BYD: automóveis eléctricos chineses estão de três a cinco anos à frente dos restantes
Quem diz que os elétricos chineses estão noutra dimensão é Wang Chuanfu, sim, falamos do CEO da BYD. Segundo ele, a Build Your Dreams está vários anos à frente dos seus concorrentes.
Agora que a BYD se tornou numa das marcas mais vendidas e deu o salto para a Europa, ele considera que está em posição de analisar e comparar a gama de carros elétricos oferecidos no Velho Continente, e é aqui que ele não mede as palavras e garante que “as empresas chinesas estão entre três e cinco anos à frente de qualquer um dos seus rivais”.
O diretor-executivo da BYD não é visto muitas vezes em público, e ainda menos frequentemente diz algumas palavras, mas, como se costuma dizer, quando fala, não está calado.
Mas... quem é Wang Chuanfu, o CEO BYD?
É surpreendente que, como patrão de um dos grupos automóveis mais importantes do mundo, o seu nome não seja bem conhecido.
Wang Chuanfu é para a BYD mais ou menos o que Elon Musk é para a Tesla. Poderiam até competir em termos de riqueza (embora haja uma diferença entre os dois), uma vez que, de acordo com a revista Forbes, Chuanfu tem uma fortuna avaliada em 26,4 mil milhões de dólares, o que o coloca na 77.ª posição da lista dos homens mais ricos do mundo, onde Musk está normalmente entre os cinco primeiros.
A sua formação académica é também importante para a sua posição atual e, sobretudo, para o crescimento da sua empresa. Chuanfu centrou a sua formação universitária na tecnologia das baterias e contribuiu com todos os seus conhecimentos para a fundação da BYD em 1995.
Foi nesta altura que a BYD desenvolveu um dos mais avançados sistemas de baterias para veículos elétricos do momento: a Blade Battery, agora na sua segunda geração, que, entre outros avanços, promete uma vida útil de até 1,2 milhões de km ou 1.500 ciclos de recarga, bem acima da dos seus concorrentes.
Apesar de ser o fundador da única empresa que atualmente consegue ofuscar a Tesla em termos de volume de veículos elétricos vendidos no mundo, pouco se sabe sobre Wang Chuanfu. Até agora, tem-se mantido como um líder sombra, deixando as luzes da ribalta para Stella Li, vice-presidente da empresa e recentemente eleita a Personalidade do Ano 2025 da World Car.
Este prémio, atribuído pelo júri dos World Car Awards, reconhece as figuras mais influentes da indústria automóvel. Os anteriores vencedores incluem Akio Toyoda (Toyota) e Adrian Newey (célebre projetista de Fórmula 1).
Há um fosso de 5 anos entre a China e a Europa
Há alguns dias, Wang Chuanfu deu uma entrevista à televisão pública chinesa. Recordou que ele e a sua empresa foram pioneiros da mobilidade elétrica na China, com o lançamento do seu primeiro automóvel com emissões zero em 2003.
Agora que a BYD deu o salto para a Europa, acredita estar em posição de analisar e comparar a oferta de carros elétricos no Velho Continente e é aqui que não poupa nas palavras e garante que “as empresas chinesas estão três a cinco anos à frente de qualquer um dos seus rivais”.
Os factos não mentem, mas...
O que ele não especificou é em que é que baseia esta superioridade, embora possamos pensar em várias opções.
Alguns factos que podem ser indicadores:
- A BYD emprega atualmente mais de um milhão de pessoas e, embora a maioria delas esteja na China, a empresa está a crescer a um ritmo vertiginoso em todo o mundo.
- A BYD chegou a Portugal em 2019. Chegou ao mercado com oito autocarros elétricos de 12 metros ao Serviço Municipal de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
- Em termos de automóveis lançou o ATTO 2, o ATTO 3, o HAN, o TANG, o DOLPHIN, o SEAL e o SEALION 7. Uma gama composta por automóveis elétricos e um híbrido plug-in.
- Na apresentação do BYD Atto 2, foi destacado um facto importante: a empresa regista 45 patentes por cada dia de trabalho, o que lhes permitiu ultrapassar as 13.000 inovações registadas nos seus 20 anos de existência.
- Entre todas estas inovações, orgulham-se particularmente da já mencionada Blade Battery, mas também da e-Platform 3.0 e do grupo motopropulsor 8 em 1.
Na mesma entrevista, Chuanfu apelou a “um mundo mais aberto” no qual a mobilidade elétrica possa chegar a todos. Também aqui, a empresa quer dar o exemplo, como demonstram as suas últimas decisões, como o anúncio de que equipará todos os seus automóveis com a tecnologia de condução autónoma God's Eye.
Estao muito bons realmente e se não fosse os impostos vaporizavam completamente o mercado europeu.
Já no contesto produto/preço na europa não vejo um seal muito á frente de um model 3.
Já quando se coloca um europeu na casa dos 40-50 mil euros deparamo-nos com produtos muito inferiores em todos os quesitos como é o caso do id3.
