Quantcast
PplWare Mobile

Novas medidas do estado de contingência! Tudo o que precisa de saber

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. LA says:

    Não concordo com a medida “Estabelecimentos comerciais não podem abrir antes das 10h (com exceções)”
    Não vejo qual o problema de abrirem, com o horário normal.

    • David Guerreiro says:

      Supostamente é para não haver hora de ponta. Porque muito comércio inicia às 9h, e escritórios também. Assim uns iniciam às 9h e outros às 10h.

      • fim do mundo says:

        Vai sempre existir horas de ponta, não há nada a fazer, não vai fazer diferença alguma o horário de abertura dos estabelecimentos, pois as pessoas iniciam as atividades laborais todas antes das 10h logo vai tudo ao molho ao mesmo tempo na mesma.

        • Tadeu says:

          Mas em vez de “todos” irem antes das 9h, dará para dispersar as viagens de muitas pessoas até 10h.

          • fim do mundo says:

            era bom que fosse assim tão simples, mas não é, as pessoas para chegar a muitos lugares a horas, sobretudo nas grandes cidades dependentes dos transportes públicos, vão em massa todas cedo, pois demora ainda bastante tempo para efetuarem os percursos, e entrando entrando ao serviço muitas entre as 8h e 9h dificilmente abrir os estabelecimentos mais tarde 1h vai ter algum impacto.

            é uma situação que já se viu à uns meses atrás quando as coisas começaram que não conseguiam ter resposta às horas ponta, pois as pessoas vão todas à mesma hora.

          • Tadeu says:

            se os estabelecimentos abrem 1 hora mais tarde e com orientação do governo para desfasar horários como é que podes dizer que não há impacto?
            Se abrem mais tarde as pessoas vão mais tarde… esta medida não tem comparação com a situação de há uns meses atrás, pois está a criar uma forma de menos pessoas irem à mesma hora.

          • fim do mundo says:

            mas tu andas onde, fechado dentro de uma gruta, as pessoas vão mais tarde 1h só porque o governo disse, está bem vê-se mesmo que andas a leste das coisas, e o que não tem é mais comparação com o que já aconteceu anteriormente que vai voltar acontecer exatamente a mesma coisa.

          • Tadeu says:

            sim, irão! As pessoas não são burras. Tirando os casos extremos de pessoas que não têm transportes regulares, se poderem ir mais tarde e evitar as enchentes das 8-9 horas nos transportes públicos, aproveitam.

          • fim do mundo says:

            já deu para ver que tu vives noutra realidade completamente diferente do resto do mundo, enfim.

          • Tadeu says:

            vivo na realidade de alguém que anda em transportes públicos durante 2 horas por dia e sabe a que horas há mais pessoas.

    • a_nobody says:

      Acredito que esteja relacionado com os ajuntamentos: quando se fala em estabelecimentos comerciais, fala-se numa área bastante ampla, no entanto, enquadrando isto para com os cafés em particular > Supondo que abres o café ás 8 da manhã, estás sujeito a que tenhas lá alguém infetado com vírus, e por si, infetar outros clientes que possam lá ir tomar o pequeno-almoço com as crianças. Não abrindo antes do horário de início de funções( escolares e profissionais/horário de expediente) continuas a ter à mesma um foco de contágio, mas evitando períodos de maior afluência.
      Penso eu que esteja relacionado com isto, no entanto, posso estar enganado

    • RSYLVA says:

      Verdade, visto que a maioria dos supermercados abrem as 9h mas deverá para haver mais controlo na entrada e pessoas nos estabelecimentos grandes.

    • acs says:

      Eu ainda entendo abrir as 10 para evitar as horas de ponta, agora obrigar a fechar entre as 20 e as 23 não faz sentido. Deixem deixar quando quiserem. Quanto mais tempo aberto melhor pois o pessoal espalha-se mais horario em que está aberto. Se o trabalhador e a chefia concorda…

      Eu por exemplo vou ao super mercado ás 8.30 quando ja nao tem ninguem. sem filas, sem stress. Quando decidiram fechar ás 21 foi a melhor decisão para mim. deixei de ir a correr ás compras e ja nao preciso de ir ao fim de semana.

