Tesla consome mais lítio do que as quatro fabricantes de elétricos rivais em conjunto
O lítio é um componente crítico dos carros elétricos, porque não vai ao encontro de toda a vertente sustentável dos automóveis. Embora a Tesla seja uma referência no segmento dos elétricos, a questão do lítio não joga a seu favor.
Um novo estudo mostra que a fabricante consome mais lítio do que as quatro fabricantes de carros elétricos rivais, em conjunto.
Tesla extrapola consumo de lítio das fabricantes rivais
Conforme revela um novo relatório publicado pela Adamas Intelligence, a Tesla consome, atualmente, mais lítio do que as quatro maiores fabricantes de carros elétricos seguintes. São elas BYD, Volkswagen, Renault e Audi.
Se pensarmos nos grandes grupos, ao invés das suas marcas individuais, a Tesla excedeu a soma dos seus dois rivais mais próximos, o Grupo Volkswagen e o BYD.
Apesar de nos três primeiros trimestres de 2020 todo o consumo de lítio da empresa tenha sido na forma de hidróxido de lítio, o lançamento do Model 3 Standard Range Plus RWD com baterias LFP, na China, reduziu a percentagem para 84%.
Assim sendo, em 2020, a Tesla utilizou cerca de 18.700 toneladas de lítio nos seus carros elétricos. Especificamente, 67% do seu lítio no Model 3, 17% no Model Y e os restantes 16% no Model S e X.
Como previsto, grande parte do lítio consumido pela Tesla foi para carros vendidos na América do Norte, representando o seu mercado de origem 47%. Por sua vez, a Ásia 34% e a Europa 19%. A soma de outras regiões, além dos três maiores e mais significativos mercados, rondou o 1%.
Embora a Tesla consuma, efetivamente, mais lítio do que as fabricantes rivais, não nos podemos esquecer que aquela foi líder mundial nas vendas de carros elétricos, ano passado, com 509.737 unidades produzidas.
Concorrência consome mais cobalto
O Grupo Volkswagen utilizou a maior quantidade de cobalto, em 2020, tendo consumido cerca de 3.000 toneladas nas suas baterias. Os carros elétricos da própria Volkswagen representaram 42%, os da Audi 35%, os da Porsche 15% e os das restantes 8%.
Só depois das marcas do Grupo Volkswagen é que surge a Tesla, com um consumo de cerca de 2.000 toneladas de cobalto nos seus carros elétricos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Se vende mais… consome mais.
Simples.
O supermercado Continente, consome mais energia que a loja da esquina… simples assim.
A Tesla não é apenas uma produtora de carros. Eles produzem baterias para tudo e mais alguma coisa. O carro é apenas um meio para as suas baterias.
Exatamente, é a Tesla Energy.
Um belo artigo para encher chouriças…
Não acho, traz uma realidade que irá validar cada vez mais alguns países como um ponto importante no que toca ao fornecimento de lítio. Como Portugal, por exemplo!
Dizer que a Tesla consome mais Lítio sem estabelecer a devida proporção entre os carros que vende é encher chouriças.
Não percebeste o assunto, nada a fazer.
+1
O último título é que ficaria bem no topo. Como assim vende mais elétricos e usa menos cobalto?
Porque as da tesla usam menos cobalto.
É chato quando lemos coisas que vão contra as nossas ideias pré-concebidas!
Chatice!
Tão verde, tão verde… toca a mandar abaixo a Bolívia e o seu presidente Evo Morales, que não acedeu a dar a exploração do lítio a empresas estrangeiras… vá lá, que foi revertido…
essa teoria só tem um pequeno problema: a Tesla compra lítio da Austrália…
…a tesla compra lítio à Austrália porque não conseguiu o lítio Boliviano…
Entretanto os eléctricos não são assim tão ecológicos como se diz: https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/producao-de-baterias-para-carros-eletricos-liberta-tanto-co2-como-8-anos-de-utilizacao-de-um-carro-a-gasolina
É chato, quando só lemos o titulo de uma noticia e não o seu conteudo…
É chato quando nem se percebe o que os outros escrevem. Leu o link? Fala de todos os eléctricos, e não só do A, do B ……..
