PplWare Mobile

Ninguém gostava dos quadrados, mas a Apple obrigou-os a gostar

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. TecnicoIT says:

    A mim ninguém me obriga a usar nada, seja quadrado seja redondo, isso é que era bom…

  2. Luis says:

    Tinha eu 10 anos, e era século XX, e já via relógios quadrados!

  3. Tiago Rodrigues says:

    A mim ao me obrigam a nada. Compro porque gosto

    Tenho no cofre no banco bens e relógios muito mais valiosos.

  4. LR says:

    “a ideia da Apple foi copiada por outros fabricantes” E não terá, da mesma forma, a Apple copiado a ideia de outros? Lembro-me do primeiro Sony Smartwhatch, muito antes do da Apple, e era quadrado.

    • Vítor M. says:

      E onde está hoje esse smartwatch? Para enquadrar, apesar de serem bons equipamentos, a Sony quando os lançou não teve grande êxito. O mercado ainda não estava preparado.

      Mas a marca japonesa não se esforçou?

      Esforçou e muito. Mas as contrariedades e a falta de interesse tecnológico ditaram a falta de sucesso.

      A saber:

      Aqui estão alguns dos modelos notáveis:

      1. Sony SmartWatch 3: Lançado em 2014, este foi um dos primeiros smartwatches da Sony a adotar o sistema operativo Android Wear, agora conhecido como Wear OS. Tinha um ecrã de 1,6 polegadas, resistência à água e uma variedade de recursos de monitorização fitness.

      2. Sony SmartWatch 2: Lançado em 2013, este foi o antecessor do SmartWatch 3. Também tinha suporte para Android e tinha um design quadrado com um ecrã de 1,6 polegadas.

      3. Sony SmartWatch: Este foi o primeiro smartwatch da Sony lançado em 2012. Tinha um design quadrado com um ecrã touchscreen OLED de 1,3 polegadas e sincronizava-se a smartphones Android via Bluetooth. Teve uma aceitação difícil, os modelos quadrados não eram bem aceites, apesar de haver lá atrás, alguns modelos “com alguma inteligência” a tentar mudar o conceito de relógio, como o Casio CA-53WF-1BE.

      4. Sony Wena Wrist: Embora não seja estritamente um smartwatch, o Wena Wrist merece menção por sua integração de tecnologia inteligente num relógio de pulso tradicional. Ele permite que os utilizadores adicionem funcionalidades como notificações de smartphone, pagamentos sem contacto e monitorização de atividades num relógio de pulso analógico.

  5. Karlota says:

    Não sabia que a Apple desenvolveu relógios da Cassio modelo vintage.

  6. Nuno V says:

    “a ideia da Apple foi copiada por outros fabricantes, mas não o fizeram para querer diferenciá-los como modelos mais sofisticados”

    Mas que contradição. A ideia da Apple foi copiada pelos outros fabricantes, mas afinal não foi porque os outros fabricantes afinal queriam diferenciar-se da Apple.

    Vamos também ignorar que os smartwatches lançados anteriormente ao Apple watch eram na maioria, se não todos, quadrados. Dou alguns exemplos o Sony SmartWatch e Samsung Galaxy Gear, lançados antes do Apple Watch e eram 1uadrados. Se usar ecrã quadrado constitui copiar alguém, então foi a Apple que copiou.

    Relógios quadrados não são algo do presente. Podem não ser tão comuns como os redondos, mas existem faz muito tempo. O primeiro relógio quadrado faz este ano 120 anos.

    • Vítor M. says:

      Na tua ideia é uma contradição, mas na verdade não é, e ainda hoje o vemos. Se pensares, os restantes modelos que foram lançados, além de se colarem no aspeto, em termos de hardware foram ofertas mais fracas, ara serem mais baratas. Portanto, não foi para os diferenciar como modelos mais sofisticados, mas sim mais baratos. É tão simples perceber.

      os anteriores, como, aliás já deixei uma abordagem, não vingaram. E por isso que depois do Apple Watch abrir o mercado, que antes não tinha expressão, a ideia foi lançar concorrentes mas “bonitos, redondos”. O quadrado era feio. Até que, pela abordagem do sucesso, das vendas da popularidade, a Apple “obrigou” o mercado a gostar dos quadrados. São evidência, factos.

