Quantcast
PplWare Mobile

Qual é a melhor fabricante de processadores: Intel ou AMD?

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Pirata das cabernas says:

    Estamos na era AMD, sem duvida.

  2. Njag says:

    Nenhuma das duas.

  3. MM says:

    O artigo/questão é pertinente, mas falta muita coisinha…..
    Os Ryzen 5000 (Zen3) já saíram a 5 de Novembro (apesar de não haver grande stock), Zen3 5600X, 5800X, 5900X, 5950X e não vêm substituir a gama 4000, que é de baixo consumo para portateis, mas sim a versão 3000 (Zen2).
    Depois quem ler “apesar da marca ainda se manter fiel à litografia de 14 nm”, vai pensar que a Intel se mantem nos 14nm por opção, quando na realidade é porque ainda não conseguiram desenvolver CPUs a menos nm, aliás, a própria Intel já veio assumir que só para 2022 (se não estou em erro) é que conseguem atingir essa litografia, que permite ter o dobro do “espaço” que tem agora no CPU, assim como consumos melhores, quando a AMD já há 2 anos que está nos 7nm.
    Na minha opinião, à data de hoje a AMD em preço/performance está muito à frente da Intel.

  4. Atento says:

    E os técnicos votaram 🙂 🙂
    Como se eu fosse seguir estes trapalhões e comprar com base na votação!! Só para rir

  5. PGomes says:

    14 nm ++++++++++++++++ FOR EVER

    • LG says:

      AMD tem 7nm graças à TSMC
      Intel fabrica os próprios CPUs…

      Se achas que AMD está a frente só por causa dos 7nm olha para o M1 da Apple 😉

      • PGomes says:

        Praticamente todas as empresas usam uma foundrie para produzir chis. As empresas que desenham e produzem os seus próprios chips são raras. Pouco mais do que Intel e Samsung.

        A AMD não está à frente da Intel apenas por causa dos 7nm. também tem um IPC mais elevado, mais núcleos, tem menos bugs e buracos de segurança e menos consumo.

        • ilia says:

          M1 da Apple está a frente da amd, amd nem raytracing tem. Sera sempre uma opção low cost para quem não pode ter o melhor. 5nm no meu Mac tao bom….7nm e tao 2018

          • PGomes says:

            Nem os SOCs da Apple nem da AMD suportam aceleração de ray-tracing. Com excepção do SoC da PS5 e XBSX.
            O GPU do M1 também não tem aceleração por hardware de Ray-tracing.

          • Hidelberto says:

            Apple ja está nos 5nm, amd ainda nao chegou la ficou para tras. Percebeste ou precisas de desenho?

        • LG says:

          Exacto… Mas após tanto tempo sem a Intel evoluir nesse aspécto… a única coisa que tem nascido é o “gozo” da Intel ainda utilizar/optar pelos 14nm… Como se isso fosse a causa disso tudo…

    • ilia says:

      Não percebes nada disto, fica calado pá não fazeres figuras dessas.

      • MM says:

        Looooll.. Ray Tracing é ao nivel do GPU, estamos a falar de processamento não gráfico. Em todo o caso o M1 tem bom desempenho, mas equivale a uma 1050TI (tão 2017…), a Nvidia já está na GTX3000. Andas um bocado deslocado..
        Ray tracing tem a NVidia com as GTX2000 e agora a AMD com a RDNA2, nas gráficas 6000.
        Mas mostra-me lá um artigo ou arquitectura do CPU ou um jogo no M1 com ray tracing pff…

        • Hidelberto says:

          O M1 com 10watts tem performance de uma 1050TI com 75W e ainda dizes tao 2017? È so o melhor do mercado, ainda por cima sem ventoinha e com 20h de bateria! Perdeste uma bela oportunidade de ficar calado.

          • PGomes says:

            Estás a comparar um GPU lançado em 2016, a 14nm. Claro que vai consumir mais, do que um GPU de 2020 a 5nm.

            E a Apple não é dona dos 5nm. Apenas compraram toda a produção da TSMC a 5nm durante 2020. Assim, mais ninguém produz nada a 5nm. Mas isto não é um avanço da Apple, mas sim da TSMC.

          • MM says:

            Eiiiaaa.. Tanto… 20H…. E se meter uma bateria do dobro faz 40H.. Txii…
            O melhor do mercado em que? Mostra-me benchmarks a bater uma 3080 ou 6800XT a rederizar 3D..?? Ou a bater um 5950X..
            Enfim, não é o que se estava a comparar, estamos a comparar CPUs e não GPUs, nem APUs.
            Dificilmente nos proximos 5 anos veremos uma APU com a performance de uma GPU.
            O M1 é muito bom, sem duvida, mas não entra neste contexto, ainda.. Daqui a uns anos talvez..

