Toyota, Subaru e Mazda aliam-se para manter os motores de combustão vivos
Apesar de ser a solução apontada por várias fabricantes e governos, a Toyota, a Subaru e a Mazda querem desmentir a ideia de que os veículos elétricos são a única forma de alcançar a neutralidade carbónica. Por isso, as três fabricantes de automóveis japonesas, em conjunto com outras duas de motociclos, vão juntar-se para explorar opções de combustível mais sustentáveis.
Dessa forma, pretendem manter vivos os motores de combustão.
Há umas semanas, a Toyota revelou que não considera producente que todos adotem, massivamente, veículos elétricos, como forma de combater as alterações climáticas. Afinal, acredita que os avanços tecnológicos poderão dar um novo impulso à combustão interna, poupando igualmente o ambiente. Agora, reuniu aliadas para que, juntas, mantenham os motores de combustão interna vivos, no caminho rumo à neutralidade carbónica.
Embora os seus rivais continuem a apontar os veículos elétricos como a solução, o dia 13 de novembro inaugurou uma iniciativa diferente levada a cabo pela Toyota. Esta, juntamente com quatro outras fabricantes japonesas, irá explorar novas opções de combustível mais sustentáveis e direcionadas para a combustão interna.
A coligação é formada pela Toyota, a Subaru e a Mazda, bem como pelas fabricantes de motociclos Kawasaki Heavy Industries e Yamaha Motor. As empresas anunciaram a iniciativa numa conferência de imprensa no Okayama International Circuit, uma pista no oeste do Japão.
Toyota reuniu fabricantes japonesas para não deixar motores de combustão morrer
De acordo com a Automotive News, as cinco fabricantes japonesas comprometeram-se a utilizar combustíveis neutros em carbono em corridas, explorar a utilização de motores a hidrogénio em veículos de duas rodas, e continuar a participar em corridas com motores movidos a hidrogénio.
Além disso, a Mazda e a Toyota irão cooperar em corridas, utilizando um motor Skyactiv-D de 1,5 litros alimentado a biodiesel de próxima geração, e a Subaru e a Toyota trabalharão no Super Taikyu Series do próximo ano, no Japão, com combustível sintético derivado de biomassa.
Por fim, a Kawasaki e a Yamaha irão considerar a possibilidade de investigar o desenvolvimento de motores a hidrogénio para motociclos.
Ao promover uma maior colaboração na produção, transporte e utilização de combustível em combinação com motores de combustão interna, as cinco empresas pretendem proporcionar aos clientes uma maior escolha.
Disseram as cinco fabricantes na apresentação da iniciativa.
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Este artigo tem mais de um ano
Depois de toda a poluição que vi em Bangkok apenas com Toyotas nas estradas percebo porque…Felizmente a maioria esta a boicotar a Toyota que felizmente também já esta em declinio ha uns anos.
O declínio é tão forte que é o maior construtor automóvel mundial e a seguir vem a VW!
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_manufacturers_by_motor_vehicle_production
É só preciso ver o gráfico!
Grafico muito desactualizado 😉 alem do mais um grafico numca mostra tudo…como este por exemplo não mostra o declinio em vendas nos paises com mais poder economico e uma percentagem de mercado quase nula quando comparado a uns 20 anos atras…alem do mais e como deves ter reparado sabes onde são vendidos os veiculos altamente poluentes (até dei um exemplo no meu comentário), igualmente isso também explica a margem de lucro bastante reduzida… adicionando o boicote parcial a toyota em paises geralmente fortes para a marca…é facil de prever o caminho da toyota no futuro ;)…mas obviamente que com as palas ao lado dos olhos que não se vê nada 😉
Em vez de falar de cor, fundamente o que escreve. A toyota é neste momento o maior construtor mundial, quem mais vende!
https://www.marklines.com/en/vehicle_sales/index
https://appsthatdeliver.com/insights/global-automobile-industry-statistics
Agora quanto à rentabilidade, para azar seu, a marca mais rentável é a…… TOYOTA!
https://alansfactoryoutlet.com/which-major-car-companies-were-the-most-and-least-profitable-in-2020/
Ainda deve estar a pensar nos Corolla dos anos 70 e 90, mas a Toyota não é por acaso que vende tanto e em tanto lado. Nos EUA mais de 15% das vendas é de Toyotas e nem meto ao barulho a Lexus (marca de luxo da Toyota). E não sei se sabe que a Toyota já investe à muitos anos em carros híbridos!!!!!