Incorreto. A BYD tem claramente vantagem. Performance, qualidade dos materiais, fiabilidade. Depois temos a margem de lucro, após impostos.
Uma das grandes vantagens da BYD é que produz as suas próprias baterias assim como muito dos componentes existentes nos seus carros. No caso do ID3, começando pelas baterias: quem as criou?
Quantos componentes são realmente criados pela VW?
Quando o CEO fala em vantagens perante a concorrencia temos de avaliar toda a estrutura. Se não fosse os impostos criados para proteger o sector automovel europeu (injusto ao meu ver porque o sector europeu também recebe ajudas do Estado – exemplo da AutoEuropa) a BYD, assim como outros players chineses já teriam dominado o mercado europeu.
Chorar e mendigar (o que fazem quase todas as empresas de automoveis ocidentais, a exemplo do sector financeiro ) não é ajudar o consumidor.
E acho até estranho que muita gente prefere defender as empresas de automoveis ocidentais em vez de dizer: não. Deixem os chineses trazer os seus carros mais baratos e melhores para podermos usufruir de produtos de qualidade a preços decentes.
Preferimos pagar mais caro e ajudar a manter as riquezas ocidentais estupidamente altas e continuar a manter as familias sufocadas em dividas..
Deveriam fazer como fez a Stellantis que se juntou a uma empresa chinesa para começar a produzir na Europa.
Quando andarem vários anos na estrada com centenas de milhares de km cada carro venha cá de novo dizer isso…
Meu rico dacia sandero..
Barato, a diesel, gasta pouco, fiavel, um espectaculo!
Eu podia ser um vendedor destes carros kamikaze, mas andaria sempre de Dacia, de preferência diesel, nunca ha explosões!
O grande problema é a autonomia. Uma noite recente acordei eram 4 da manhã, sem sono nenhum. Fui á cozinha, olhei pela janela e vejo um carro a andar para a frente e para trás, muito devagar a tentar vencer uma ligeira inclinação. Luzes a piscar. Inicialmente pensei, por causa da hora, que fosse uma pessoa alcoolizada. Depois percebi que não, que era um veículo eléctrico já mesmo em fase de peido mestre energético. Foi uma tortura presenciar a infinidade de tempo que a pessoa demorou a conseguir fazer vinte ou trinta metros até á entrada de um parque de estacionamento. Não vi o fim da cena mas deu pena. Claro que num carro a gasolina pode acontecer algo parecido e acabar-se o combustível, mas as condições de base para que isso ocorra são diferentes e a resolução é feita em cinco minutos. Pergunto-me se a pessoa em questão terá conseguido carregar o carro em tal local ou terá tido de chamar um reboque. Pessoalmente só compraria um carro eléctrico se tivesse uma vida sem imprevistos em termos de deslocações e garagem em casa e no trabalho e mesmo assim não confiaria muito. Se é o futuro? Talvez mas, no estado actual da arte, parece que é um futuro mais empurrado com a barriga… Caros e apenas aptos para satisfazer as necessidades das pessoas com vidas mais lineares e que podem programar antecipadamente carregamentos. Para o cidadão comum, o Zé do dia a dia, ainda não servem.
Que história da carochinha. Um carro, mesmo com 0 de carga no mostrador, ainda tem margem para fazer de 5 a 30 km , depende das marcas e modelos. Por outro lado, não se comporta como um a gasolina que vai aspirando as ultimas gotas e vai trabalhando aos soluços. Ou anda ou para, não anda devagarinho para trás e para a frente.
O Elektro para , desliga-se mesmo, ainda com 4% a velocidades de autoestrada.
Que perigo, sobretudo se for na Autobhan como relata um dos vossos padres. O Bjorn…
Desliga-se ? onde ? não podem ter uma avaria ?
Perigo ?
Então mostre lá o carro a desligar-se ?
Os a combustão são bem piores, até com o depósito cheio se desligam e param no meio da autobahn.
https://www.youtube.com/watch?v=Jd0UCvv-ijo
A byd existe desde 1995.
Que mentira, aconselho a ver um vídeo ucraniano (não vai dizer que estes também estão feitos para o contradizer, pois não?) onde testam 16 carros de marcas diferentes, quanto andam abaixo de zero.
Eles é que dizem, não eu:
“Fundada em fevereiro de 1995, a BYD é uma empresa de alta tecnologia dedicada a impulsionar inovações tecnológicas para uma vida melhor. Após mais de 28 anos de crescimento a alta velocidade, a BYD estabeleceu mais de 30 parques industriais em 6 continentes e desempenhou um papel significativo nas indústrias relacionadas com a eletrónica, automóvel, energias renováveis e transporte ferroviário. Com foco na aquisição, armazenamento e aplicação de energia, a BYD oferece soluções abrangentes de novas energias com emissão zero.
”
https://www.byd.com/pt/about-byd
Mais um tretas.
Avanço só se for no abarbatanço das terras raras.
É meter um Seal ao lado de um i4 e levam uma coça de alto a baixo.
Levam……no preço.
Nao é comparavel…. um custa o dobro do outro
Não é o dobro.