    • The Modern Navigator says:

      Fiquem todos a espera babados pela porcaria da vacina (Nao sabemos o que nos querem meter por lá). Bendito virus Covid-19, porque o ser humano de um dia para o outro deixou de morrer por gripe, cancro e todas as outras doenças que agora pertencem ao passado. Ao que parece o virus tambem é comunista, porque a festa do Avante ele passou ao lado. Dá-me pena que as pessoas pensem que o Estado as vais salvar de tudo, hoje fazem o download de uma aplicacao de telemóvel para vos rastrearem amanha levais com um chip como um cao se quiserdes viver! O texto seguinte nao é para religiosos ou fanáticos, um dia ireis vos lembrar deste versículo Bíblico. Critiquem a vontade!
      Apocalipse/Revelação 13:16-17
      16 E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na mão direita ou na testa, 17 para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.

  2. Naopercebes says:

    Mais ridículo e a do ajuntamento com 10 pessoas limite e na festa do avante estavam quase 17 mil… ou eu não sei contar ou algo está muito errado….

  3. Rui says:

    Engraçado que estas medidas, muito mais restritivas, só tivessem vindo a público depois do Avante!!!!!!!

    • fim do mundo says:

      Os interesses políticos sempre postos à frente dos interesses do povo, mas idiotas ainda são aqueles que a saberem da situação em que estamos a viver foram para a festa quando deviam era ter ficado em casa, agora que já estamos perante o inicio de uma 2ª vaga que podia ser evitada, em que devia ter sido mantido o controlo apertado, mas não, ferias, praias e por ai fora não podiam faltar, agora volta tudo ao confinamento que isto já se está a descontrolar tudo em grande novamente.

      A economia está por arames, o desemprego a rebentar, isto está bonito está.

    • eu_mesmo says:

      nao e depois do avante .. e sim depois das ferias .. se e ke entendes .. ECONOMIA ..ECONOMIA..ECONOMIA ..

    • Nuno V says:

      Essa da festa do avante já tem barbas. Eu não sou, nem de perto, comunista, mas o PCP têm razão ao afirmar que foram alvo de uma campanha persecutória na base da mentira. E quem repete as mentiras proferidas pelos meios da comunicação social ou é desonesto ou é ignorante. Em parte alguma os festivais foram proibidos. Se achas que tal não é verdade, indica-me o decreto-lei que os impede. Na realidade, estes eram permitidos desde cumprissem as regras da dgs. E tal é óbvio pela tonelada de festivais que ocorreram pelo país fora, noutros moldes do que era o habitual, mas ocorreram. Tal como estiveram abertas as feiras do livro, teatros,… Isso não significa que estes não deveriam ter sido realizados, muito pelo contrário. Eu como por exemplo fui ver moonspell, no festival Noites F, em Faro. Este festival começou em 13 de Agosto e termina a 13 de Setembro. O mais engraçado é que os partidos políticos que mais reclamam, a título de exemplo, o PSD, foram os mesmo que aprovaram o decreto-lei vigente.

  4. Clairvoyant says:

    E casamentos e baptizados será que estão excluídos da lei dos ajuntamentos de 10 pessoas ou podem se fazer?

  5. Miguel says:

    Às 19h55 posso beber uma cerveja. Às 20h05 já não. O virus entrou ao serviço até de manhã. Mas no dia seguinte já posso beber a dita cerveja às 10h05. O virus foi dormir.
    Também tenho que jantar às 19h, para chegar a tempo de poder pedir um digestivo no café. Tem que ser antes das 20h, se não a bebida vem com virus.

    • SSD says:

      O pessoal também gosta de fazer figura de burro só pode… Digo te como alguém que sai todos os dias para passear o cão, várias vezes ao fia e passando por algumas zonas onde existem cafés não é difícil de perceber o pq desta medida e até ye digo que é muito leve. Durante o dia os idosos adoram ir estourar o dinheiro em lanchinhos, durante a noite o pessoal deve aspirar a comida para ir a correr mandar uma cerveja (ou meia dúzia) abaixo…
      Por isso por mim só havia lugares sentados para refeições, de resto era tomar o café ou aperitivo ou comprar o que tinha a comprar e siga viagem

      • Miguel says:

        Comer um lanche, ou beber uns copos à noite = infectado.
        Mas beber uns copos de dia, andar de transportes públicos, ir ao supermercado e mexer em tudo e mais alguma coisa, já não tem problema.
        Tem que haver fiscalização dia/noite e certos cuidados no que se faz.
        Agora tomar medidas que parecem dizer que o virus é selectivo……

        • PS says:

          E daí eu dizer que era muito soft e que por minha sentava se quem ia comer pq conheço pessoas que não têm outra hipotese também. Agora não se trata de ser selectivo mas pos jantar havia uma grande concentração que assim eliminas, agora se vão respeitar durante o dia concordo que também duvido muito

    • José Carlos da Silva says:

      Ora, se pensares um bocadinho vais ver que chegas lá.

