Intel espera ter novamente a Apple como cliente ao produzir chips mais potentes
A Apple já foi uma forte parceira da Intel, no entanto, optou por outros caminhos para os seus chips, o que colocou de parte a fabricante norte-americana.
No entanto, numa recente entrevista, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, afirmou que espera ter novamente a marca da maçã como cliente ao produzir novos e mais poderosos processadores.
A Intel e a Apple desde 2005 que vinham a trabalhar juntas numa forte parceria. No entanto, a empresa de Tim Cook optou por criar os seus próprios processadores, deixando assim de necessitar dos chips da Intel.
Este corte de relações comerciais levou a que, em meados de fevereiro e março deste ano, a Intel tecesse alguns comentários menos positivos sobre a agora rival marca da maçã. Por exemplo, a fabricante norte-americana gozou com a Apple e mostrou o que os utilizadores não podem fazer no Mac M1 e também que os PCs são superiores aos MacBooks.
Mas parece que agora a gigante tecnológica da Califórnia quer tréguas e espera voltar a negociar com a marca de Cupertino.
Intel espera voltar a ter a Apple como cliente
Numa recente entrevista dada neste domingo (17) a Ina Fried, do canal Axios, Pat Gelsinger, CEO da Intel, deixou algumas declarações interessantes. De todas, destaca-se o facto de o executivo indicar que pretender cativar novamente a atenção da Apple ao criar processadores mais potentes.
A entrevista foi publicada ainda antes do evento Apple, que acompanhámos aqui no Pplware. Nesse evento, o foco debruçou-se no lançamento do novo MacBook Pro com processador M1 Pro da maçã.
Mas Gelsinger diz acreditar que os processadores Intel podem voltar a ser usados nos Macs. Para isso, a fabricante estima produzir chips mais poderosos do que os atuais que compõem os equipamentos Apple.
Veja a entrevista:
Ao ser questionado sobre se a Intel desistiu de ter, no futuro, os Macs com os seus processadores, Pat Galsinger respondeu que:
A Apple decidiu que poderia criar um chip melhor do que nós, e fizeram um trabalho muito bom. Portanto, o que temos que fazer é criar um chip melhor do que eles.
Espero ter de volta esta parte do negócio deles, bem como muitos outros negócios com o tempo.
Acha que os produtos Apple voltarão a ter chips da Intel?
Este artigo tem mais de um ano
A intel de joelhos ate da pena a implorar pela apple. Eu depois de ter visto e encomendado o m1 max so posso dizer que se fosse engenheiro da amd ou intel nao dormiria de noite. A amd e a intel foram arrasadas duma forma que mais parecia o benfica ao barcelona ha 2 semanas
Queres dizer que deram de bandeja para despedirem os líderes?
Era inevitável, ARM é muito superior a x64 e o seu sucesso nos smartphones já estava mais que provado. Isto é só o início.
Lol. A intel tem 25b de free cash flow por ano, e 3 fabricas em construção, com o pipeline todo esgotado e com óptimas margens. Acho que estão a dormir bem. Eu como accionista também.
Encomendasse o M1 max? Então vais ter de comprar todas as apps….sim,eu tenho o MacBook M1 e pra instalar aplicações crackeadas é o diabo a quatro…tenho de usar o terminal para digitar uns comandos para passar por cima das proteções…senão dá erro a instalar…a dizer que o ficheiro está corrompido…ah, e os cracks são para Intel…ou seja, ele instala a versão para Intel…até se pode ver lá no monitor de atividade que não diz Apple mas sim Intel…portanto…para ter as versões dos programas otimizados para arm tens de pagar as apps…eu consegui colocar o Photoshop por exemplo mas…corre em Intel….e não consigo instalar a versão mais recente porque o crackeador ainda não funciona para as versões Arm…paga as apps…caso pra dizer…se tens dinheiro para comprar mac…então também tens dinheiro para comprar as apps
Apple a mostrar que este ano arrasa em toda a linha, iphone 13 pro o melhor smartphone do ano. Macbook m1 max o melhor portatil do ano e dos proximos 5 anos sem duvida. So fica a faltar um mac mini com m1 pro ou max por 1000 euros. Se isso acontecer acho que muda tudo para mac
lol, coitados.
Só se for para algum niche do mercado, talvez mantenham um modelo durante alguns anos para quem precisa estar em bootcamp/vm intel constantemente.
Mas a Apple sendo Apple, duvido um pouco que façam esse esforço.
Nem isso, esta transição na tem volta a dar, falta só chegar ao segmento de desktops da apple, estou curioso para ver o que conseguem fazer no Mac Pro com um TDP muito superior.
Parallels – A fast, easy and powerful application for running Windows on your Intel or Apple M1 Mac—all without rebooting.
Se estes processadores já fizeram o CEO da Intel dizer que ficaram para trás em relação á Apple, imagino o que está para sair no proximo ano para equipar os iMac e os Mac Pro.
Estou para ver qual a gráfica equivalente ao M1 Max.
A Intel andou a dormir durante anos e agora querem correr atrás do prejuízo.
Duvido muito que a Apple volte ao X86. Seria preciso um milagre.