É chato quando não se lê a noticia na integra….
pois la refere que o estudo é verdadeiro se os carros/baterias forem feitas 100% com combustiveis fosseis o estudo é verdadeiro, se não é falso…
Importa realçar que existem paises onde a ´grande parte da energia gasta é renovavel, como Portugal…. noutros paises como a Alemanha é quase tudo fossil mas com tendencias a mudar.
Logo estes estudos da caca nao tem credebilidade nenhuma.
Como é obvio, tudo o que temos, polui. Quando se fala que os Eletricos não poluem, fala-se como é obvio na emissão directa de CO2. Não me choca que por se tratar de um tipo de fabrico diferente tenha uma poluição maior que construir um motor a combustão e adicionar o deposito de combustivel. No entanto, a forma como é encarado este caso analisado em concreto pelo poligrafo é tendencioso e potencialmente enganador. Porque o que muita gente vai concluir desta noticia é que são necessarios 8 anos para um carro eletrico poluir menos que um carro a combustão. e isto é muito errado, por muitos fatores. Primeiro porque não existe uma comparação com um carro a combustão e está apenas a dizer o que polui 1 deles. Tambem podemos fazer a conta de quanto polui 1 litro de gasoleo ou gasolina até ao momento que chegou ao deposito. É preciso extrair crude(gasta energia 100% fossil), transporte por oleodutos(energia 100% fossil), barcos (grandes responsaveis do co2 do planeta), mais oleodutos ou camiões, depois processo de refinamento(podem usar alguma eletricidade limpa), depois temos novamente transporte em camiões(100% fossil). Dou de barato os carros velhos a trabalhar nas bombas a espera da sua vez, e a eletricidade gasta pela maquina de abastecimento. Relativamente ao estudo sueco, eles proprios reconhecem que não é facil fazer estas contas, porque não possuem todos os dados que necessitam. E juntam todos os dados bastante diferentes para chegar a uma media…. Mas usam dados de 2011 , 2014 e outros de 2016. Os dados de 2016, são mais favoraveis, mas tomam tudo por igual. e as proprias baterias, são muito diferentes… ou seja. Se o calculo fosse feito a um tipo de bateria especifica, podiam chegar a conclusões que determinados carros produziam muito pouco co2. Muito do CO2 está relacionado com a localização da fabrica e com o tipo de eletricidade consumida pela fabrica. A conclusão é … é apenas mais um estudo, que mesmo estado muito bem feito… serve para o que serve….
As minas de litio e cobalto operam com que energia? De que forma é transportado o litio e cobalto?
Esquecem-se da poluição ambiental da extração de litio e cobalto, a poluição é 1000 vezes pior que todas as plataformas de extração petroliferas, essas tirando a energia despendida são 100%, salvo acidentes com oil spills que são rarissimos.
Eu por acaso estive a ler o estudo… apenas em diagonal mas ainda perdi 30 minutos a ler. E por acaso, ele tem em conta para este estudo o CO2 gasto na extração. assim por alto rondava cerca de 10% a componente das minas(apenas de CO2) posso ir ver os numeros exactos, mas o estudo é publico. relativamente ao “poluição é 1000 vezes pior que todas as plataformas de extração petroliferas,” isto é apenas porque achas que sim…. sem fundamento…
e mesmo o transporte… tens noção que um tesla usa cerca de 10kg de litio? e dá para a vida do carro. pelo menos 200 ou 300 mil…pelo menos… Um carro de combustão … bom.. sabias que um barril de 170 litros de crude, apenas dá para produzir 40 litros de gasoleo? um carro que gasta 5l/100, precisa de 10.000 litros de gasoleo para fazer 200.000. são cerca de 8 Toneladas que são preciso transportar de uma refinaria para um posto. e são cerca de 42 toneladas que são transportadas do poço para a refinaria. ou seja, manusear 52t polui muito menos do que extrair 10kg?