PUBG Mobile em 72 dias fatura mais de 500 milhões de dólares
Enquanto a Epic anda há meses a atacar a Apple e a Google, por causa dos 30% de comissão sobre as vendas nas lojas online, o seu concorrente aproveita a fatura. Segundo um relatório da Sensor Tower, em 72 dias, o jogo PUBG Mobile, da empresa Tencent, faturou mais de 500 milhões de dólares.
Os números são impressionantes, aliás, desde que foi lançado, o jogo já foi descarregado mais de 770 milhões de vezes. Como era de esperar, muito do valor da faturação tem proveniência da App Store.
A Epic deu espaço e PUBG Mobile fatura milhões na App Store
A novela entre a Apple e a Epic tem sido rica em desenvolvimentos. Conforme sabemos, inicialmente a Epic quis contornar as regras da App Store e, como acusou a Apple, injetou na loja online da empresa de Cupertino um cavalo-de-troia. Este sistema pretendia levar os jogadores a comprar recursos do jogo Fornite sem passar pela mecânica da loja da Apple e, dessa forma, evitava pagar os 30% de comissão.
Como correu mal, a Apple baniu a Epic da loja, fechou mesmo a conta. Isso levou o caso a tribunal e nos últimos desenvolvimentos os responsáveis da Epic Games solicitaram ao tribunal que obrigue a Apple a voltar atrás nas suas decisões. Enquanto isso, o concorrente do Fortnite, tem crescido e faturado valores incríveis.
Os números do sucesso de um jogo
PUBG Mobile foi lançado em março de 2018 e desde então tornou-se um sucesso global. Na China o jogo tem uma versão, e no resto do mundo tem outra. Portanto, este jogo na China chama-se Game for Peace. Assim, juntando as duas versões e somando os números globais, até hoje, a receita já ultrapassou os 3,5 mil milhões de dólares.
De referir que desse total, 500 milhões de dólares foram conseguidos apenas em 72 dias.
Para termos uma ideia, a China é a região onde o jogo tem mais vendas. Então, do valor total gasto no jogo, 53% da receita total é gerada no gigante asiático.
Contas feitas, só na China a Tencent vendeu até hoje 1,9 mil milhões de dólares. Atenção, este valor diz respeito só ao que a Apple Store vendeu. Isto porque o Game for Peace não foi lançado na Google Play Store do Android devido à indisponibilidade desta loja na China. Apesar de estar disponível noutras lojas, a entidade que produziu este relatório não tem como monitorizar este valor.
A seguir ao mercado chinês, os Estados Unidos são a próxima maior região da PUBG Mobile em termos de receita. O país de Trump foi responsável por 13,6% da receita total. O Japão ocupa o terceiro lugar, com 5,5% da receita.
PUBG Mobile: Número de downloads também são impressionantes
Em termos de downloads, os números são também muito interessantes. O PUBG Mobile foi descarregado mais de 770 milhões de vezes desde o seu lançamento, há dois anos. A maioria destes downloads foram feitos na Índia, com 185,5 milhões de instalações, seguida pela China com 16,4% do total de downloads.
Contudo, como vimos, o PUBG Mobile foi banido na Índia no passado dia 2 de setembro. Supostamente, este jogo desviava dados dos utilizadores para a China. Isso definitivamente terá um grande impacto nas suas instalações totais e nos gastos dos jogadores no futuro. Atualmente, a PUBG Corp. revelou que está a trabalhar para trazer o jogo de volta, pois a Tencent não está mais autorizada a publicar o jogo no país.
Este artigo tem mais de um ano
Oh EPIC, então e agora?? Não vale a pena pagar os 30%??
Epic, é realmente uma anedota.
PUBG Mobile – da Tencent – um dos principais acionistas da Epic.
O cavalo-de-tróia que a Epic introduziu no Fortnite na App Store e da Google Play, para não receberem comissão era só o começo. Não foi apenas mão da Epic.
São essas grandes empresas de jogos e outras aplicações que dão dinheiro a ganhar aos stores.
“Ah, mas sem comissão, os jogos ficam mais baratos, as empresas que os produzem vendem mais e ganham mais! Até pode baixar o preço! Todos ganham!”.
Sem dúvida. A Epic deu o sinal, aproveitava para aumentar 5% no que recebe. O jogo ficava 25% mais barato ao comprador, mas não era por a Epic baixar o que recebia, era porque a Apple e a Google passavam a não receber nada.
Há algo estranho nisto. A Trencent detém 40% da Epic, voz ativa na empresa, e permite que a Epic saia com milhões de prejuízo, quando a Trencent tem interesse direto… estranho, muito estranho.
Claro que a Tencent tem interesse direto.
O Fortnite era o cavalo-de-tróia. Primeiro a o Fortnite, depois os jogos todos da Epic e da Tencent.
E porquê começar pelo Fortnite? Porque a maior parte dos jogadores do Fortnite são da plataforma iOS (a Epic refere 1/3 dos jogadores, do jogo multiplataforma). E estava para sair um atualização do Fortnite que quebrou o jogo em dois: no iOS podem jogar uns com os outros a versão desatualizada e nas outras plataformas a versão atualizada (no Android, se usarem o APK da Epic ou a loja da Samsung).
E contavam com a forte reação dos jogadores do iOS, tipo – “Não pode ser! A Apple tem que aceitar as condições da Epic – os jogos até ficam mais baratos, quero lá saber da comissão da Apple – quero é o jogo atualizado!”
O aconteceu na prática, segundo diz a Epic na sua segunda providência cautelar (em que pede que a Apple seja obrigada a voltar a repor na App Store o Fortnite com o cavalo-de-tróia que levou ao seu banimento n-e da Google Play) – é que 60 milhões (leram bem, sessenta milhões) de jogadores do iOS deixaram de jogar o Fortnite – e corre o risco de perder o dinheiro que representam. O CEO da Epic já disse que o banimento do Fortnite e dos restantes jogos da Epic pode durar um ano.
Muita massa que pode ser perdida, mas muito mais massa podia ser ganha, pela Epic e pela Tencent, se o tribunal lhe(s) viesse a dar razão.
Se fosse assim fácil… mas repara que só o facto da Trencent ter sido expulsa da índia os números começaram logo a cair. Agora imagina que é banida das stores nos EUA 😉
A India é um caso à parte. Desde junho e até 8 de setembro tinha banido 177 apps – chinesas. Incluindo o PUBG Mobile.
O curioso é que o jogo PUBG Mobile pertence a uma empresa coreana – PUGDB Corporation e é distribuído pela chinesa Tencent (se se for ver o capital provavelmente a PUGDB Corporation pertence à Tencent(.
A PUGDB Corporation andava à procura duma maneira de evitar o banimento na India.
Mas India e App Store não são o mesmo assunto 🙂
É a Trencent que está por trás.