Seal
Design: a partir de 46.990€.
I4
eDrive35: a partir de 57.900€.
Mas não é o preço q está aqui em causa, mas sim a eficiência e o compustura dos carros.
Vir de peito feito a dizer q faz melhores carros e q está 5 anos adiantado é mesmo de artista.
Qdo aprenderem a fazer carros, então sim, tlz possam ser uma opção eventualmente melhor.
A BYD faz carros eléctricos há muito mais tempo que a BMW , e esta nem baterias produz , portanto essa história de que o que é alemão é bom talvez não funcione aqui
Mais me ajuda @Eng⁰
Só prova que os alemães mesmo sem ovos fazem melhores omeletes.
Em eficiência o Seal é inferior ao i4.
Muito inferior para ser exacto.
O BMW é outro carro, sem dúvida, mas custa +20,000€ , se tiver todos os extras que no BYD são de série, e tem umas baterias que eu não compraria, por causa dos incêndios e porque não duram tanto como as LFP
Qual a carga de impostos em cada um?
A eficiência do BYD é superior. Compustura? Isso é o quê?
Comportamento. Das coisas mais importantes num carro.
Saiu acima
https://pplware.sapo.pt/motores/byd-automoveis-electricos-chineses-estao-muito-avancados-estao-de-tres-a-cinco-anos-a-frente-dos-restantes/comment-page-1/#comment-3623068
Carga de impostos?
Já está em vigor? Ainda não sei por nada.
Se estivermos a falar de carga de impostos sobre a força de trabalho e rendimento das empresas, então o produto europeu está sujeito a uma carga de impostos muito superior.
Yamahia,
Por acaso conheces a Denza? A BYD foi às aulas do professor Mercedes e parece que aprendeu a lição. O professor continua na c+s e o aluno está na universidade. Até comprou as propriedades q o sr professor tinha na Denza.
Claro que estão, quando o lucro é irrisorio a dívida é brutal e vivem com ajudas do estado chines isto chama-se concorrencia desleal.
Ainda assim dá lucro. E realmente é uma vergonha o estado chines ajudar as empresas chinesas, deviam mas é seguir o exemplo de Portugal, esmifrar as poucas empresas que temos com impostos e burocracia esse é que é claramente o caminho a seguir.
Tal como acontece com a Toyota ?
Naodou, já alguma vez fez uma regra de 3 simples dos fundos injectados na indústria automóvel europeia pelos governos? Faça assim, encontre todas as notícias com o dinheiro que o estado português colocou na autoeuropa depois dívida esse montante pelos trabalhadores que lá passaram. Vai ficar surpreendido quanto vai dar por pessoa…
Para o meu gosto pessoal os carros “Xineses” são feios de criar bicho, mas prontos é o meu gosto pessoal.
Quanto a qualidade de construção, ainda é sedo para dar vereditos, mas já por aqui dei o meu exemplo, nas minhas ferias do ano passado na Ásia, a moda agora é vender carros nos Shoppings e estive dentro de um Xpeng X9, e digo aparentemente têm muita qualidade, os interiores tinham muito mas mesmo muito bom aspeto, agora vamos ver como vão envelhecer.
Ainda este fim de semana estive a ver um carro de um amigo meu que comprou um BMW X4 de 2014 acho, e o carro por dentro está imaculado parece acabado de sair de fábrica, e o meu colega também têm um BMW 320, com quase 20 anos que comprou novo e agora com mais de 400 M Km, e os interiores estão super bem estimados para os anos e Km que o carro têm, vamos ver se os carros Chineses vão envelhecer bem.
Estão 20 anos à frente das carroças que o Musk vende.
Pois claro, é por isso que ainda nenhum dos carros chineses, nenhum, até agora, consegue ter os consumos que teem os Teslas, gastam no mínimo mais 15%
Tlv os carros chinos contem com os consumo do infontainment e do AC ao contrário dos tesla.
so no preço! porque o governo chines financia um parte do carro para arrebentar com as fabricas na europa e mais tarde conrolar tudo!
Não esquecer que os governos europeus também financiam.
Estão à frente em tudo. Telecomunicações, transportes, pagamentos eletrónicos, etc.
Portugal em relação a eles está na idade da pedra e daqui já não saímos.
Só quem nunca saiu daqui e não conhece a realidade chinesa é que pode ficar surpreendido.
A realidade da China é que 300 milhões têm realmente capacidade para comprar um carro pois auferem entre 700 e 3000€ mensalmente.
Os restantes 1.1 mil milhões não têm essa hipótese.
Falei em termos tecnológicos e não no que ganham ao final do mês.
É necessário saber interpretar um texto. Já agora: em Pequim existem dois aeroportos, em qualquer dos dois cabem várias Portelas.
Enquanto por cá discute-se há décadas onde se vai construir o novo aeroporto, lá faz-se.
Mas o povo ainda acha que este país é a última bolacha do pacote.
Eu pensava que o artigo era sobre carros.
E tecnologicamente os Chinos estão muito abaixo dos europeus.
+1. Concordo.