          • Nuno T. says:

            PGomes, em termos de consumo ser 5nm não explica toda a disparidade. Se formos a fazer as contas aos ganhos teóricos apresentados pela TSMC nas transições entre 16nm e 5nm, deveria no máximo reduzir o consumo em 3,5X, e já estou a dar demasiado crédito à TSMC pois os 16nm da TSMC estão bem atrás dos 14nm da Intel.
            Ou seja, fica por explicar mais de metade da redução no consumo.
            Eis os factos! A Apple está a usar os mesmo núcleos de GPU de baixo consumo que usa nos iPhones. A Apple usa memória unificada e uma cache comum no SoC para operações do GPU e CPU (assim como outros aceleradores), o que permite reduzir substancialmente o overhead nas operações de loading para memória. Ou seja menor latência, o que permite o GPU ser mais produtivo, e menor consumo.
            Há ainda mais tecnologias envolvidas, mas isto já dá uma boa ideia de como a implementação da Apple lhe dá uma boa vantagem em termos de consumo.

  6. Luis Silva says:

    Na minha opinião penso que a intel continua a ser melhor mesmo não estando na tecnologia de fabrico que a amd, mas isso até pode ser bom, é preferivel manter bom desempenho e estar atrás de tecnologia para depois quando conseguirem desenvolver um bom produto, e continuo a achar que a intel ainda consegue melhor que a amd, apesar do preço.

  7. adbu says:

    Parece-me que há um erro na elaboração do artigo pois a AMD não fabrica processadores, aliás a AMD não tem nenhuma fábrica para esse efeito, é considerada fabless. Quem fabrica os processadores AMD é a TSMC. O artigo deveria ser “Quais são os melhores processadores. Intel ou AMD? “

  8. Jota says:

    A Intel… de lonnnnnge!

  9. ruca says:

    esse pessoal que tanto venera AMD…. se visse o que está por de traz de um balcão de uma loja de informática/técnica de reparacão….. (quando falo loja de informática , falo de uma coisa á seria, nao loja local, mas nunca mais queriam ouvir falar no nome. AMD.

  10. Daniel says:

    Já vi esta história há mais de 20 anos, com os Athlon, e depois vi a AMD a perder total relevância durante as 2 décadas seguintes (e levando atrás uma fabricante de GPU’s atrás durante o mesmo período).

    Ver para crer. Se a AMD conseguir manter ou se a história dos Athlon se repetirá.

    • MM says:

      É verdade, mas é história. Esperemos que não se repita para bem do consumidor, pois a falta de concorrência não é boa.
      Mas o que importa é que hoje, com os mesmos €€ a AMD tem melhor performance que a concorrência. E com o Zen3 até em sigle thread (onde a Intel ganhava) é melhor.

      • Daniel says:

        Espero bem que venha a ser como escreveste, a bem do consumidor. Mas é como disse: já vi a AMD nesta posição, atirar-se na direcção errada e mal se ouvir falar dela durante 2 décadas a não ser para contar os flops e desgraças.

  11. Miguel says:

    Neste preciso momento sem dúvida AMD, Intel ficou um bocadinho a sombra da Bananeira quente 14nm++++++++++++++ agora está a ver os numeros da AMD a subir sem parar…

    • Felipe Cardoso says:

      Se for para desktop arquitetura x86-x64… Só temos duas opções, ou alguém tem acesso ao Via?
      Na minha opinião, melhor fabricante é a Intel em números…
      Em custo pro consumidor, AMD, logo voto em AMD.

  12. Jota says:

    A Intel… de lonnnnnge!

    • Filipe Rafael says:

      Preferes pagar mais caro e ficar mais mal servido? Prefiro pagar um pouco menos e ficar mais bem servido. Eu já tive Intel e agora tenho PCs da AMD, é bem melhor que a Intel.

      • Hidelberto says:

        AMD em gaming n é melhor que intel, em edicao de video e imagem tb nao. A Intel tem quicksync e tem AVX-512 que continuam a ser melhores mesmo com 14nm contra 7. Informa te. Single Core a intel continua melhor que amd.

      • Zeze says:

        São Intel fanboys, não conseguem despir a camisola.
        O que ele quis mesmo dizer é que a AMD neste momento é melhor mas que continua a preferir Intel. Preferências não ditam o nível dos produtos.

  13. mygod says:

    Se eu não soubesse o que a Intel tem feito para dificultar a vida á AMD, nomeadamente pagar a fabricantes para só usarem processadores deles, até poderia pensar de outra forma. Assim, perdoem os Intel fanboys, prefiro de longe AMD.

    • Zeze says:

      Imagina que o Resizable Bar já está disponível nos Intel desde 2014 e nunca disponibilizaram esta performance extra a quem os comprou!! Dormiram à sombra da bananeira e agora foram ultrapassados. Vão ter de abrir os cordões à bolsa (sem fundo) para fazer um catch up. Ah já agora junta aí a nvidia com as suas práticas shady e influências nos developers para otimizar jogos só para os seus gpus.

