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BYD: automóveis eléctricos chineses estão de três a cinco anos à frente dos restantes

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Anung says:

    Estao muito bons realmente e se não fosse os impostos vaporizavam completamente o mercado europeu.

    Já no contesto produto/preço na europa não vejo um seal muito á frente de um model 3.

    Já quando se coloca um europeu na casa dos 40-50 mil euros deparamo-nos com produtos muito inferiores em todos os quesitos como é o caso do id3.

    • SouHumanoNaoOcidental says:

      Incorreto. A BYD tem claramente vantagem. Performance, qualidade dos materiais, fiabilidade. Depois temos a margem de lucro, após impostos.
      Uma das grandes vantagens da BYD é que produz as suas próprias baterias assim como muito dos componentes existentes nos seus carros. No caso do ID3, começando pelas baterias: quem as criou?
      Quantos componentes são realmente criados pela VW?
      Quando o CEO fala em vantagens perante a concorrencia temos de avaliar toda a estrutura. Se não fosse os impostos criados para proteger o sector automovel europeu (injusto ao meu ver porque o sector europeu também recebe ajudas do Estado – exemplo da AutoEuropa) a BYD, assim como outros players chineses já teriam dominado o mercado europeu.
      Chorar e mendigar (o que fazem quase todas as empresas de automoveis ocidentais, a exemplo do sector financeiro ) não é ajudar o consumidor.
      E acho até estranho que muita gente prefere defender as empresas de automoveis ocidentais em vez de dizer: não. Deixem os chineses trazer os seus carros mais baratos e melhores para podermos usufruir de produtos de qualidade a preços decentes.
      Preferimos pagar mais caro e ajudar a manter as riquezas ocidentais estupidamente altas e continuar a manter as familias sufocadas em dividas..
      Deveriam fazer como fez a Stellantis que se juntou a uma empresa chinesa para começar a produzir na Europa.

  2. Inculto says:

    Quando andarem vários anos na estrada com centenas de milhares de km cada carro venha cá de novo dizer isso…

    • Marilia says:

      Meu rico dacia sandero..
      Barato, a diesel, gasta pouco, fiavel, um espectaculo!

      Eu podia ser um vendedor destes carros kamikaze, mas andaria sempre de Dacia, de preferência diesel, nunca ha explosões!

      • V@ says:

        O grande problema é a autonomia. Uma noite recente acordei eram 4 da manhã, sem sono nenhum. Fui á cozinha, olhei pela janela e vejo um carro a andar para a frente e para trás, muito devagar a tentar vencer uma ligeira inclinação. Luzes a piscar. Inicialmente pensei, por causa da hora, que fosse uma pessoa alcoolizada. Depois percebi que não, que era um veículo eléctrico já mesmo em fase de peido mestre energético. Foi uma tortura presenciar a infinidade de tempo que a pessoa demorou a conseguir fazer vinte ou trinta metros até á entrada de um parque de estacionamento. Não vi o fim da cena mas deu pena. Claro que num carro a gasolina pode acontecer algo parecido e acabar-se o combustível, mas as condições de base para que isso ocorra são diferentes e a resolução é feita em cinco minutos. Pergunto-me se a pessoa em questão terá conseguido carregar o carro em tal local ou terá tido de chamar um reboque. Pessoalmente só compraria um carro eléctrico se tivesse uma vida sem imprevistos em termos de deslocações e garagem em casa e no trabalho e mesmo assim não confiaria muito. Se é o futuro? Talvez mas, no estado actual da arte, parece que é um futuro mais empurrado com a barriga… Caros e apenas aptos para satisfazer as necessidades das pessoas com vidas mais lineares e que podem programar antecipadamente carregamentos. Para o cidadão comum, o Zé do dia a dia, ainda não servem.

        • Antonio Vasco says:

          Que história da carochinha. Um carro, mesmo com 0 de carga no mostrador, ainda tem margem para fazer de 5 a 30 km , depende das marcas e modelos. Por outro lado, não se comporta como um a gasolina que vai aspirando as ultimas gotas e vai trabalhando aos soluços. Ou anda ou para, não anda devagarinho para trás e para a frente.

    • JL says:

      A byd existe desde 1995.