    • Woot! says:

      Um dia destes fui às compras, por volta das 19, trouxe tudo, estava a pagar eram 20:02 e já não me deixaram levar vinho de mesa. Fiquei sem tempero para os bifes.

  6. Pedro Fernandes says:

    😉 Para mim não passa de uma grande Palhaçada, depois do que houve 😉 vem com estas tretas todas, já sabem que até Dezembro e posterior já não tem que agradar a terceiros….. 😉 agora é que estão preocupados com a Saúde até agora foi Política vamos lá deixar fazer tudo por causa do Orçamento de Estado a partir de dia 15 voltamos às medidas…..

  7. Zé Duarte says:

    Reclamem à vontade. Eu de saber que posso voltar a teletrabalho já fico contente.

    • fim do mundo says:

      No entretanto se ficares sem luz, água ou comunicações em casa, também vais ficar contente com aqueles que não fazem teletrabalho e não te vão poder ir arranjar as coisas porque estão em casa impedidos de trabalhar ou não tem mãos a medir. Não olhes só para o teu umbigo.

      • Tadeu says:

        mas haver pessoas que podem ficar a trabalhar a partir de casa é bom para o resto da sociedade por reduzir o risco de contágio, porque são menos pessoas que podem contaminar outras no trabalho e transportes, e o inverso também (menos pessoas que podem ser contaminadas no trabalho e transportes)

        • Ricardo says:

          Mas também e ainda ninguém falou disso, é que os que estão em teletrabalho estão a trabalhar e tudo bem. Agora eu como muitos que não puderam fazer teletrabalho, tiveram de se deslocar durante a pandemia podiam ter algum tipo de regalia. E mesmo os serviços essenciais como agua, luz, gaz e telecomunicações tiveram que andar no terreno e todos esses deviam de ter tido mais atenção por parte do governo. Mas pronto o governo tende a ver que os que estão lá em baixo continuam a ser “objetos” e neste país o “pobre” será sempre visto como “objeto” e irá continuar assim durante gerações. Pois neste país esquecem-se que nem toda a gente pode ser engenheiro de obras feitas e estar com o cu alapado num escritório, não tirando o mérito. Continua a haver um desequilíbrio e um olhar de lado para aqueles que são a base da movimentação do nosso pais. Os que estão lá em baixo pois sem esses nada se executa….

          • Tadeu says:

            não entendo o porquê da regalia! Todos tivemos a nossa parte de risco no nosso dia a dia. Se nem enfermeiros, médicos, auxiliares, bombeiros, etc, obtiveram uma compensação significativa, e eram a linha da frente, porque haveriam outros de obter regalias, ainda para mais quando houve muita gente a ver cortes nos salários?

            Agora que deveria ter havido um acompanhamento da saúde pública das condições de muitos locais de trabalho, isso sim, concordo. Foi uma falha grande.

          • Jonny says:

            A unica regalia que deverias ter era pela tua estupidez. Mas de qualquer das formas não ter deve ter cura. Pelo que é desperdicio dos impostos

          • Luis says:

            Porra mas o povo português só vive há base de “subsidiozeco”?? Ah e tal devíamos ter uma ajudazinha.. O pessoal que ficou em casa também teve uma crescente de custos!!

          • Woot! says:

            Então e eu? Que estou desde Março em teletrabalho contrariado? Não direito a uma regalia?

      • Zé Duarte says:

        Eu sei arranjar as minhas coisas, não preciso que venham a minha casa. Se um caso extremo acontecer lá chamarei alguém e ofereço uma mini por ter aparecido.

        • fim do mundo says:

          bela comédia, sabes arranjar, é o que dá ainda não teres apanhado uma situação em que tens de esperar semanas ou meses como muitos para te ir ai resolver, e depois quero ver tu pagares com uma mini para irem ai de urgência. Esperas como os outros e não bufas.

  8. Outsider says:

    Sem tempo hábil para mudanças…

  9. João Santos says:

    Grande palhaçada continuo a dizer que a única maneira de acabar com esta merda será a hibernação da população mundial. Assim não a desempregos nem vendas que caem e por isso os patroeszinhos não tem de chorar que não tem dinheiro se praticamente todos estivermos nas mãos de morfeu.