Tem de abrir a pestana à realidade!
E também investe (juntamente com o seu governo e empresas privadas) desde 1992 em hidrogénio, com resultados ridículos.
É verdade que são pioneiros nos hibridos, mas já perderam muito terreno para outros fabricantes, até marcas europeias como a mercedes já têm melhores hibridos que a toyota.
Para mim a toyota já está a ser a nokia no inicio dos anos 2000.
Rui, apontas varios links que não saber ler nem entendes 😉 porque não queres entender 😉 o mercado da india, tailandia etc… não é tudo e conta uma historia que não esta delineada com a realidade… mas talvés até sejas cego… basta contar os toyotas que ves por cad a carro que passa na estrada em portugal… e se fores para paises com mais poder economico se encontrares 1 em 1000 é muito 😉 mas para um bom entendedor meia palavra basta…ja tinha escrito tudo em cima de outra forma
+1
É o único grande fabricante a apostar forte nos motores de combustão. Se o futuro for motores de combustão então vão crescer mais.
Se por qualquer motivo a venda dos motores de combustão cair ou acabar, então já estão em declínio.
Tudo depende de como estiver o mercado daqui a 10 ou 15 anos
É essa ânsia fundamentalista que me preocupa.
Infelizmente não te preocupas com factos, caso contrário deverias estar bem mais preocupado 😉
O que me preocupa é ver pessoas, como a Greta a receber 873 milhões de dólares!!!! pagos pelas empresas de carros eléctricos, empresas energéticas e empresas de construção… empresas essas que enviam 100% dos seus produtos usados, para serem desmantelados e reciclados nos países asiáticos, ao mesmo tempo recebem 82200 milhões de dólares para fazer publicidade… a contestar o que fazem.
Não se importa de mostrar uns links sobre esse tema ?
Isso, mostra aí uns links para mostrar que não está a inventar.
Desconhecia que a Greta recebesse tanto dinheiro. Agora outra pergunta – quanto ganham os lobistas do petróleo? Só no COP26 estavam presentes mais de 500. Acha que o lobby verde (que existe de facto) é ,ais poderoso do que o dos combustíveis fosseis? Qual deles acha ser mais prejudicial ao meio ambiente?
A falta de noção, é tão grande neste país … e olha caso não saibas, sem o apoio da toyota, dificilmente teria havido tesla ou a tesla teria dificilmente o sucesso que tem.
Caso ambém não saibas, a Toyota é a pioneira do JIT (googla)… enfim e mais uma série de coisas que com um click no sítio do costume, tinhas evitado escrever porcaria…
com a ajuda? LOOOL a falta de noção realmente é grande 😉 Vai novamente ver a historia da Tesla. Com matematica basica também chegas a conclusão da disparate que acabaste de escrever… e mesmo se o tivessem feito… era passado e não o presente, ou agora vais contiunuar a apoiar o homem que te comeu a mulher so porque este te pagou uma viagem do porto a lisboa a 10 anos atras quando estavas sem dinheiro e tinhas que andar a pé?
Então achas que sem a Toyota existia Tesla e que realmente a Toyota em nada teve contributo? nem que seja pelo staff que foi trabalhar para a Tesla?
Exacto!
Sim , as fábricas certamente não têm nada a ver com isso. Nem a localização geográfica.
São os carros. Que, não esqueças, meia dúzia de centenas de barcos de carga equivalem à poluição de todos os carros das capitais europeias. E se acabasse de repente esses carros todos, não fazia mossa alguma na estatística.