      • Antonio Vasco says:

        Que mentira, aconselho a ver um vídeo ucraniano (não vai dizer que estes também estão feitos para o contradizer, pois não?) onde testam 16 carros de marcas diferentes, quanto andam abaixo de zero.

        • JL says:

          Eles é que dizem, não eu:

          “Fundada em fevereiro de 1995, a BYD é uma empresa de alta tecnologia dedicada a impulsionar inovações tecnológicas para uma vida melhor. Após mais de 28 anos de crescimento a alta velocidade, a BYD estabeleceu mais de 30 parques industriais em 6 continentes e desempenhou um papel significativo nas indústrias relacionadas com a eletrónica, automóvel, energias renováveis e transporte ferroviário. Com foco na aquisição, armazenamento e aplicação de energia, a BYD oferece soluções abrangentes de novas energias com emissão zero.

          https://www.byd.com/pt/about-byd

  3. Yamahia says:

    Mais um tretas.
    Avanço só se for no abarbatanço das terras raras.
    É meter um Seal ao lado de um i4 e levam uma coça de alto a baixo.

  4. naodou says:

    Claro que estão, quando o lucro é irrisorio a dívida é brutal e vivem com ajudas do estado chines isto chama-se concorrencia desleal.

    • Carpints says:

      Ainda assim dá lucro. E realmente é uma vergonha o estado chines ajudar as empresas chinesas, deviam mas é seguir o exemplo de Portugal, esmifrar as poucas empresas que temos com impostos e burocracia esse é que é claramente o caminho a seguir.

    • JL says:

      Tal como acontece com a Toyota ?

    • António Matos says:

      Naodou, já alguma vez fez uma regra de 3 simples dos fundos injectados na indústria automóvel europeia pelos governos? Faça assim, encontre todas as notícias com o dinheiro que o estado português colocou na autoeuropa depois dívida esse montante pelos trabalhadores que lá passaram. Vai ficar surpreendido quanto vai dar por pessoa…

  5. B@rão Vermelho says:

    Para o meu gosto pessoal os carros “Xineses” são feios de criar bicho, mas prontos é o meu gosto pessoal.
    Quanto a qualidade de construção, ainda é sedo para dar vereditos, mas já por aqui dei o meu exemplo, nas minhas ferias do ano passado na Ásia, a moda agora é vender carros nos Shoppings e estive dentro de um Xpeng X9, e digo aparentemente têm muita qualidade, os interiores tinham muito mas mesmo muito bom aspeto, agora vamos ver como vão envelhecer.
    Ainda este fim de semana estive a ver um carro de um amigo meu que comprou um BMW X4 de 2014 acho, e o carro por dentro está imaculado parece acabado de sair de fábrica, e o meu colega também têm um BMW 320, com quase 20 anos que comprou novo e agora com mais de 400 M Km, e os interiores estão super bem estimados para os anos e Km que o carro têm, vamos ver se os carros Chineses vão envelhecer bem.

  6. sirHamiltonCampeão2025 says:

    Estão 20 anos à frente das carroças que o Musk vende.

  7. paulo says:

    so no preço! porque o governo chines financia um parte do carro para arrebentar com as fabricas na europa e mais tarde conrolar tudo!

  8. Charles says:

    Estão à frente em tudo. Telecomunicações, transportes, pagamentos eletrónicos, etc.
    Portugal em relação a eles está na idade da pedra e daqui já não saímos.
    Só quem nunca saiu daqui e não conhece a realidade chinesa é que pode ficar surpreendido.

    • Yamahia says:

      A realidade da China é que 300 milhões têm realmente capacidade para comprar um carro pois auferem entre 700 e 3000€ mensalmente.
      Os restantes 1.1 mil milhões não têm essa hipótese.

      • Charles says:

        Falei em termos tecnológicos e não no que ganham ao final do mês.
        É necessário saber interpretar um texto. Já agora: em Pequim existem dois aeroportos, em qualquer dos dois cabem várias Portelas.
        Enquanto por cá discute-se há décadas onde se vai construir o novo aeroporto, lá faz-se.
        Mas o povo ainda acha que este país é a última bolacha do pacote.

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