Mais um modelo chinês em Portugal: chama-se AION V e promete 510 km de autonomia
A gama elétrica AION estreia-se em Portugal com um modelo que promete reforçar o mercado e entregar aos clientes portugueses, qualidade, design, segurança e, claro, tecnologia. Conheça o AION V!
Terceira maior fabricante de carros elétricos e uma das cinco maiores fabricantes de automóveis da China, o Grupo GAC nasceu em 1954, por via de parcerias com algumas marcas.
Agora, para Portugal, a empresa apresenta a gama 100% elétrica AION, que se destaca pela engenharia avançada, sistemas inteligentes e um design sofisticado.
Exterior impactante
Com 4605 mm de comprimento, 1876 mm de largura, 1686 mm de altura e uma distância ao solo de 171 mm, o conceito visual do AION V combina formas geométricas com luzes em formato de "Cyber Dragon Claw".
Enquanto a frente é marcada por faróis retangulares LED longitudinais, que destacam a modernidade e a identidade da marca, os farolins traseiros sublinham o caráter visionário que a marca pretende transmitir.
Nas laterais, as linhas elevadas, os puxadores das portas embutidos e as jantes de 19" reforçam a postura desportiva e robusta do AION V.
Interior do AION V transmite sofisticação
O interior é espaçoso, com proporções comparáveis às de alguns SUV, podendo acomodar confortavelmente três passageiros, além de bagagem.
No assento traseiro, a marca incluiu inclinação até um ângulo máximo de 137°, bem como um ajuste modular 27° + 20° progressivo com 18 posições. À frente, os assentos contam com ajuste elétrico, memória e massagens. A par disso, todos garantem aquecimento.
Disponível em três cores (Laranja, Preto e Bege), o interior conta com um painel de instrumentos LCD de 8,88", um ecrã central tátil de 14,6" e um espaço, no centro, dedicado ao carregamento sem fios para telemóvel.
Além disso, para maior conforto, especialmente nas manhãs frias que começarão a fazer-se sentir, o volante é aquecido.
A marca complementou este AION V com um frigorífico inteligente, com capacidade de 6,6 litros. Com três modos e quatro zonas, serve de apoio de braço quando não está a ser utilizado, e pode ser preenchido com bebidas ou alimentos.
Equipado com altifalantes de alta qualidade, este modelo possui um sistema de som premium de três vias, para uma experiência a bordo imersiva.
Tecnologia a bordo
Além de sete airbags, o AION V reúne as seguintes tecnologias de segurança e de assistência ao condutor (em inglês, ADAS):
- Assistente de Cruise Control Integrado;
- Cruise Control Adaptativo;
- Aviso de Colisão Frontal;
- Travagem de Emergência Automática;
- Aviso de saída de Faixa;
- Prevenção de Saída de Faixa;
- Reconhecimento de Sinais de Trânsito;
- Alerta de Tráfego na Traseira;
- Controlo Inteligente de Máximos;
- Deteção de Ângulo Morto;
- Aviso de Abertura de Porta.
Um modelo 100% elétrico com 510 km de autonomia
A bateria deste AION V, produzida pela GAC em parceria com a CALB, tem uma capacidade de 75,26 kWh, uma potência máxima de 150 kW e 204 cv, e 240 Nm de binário.
Além disso, promete uma autonomia combinada de 510 km (WLTP) e uma velocidade máxima de 160 km/h. O consumo energético é de 16,5 kWh/ 100 km (WLTP).
O AION V, com um sistema de segurança que previne a propagação de falhas térmicas integrado, promete carregamento ultrarrápido para 370 km de autonomia em 15 minutos.
Preço
Em Portugal, a versão Premium chegará com um preço de campanha de 29.990 euros (+ IVA).



























Quase parece o nov Renault 5, me formato SUV lol
Se realmente se conseguir fazer os 510 Km de autonomia era fantástico, mas o problema é que têm mais asteriscos do que estrelas no céu.
E mais uma vez para o meu gosto pessoal continua a não agradar o design exterior dos carros “Xinesses” os interiores estão top, mas o exterior feios de criar bicho, já nas motas estão a conseguir fazer modelos bem bonitos, mas claro é apenas e só o meu gosto pessoal, (ou a falta dele).
Aqui no Brasil este modelo está se popularizando, pois está no mesmo patamar (de preço) que modelos a combustão (mas estes, por sua vez, defasados, e no puro plástico). Alguns proprietários (vide YouTube) conseguem fazê-lo render 600km no ciclo urbano. Se eu fosse subir de categoria de elétrico, este seria minha escolha também.
Vi uma marca chinesa a incorporar um gerador como “range extender”, com um tanque e afins…
penso que será uma tendencia… a marca do carro Li Auto L7
A primeira geracao do BMW i3 também possuia essa opcao
Parece o novo modelo Renault 5, só que em formato SUV, lol
É o que acontece quando as mentes brilhantes Europeias, decidiram deslocalizar produção e conhecimento (muitos engenheiros, entre outros) para a China há coisa +30 anos atrás… Agora aguentem e aqueles que dizem que os carros chineses não têm qualidade e que não duram nem 100mil Km’s, falam sem qualquer conhecimento.