Pesquisem sobre E-FUEL e depois vão compreender melhor.
Isso já existe há mais de 20 anos, é feito com hidrogénio e captura de CO2, ambos os processos gastam imensa energia eléctrica, e imagine-se de onde ela virá.
A preços atuais , só o custo de cada litro ronda os 5 a 7 euros, como é um combustível que tem emissões paga imposto, e iva, portanto em Portugal é coisa para custar cerca de 12 euros o litro.
È exatamente por isto que existe à muito tempo e não se usa, se bem que nos EUA vende-se em jerricans que eles chamam de galões, portanto quase 4 litros.
Felizmente essa energia eléctrica pode vir de energias renováveis, o Lítio, Cobalto, Cobre, etc não podem.
E-Fuel é a solução de momento, pelo menos até tornarem as baterias mais pequenas e 100% recláveis!
Que grande confusão você faz, parece que na ultima década só as baterias é que precisam de minerais, então as fuel cell, os depositos, a electronica desse veiculos não usam também os mesmos minérios, até os fcev que também usam baterias.
Podem vir de renováveis, o problema é que gastam entre 5x (FCEV) a 10x (e-fuels e combustão de hidrogénio) para fazer o mesmo.
Portanto o argumento de que para eléctricos não vai haver energia e para outras tecnologias já vai haver, é puramente falta de conhecimento. Coisa que as pessoas que estão a trabalhar para estas leis não devem ter de certeza.
Sim RC, Fuel Cell também precisam de minério, mas em menor quantidade, visto que as baterias são menores. Também não é a solução ideal, mas na minha perspectiva é ligeiramente melhor.
Atenção que no meu comentário nunca falei de falta de energia para uma tecnologia ou outra, energia haverá sempre e cada vez mais renovável ou nuclear.
O que falei foi na necessidade de minério: (deixo por ordem)
1 – Carros electricos
2 – Fuel Cell
3 – E-Fuel
Por eu não gostar de minério execessivo a minha opção seria por E-Fuel até a reciclagem ser muito perto de 100% tornando assim as primeiras duas hipóteses mais viáveis.
Até porque assim podíamos, desfazernos dos carros antigos de maneira mais sustentável do que todos de uma vez.
A sua tabela está completamente ao contrário, comece por aquele que tem o numero 3 e vai por ai a fora. Se duvida veja os estudos de quem pesca do assunto e deixe-se de achismos.
Então as fuel cell e os tanques de hidrogénio são produzidas nas arvores ?
Enfim, o que a comunicação social tem feito com a cabeça das pessoas, agora só as baterias é que precisam de minérios, o resto cai do céu.
Não, eu falei em fuel cells também, aquelas que levam platina, cobalto, grafite , prata, entre muitas outras coisas.
Ah e mais importante ainda, os depósitos, que segundo a T&E e a ICCT no seu fabrico emitem mais que as baterias, consultar dados em baixo, aliás, isso já se sabia à muito tempo, e depois tem a duração de tudo isso, a toyota no seu manual de serviço do mirai, manda substituir algumas coisas bem caras para que a fuel cell dure, no caso dos tanques têm duração em tempo, 15 anos, fora o trocador de ions ao fim de cada 50 mil kms, que são outro custo alto, e o filtro da fuel cell que também é carote.
Fora todo o processo de fabrico de hidrogénio onde se gasta muito mais energia, e ainda mais os e-fuels, como deve saber o “E” é de eletricidade. Para produzir renovaveis também precisa de minérios, portanto usar aquela forma mais eficiente de gastar essa energia é a melhor forma, e nesse caso a sua lista até está certa, para o consumo de energia.
Se não fosse a melhor nem os governos e fabricantes estavam a ir por essa via, eles não andam a dormir nem tomam decisões com base em achismos.
Então mostre dados sobre a reciclagem de fuel cell, porque uma das coisas não vai reciclar, porque simplesmente desapareceu durante a vida útil, a platina.