      Não foi dito que os relógios quadrados eram coisa do presente, mas não eram o pináculo do design, basta ver a própria indústria clássica de relojoaria.

      Os primeiros relógios redondos que conhecemos datam do século XV, e os quadrados, os que atualmente são os que mais vendem, no segmento smartwatch, não eram os preferidos. A Apple obrigou o mercado a gostar dos quadrados. Dizem os números.

      • Nuno V says:

        É sim, uma contradição, porque no artigo dizes que os fabricantes copiaram, mas logo a seguir dizes que não fizeram relógios quadrados para se distinguir. Ou copiaram ou não copiaram. Decide-te.

        Que tem a ver se eram ofertas mais fracas ou o quer que seja, se vingaram ou não. Estamos a falar do formato do relógio. E relógios quadrados não é algo de novo, seja em relógios mecânicos, eléctricos, ou smartwatches quando a Apple lançou o seu relógio. E se um fabricante lançar um relógio quadrado significa na tua cabecinha que está a copiar a Apple, então lamento, mas a Apple também copiou a forma do ecrã.

        Mas quem é que disse que os relógios quadrados são feios? Se estiveres a falar especificamente de smartwatches quadrados? Sim, concordo, são feios. Mas também os são smartwaches redondos. Se quiser um relógio bonito utilizo um relógio tradicional. Podem ter menos funcionalidades, é verdade. Podem atingir preços significativamente maiores que qualquer smartwatch, também é verdade. No entanto prefiro. Apenas uso o smartwatch quando faço desporto.

        “Não foi dito que os relógios quadrados eram coisa do presente, mas não eram o pináculo do design, basta ver a própria indústria clássica de relojoaria.”
        Claramente não percebes nada de relogoaria. Porque razão achas que os relógios quadrados apareceram? Nos relógios digitais é perfeitamente lógico, devido ao ecrã, ter-se um relógio quadrado. No entanto, num mostrador analógico não faz qualquer sentido ter um relógio com este formato, e no entanto estes existem pura e simplesmente pelo design que é extremamente desejável. Tens relógios quadrados rectangulares, octógonais,…

        “Os primeiros relógios redondos que conhecemos datam do século XV”
        Errado, os relógios portáteis apareceram no século XVI. Os relógios a que te referes não são relógios para serem usados como um pendente ou onde quer que seja. E os relógios antigos eram redondos por necessidade. Ora sendo que os ponteiros giram sobre um pivô, a ponta destes descreve um círculo. Ora quando a tua tecnologia é extremamente limitada, qual é a única forma da caixa que podes usar de maneira a este ser o mais compacto possível? Ora redondo. Foram preciso 3 séculos de evolução tecnológica até conseguirmos miniaturizar um relógio de forma a este poder ser usado no pulso, e mais outro século até ao movimento do relógio ser pequeno o suficiente para que seja possível fazer um rectangular.

        O domínio dos relógios quadrados começou com a era dos mostradores digitais, principalmente o uso de LCDs com o Seiko 06LC. Que mais tarde a Casio popularizou, nomeadamente com o clássico F91W. O relógio mais vendido à face do planeta até ao aparecimento do Apple Watch.

        • Vítor M. says:

          😀 Não percebeste ou não quiseste perceber. Como, de costume. 😉

          O que foi dito foi que os fabricantes copiaram o design, algumas funcionalidades, mas não conseguiram distinguir-se com o seu próprio produto, em termos gerais, obviamente. Apenas copiaram o aspeto do Apple Watch. E deixei vários exemplos.

          Que tem a ver se eram ofertas mais fracas ou o quer que seja, se vingaram ou não? Tem tudo. Quem ordena são as vendas meu caro. Não há outro fator de medição do sucesso, num mercado tão competitivo.

