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Tesla consome mais lítio do que as quatro fabricantes de elétricos rivais em conjunto

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. ficolixado says:

    Se vende mais… consome mais.
    Simples.
    O supermercado Continente, consome mais energia que a loja da esquina… simples assim.

  2. Podence says:

    Um belo artigo para encher chouriças…

  3. O Pensador says:

    Tão verde, tão verde… toca a mandar abaixo a Bolívia e o seu presidente Evo Morales, que não acedeu a dar a exploração do lítio a empresas estrangeiras… vá lá, que foi revertido…

    • carlos says:

      É chato, quando só lemos o titulo de uma noticia e não o seu conteudo…

      • Rui says:

        É chato quando nem se percebe o que os outros escrevem. Leu o link? Fala de todos os eléctricos, e não só do A, do B ……..

        • joao alves says:

          É chato quando não se lê a noticia na integra….
          pois la refere que o estudo é verdadeiro se os carros/baterias forem feitas 100% com combustiveis fosseis o estudo é verdadeiro, se não é falso…
          Importa realçar que existem paises onde a ´grande parte da energia gasta é renovavel, como Portugal…. noutros paises como a Alemanha é quase tudo fossil mas com tendencias a mudar.
          Logo estes estudos da caca nao tem credebilidade nenhuma.

    • Nuno25 says:

      Como é obvio, tudo o que temos, polui. Quando se fala que os Eletricos não poluem, fala-se como é obvio na emissão directa de CO2. Não me choca que por se tratar de um tipo de fabrico diferente tenha uma poluição maior que construir um motor a combustão e adicionar o deposito de combustivel. No entanto, a forma como é encarado este caso analisado em concreto pelo poligrafo é tendencioso e potencialmente enganador. Porque o que muita gente vai concluir desta noticia é que são necessarios 8 anos para um carro eletrico poluir menos que um carro a combustão. e isto é muito errado, por muitos fatores. Primeiro porque não existe uma comparação com um carro a combustão e está apenas a dizer o que polui 1 deles. Tambem podemos fazer a conta de quanto polui 1 litro de gasoleo ou gasolina até ao momento que chegou ao deposito. É preciso extrair crude(gasta energia 100% fossil), transporte por oleodutos(energia 100% fossil), barcos (grandes responsaveis do co2 do planeta), mais oleodutos ou camiões, depois processo de refinamento(podem usar alguma eletricidade limpa), depois temos novamente transporte em camiões(100% fossil). Dou de barato os carros velhos a trabalhar nas bombas a espera da sua vez, e a eletricidade gasta pela maquina de abastecimento. Relativamente ao estudo sueco, eles proprios reconhecem que não é facil fazer estas contas, porque não possuem todos os dados que necessitam. E juntam todos os dados bastante diferentes para chegar a uma media…. Mas usam dados de 2011 , 2014 e outros de 2016. Os dados de 2016, são mais favoraveis, mas tomam tudo por igual. e as proprias baterias, são muito diferentes… ou seja. Se o calculo fosse feito a um tipo de bateria especifica, podiam chegar a conclusões que determinados carros produziam muito pouco co2. Muito do CO2 está relacionado com a localização da fabrica e com o tipo de eletricidade consumida pela fabrica. A conclusão é … é apenas mais um estudo, que mesmo estado muito bem feito… serve para o que serve….

      • Zé Fonseca A. says:

        As minas de litio e cobalto operam com que energia? De que forma é transportado o litio e cobalto?
        Esquecem-se da poluição ambiental da extração de litio e cobalto, a poluição é 1000 vezes pior que todas as plataformas de extração petroliferas, essas tirando a energia despendida são 100%, salvo acidentes com oil spills que são rarissimos.

        • Nuno25 says:

          Eu por acaso estive a ler o estudo… apenas em diagonal mas ainda perdi 30 minutos a ler. E por acaso, ele tem em conta para este estudo o CO2 gasto na extração. assim por alto rondava cerca de 10% a componente das minas(apenas de CO2) posso ir ver os numeros exactos, mas o estudo é publico. relativamente ao “poluição é 1000 vezes pior que todas as plataformas de extração petroliferas,” isto é apenas porque achas que sim…. sem fundamento…
          e mesmo o transporte… tens noção que um tesla usa cerca de 10kg de litio? e dá para a vida do carro. pelo menos 200 ou 300 mil…pelo menos… Um carro de combustão … bom.. sabias que um barril de 170 litros de crude, apenas dá para produzir 40 litros de gasoleo? um carro que gasta 5l/100, precisa de 10.000 litros de gasoleo para fazer 200.000. são cerca de 8 Toneladas que são preciso transportar de uma refinaria para um posto. e são cerca de 42 toneladas que são transportadas do poço para a refinaria. ou seja, manusear 52t polui muito menos do que extrair 10kg?

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