Se fosse melhor já por ai andavam aos montes, e o que se vê é pessoal a trocar por elétricos, devido ao alto custo de os manter. Não é novidade nenhuma, a toyota já vendeu 11 mil mirai.
https://theicct.org/sites/default/files/publications/Global-LCA-passenger-cars-jul2021_0.pdf
RC, novamente eu não estou a falar de emissões nem de preços de manutenção, estou a falar de minério.
Portanto, deverá ser fácil de entender qual das 3 tecnologias tem maiores baterias.
Outro ponto, novamente, as baterias de lítio ainda não são recicladas, exceptuando alguns casos esporádicos.
Finalmente, acho que a troca deve ser gradual, ou não teremos capacidade de absorver e reciclar todos os carros actuais.
Quanto aos governos e fabricantes nem vale a pena entrar por aí, até porque o título desta notícia vai contra.
Não voltarei a comentar esta notícia, o meu raciocínio penso que está claro, fica a critério de quem lê.
O artigo que referiste é interessante e fala das emissões, não é o que estava a discutir (minério)
Portanto eu falei nisso antes e volto a repetir, para si só as baterias é que precisam de minério !!! tudo o resto vem das árvores.
Não, as baterias são recicláveis, aos anos que são recicláveis, até as baterias de chumbo de arranque que usa no carro são recicláveis. O que define se são ou não é a viabilidade, e é obvio que não havendo baterias para reciclar não é viavel.
Sim, é gradual, onde é que viu dizer que era para ser já na próxima segunda feira ?
Leia novamente, pois tem tudo sobre o minério, até sobre o minério petróleo, mas pelo que entendo não chegou a ler.
Como não ainda não deve ter lido ou não lhe convém, aqui fica novamente, e deixo mais alguns:
https://pplware.sapo.pt/motores/primeira-bateria-totalmente-reciclada-para-eletricos-ja-existe/
https://www.duesenfeld.com/
https://www.redwoodmaterials.com/
A panasonic já fabrica baterias usando materiais reciclados com esta ultima.
https://www.panasonic-eneloop.eu/en/news/rechargeable-battery-recycling-guide
https://li-cycle.com/
Felizmente essa energia eléctrica pode vir de energias renováveis, o Lítio, Cobalto, Cobre, etc não podem.
E-Fuel é a solução de momento, pelo menos até tornarem as baterias mais pequenas e 100% recláveis!
E tá disposto a gastar 50 euros para cada 100 kms ?
Penso que já esperavas esta.
https://pplware.sapo.pt/motores/que-se-passa-condutores-de-carros-eletricos-surpreendidos-com-faturas/
Então imagine quanto custará, aliás, quanto custa abastecer de hidrogénio.
Já agora esses casos de faturas altas, todos eles revelam o mesmo, falta de conhecimento como usar. Locais com carregadores rápidos são isso mesmo, locais de carga rápida e não de estacionamento.
França, 15 euros o kg, 84 euros para abastecer um toyota mirai que faz 650 kms em wltp. Um carro que leva uma manutenção mais cara que um a combustão, os tanques têm duração de 15 anos e até emitem mais para os produzir que a bateria de um ev (ver os relatórios que postei antes) A cada 50 mil kms tem de trocar o ion exhanger que custa 300 euros, mais o filtro da fuel que custa um pouco menos, vários liquidos de refrigeração que são circuitos separados, bateria, controlador, fuel cell. Os tanques a toyota não indica o preço, mas fazendo algumas pesquisas dá para ver que não são nada baratos, se continuarem com o preço que tinham, custam uma boa parcela, tenho aqui um que leva 100 gramas e foram mais de 5 mil euros.