  14. TT says:

    Intel sem sombra de dúvida, os PC’s com processadores AMD que tive duraram três anos até ao processador entregar a alma ao criador e o desempenho… é melhor não comentar!

    • Samuel MG says:

      Eu tenho meu portátil AMD em 2015, saiu da fabrica em 2014. Está a trabalhar e há menos de um mês pus-lhe um modulo de RAM para passar a ter 8 Gb. O mesmo não posso dizer do PC Pentium D que nem durou 2 e 6 anos, mal acabou a garantia pifou.

    • Zeze says:

      Estás a falar por ti certo?
      Numa das máquinas tenho um FX-8350 de 2011 com constante overclock desde essa altura! Está bem vivo e olha que roda qualquer jogo de 2020, incluindo Cyberpunk 2077! É como as Duracell, dura e dura e dura e dura.

  15. whatever says:

    Apple 🙂

  16. ThornC says:

    A pergunta está mal formulada… primeiro porquê a AMD (desde que se separou da Global Foundries) não fabrica processadores – apenas os desenha, segundo porquê não apresenta um critério para a comparação (estamos a falar melhor em quê? no desenho, na performance, no consumo, numa relaçao performance/consumo, etc).
    O melhor fabricante é um empate entre a TSMC, Intel e Samsung…

    Já agora é preciso ter em atenção que custa muito dinheiro investigar, desenvolver, fabricar e distribuir processadores decentes… Embora a AMD tenha agora um desenho decente com os Ryzen, a empresa ainda não está a fazer um lucro signifcativo com ele. Simplesmente porque têm de pagar aos verdadeiros fabricantes por cada unidade produzida.
    A Intel tem uma abordagem vertical que assegura um processo eficiente em toda a escala. De facto, podem mesmo dar-se ao luxo de baixar os preços se quiserem (e não querem).

    Só para se perceber a Intel operou com um lucro líquido de mais de 20 mil milhões de dólares no último ano, a AMD está lentamente a chegar aos mil milhões de dólares. De facto, só conseguiram ser positivos com a chegada dos Ryzen depois de 2018!
    A AMD ainda é demasiado “pequena” para poder competir e agora com a Apple e o M1 vamos ver como será.

    • ernez says:

      Então vamos lá ver se eu entendo o que até ao momento foi comentado, o processo de fabricação de qualquer conteúdo tem inicio com a pesquisa do objeto, certo! Ora se é desenhado pela amd, este será um dos processos do fabrico certo, ou estou a interpretar mal? Mas…

  17. Papaformigas says:

    Tiro o chapéu á intel por se manter na luta com os seus 14nm, teem optimizado ao maximo e espremido até não dar mais, isso faz-me lembrar os portugueses em que nós somos mestres em usar o que temos e tentar tirar o máximo partido disso.
    Agora é claro que a AMD tem alguma vantagem mas em Jogos a Intel até consegue dar luta e de que maneira.
    Se falarmos em gaming com streaming e gravaçao pelo meio aí sim a AMD supera devido ao numero elevado de nucleos, agora se for a finalidade for só jogos tanto uma como a outra estão quaze em pé de igualdade.

  18. SANDOKAN 1513 says:

    FTW Intel !! 🙂

  19. sujeito says:

    Na minha area de trabalho a Intel é a unica que me dá garantias. Já os chips AMD continuam a não ser suportados na sua grande maioria.

  20. Julio Lucas says:

    AMD Ryzen 5 3600 + AMD Radeon RX 580 = 410€, máquina que nunca mais acaba em jogos, graficos no máximo a 1366×768 (TV Led).

  21. Jorge Fernando says:

    Atualmente AMD, mas na verdade Apple, o M1 basicamente destruiu a arquitetura x86 numa unica jogada pelo menos no que toca a CPUs moveis.

  22. Zeze says:

    A sugestão foi mesmo seguida. Obrigado Marisa! 😉

  23. Vasco says:

    Já tive:

    Venturis 75;
    Amd k6 200;
    Pentium III 450;
    Pentium IV 2800;
    Amd Semprom 3000 (ainda tenho e trabalha regularmente e quando o comprei era uma máquina em render);
    Amd A10 (portátil actual).

    Para mim e da minha experiência, em termos de trabalhabilidade, estabillidade, rendimento, sem dúvida AMD.

    Claro que o processador não funciona sózinho e tudo o resto como motherboard, Ram, gráfica, disco e até mesmo a fonte têm influência, mas repito, não sei se é o melhor da actualidade (pelo que vou lendo sim), provavelmente o próximo que adquirir será AMD.

  24. Leafsapphire says:

    Me parece normal a AMD vender 7 vezes mais processadores que a Intel na Alemanha, já que tem três fabricas apenas neste país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.