          ECRÃS QUADRADOS vs REDONDOS

          Mas quem é que disse que os relógios quadrados são feios? Quem disse? O mercado, pela sua oferta, na generalidade. Assim como, em 2014, uma busca ao mercado levou a Google a promover uma campanha publicitária do Moto 360, onde era ilustrada uma forte preferência estética no espaço dos smartwatches: um design redondo e elegante do mostrador do relógio que fala do contraste potencial entre os smartwatches e os seus concorrentes e potenciais concorrentes quadrados.

          É verdade, não percebo nada de relojoaria (nem faço questão 😉 ), até porque não se trata aqui da questão técnica do modus operandi no mercado relojoeiro em termos técnicos, mas sim do aspeto em geral na passagem para os smartwatches (aqui sim, percebo). É sempre bom dar uma gargalhada. 😀 Tu agora também és um expert em relojoaria (um TUDÓLOGO)? Só inventas Hehehe.

          Tal como referi no artigo e por onde estás a inspirar a tua aproximação, parca, à verdade, apesar do quadrado se assemelhar mais aos ecrãs dos smartphones, para uma informação digital, não implica isso que os relógios com mostrador redondo não possam também mostrar as informações de forma simples e percetível. De tal forma que Sundar Pichai, no Google I/O de 2014 referiu que a tecnologia tinha já na altura forma de usar um design redondo para ecrãs convencionais, retangulares (ou quadrados). E sim, isso permite ecrãs de todos os tipos. Mais até agora. Contudo, o quadrado parece ganhar nas preferências das vendas.

          APARECIMENTO DOS RELÓGIOS

          Os relógios (e eu não falei em portáteis ou fixos, lá está o teu problema de dislexia e atenção) apareceram XV. E a forma como apareceram não tem a ver pela necessidade. Tem a ver pela perceção e vem muito lá de trás. Claramente questões intrínsecas à própria humanidade. E recuamos ao tempo dos relógios de sol.

          Como é sabido, os relógios de sol têm uma longa história na humanidade, remontando a civilizações antigas. As primeiras evidências de relógios de sol datam de milhares de anos atrás. Acredita-se que os sumérios (geralmente considerados os inventores da astronomia) tenham sido uma das primeiras civilizações a usar dispositivos que funcionavam com base na posição do sol para medir o tempo, por volta de 3500 a.C.

          Como tal, o aspeto redondo, a circunferência resulta do movimento perpétuo da Terra à volta da sua estrela, o Sol. Chama-se a esse movimento heliocentrismo. Para os literais, o heliocentrismo foi proposto inicialmente por Aristarco de Samos, na Grécia Antiga, mas foi principalmente popularizado por Nicolau Copérnico no século XVI (sugiro uma visita o Copernicus Science Centre – Varsóvia, foi uma experiência fantástico, adorei as horas que lá passei) e posteriormente desenvolvido por Johannes Kepler e Galileu Galilei. O heliocentrismo foi uma das ideias mais revolucionárias da história da astronomia e da ciência, pois mudou fundamentalmente a compreensão do lugar da Terra no universo.

          O DOMÍNIO DO ASPETO QUADRADO (que era feio)

          Portanto, como referi e como decalcas, os relógios quadrados não são uma novidade no Apple Watch, e deixei vários exemplos, (ainda os relógios tinham “pouco de smart), mas são fundamentalmente uma vitória da Apple no que toca à aceitação e sucesso no segmento Smartwatch.

          Aliás, referimos isso mesmo há 10 anos atrás 😉 https://pplware.sapo.pt/apple/apple-watch-pode-atingir-numero-de-vendas-incrivel/ e já nessa altura eram citados os concorrentes. 10 anos volvidos, a Apple vingou e o seu design quadrado sobrepôs-se ao redondo, tal como é referido no texto.

          • Nuno V says:

            Em parte alguma foi dito no artigo que os restantes fabricantes copiaram o design ou funcionalidades. Foi dito sim, que a ideia do relógio quadrado da Apple foi copiada pelos restantes fabricantes, algo que não é verdade até porque a vasta maioria dos smartwatches de topo dos restantes fabricantes são redondos. Mesmo que fossem quadrados, os smartwatches quadrados precedem o smartwatch da Apple, logo não poderiam estar a copiar a Apple. Até podes fazer a afirmação que os restantes fabricantes estão a copiar o design e as funcionalidades da Apple, mas o facto de alguém usar o ecrã quadrado não significa automaticamente que este seja uma cópia.

