPhone 4, depois comprei Android de alumínio e cerâmica, e questão de comparar os valores. Android de 1000euros dificilmente será de plástico.

  3. Toder says:

    Shots fired, Mas os fanoys vão continuar a pagar 1000 euros por equipamento de 3 anos atrás, ahhh e tal mas agora é de titanium

  4. Alves says:

    É normal que até os fan boys ficaram desiludidos com o iPhone 15,
    -processador antigo onde o antigo Snapdragon 8 Gen 2 já o bate imagino o próximo que sai já no próximo mês that the (Snapdragon 8 Gen 3)

    -USB 2.0 com tecnologia de a 23 anos atrás

    – ecrã a 60Hz

    – Sem super fast charging

    – Bateria que dura pouco

  5. cK says:

    E com razão…
    Design: igual
    Taxa de atualização de ecrã: 60 Hz (nem vou comentar)
    Construção em Titânio: sim, é melhor. O próximo deverá vir em carbono 15
    USB – Imposição da UE

    • Alves says:

      O USB é uma coisa boa o único mal foi eles terem cagado para os clientes e meteram tecnologia USB 2.0 do ano 2000 quanto estamos em 2023 onde poderiam ter metido algo como USB 4 Gen4 que é somente 250x mais rápido podendo ir até 120 Gbit/s.

      • Ptko says:

        E quem precisa de usb para dados? Com wifi 6e no iphone 15 transferes a 1gbps sem fios para o NAS ou pc

        • Alves says:

          99.9% de quem passa dados para o PC e pagou um equipamento de última geracao!
          E isso não tem lógica o que dizes já que eles no modelo Pro metereram USB 3.

          Mas queres que te conte uma piada?
          O modelo Pro tem USB 3 mas vem com cabo USB 2 tens que comprar um cabo novo para teres 10Gbps.
          :))

          • Ptko says:

            Le o que escrevi, não precisas de cabo pois sem fios e tao rapido e muito melhor. Entendeu ou precisa de desenho?

          • Alves says:

            Tu é que precisas de um desenho então eu com disco com escrita a 6.500MB vou andar a escrever a 1Gbps?

            Lol já ninguem vive na idade da pedra onde os discos eram lentos.

          • Ptko says:

            Diz me qual o telemovel que le discos a 6500 de escrita. Aposto que tens um cabo thunderbolt 4 pa isso

          • Alves says:

            O fanatismo é grande… Nem racocinas sobre o que escreves, no iPhone 14 Pro por cabo consigo quase triplicar a velocidade de leitura/escrita quando comparado com wireless 1Gbps, e vens aqui dizer que é melhor usar wireless iPhone 15 lol

          • PiatoGamaku says:

            Aves ve se aprendes alguma coisa o pkto bem explicou mas tu nem assim la chegas. O 14 pro tem usb2.0 logo não triplicas nada, aposto que nunca usas um iphone. E transferir por wifi e muito melhor que por cabo, andar com cabos atras so mesmo um cromo parado no tempo

  6. Lol says:

    A única inovação entre um iPhone e outro são os wallpapers.

    • Ptko says:

      Diga me um android que tenha 2000 nits no ecra, faceid, airdrop, o melhor soc do mercado, um SO estavel e fluido e muito seguro e as cameras do iphone que sao as melhores do mercado

      • Lol says:

        Realmente nenhum, mas terá.Pois a tecnologia de 2000nits e o ecrã do IPhone são powered by Samsung. Amo a integração e a estabilidade a nível de software da apple. Mas sempre estão a ficar para trás da inovação.

        *A escrever este comentário através de um iPhone 14 pro max.

      • Lol says:

        Realmente nenhum, mas terá.Pois a tecnologia de 2000nits e o ecrã do IPhone são powered by Samsung. Amo a integração e a estabilidade a nível de software da apple. Mas sempre estão a ficar para trás da inovação.

        *A escrever este comentário através de um iPhone 14 pro max.

  7. Ângelo says:

    USB 2.0 nas versões base do iPhone foi um “d*ck move”. Tal como noutras coisas.

    A Apple quer mesmo compensar menos vendas com o convencer os seus actuais clientes a preferir a versão Pro, mais cara.

    Não deixa de se um bom produto. Que nos testes comparativos costuma estar sempre no topo ou lá perto. Não se pode dizer que quem compre um iPhone fica mal servido ou que se arrependa.

    E ter novidades só para ter novidades… O que interessa é ter um bom produto. Quem achar que vai de encontro às suas necessidades, compra. Quem achar que as alterações não valem o upgrade, poupa. Quem achar que precisa de um fold ou uma pen integrada, que vá para a concorrência. Felizmente somos livres de escolher e acho ridículo querermos “vestir a camisola” de umas dessas empresas bilionárias e mantermos fieis como se clubes de futebol se tratassem…

  8. JARC says:

    Eu não percebo nada disto, nem sou user de Iphone, mas uma coisa é certa.
    Eles podem não inovar, mas os seus produtos têm todos grande qualidade qualidade naquilo que fazem e no que se propõe a fazer.

