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Região proíbe radares de velocidade por serem uma forma ultrapassada de “ganhar dinheiro”

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Joaquim Lopes says:

    Enquanto fazer cumprir a lei e autuar os prevaricadores for visto como algo mau, ninguém se pode queixar da
    justiça. A lei é feita para se cumprir e quem não cumpre sabe o risco que corre.

    Parece aquela velha máxima… Vergonha não é roubar, é roubar e ser apanhado. E caso seja apanhado a culpa não é de quem rouba é de quem o apanha.

    Pensei que era apenas cá em Portugal que a Brigada era mal vista por fazer algo que é a sua função. Afinal há outros sítios com uma mentalidade igual e medíocre.

    Para não falar que as alternativas de sinais luminosos e lombas em nada beneficiam as pessoas, os carros e o trânsito. Para não falar que se estiverem a apanhar quem passa o vermelho é outra “maneira de ganhar dinheiro” e por isso não se faz.

    Onde vivo, todas as passadeiras são uma lomba grande, precisa de se abrandar (quase parar para as transpor). Aqui há dias fui buscar a minha mãe ao hospital depois de uma cirurgia e é inconcebível como ela é obrigada a andar aos “saltinhos” de 100 em 100m por causa de uma passadeira, pondo em risco a sua saúde. Para não falar do desgaste que faz nos carros, se passarem a 5 kms/h a mais está sujeito a roçar por baixo.

    Outra são os semáforos, obrigam a parar quem cumpre e quem não cumpre. Que culpa tenho eu que o da frente tenha entrado a mais de 50Km/h e faça ficar o semáforo vermelho quando depois até o passa sem problema nenhum e quem vinha a cumprir os limites é obrigado a esperar pelo verde. O vermelho não é só para quem entra a mais de 50, é para todos.

    É preciso muita inteligência para perceber que determinadas coisas em vez de fazerem bem, fazem exatamente o contrário? Um simples radar apanhava apenas os não cumpridores, não causa desgaste nos carros, não influencia a vida de quem é cumpridor. Mas o radar é que está mal, tudo o resto é aceitável.

    • papamoscas says:

      Toda a razão!

    • PeterJust says:

      Calma, o que se discute é se os radares são de facto eficazes na segurança rodoviária, se são muito bem, se não, são apenas uma forma de ganhar dinheiro. Quer a minha opinião? Acho que não são, depois das pessoas conhecerem vão sempre abrandar abruptamente e apos a passagem aceleram de novo, isso é mais perigoso que ir sempre à velocidade que vinham. As lombas são eficazes, os semáforos são tão ou mais estupidos que os radares pelas mesmas e outras razões

    • Alphie says:

      Nem radar nem lombas. Devia haver apenas semáforos.

  2. Nuno says:

    Já o digo ha muito tempo, a maioria dos radares tem como prioridade ganhar dinheiro e so depois vem a segurança rodoviária!!!

  3. Pedro says:

    Portugal é um dos países europeus com maior mortalidade rodoviária. A solução não é diminuir os radares mas sim aumentar para o nível de outros países com ênfase nos radares de velocidade média que são os mais eficazes. A par da introdução de outras medidas.

    Deixem-se de ser queixinhas, a malta quer toda andar à velocidade que lhe apetece e depois queixa-se que é caça à multa. Não andam sozinhos na estrada.

    • Nuno says:

      Em certos locais é claramente caça a multa SIM. A prioridade é fazer dinheiro, ou tem duvidas? quer que lhe comprove?

      • Pedro says:

        Não há qualquer duvida que isso acontesse em certos casos, e acredito que tenha diminuido quando a ANSR começou a divulgar publicamente os locais de colocação dos radares moveis. Mas isso é um problema de má conduta que é paralelo ao que estamos aqui a falar.

        O que acontece é que as pessoas generalizam e cria-se um sentimento que a velocidade não é para cumprir, só foste apanhado porque os gajos andam na caça à multa, a culpa é deles não tua. Como já disseram aqui, vergonha não é roubar, é ser apanhado a roubar.

        Temos de deixar essa forma de pensar tacanha e pouco objectiva, o limite de velocidade é para cumprir, ponto. Senão vamos continuar com mortalidade nas estradas ao nível de países de leste. Toda a gente conhece alguém que morreu num acidente de viação.

      • KidsGraça says:

        Quero que me comprove.