https://www.google.com/maps/uv?pb=!1s0x47e67e609007678d%3A0x17a80de3d2eed6ca!3m1!7e115!4shttps%3A%2F%2Flh5.googleusercontent.com%2Fp%2FAF1QipP2uyJdB5XkNL3QH8kWgTUx3ETGee66N6Q6OBH1%3Dw260-h175-n-k-no!5sHydrogen%20fuel%20stations%20France%20-%20Pesquisa%20Google!15sCgIgAQ&imagekey=!1e10!2sAF1QipP2uyJdB5XkNL3QH8kWgTUx3ETGee66N6Q6OBH1&hl=pt-PT&fbclid=IwAR3zyzpHwYlWULlbXuAo6bDi3qs8sHZ58JgXywzpagyY8MtmHT9CSfiSaSw
A esperança do e-fuel e que muitos artigos mostrem é que a energia para o fazer baixe, logo se baixa para fazer combustível também baixa para outras vertentes, portanto cada vez mais os e-fuels, o hidrogénio entre outras soluções baseadas em eletricidade, estão a ficar menos viáveis e portanto com um futuro pouco risonho.
Já estive em Bangkok e pelo que leio nunca lá estiveste, senão não dirias isso.
Nem é preciso lá ir para saber, existem muitos artigos sobre isso.
https://www.google.com/search?q=bangkok+pollution&rlz=1C1CHBD_pt-PTPT944PT944&sxsrf=AOaemvLuGG2L3jo5CCg1BSN6LP6AT_o6HA:1637004746889&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi52rvzjZv0AhVNQvEDHXrZBBIQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1278&bih=959&dpr=1
LOL.. porque a principal origem do smog é proveninente de transporte..
Santa ignorancia.
Não, é das nuvens, chamado nevoeiro.
Fonseca, esquece começo a perceber que ele está na brincadeira ahah demorei demasiado :p
Não, são das emissões dos pássaros que andam no ar, eles também são achistas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Smog
Pois não, estou la quase todos os anos 😉 ao menos em vez de dizeres asneira procuravas primeiro no facebook 😉 e quem numca la esteve foste tu…
Será que não tem coragem de ir a Bangui? Fica a menos de 2 horas de Bangkok. Aí sim, poderá encontrar restos de alguns dos seus 7000 telemóveis e 600000 máquinas, que entregou ou despejou no lixo, nos últimos 10-15 anos.
Cuidado é que o chão pode ter 40000000 toneladas de mercúrio e vai ver pessoas com infecções nas pernas e braços, de lá procurarem metais para reciclar e ganharem 2 dólares por cada 10kg que entregue ás portas da capital.
Bangui é a capital e a maior cidade da República Centro-Africana. Localiza-se no sudoeste do país. Foi fundada em 1889. Para fins administrativos internos no país, Bangui possui estatuto de comuna autônoma. É banhada pelo rio Ubangui.
Fica muito longe de Bangkok!
Bangui? Tailândia?
Você não se cansa de errar tanto?
40000000 toneladas de mercúrio? Você sabe o perfeito disparate que disse?
Vá pelo menos ao Google pesquisar antes de dizer asneiras.
Assim cai no ridículo.
Sendo que a primeira frase estã tão errada já nem liguei ao resto.
Smog existe, mas claramente não é apenas dos automóveis, já viste a quantidade de fábricas na àrea e mesmo aviões? eles cá não desviam as rotas como na europa…
Faz me lembrar quando a Toyota lançou os híbridos em 1997 e toda gente criticou, hoje todas as marcas fazem igual o que é certo a Toyota andou 20 anos a frente.
Japonês eles sabem bem o que fazem
É desta que vou para o Japão!
Eu estou lixado com a Toyota porque deixou de fazer motores diesel.
Mania das modernices….
Assim vou para a Honda.
Ironicamente, na Honda safas-te melhor com um motor a gasolina 😉
Sim, claro, eu acho que eles têm razão. Se o objetivo deles é continuar a poluir o mundo, para o degradar mais. Eles tem razão.
Ironia, Ironia, Ironia
Um motor a hidrogénio não é de combustão com 0 emissões?
infelizmente, não, muito longe disso…
Não existem motores que façam combustão de hidrogénio, a Toyota tentou e não tiveram bons resultados.
