Estudo prevê os países europeus que terão maior percentagem de novos elétricos até 2035
A Europa já anunciou que tem como objetivo impulsionar uma mobilidade elétrica. Para isso, os governos dos países, bem como as fabricantes, terão de adotar medidas que promovam essa mudança. Um novo estudo prevê quais os países europeus que terão a maior percentagem de novos veículos elétricos até 2035.
Afinal, a Europa parece estar a mover-se a um ritmo mais rápido, comparativamente aos restantes países do mundo.
Como resultado da legislação imposta pela União Europeia (UE), as fabricantes de automóveis estão a prometer mudanças. Dessa forma, garantirão a produção de veículos elétricos e a ambicionada transição para uma mobilidade mais verde.
Estando a Europa a apressar-se relativamente aos restantes países do mundo, um novo estudo recorreu a bases de dados e previu a posição na qual os países europeus estarão, em 2035, em matéria de novos veículos elétricos.
Portugal será o 5.º país da UE com mais carros elétricos
O estudo foi realizado pela Confused.com, que utilizou dados públicos da European Environment Agency (EEA), por forma a recolher novos registos de automóveis, em 30 países da UE entre 2010 e 2020. No caso da Noruega, foram recolhidos dados do Eurostat relativos ao intervalo de 2013 a 2019. Por já não pertencer à UE, o Reino Unido foi excluído deste estudo.
Uma vez reunidos os dados, a Confused.com utilizou uma técnica chamada regressão polinomial, de modo a analisar os dados e as observações, e a prever as tomadas de decisão futuras. Então, foi calculada a proporção de veículos elétricos novos registados em relação ao total de veículos entre 2010 e 2020, e o modelo de regressão polinomial foi aplicado para fornecer uma previsão de 15 anos.
Ranking | País | Percentagem de veículos elétricos novos registados (2020) | Previsão da percentagem de veículos elétricos novos registados (2035) | Aumento em percentagem |
#1 | Países Baixos | 22,91% | 99,90% | +76,99% |
#2 | Noruega | 54,37% | 99,90% | +45,53% |
#3 | Suécia | 9,69% | 80,35% | +70,66% |
#4 | Dinamarca | 7,19% | 54,51% | +47,32% |
#5 | Portugal | 5,42% | 51,86% | +46,44% |
#6 | Alemanha | 6,86% | 51,68% | +44,82% |
#7 | Luxemburgo | 5,61% | 47,30% | +41,69% |
#8 | França | 6,50% | 43,43% | +36,93% |
#9 | Irlanda | 4,49% | 41,44% | +36,95% |
#10 | Áustria | 5,47% | 40,84% | +35,37% |
#11 | Finlândia | 4,53% | 38,18% | +33,65% |
#12 | Malta | 3,13% | 33,28% | +30,15% |
#13 | Eslovénia | 3,19% | 29,93% | +26,74% |
#14 | Letónia | 2,47% | 28,90% | +26,43% |
#15 | Croácia | 1,47% | 28,25% | +26,78% |
Segundo os resultados do estudo da Confused.com, os Países Baixos e a Noruega serão os países europeus com mais veículos elétricos, em 2035, com quase 100% face ao total. Embora ambos os países registem a mesma percentagem, prevê-se que os Países Baixos terão um aumento percentual de quase 77% e, por isso, recebem o primeiro lugar. No entanto, recorde-se que a Noruega é, até à data, o líder dos veículos elétricos, na Europa, sendo que 54% dos veículos matriculados em 2020 eram elétricos.
Conforme revela a tabela, Portugal ocupa o 5.º lugar, com um aumento percentual de cerca de 46%. Se acontecer como previsto pelo estudo, em Portugal, mais de metade dos veículos novos serão elétricos, em 2035.
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Com os atuais preços dos VEs, não me parece, ou melhor, tenho a certeza que assim não vai ser! Ou então chegamos a 2035 e as pessoas estão endividadas até ao pescoço! O que não me admirava nada, dada a vaidade de muita gente!
“Ou então chegamos a 2035 e as pessoas estão endividadas até ao pescoço!”
Acho que não precisas de tanto… Acho que chegando a 2000 já lá estaremos. 😀 😀
Eu tenho a certeza de que vão ser obrigados a trocar de veiculo, o aumento do preço dos combustíveis, vai chegar a um ponto não sustentável, que obrigará sem duvida à opção pelo elétrico.
E o Fernando por acaso tem olhado para a sua factura de electricidade? Veja bem quanto paga por KWh
E não esqueçam que de momento o Estado não cobra impostos sobre os eléctricos. Acham que quando os eléctricos estiverem em maioria, o Estado vai dar essa borla?
Neste momento só cobra IVA, mas o IA tem um valor equivalente ao IVA, pelo que…… facilmente um eléctrico sobre uns 10 000€ de um dia para o outro! E quando chegar o IUC……..
Mesmo que cobre os impostos que cobra agora nos combustíveis não fica nem de perto.
Mas já que está com esse tema, para que servem os impostos cobrados nos combustíveis ?
no meu caso 120€ de gasolina por mes traduziram se em 16€ por mes em eletrecidade sendo que com um painel solar levas esse valor a 0 muito facilmente
@Nuno, é o meu caso, antes de ter eléctricos pagava entre 70 a 90 euros de eletricidade e 150 em combustível por mês, depois de ter eléctricos passei a pagar entre 90 a 120 de eletricidade, neste momento tenho painéis, cerca de 5000 euros de investimento e gasto entre 12 euros de verão a 38 euros de inverno de eletricidade.