  10. Jonny says:

    Boas medidas. Apesar de achar que se o trabalho puder ser feito em casa (teletrabalho) deveria ser a 100% e andava menos pesssoas nos transportes a espalhar o virus e nao se perdia tempo

  11. Stalin says:

    Hilariante… Isto é tudo muito bonito e todos temos razão, aquela que nos interessa.
    Mas a pergunta que faço é somente esta…Quem vai controlar as medidas? A PSP? A GNR? A PJ? A ASAE? O SEF?
    Pergunto quem?
    Na localidade onde resido, quer a PSP como a GNR estão se cagando para os ajuntamentos, o álcool, os horários e etc. Não querem ter trabalho e muito menos chatices.
    Por isso volto a perguntar… Quem vai controlar?

  12. AlexX says:

    Ainda está muito bom. Confinamento deve ser só para Novembro ou início de Dezembro.

  13. jorgeg says:

    COVID19 – virus chines (scam socio- comunista)

    • SSD says:

      Outra vez arroz? O que é o país que mais exporta no mundo ganhava com o mundo parar?

      • Carlos Sousa says:

        O que é que ganhava?
        Então a China deu o vírus, deu as máscaras, deu os ventiladores, deu o álcool gel, algum papel higiénico e provavelmente irá dar as vacinas.
        Agora substituis o dar pelo vender e tens a resposta

        • SSD says:

          E isso que isso sequer compensa o prejuízo? Posso te dizer que a economia da China sofreu um retrocesso de quase 4 anos…
          E até agora não há provas que isto não tenha sido natural, para que andar a espalhar teorias e a criar odios desnecessários? Só pq o Trump no disse?? É se isso de fato tiver mão humana há um certo país que só por acaso está em guerra aberta com os chineses e a quem dava muito jeito travar o crescimento destes…
          Pah teoria por teoria pq é que não questionamos o grande pais da liberdade também?

        • Luis says:

          Deu? Se deu não recebeu nada em troca.. a economia deles veio por aí abaixo mas claro, foi do tipo suicídio económico.. mas esta gente pensa?

          • C.S. says:

            Lê outra vez o que escrevi.
            O dar substituis por vender, e é para todo mundo. Agora faz as contas.

          • PS says:

            A economia deles está no pior estado dos últimos 4 anos e numa altura que estão a ser atacados em várias frentes, sendo esta disputa com os estados unidos a pior “ameaça”, mas acho que sim é a altura certa para criar desconfiança, num país que deve ser dos que mais exporta a nivel mundial. Mas pronto se venderes um ventilador (algo que não foi inventado há 2 dias e que existe em quase todos os paises portanto não houve assim tantas encomendas quanto isso mas ok) compensa os 3 ou 4 meses de paragem de produção, mas obviamente meu caro

  14. recondicionado says:

    se o cidadao incauto só souber contar até nove – ex. sec. geral da onu, nomes nao digo – ou estiver distraido e se se aproximar dum ponto de interesse geral tal como um acidente rodoviario extravagante e embasbacar poderá ser coimado – coimado? ou multado? – por ajuntamento ilegal? as forças da ordem do estado regime mete agua de Luso, certamente nao deixarão de cumprir o seu dever patriotico e constitucional, no arrecadar de mais fundos para a democracia – vota no teu ditador de 4 em 4 anos.
    pressinto que o covid veio mesmo pra ficar.

  15. ToFerreira says:

    Reduzir o horário dos estabelecimentos é uma óptima medida… Para concentrar mais as pessoas… Será o trump o mentor destas medidas?

    • SSD says:

      Se não leres só o que te interessa também tem limitação de pessoas e de espaço…

      • ToFerreira says:

        Em que é que isso altera a parvoíce de reduzir o horário concentrando mais clientes?

        • SSD says:

          Ok eu vou escrever devagarinho. Limitação. De. Pessoas. E. de. Espaço. Não concentras pq as pessoas não podem estar no espaço que tem de estar livre ponto. Agora se toda a gente vai respeitar duvido mas tal como já disse noutro comentário tu se passares hoje em dia em qq café é como não se passasse nada

          • ToFerreira says:

            Eu faço um desenho: tens 100 clientes para a loja. Com horário alargado, tens em média 8 (dos 10 máximos na loja), com horário reduzido, esses mesmos 100 traduzem-se em 10 na loja em média e mais 2 ou 3 na fila para entrar. Explica-me devagarinho a vantagem de reduzir o horário.