Existem no entanto, como o caso do Toyota Mirai carros de célula de hidrogénio que usam o hidrogénio para produzir energia para as baterias do carro que por sua vez funciona como um eléctrico mas com baterias mais pequenas.
https://0aos100.pt/pt/5087/toyota-desenvolve-motor-de-combustao-alimentado-a-hidrogenio
A toyota já testou um motor modificado com resultados, no minimo ridiculos, está na descrição do video que tem em baixo.
Sim, essa foi uma experiência para medir performances, consumos e emissões. Acabou por correr pior que o esperado, penso eu.
Nunca foi nem será produzida, foi usado apenas num veículo modificado e numa pista de testes. (não li a notícia, falo de cabeça, mas se estiver errado corijam ;))
Pior do que o esperado ??? a bmw e a mazda já testaram isso e obtiveram os mesmos resultados. procure por bmw hydrogen 7 e mazda rx7 re.
Qual é a parte de que os motores a combustão são ineficientes que as pessoas não entendem ?
É uma ideia tonta e ridícula, utilizar uma combustível caro e de difícil armazenagem em motores que desperdiçam mais de 80 % (no caso dos ICE com hidrogénio, já que a eficiência fica abaixo dos a gasolina)
https://www.youtube.com/watch?v=3IPR50-soNA
Sempre gostei de carros japoneses e aqui ta mais uma razao, estes japoneses sao muito mais civilizados que o resto das empresas que so nao vêem porque nao querem
exacto, so não vê a parvoice quem não quer…alias nem sei porque a maioria tem NET, visto não fazer o uso devido a mesma…
Também és dos que pagas 1000 euros por um telemóvel, porque a empresa te garante que será reciclado e quando pagares 4000 euros pelo próximo modelo, terá 0,001% de material reciclado?
O motor a combustão ainda vai ser usado durante muitas décadas, felizmente.
espero bem que sim, enquanto pagarem os 5euros ao litro o preço a electricidade continua baixo 😉
Espera até ser adotado em massa que o preço dispara e bem.
Mas parece ser isso que estavas a deixar implícito.
O preço da eletricidade está baixo? Deve ser para ti então
eu não disse que estava baixo… ha que saber ler e entender primeiro o que esta escrito 😉 Agora Energia posso produzir… gasolina não 😉 Só isso diz tudo
Tem 2 carros eléctricos e os 160 euros de electricidade mensal, não vão descer assim muito, se pagares 20000 euros para instalar painéis solares e toda a estrutura para carregares os carros…
Mario, anda muito desinformado sobre isso.
Eu tenho 3 veiculos electricos em casa, tenho paneis que custaram menos de 5 mil euros já com bateria, e o gasto total até agora (sei que durante estes 2 a 3 meses que se segue será maior, menos Sol) entre 12 a 18 euros de eléctricidade. Já agora, entre os 3 veiculos fazemos à volta de 2200 kms por mês.
Desculpe, não é Mário, mas sim Manuel Costa.
@RC quais painéis com bateria? quem fornece/instala?
Quais ?de várias marcas, por 5 mil euros já mete muitos paineis.
Baterias há muitas também no mercado, eu recorri a uma de um veiculo acidentado.
@RC onde é que por 5000€ tem painéis com baterias? Todos os preços que tenho visto são muito mas muito mais altos que 5k
@ Luís Costa: https://loja.solarimpact.pt/tabela-de-precos-autoconsumo
@GM e onde está painéis com baterias de jeito por 5k? É que não as vi
@Luís Costa – Perguntou por kit’s constituídos por painéis PhV e baterias, que custassem 5k€. Não perguntou por kit’s constituídos por baterias LG ou PANASONIC, e painéis, por ex., LG.
Malta, 4000 wp de paineis hoje em dia custam no maximo 1800 euros. Um inversor custa 600 euros, e uma bateria de 4 kwh menos de 2000 euros.