@RC qual é a percentagem da população que tem possiblidade de carregar o carro em casa? menos de 10%? e achas que as pessoas que vivem com ordenados de miseria tem a possibilidade de comprar VE? a não ser que gostem de ficar em dividas até ao pescoço.
@Infinity, Menos de 10 %, lol, Portugal não é só zonas velhas das cidades, atualmente 69 %, veja o estudo do ACP sobre isso, “O condutor português”, página 14.
Então se ganham pouco estão à espera de quê ? de torrar ainda mais dinheiro a queima-lo ?
No futuro 100%, já que não é permitido construir sem ter lugar de estacionamento.
Pois, assim vão ficar com dividas. daqui a pouco até para meter combustivel têm de fazer crédito.
Sim sim, a factura da electricidade tende a ser mais barata…
Se não for, também não vão ter combustíveis alternativos mais baratos que aquilo que são hoje.
Na altura que ficar muito cara a maioria dos porugueses opta por instalar paineis solares coisa que a grande maioria das moradias ja tem, coisa que nao podes afzer com os combustiveis
@Manuel, exato, e até ajuda a rede, eu gasto muito menos eletricidade agora com eléctricos do que gastava antes de os ter e sem ter os painéis, portanto, o mito de que o consumo vai aumentar desmesuramente é errado, até porque já existem cálculos que em Portugal se tudo passasse a electrico de um dia para o outro, o consumo aumentava apenas 15%.
“A maioria dos portugueses opta por instalar paineis solares…” Onde ? Só se for no teu país das maravilhas !
Devia ler o resto da frase.
O melhor é continuar a importar energia, são só cerca de 9.5 mil milhões por ano, já que esse dinheiro cai do céu e não paga juro.
A fazer fé nestes números vou gostar de ver como será a rotina de carregamento para este parque automóvel, supondo que carregar o carro continua a demorar uma eternidade.
O aumento não é em percentagem mas em pontos percentuais (tabela). ai ai
Segundo o que se lê por aqui, se as marcas preveem só vender veículos elétricos a partir de 2025/2030 onde é que ~48% dos portugueses vão comprar os carros novos?
“Novos” daqueles com 100mil km’s importados…
Não é 48% dos portugueses que vão comprar carros novos, aprendam a ler, são 48% das vendas de novos que são eléctricos.
Vou reformular:
Se, segundo as marcas, a partir de 2030 só existirão carros elétricos no mercado, como é que 48% dos carros novos comprados por portugueses nao são elétricos?
onde é que leu isso, não sei em que planeta vive, mas na terra já vendem eléctricos à décadas.
*Há*
E tenho lido isso aqui no pplware. Por exemplo:
https://pplware.sapo.pt/motores/mais-uma-marca-100-eletrica-renault-abandona-motores-de-combustao-em-2030/
onde se encontra isto: “Os planos da União Europeia apontam para 2035 o limite para a venda de carros com motores de combustão interna”
https://pplware.sapo.pt/motores/lamborghini-vai-apenas-produzir-carros-eletricos-ja-a-partir-de-2024/
https://pplware.sapo.pt/motores/chrysler-confirma-que-vai-fabricar-apenas-carros-eletricos-a-partir-de-2028/
https://pplware.sapo.pt/motores/hyundai-encerra-o-seu-departamento-de-desenvolvimento-de-motores-de-combustao/
https://pplware.sapo.pt/motores/toyota-planeia-vender-apenas-veiculos-eletricos-ate-2035-na-europa/
O me causa estranheza é que este estudo aponte uma percentagem baixa de adopção dos eletricos em 2035 (quer a UE aponte esse ano para a venda ou para o fabrico). Quanto Espanha e Italia nem sequer estão na tabela..
Está mal escrito, mas acredita em tudo o que jornalistas escrevem, a ue meteu como limite de fabrico em 2035.
Não está mal escrito nada. Aliás, o que escrevemos está devidamente comprovado 😉 claro, pode não ser do acordo de todos, mas longe de estar mal escrito.
“O mal escrito” é no sentido que é apenas uma proposta, e não uma resolução, corrijam-me se estou errado.
+1
O carro elétrico já é comercializados há mais de 100 anos
Não é para todas, e não é vendas, mas sim fabrico. A meta da UE é em 2035 parar o fabrico deles.
O que eu gostava mesmo de saber era a percentagem de carros elétricos vendidos em 2035 que sejam de construtoras Europeias… já que não as vejo a fazerem grande coisa, (ainda andamos a brincar com os Plug-in em vez de pensarem em EV’s e em como os tornar mais acessíveis), enquanto que as construtoras Chinesas estão aí já a bater à porta com propostas com preços competitivos! E não me venham dizer que os carros “normais” a combustão ainda vão durar muitas décadas e bla bla bla…. (claro que sim.. quem tem, mantem), ao preço que os combustíveis estão e ainda vão ficar mais caros, ao preço cada vez mais alto dos novos carros e às imposições todas Europeias para a poluição… não sei não….
Pegando no seu comentário, e que marca chinesa está a bater as europeias nas vendas de eléctricos?
Eu até ao 17º lugar chinês ou meio chinês só vejo 1 Volvo!!!!!
https://en.wikipedia.org/wiki/Plug-in_electric_vehicles_in_Europe
Melhor, só no 22º lugar é que aparece o Volvo
As construtoras chinesas enquanto não montarem os seus BEV de raíz na UE não trazem grande competição. Um BEV chinês que custa na china 7000€, cá custa 13.000€ e há medida que escalamos de segmento escala o preço ainda mais!
Portugal 51%?
Boa sorte!
Ano passado já passou os 18%.
Com os preços praticados e sem infraestruturas, para os carregar, será um milagre.