Quantcast
PplWare Mobile

Intel: CPUs Alder Lake de 10 nm podem chegar já em setembro

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. O bastardo says:

    Que “já sejam produzidos em 10 nm” ?! Se dissessem 7 ou 5 nm aí entendia, agora em 2021 o processo de 10 nm é “velho” e os 14 nm (a maior parte da linha Intel) arcaicos!

    Ora, se a Apple que tem pouca história em chips e já anda nos 5nm e quase todos os outros importantes (Qualcomm, AMD, Nvidia, Huawei, etc) conseguem ter chips a 7 nm já desde há algum tempo (ainda que a maioria via fábrica externas), a Intel “dinossauro” ir “já ter” a 10 nm é uma grande gargalhada.

    PS: a Intel já fabrica a 10nm há um par de anos e os 10 nm da Intel equivalem grosseiramente a 7-8 nm na Samsung / TSMC; além disso os “nm” são apenas parte da equação, há muitos outros factores. Mas a Intel ainda está a melhorar os seus 10 nm (~ 7nm TSMC) e já os outros andam todos em 7 a passar a 5 nm e alguns a testar 3 nm (ex: Apple) para não falar que a arquitectura Intel x86 é muito pouco efectiva.

    Eu passei de um PC e chips bons Intel (topo de gama i7 e gráfica gtx Nvidia, ssd NVMe) a um Mac Mini M1 e curiosamente nunca se liga a ventoinha e em edição de vídeo e foto é muito mais rápido…e silêncio… Só jogos é que não funcionam todos e o Apple M1 só se compara a uma gtx 1050 Ti o que comparativamente a uma 1080 ou rtx 2060 fica no escalão de baixo. Mas jogo tomb raider e muitos outros a excelentes resoluções e qualidade; para o resto tenho um portátil Intel e gráfica Nvidia que parecem um aquecedor mas corre o resto.

  2. Rui Patinho says:

    Vale a pena comprar um portátil legion 4800h com gtx 2060 por 1200 euros ou esperar pelo 5800h e 3060?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.