Quantcast
PplWare Mobile

TSMC: Fabrico de chips de 5nm e 7nm já está a todo o vapor até meados de 2021

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Tiago says:

    E depois ainda existem iluminados que dizem que não usam produtos chineses.
    Mas no baloso trazem um iPhone, que nada mais é que um conjunto de componentes chineses, e depois ainda são montados na China os iPhone. A única coisa que tem americana é o software e mesmo isso é programado por chineses e demais nacionalidades.
    Aí huawei, xiomai, não que são chineses. Então e iPhones é macbooks são o quê? Só iluminados neste mundo.

    • RM says:

      A TSMC está em Taiwan.

    • oeuropeu says:

      E depois existem ignorantes.
      Como lhe foi dito a TSMC é Taiwanesa e pode ter fabricas para a produção na china, mas na realidade a china por si só e com as suas empresas não tem sequer capacidade e know-how para produzir chips de 7nm, quanto mais de 5nm e então de 3nm nem falar.

      Cumprimentos

  2. Gerbazio says:

    “Assim, caso isso venha a acontecer, então será a primeira vez, em cinco anos, que a empresa da maçã usará componentes da marca sul coreana.”

    Desde o iPhone X que a apple utiliza componentes da marca sul coreana Samsung…

    • Toni da Adega says:

      Usam Samsung desde a sempre, os primeiros iPhones ate SOC e memorias da Samsung utilizavam

    • Vítor M. says:

      A Apple desde o primeiro iPhone que tem componentes Samsung. Contudo, o que está em causa é outro tipo de componentes. Desde há vários anos que a Samsung, nos SoC não fornece nada. E, a fazer fé na informação, poderá, depois de 5 anos, voltar a fornecer neste componente.

  3. Nuno T. says:

    “talvez a Samsung possa ser uma solução para o fabrico do chip M1”
    Não parece fazer muito sentido! Não passa duma notícia coreana para alimentar o interesse na Samsung.
    Ser 5nm não quer dizer que basta pegar no desenho “já feito” e podem começar logo a fabricar. Usam métodos de fabrico diferentes e a densidade de transistores permitida pelo método da Samsung é significativamente menor do que na TSMC. O consumo seria potencialmente significativamente diferente, o que seria problemático!
    Isso obrigaria a vários meses de espera para optimizar o desenho e depois a produção. No final ganhariam pouca vantagem pois passado pouco tempo já a TSMC poderia aumentar a produção, se é que existe esse problema, pois é difícil de imaginar a Apple a planear o lançamento sem planear o calendário de produção do chip, e isto quando a TSMC deixou de ter um grande cliente para 5nm.
    Os números apresentados também não fazem grande sentido. O número de Macs que são vendidos não é equivalente a 25% das vendas de iPhones com os melhores processadores.

  4. RM says:

    A AMD também é um dos maiores clientes da TSMC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.