No meu caso foram 3200 watts de paineis, com um inversor hibrido, MPPT, e uma bateria de um carro batido, ok, esta foi por minha conta, mas fiquei com uma bateria de 30 kwh.
Por cerca de 2000 euros já se compra com 2 a 4 kwh.
Aqui está uma: https://ecovolt.pt/produto/meterboost-mb48li82-82ah-48v-42kwh/
Kit de autoconsumo até 3800 wp.
https://ecovolt.pt/autoconsumoresidencial/
Para mim está mais baixo que aquele que estava à 2 anos. Sem contar que durante a pandemia instalei paineis.
Que bom para si, feliz proprietário de uma moradia com meios para carregar 3 carros eléctricos. Até acredito nessas vantagens todas, embora tenha muitas dúvidas sobre a durabilidade e fiabilidade das baterias e sobre o valor de retoma desses carros
Agora, para 75% dos portugueses que não têm moradia, comprar carro eléctrico é pura estupidez (também se pode chamar de idealismo utópico).
Eu também tinha essas duvidas, mas depois de andar 15 anos neles e ter um veiculo destes com 23 anos, não tenho duvidas nenhumas, e aliás, após estes ultimos anos de, digamos massificação, as provas estão à vista.
Onde foi buscar os 75 %, inventou agora ? é que o INE diz o contrário, pode ser 75 % em cidades e zonas velhas, não é no pais inteiro, um estudo do ACP até revelou que apenas 31% dos agregados familiares estaciona o veiculo na via pública.
Para alguns até pode ser estupido, para outros é um alivio.
Que assim seja!
Então a toyota que esteve a testar um corolla modificado para usar hidrogénio, onde obteve resultados que no mínimo são ridículos, ainda vem com esta conversa ? Se ainda tenta-se vender o mirai, ainda vá, agora combustão usando hidrogénio, não passa de uma tontice sem qualquer nexo.
Quem tiver a curiosidade de ver:
https://toyotatimes.jp/en/insidetoyota/150.html
Resultado:
-Distância percorrida 1,634km (358 voltas) (metade do que fez o vencedor
– Tempo em pista: 11 horas 54 minutos
– Tempo nas boxes: 12 horas 6 minutos (reparações/verificações: 8h 1m,Abastecimento: 4h 5m)
– Total de reabastecimentos: 35, média de 7 minutos por abastecimento, o que dá uma média de 45 kms por abastecimento, e cerca de 180 euros de hidrogénio por cada 100 kms para numa pista fazer uma média de 139 kmh. No local tinham 2 camiões com todo o equipamento para poder abastecer o carro.
O Toyota modificado tentou usar o hidrogénio como se fosse GPL, o Mirai tenta usar o hidrogénio como produtor de energia para um carro electrico, não confundas as coisas
Não estou a confundir nada, eu diferenciei logo no inicio as tecnologias, corola é um a combustão, mirai é um electrico com fuel cells, se eles nem querem vender o mirai….
Força Toyota, Subaru e Mazda, as imposições como estão so vão trazer mais destruição.
Há que fazer as coisas gradualmente, deixar o mercado funcionar
Já todos sabem que não, o que eles não querem é perder dinheiro, porque os outros já têm a tecnologia e eles não. Se bem que a toyota ainda é a que tem melhores hipoteses, tanto que já anuncia cerca de 15 electricos para os próximos anos.
Na minha opinião, eles sabem que é o caminho, mas já que deram tanta cabeçada antes e receberam muito financiamento para produzir tontices, não podem de repente dizer “Ok, assino por baixo…”
Um dos problemas é que se 14% dos carros que circulam no Japão forem eléctricos, é 96% certo que várias grelhas energéticas vão exigir investimentos de 800000 milhões de dólares, para cima, para suportar os carregamentos em massa.