      • Manuel da Rocha says:

        Dou-lhe o exemplo de 3 estradas, junto ás praias da Fonte a Telha, Costa da Caparica e aldeia do Meco.
        Desde que instalaram 6 (fixos) e 1 temporário, que em 2019 morreram 19 pessoas, em 2020, morreram 11 pessoas. De 2021 até ao mês passado, morreu 1 pessoa (um idoso, que embateu, num poste, de madeira, que lhe caiu, em cima).
        A diferença? Estrada é a mesma. Não foi alcatroada, não há lombas, não há mexidas, nas laterais.
        Única razão: os radares. Desde que lá estão já terão poupado 100 a 300 vidas, principalmente jovens, que vão para discotecas/bares, a altíssima velocidade.
        No ano passado, junto a Corroios, colocaram um, numa estrada, usada para corridas. Depois de 8 jovens, terem falecido, no verão de 2024, este ano, ninguém lá morreu (já terá dado multas altas, pois tem sido apreendidos carros, de alta gama, de jovens, residentes, em Almada, onde essa estrada vai desembocar).

    • Luis says:

      Esses radares de velocidade média tem alguma formação em matemática? Quem faz as contas é certificado? As curvas por fora e por dentro? Como podem eles identificar seja lá que for por uma foto? Em se quiser hoje faço 100 matrículas…

    • Alphie says:

      Pedro, a solução não é radares. O perigo não é a velocidade mas sim a quantidade de azelhas que andam na estrada. A azelhice mata mais que a velocidade.

  4. Anung says:

    Radares não evitam nada, apenas servem para cobrar dinheiro.

    O problema do excesso de velocidade em nacionais e autoestradas é fácilmente resolvido com um EV!

  5. CaptianObvious says:

    A questão aqui não é diabolizar a tecnologia, mas sim quem esporadicamente usa para fins políticos e/ou financeiros. A tecnologia em si não está errada, tanto que Portugal avisa onde estão normalmente os radares, e por isso acabam por ter alguma intenção de moderação de velocidade. NO ENTANTO, sempre que me aparece um radar imediatamente depois de uma redução de velocidade, de por exemplo de 100 para 60km/h, tenho muita dificuldade em argumentar que nestes casos não seja para caça à multa. Aliás, é por vezes até perigoso.

    Repare-se que em vários sítios está lá o caixote, mas o radar não está lá. Já foram lá verificar se os automobilistas nessa zona não acabam por andar mais devagar na dúvida? Posto isto, não há uma tecnologia milagrosa para resolver tudo, é na conjunção de tecnologias, formação e punição que está o “segredo”.

    Se fosse como na Suíça que se pagam multas em função do rendimento de cada um…iam ver o que doía..lol

    • Mr. Y says:

      Porquê que é perigoso estar lá o radar? Se tem redução para 60 km/h já é suposto teres reduzido a velocidade. Ou só reduzes quando há radar?
      Posso entender que as velocidades possam parecer demasiado baixas mas isso são outros 500.

  6. Yamahia says:

    Voto no Doug Ford.

  7. É pá says:

    O problema não são os radares são as pessoas!!! andar a 90 em estradas de 50, a 100/150 e até + de 200 em ICs e IPs, por vezes ao telemóvel. Multas pesadas para quem prevaricar, cctv com recurso a IA. A lei rodoviária deve ser mais dura!!!

  8. Rerere says:

    Mais um político que faz tudo para ganhar votos …..

  9. Zé Fonseca A. says:

    Canadá não é exemplo, é um dos países mais civilizados do mundo, em algumas regiões as pessoas são tão educadas que até enjoa.
    Há uns sketch’s engraçados a gozar com o quão polite sao que no trânsito todos cedem passagem a todos, giro que falando com eles, eles reveem-se.
    Gosto mais do povo latino que abre a janela e é brejeiro.

  10. Figueiredo says:

    Os radares de velocidade só devem ser implementados nas Cidades e se justificar nas Vilas e Aldeias, nas auto-estradas e em Estrada Nacional não faz sentido.

    Devem ser proibidas as lombas, elevações, sinais de luzes injustificados, e outras aberrações de carácter liberal/maçónico.

  11. VAOpoK says:

    Em Portugal irá ficar igual. Há que juntar € para o jantar de Natal.

  12. PJA says:

    No Canadá ou nos países nórdicos é possível implementar estas alterações. Agora em Portugal é manter os radares e colocar câmaras para apanhar os assassinos com os seus telemóveis. E já agora, alterar a lei para que o valor da multa dependa do rendimento do condutor.

  13. JL says:

    Eles não precisam de radares, são cumpridores.

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