            “Que tem a ver se eram ofertas mais fracas ou o quer que seja, se vingaram ou não? Tem tudo. Quem ordena são as vendas meu caro. Não há outro fator de medição do sucesso, num mercado tão competitivo.”
            No entanto isto não têm qualquer impacto se um produto com sucesso copiou outro sem sucesso, ou vice versa. Como tal é um argumento sem qualquer validade para o tópico.

            “Mas quem é que disse que os relógios quadrados são feios? Quem disse? O mercado, pela sua oferta, na generalidade.”
            Ou seja, por alguns fabricantes apresentarem nos seus topos de gama smarwatches redondos significam que os quadrados são feios. Realmente a tua lógica é extremamente impecável.

            Eu não sou um expert em relojoaria, no entanto não demonstro como tu uma ignorância crassa na matéria. Isto porque fazes uma pesquisa no Wikipédia de inglês o termo “watch” e pensas que já sabes o quer que seja, e depois escreves barbaridades como estas: “Os relógios (e eu não falei em portáteis ou fixos, lá está o teu problema de dislexia e atenção) apareceram XV.” Eu vou tentar iluminar-te um pouco. Em português, o termo relógio é utilizado para qualquer equipamento cuja a sua função seja medir a passagem do tempo, seja ele um relógio de sol, água areia, de bolso, de pulso, de pêndulo,… Tudo a que os ingleses chamam de watch são para nós relógios. No entanto, nem tudo a que nós chamamos de relógios os ingleses chamam a estes watches, alguns destes são clocks. Watch são todos os relógios portáteis, clock são os restantes. Os primeiros relógios a fazerem uso de engrenagens têm mais de 2200 anos, não são do século XV. O mesmo se diz dos primeiros relógios puramente mecânicos que são do século XIII. Os relógios a que te referes são os primeiros relógios mecânicos uma mola como armazenamento de energia, e não um peso, água, …

            A forma redonda do mostrador está claramente ligada ao círculo percorrido pelos ponteiros, que para que o relógio portátil ocupe o menos possível este é também redondo. Até porque antes da invenção do relógio de ponteiros, com a exceção do relógio de sol, a vasta maioria destes não eram redondos, mas sim usavam marcações lineares. E são desta forma devido ao princípio básico do funcionamento deste, tal como nos relógios de ponteiros. E em ambos os casos não está ligado a qualquer questão intrínseca da humanidade.

            “O DOMÍNIO DO ASPETO QUADRADO (que era feio)”
            E não o relógio quadrado não é automáticamente feio, apenas na tua cabecinha. Tal como indiquei em cima, com o aparecimento dos relógios digitais, o relógio quadrado foi a forma dominante desde então, bem antes da Apple aparecer com o seu relógio.

          • Vítor M. says:

            Fala fala, não leste, conveniente. O desenho está lá bem expresso.

            O argumento da aceitação é válido e isso é importante, em vendas, claro. Não há outra medida para um mercado tão novo, como o dos smartwatches.

            A parte da ignorância que falas, nota-se no que argumentas, tive de te dar umas explicações para perceberes do que se trata, quando estava claro como a água. Mas, mesmo assim, sem imagens no comentário (como exemplos gráficos), podes não ter dado conta, é um facto. Antes eras um expert em relojoaria, agora já não és. Bipolaridades?

            A do clock está muito boa 😀 foste à Wikipédia e deste conta que aparece esse termo traduzido em vários idiomas 😀 muito bom 😀

            Continuas uma alma engraçada e com laivos de criança irritada. E não passas sem insultar as pessoas. Isso é fraqueza de caráter, o que já se sabia. 😀

            Mas, pelo menos, já aprendeste umas coisas.

  7. Zé Fonseca A. says:

    a mim não me obrigou a gostar, na verdade continuo a odiar o relógio quadrado, continuo a comprar porque a concorrência não tem nada melhor, muito menos com os níveis de acabamento da versão stainless steel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.