O mesmo se vai passar na Europa e já acontece em várias cidades europeias (Londres, onde as empresas estão obrigadas a desligar todos os postos de carregamento, nas horas de expediente, devido a prejuízos de milhões de libras com as redes a irem abaixo) e outras que já estão a proibir a utilização de contadores eléctricos acima de 11. Uma obrigação para quem tiver carro eléctrico…
Se forem para o hidrogénio então multiplique isso por 5x, já que esse é o fator de gasto a mais de energia para veiculos a hidrogénio, isto falando dos eléctricos com fuel cell, se forem para combustão de hidrogénio, então multiplique por 10.
Já agora, se todos os carros em Portugal passassem para eléctricos amanha, o consumo aumentava 14 a 15% do atual, é muito sim, mas de 2009 a 2016 a produção aumentou 21%. Por outro lado são 2500 milhões de euros a menos em importações por ano.
Deixe lá Manuel, o Ricardo Costa e RC (são o mesmo), é que é visionário e já sabe tudo e a Toyota é um fracasso!!!!
É o problema dos fundamentalismos. Se nós não conseguimos aguentar o consumo energético actual, basta um simples acidente em França e com o corte de abastecimento da energia nuclear a Peninsula Ibérica ficou Às escuras!!!!!! Imaginemos quando tivermos um enorme parque eléctrico como é que vai ser gerir o caos!!!!!!
Não perceberam que os países têem de garantir as potências instaladas? Se tal não for possível, desligamos tudo? Mandamos encerrar as fábricas, Hospitais……….
Mas esses são os visionários!!!!!!
https://www.jn.pt/nacional/apagao-esta-a-afetar-concelhos-de-norte-a-sul-do-pais-13971226.html
Fundamentalismos ? não percebi…
Então não há energia que chegue e querem hidrogénio ? depois ainda chama fundamentalistas ?
Chame-lhes conhecedores da tecnologia, e saiba que conheço muito bem a tecnologia de fuel cell porque já trabalhei com ela, tenho até um banco de ensaio onde algumas coisas ainda funcionam, se quiser ver…
Olhe que se falhar a luz, não há combustível para ninguém.
Já agora, basta os motoristas de camiões fazerem greve e os paises entram no caos……
Rui uma pergunta, consegues escrever algo de geito? Algo que nao seja uma parvoice autentica? Toyota é mais que um fracasso… Nao tens o minimo da noçao do que esta a acontecer… ficam aqui dois videos que retratam o caso com muitos factos e muito Humor a mistura:
Video 1: https://www.youtube.com/watch?v=MSZgoFyuHC8
Video 2: https://www.youtube.com/watch?v=1FqXTCvDLeo&t=4s
Se o futuro dos automóveis for os motores de combustão então estão a fazer uma aposta certeira.
A toyota é acionista da yamaha da subaru e da mazda da kawasaki não sei mas provavelmente também é. Por isso é que estão contra os veículos eletricos juntamente com a Toyota
Este Video Relata com muito Humor, esta treta dos Combustiveis foceis verdes, tal como o Hidrogenio Verde, ou até o Carvao verde LOOOL…. https://www.youtube.com/watch?v=MSZgoFyuHC8
Porque discriminam os construtores de motociclos em relação aos de automóveis? Até no titulo…
Os EVs não são a solução para o mundo.
Pois não, a solução é usar veículos que desperdiçam 70% da energia que usam.
A solução do mundo tb não é deitar todos os carros actuais fora de uma vez, ou escavar mais minério até 2035 do que foi escavado na história da humanidade…
É isso, o lítio até só dura uma vez como os combustíveis fosseis, parece que ainda há muita gente a pensar que o lítio é consumido em camaras de combustão dos veículos elétricos.
Mas como sempre, isto só não é solução para aqueles que não pescam nada do assunto, felizmente os governantes e fabricantes ainda se baseiam em quem sabe do assunto.
Já compraste um carro ou telemóvel com bateria reciclada ou tens essa opção?
Até você já comprou, todas as baterias de 12v de chumbo já contêm material reciclado, no inicio também havia com isso ? Provavelmente não, neste momento ainda não existem baterias de veiculos para reciclar.