Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 37
Aprenda a criar tabelas dinâmicas
Ora vivam caros leitores. Mais um Domingo e mais uma artigo da rubrica “Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo….no Pplware”. Lembramos que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir. Para tal devem enviar-nos um e-mail com a dica que pretendem ver publicada. Caso tenham também alguma dúvida ou problema a resolver no Excel, deixem essa informação nos comentários para que a comunidade Pplware ajude a resolver.
O que são tabelas dinâmicas (Pivot Tables) ?
As tabelas dinâmicas são usadas para sumarizar, analisar e explorar os dados actuais de uma folha de cálculo. É uma ferramenta de análise de dados que resume uma série de registos num formato tabular conciso.
As tabelas dinâmicas permitem fazer resumidamente:
- Analisar elevadas quantidades de dados rapidamente;
- Mostrar somente os detalhes que se quer visualizar (filtrar dados);
- Alterar rapidamente a estrutura de visualização dos dados, ao gosto do utilizador, ou quem irá analisar a informação. (ref)
Vamos a um exemplo. Considerem que possuímos uma uma folha de calculo com 1000 registos e rapidamente queremos ter um relatório dos consumos de cada cliente. Para isso vamos recorrer às tabelas dinâmicas.
Em seguida vamos ao separador Inserir e selecionamos os dados que pretendemos analisar. Nas opções devem também selecionar a opção Nova Folha de Cálculo para apresentação dos resultados.
Agora é só "agarrar" nos campos que pretendemos no ralatório e arrastá-los para para o lado esquerdo da folha de cálculo.
Um exemplo dos consumos de cada cliente no 3º Trimestre.
Um outro exemplo, onde além dos dados da soma do 1º,2º e 3º trimestre, temos também um filtro por produto.
Depois de saber criar tabelas dinâmicas é só saber conjugar os campos que se pretende, de forma a criar um relatório dinâmico e interactivo, com suporte para filtros.
Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a dominar o Microsoft Excel. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.
Outros artigos sobre Excel
- Operações básica: SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MINIMO
- Actualização da formula de acordo com a linha e coluna
- Referências fixas
- Utilização de formulas e valores em várias folhas
- Destacar facilmente valores em Excel
- Dividir uma String (frase) em partes
- Função VLOOKUP (PROCV em Português)
- Converter formulas em números
- Criar listas de números aleatórios
- Funções lógicas do Excel: SE(), E(), OU()
- Adicionar totais a um gráfico de colunas empilhadas
- Formatar comentários
- Funções Financeiras (Funções PGTO() e TAXA())
- função DIA.DA.SEMANA e a função TEXTO
- Esconder informação na hora de imprimir
- Listas Personalizadas
- Preencher células em branco
- Mover, copiar ou colar os dados na sua folha de Excel
- Criar modelos de gráficos personalizados
- Adicionar dados a um gráfico
- Funcionalidades “escondidas” do Excel
- Definir Nomes para as células
- Função SOMARPRODUTO()
- Soma Automática
- Como lidar com datas num gráfico
- Função ORDEM
- Fixar os dados de um gráfico
- Proteger uma folha de Excel
- Validação de dados…Combobox com dados
- Concatenação e funcionalidade Localizar e Substituir
- Ordenação de valores
- Como criar uma Macro
- Função Compactar
- Definir a área de impressão dinamicamente
- Percentagem variável
- MAIÚSCULAS, MINÚSCULAS ou INICIAL.MAIÚSCULA e Função Potência
Este artigo tem mais de um ano
Ao nível de tabelas dinamicas coloco uma questão a quem poder ajudar na exemplo tabela dinanica com as vendas mensais de dois anos ou mais consecutivos como criar na propria tabela o registo da variação % “ano N – ANO n-1 e por por mes e por total , assim como a variação em valor comparativamente ao ano e mes anterior.
Obrigado
Boa Tarde
Apresento uma situação para o qual quem conseguir ajudar relativamente a tabelas dinamicas.
Num exemplo de registo de venda de dois anos por desdobrado por meses como se consegue inserir um campo na tabela dinamica com a variação % por ano e Mês do Ano N – Ano N-1 em valor e percentagem de variação
Obrigado pela colaboração
Viva!
Isso depende um pouco da situação específica, mas essencialmente, na barra lateral é preciso arrastar o campo das vendas para a secção dos “Valores” ao fundo, do lado direito, e depois clicar em cima do campo que lá aparece (Soma de vendas, por ex.) e escolher “Definições do campo de valor”. Na caixa de diálogo que aparece é só seleccionar o separador “Mostrar Valores Como” e substituir a opção “Sem cálculo” pela opção desejada onde é possível seleccionar a variação bruta, em percentagem, relativamente ao mês/ano anterior, a um mês/ano específico, fazer o total acumulado ou mesmo calcular as percentagens mensais, anuais ou globais.
De resto, para esse caso específico quando muito poderá ser necessário criar mais que uma tabela dinâmica, para os vários tipos de resultados a estudar, ou eventualmente aplicar mais que uma vez o campo das vendas no campo de valores, mas acaba por ser uma questão de testar até atingir o resultado desejado.
Espero que tenha conseguido ajudar.
MP
Para quem tem LibreOffice Calc não fica descalço, pois esta função está presente no menu Dados -> Tabela Dinâmica -> Criar. Vou tentar criar o vídeo de demonstração ainda hoje.
Espetáculo Paulo. Obrigado
Pedro Pinto
Pode ver aqui o vídeo de demonstração como criar e editar as tabelas dinâmicas em LibreOffice Calc. Desculpem a resolução do vídeo, algo correu mal na conversão para o Youtube.
Vejam vídeo aqui: http://youtu.be/ky2GTcNgecY
Estou em falta com alguns vídeos dos artigos anteriores, vou ver se trato desse pequeno problema noutra ocasião.
Tenho um banco de dados e gostaria que a tabela dinâmica mostrasse os resultados dos últimos 12 meses dinamicamente, sem que eu precise ajustar o intervalo do filtro todos os meses.
Alguém sabe como?