Rússia diz adeus à Estação Espacial Internacional depois de 2024
A Estação Espacial Internacional (ISS) está ao serviço da investigação espacial há mais de 21 anos. Ao longo da sua vida, foram lá desenvolvidos diversos programas espaciais, com intervenção da Agência Espacial Canadiana (CSA/ASC), da ESA, JAXA, Roscosmos e NASA. Agora, a Rússia anuncia que vai deixar a ISS em 2024.
Esta saída precipitou-se após a invasão à Ucrânia e com a ameaça por parte do diretor da Agência Espacial da Rússia de destruir a Estação Espacial Internacional.
Rússia deixará a Estação Espacial Internacional após 2024
Segundo informações da Roscosmos, a agência espacial do país optará por não participar do projeto e irá concentrar-se na construção da sua própria versão.
Yuri Borisov, que foi nomeado no início deste mês para liderar a empresa espacial estatal Roscosmos, disse durante uma reunião com o presidente russo Vladimir Putin que a Rússia cumprirá as suas obrigações com outros parceiros na Estação Espacial Internacional antes de deixar o projeto.
A decisão de deixar a estação após 2024 foi tomada.
Disse Borisov.
As palavras de Borisov reafirmaram declarações anteriores das autoridades espaciais russas sobre a intenção de Moscovo deixar o posto espacial após 2024. Esta posição é fruto das crescentes tensões entre a Rússia e o Ocidente, resultantes da invasão da Ucrânia por parte da Rússia.
Apesar da contenda, a NASA e Roscosmos fizeram um acordo no início deste mês para que os astronautas continuassem a viajar nos foguetões russos e para que os cosmonautas russos fossem transportados para a Estação Espacial Internacional na nave da SpaceX que iniciará estas funções já neste outono.
O acordo garante que a estação espacial terá sempre pelo menos um americano e um russo a bordo para manter ambos os lados do posto avançado em órbita a funcionar sem problemas, de acordo com a NASA e autoridades russas.
Atualmente, a Rússia estará, tal como a China, a preparar a sua própria estação espacial. Contudo, estes planos, abandonando a ISS, deverão levar alguns anos, atrasando a Roscosmos face aos seus principais concorrentes. Até lá, parece haver um acordo de cavalheiros para que a cooperação no espaço continue entre russos e americanos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Ate 2024 ja saiu de la o putin e andam todos aos abracos. Esta guerra serve apenas para mostrar ao mundo 2 coisas. À europa que a ingenuidade se paga cara, ao mundo que a russia canta como um galo mas depois tudo espremido não sai um ovo.
E enquanto essa história toda, vamos todos pagando a factura dessa guerra! Uns de uma forma outros de outra e os mesmo a ficarem sempre cada vez mais ricos!
Saiu em 2024? Não tenhas tantas esperanças. Este é outro Staline.
A russia sendo o maior pais do mundo com tantos recursos naturais e consegue ter um PIB ao nivel da espanha. Da que pensar
+1
E so mais um dos acontecimentos satanicos para o mundo. Nada de novo. E preciso e enterrar a humanidade, este pessoal acorda num dia e ficam a odiar-se todos uns aos outros, mas e so teatro porque depois mais tarde so se veem apertos de maos. Como antes desta guerra o Putin sentava-se a mesa dos G20 e whatever, depois acordou mal disposto e o resultado esta a vista. Serviram-lhe o cafe frio e partiu a barraca.
Sim a Rússia com tudo o seu poderio económico e tecnológico vai sem sombra de dúvida construir um estação espacial.
Ainda ninguém tinha uma estação já os Russo tinham (Estação Espacial Russa (MIR))
Ando tudo a dormir.
Isto é simples.
O ocidente(estados unidos), provocam a guerra.
Os russo (mal) iniciam a guerra.
OS ucranianos o povo morre.
E a Europa paga.
OS estados unidos Ganham dinheiro.
Acordem o mundo não é só da Ucrânia até Portugal a um mundo para o outro lado.
Sim, foi no tempo da União Soviética, muita tecnologia ucraniana recebeu a Mir. Mas isso foram outros tempos. Hoje a Rússia em termos espaciais perdeu o comboio. A China tomou o seu lugar e é hoje uma potência nessa área, atrás dos Estados Unidos (NASA) e eventualmente da ESA. Com o sair da ISS a Rússia deixa de ter um posto espacial em órbita. E já nem é relevante o transporte com o Soyuz, a SpaceX, entre outras, já fazem melhor a preços mais em conta. Ao nível da exploração planetária, Marte tem tecnologia americana, chinesa, e dos EAU (as mais recentes). A Rússia deixou de ter relevância.
No que toca aos observatórios espaciais, a NASA e a ESA estão, com o James Webb, longe do que a Rússia consegue fazer. Com o tempo, com falta de tecnologia e recursos, suspeita-se que acabará por ser irrelevante. Mas… vamos ver após 2024.
Óptimo, a ISS vai passar a ter as instruções só em inglês…
Sendo que a estação espacial já não precisa dos russos para fazer transportes, pode é perder algumas coisas com o módulo russo mas isso é recompor com tecnologia ocidental
Oh no!!… Anyway….. Porquê só em 2024?, porque não sair JÁ?