    É caro, é sim, é um facto, mas o que é certo é que continua a vender, mais do que estas marcas que os criticam.
    O que eu gostava era que a xiaomi, samsung, huawei (tudo marcas que usei), tivessem um desempenho aceitavel durante varios anos, coisa que quem usa android sabe bem que parece que de X a X tempo, é melhor fazer uma “formataçãozita” a coisa.

    Portanto, em vez de atirarem pedras ao vizinho, que estabilizem as suas proprias linhas e que tragam a inovação, mas com qualidade e durabilidade como aparenta trazer a apple.

  9. Tiago says:

    E com razão. Só os fan boys cegos não conseguem ver isso. O modelo pro de 1500 euros lançou com um zoom óptico 5X, que o android estreou em 2019 com o Huawei P30 Pro.

    • Ptko says:

      E para queres zoom optico de 5x num smartphone? O do iphone e o melhor pois não e periscopio mas sim tretaprism que e a melhor tecnologia para zoom mas a huawei não tem isso porque e muito atrasada em relacao a apple nem faceid tem

  10. jurgen343 says:

    De facto nao houve grande inovaçao, e a Apple continua so a acompanhar os concorrentes lentamente.
    Mas um facto é que a Apple quando lança algo, incomoda muito….

  11. John dos Passos says:

    A malta que compra iPhone não compra um smartphone apenas. Compra o acesso ao iOS. Digam o que disserem, foi um golpe de inteligência da Apple e, claro, estão a ordenhar a vaca o máximo que podem.

    Na minha opinião, um concorrente capaz ao iOS, quer em termos de otimização, interface, personalização foi, na altura, foi o Windows Phone. Pena o que aconteceu.

  12. Ptko says:

    Realmente xiaomi e oneplus criticarem a Apple e como um ze ninguem a criticar o governo, ninguem liga lol que inovacoes trouxe a xiaomi, uma empresa cuja existencia sempre foi coopiar a Apple e cujo Ceo e funcionarios usam e adoram iphones

    • Pinto says:

      Comparar uma empresa como a xiaomi com 13 anos com uma empresa de 47 anos só por ai já dá que falar. Nada temam, a china vai dominar o mercado, não é a xiaomi sozinha…

      • Ptko says:

        O pinto que se mude para la! A economia chinesa esta a beira de rebentar, vai implodir. O japao nos anos 90 também ia ser a melhor economia e depois aconteceu o mesmo e estagnou

  13. Togas Pacho says:

    Espero que o Pixel 8 não seja o mesmo para o 7, como o Iphone 15 foi para o 14….
    Que grande oportunidade da google neste momento….

    Disclaimer, estou só a assistir de bancada já que este ano não vou comprar nenhum. Mas para o ano vou para o Pixel 9 ou Iphone 16… Acho que sou dos poucos utilizadores que vai alterando….

  14. Rui Sousa says:

    A Samsung tem razao em dizer “Innovation has always been OUR thing”. A Apple deveria ter implementado o mesmo nível de inovação que a Samsung teve entre o S22 e o S23…

  15. czarito says:

    As últimas apresentações da Apple têm-se tornado maçudas (o não ser em direto ajuda muito para isso) e basicamente os lançamentos resumem-se a melhorias pouco impactantes comparativamente com os modelos anteriores. Não tenho necessidade, nem interesse, de trocar o meu iPhone atual.
    Sente-se a falta do “One more thing”.

  16. Miguel A. says:

    Mais uma vez, o pessoal que adora falar mal da Apple, a ignorar coisas importantes. O iPhone 15 não tem usb3 pq o SoC A16 não tem esse controlador, pq foi desenhado para lightning (usb 2). Em 2023 ainda existe flagship Android apenas com USB 2, como o OnePlus 11 5G, e nenhum Android fan boy se queixa. Ao nível do iphone 15 Pro, esse sim, a novidade por causa do SoC A17 Pro, além de ser um processador 3nm, tem hardware ray tracing. Um telemóvel consegue correr jogos de PS5. O que indica que os próximos cpu para Mac serão brutais para jogos. Mas isso não interessa nada para um Android fan, pq desde o lançamento dos M1, a Qualcomm tem feito um esforço doido para tentar acompanhar a Apple no campo da performance. Basta comparar os tablets. A única coisa mais próxima que a Google oferece de integração entre mobile e Desktop é android com chromebook. Uma piada de SO. Há chromebooks a custar o mesmo que um macbook air M1 para andar na net e pouco mais. Acredito que a Apple, com o Tim Cook, tornou-se um player de fundo, fazendo as mudanças a longo prazo e essas diferenças são subtis quando comparado com a concorrência. Mas não há mais nenhuma empresa que esteja a fazer a integração de software com hardware fazendo com que quem usa um iPhone e um Mac sinta realmente que há uma integração e tire proveito real no seu workflow.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.