          • C.S. says:

            Ó SSD então, com horário reduzido há menos vírus para distribuir pelos clientes.

          • PS says:

            O problema é não que tens 8, eu sempre que preciso de ir comprar alguma coisa até desconfio que tens mase 12 pq ninguém está a fazer controlo. Com esta limitação e andando com controlo em cima se começas a abusar arriscas te a levar logo com multa

  16. recondicionado says:

    olha a liberdade está a passar por aqui. já passou. já lá vai ao longe. pronto, já não se vê. ficaram apenas a democracia, o politico, o subempregado eleitor, o ceo da multinacional… e o covid. como estamos de vagas no miguel bombarda?

  17. xnelox says:

    Falta a medida que informa quantas máscaras se pode deitar para o chão.

  18. recondicionado says:

    mascara ou burka, ou caraça? qual tem mais eficacia contra a pandémica?
    a who nao comenta.

  19. recondicionado says:

    a who afinal comenta: eficaz é ir fazendo caretas ao covid.

  20. HUGO ALEXANDRE says:

    Então os supermercados que são os que mais necessitam de horario alargado para assim haver menos tendencia de algomerações, isto porque ninguém vive sem eles ficam obrigados a encurtar o tempo de portas abertas?? Não sei se para quem fez esta medida se lhe hei-de dar uma medalha ou um abraço!!!! Ai Ai o cérebro fugiu…….

  21. Ricardo Oliveira says:

    Mais uma vez, a implementação de medidas, vem tarde! E a falácia para a explicação dos números altos, a mim nunca me convenceram.

    Fim de férias, ajuntamentos familiares e aumento do número de testes. Não me parece!!!
    A grande maioria dos Portugueses, vai entre 1 e 2 semanas de férias, durante Julho e Agosto, com maior incidência em Agosto. Dia 31.08.2020, foi à mais de uma semana…e depois aumento brutal de casos. E nas semanas anteriores do mês de Agosto, mais ninguém foi de férias? Nem durante Julho?

    Capacidade de teste, é de facto boa….mas também má…porque apenas se testa quem está sintomático…e depois por arrasto os contactos desse sintomático.

    Curioso o aumento de números, 3 dias depois do fim da festa
    Vale assim tanto um OE?

    • Urtencio says:

      não sei se é o caso.. mas só me dá a entender que os testes foram reduzidos ou os números encobertos antes da festa do avante para não dar muito granel e ela se poder realizar… porque na realidade não se percebe o aumento tão repentino do numero de casos.. algo aqui cheira mal..

  22. Sardinha Enlatada says:

    Mais medidas da treta, em nome do covid tudo e permitido. E eles mudam as regras quando bem entenderem e as pessoas nao podem fazer nada. Ninguem merece. Finalmente encontraram a formula magica para controlar as pessoas, ate parece que estamos na tropa.

  23. José says:

    Acabou-se “festa” do Avante e logo de seguida apareceram os ditames para oprimir ainda mais a população! Antes ou se encobriam os números ou então estiveram em férias, pois é muito estranho essa “festa” ter terminado e vir de imediato o PM impor mais regras restritivas! Só agora se lembrou? Ou a política está mesmo assim tão em baixo na nossa nação? Espero estar enganado, mas tudo isto me parece demasiado perigoso e fatalista para ser um mero acaso ou “preocupação” real com os portugueses.

  24. Pedro Gonçalves says:

    Num restaurante uma familia de 5 pessoas como fica a situação?

  25. jorgeg says:

    Scam socio-comunista para controlar a pop!
    triste.

  26. recondicionado says:

    o covid nº19 – atenção nao se enganem no nº – parece ter uma relação de grande amizade com a diabetis nº2, sendo assim tudo depende duma alimentação baixa em carbohidratos, niveis baixos de açucar no sangue, e magreza, muita proteína, jejum – sentir mesmo fome , sinal que o organismo está a queimar as gorduras acumuladas nos michelin da pele .
    ou seja peso normal e comer correctamente, de modo a evitar a diabetis, combate tb o covid.
    Investiguem …

  27. João says:

    boa sorte a garantir o cumprimento das regras
    PS nao se esquecam que nao se pode deitar cigarros no chao

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.