Concordam com a integração da tecnologia NFT nos jogos?
Muito se tem falado na tecnologia NFT (Non Fungible Token ou Token Não-Fungível) e da sua possível integração em vários segmentos, nomeadamente no mercado gaming. Este é um tema controverso onde ambos os lados apresentam argumentos fortes para defender a sua escolha.
Assim, na nossa questão desta semana queremos que nos digam se concordam com a integração da tecnologia NFT nos jogos. Participem!
Concordam com a integração da tecnologia NFT nos jogos?
Para quem não sabe, NFT é uma espécie de certificado digital, estabelecido via blockchain. Este título define originalidade e exclusividade a bens digitais. Sigla para "Non-fungible Token" ("Token não-fungível", em tradução livre), os NFTs têm chamado a atenção depois de serem pagas somas milionárias para adquirir este tipo de ativo na Internet.
Mas a inclusão desta tecnologia no mundo dos jogos não tem a concordância de todos. Fazendo um resumo das notícias que já foram saíndo, por ordem cronológica, a Steam proibiu jogos com transações em NFTs e criptomoedas ao mesmo tempo que a Epic Games mostrava interesse. A Coreia do Sul quis banir esta tecnologia da Google Play e App Store, enquanto a Konami já tinha ganho mais de 160 mil dólares com a venda de NFTs. Já a SEGA mostrou que o futuro passava por estes Tokens e o popular jogo Habbo Hotel também voltou já com esta tecnologia integrada. Por sua vez, a criadora do Minecraft proibiu este conceito na plataforma.
Em termos de hardware, foi criada a Polium One, a primeira consola de jogos direcionada para NFTs e blockchain. E, mais recentemente, o diretor da Xbox disse que também vê potencial no uso dos NFTs nos jogos.
Desta forma, na nossa questão desta semana queremos que nos digam se concordam ou não com a integração da tecnologia NFT no segmento dos jogos. Pode votar na sondagem que deixámos de seguida.
Participe na nossa questão desta semana
Concordam com a integração da tecnologia NFT nos jogos?
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com
Este artigo tem mais de um ano
Eu votei no Não.Também a margem é tão grande,81% votaram Não,e apenas 19% é que votaram Sim.Nem é preciso dizer mais nada. 🙂
eu tenho mais de 10 ETH investidos em NFT, e votei não.
O NTF está relacionado com soberania do proprio asset, ora não faz sentido que uma entidade central, por exemplo a ubisoft lance skins em NFT para o farcry, visto que a sua utilização está restringida ao próprio jogo, a ubisoft pode banir o NFT de ser utilizado ficando o mesmo inútil.
ou seja , todas as vantagens de ser um NFT são perdidas, só ficam as desvantagens, para isso mais vale usar o próprio servidor interno do jogo.
Bom ponto de vista…embora me pareça que é inevitavel a sua introdução no mercado de jogos online.
E uma ideia interessante para smart nfts, nfts com propriedades. Imaginem um jogo, um rpg em que cada item é um nft
Exemplo: https://www.alturanft.com
Mais um saca moedas…
Sou a favor de todos os jogos e software serem livres com nfts para extras. Seria o mais justo. Assim os pobres também tinham acesso apenas levavam com publicidade e menos conteudo, e para ricos e classe media seria igual. Hoje em dia qualquer portugues tem no minimo 1000 euros para dar por um pc logo não ha problema.
“Hoje em dia qualquer portugues tem no minimo 1000 euros para dar por um pc logo não ha problema.”
Mete mais tabaco nisso maluco
Só podes estar a gozar!!!! Caso não saibas o ordenado de 80% dos portugueses é cerca de 650 a 700 euros. Portanto como é que qualquer português tem 1000 euros para comprar um PC?????
É igual ao Benfica é melhor não comer e dar ao clube.
O futebol é como os coliseu no Império Romano. O maior propósito é distrair as massas.
Consegue indicar fonte para essa informação? Estive ainda agora a pesquisar e a realidade atual parece ser diferente (para melhor).
“Hoje em dia qualquer portugues tem no minimo 1000 euros para dar por um pc logo não ha problema.” Ó meu caro,beba água.Sabe lá bem o que as pessoas passam na vida.
Como já disseram em cima, os estádios de futebol estão sempre cheios. Estamos mesmo pobres…
Ter até tenho…mas tenho outras prioridades na vida. Viver satisfeito com o que se tem é o meu mantra e a Nintendo Switch satisfaz completamente!
Claro que sim, NFTs pode ser mt coisa não apenas imagens, eu posso craftar uma arma, uma skin, etc… e querer vender. Isso é a base, legal, onde as produtoras/distribuidoras poderiam tirar uma percentagem dessa venda.
Essa ideia, de que as NFT’s servem para dar vantagens de “monetização” a criadores de conteúdos terceiros é um engodo.
Existem muitas plataformas onde qualquer criador de tais conteúdos pode lucrar com as suas criações sem recorrer a NFT’s que, a propósito, são altamente específicas e estão sob o total controlo das editoras (ou quem tem os direitos) dos jogos.
Como alguém já deu o exemplo, de que me serve ser o dono de um NFT, que pode ser um chapéu vermelho para o pikachu no jogo Pokemon Snap, se a Nintendo amanhã decidir encerrar os servidores desse jogo em especifico? No fundo não acaba por ser um item cosmético comprado numa store para uma finalidade especifica, tal e qual o que existe hoje em dia?
Falamos então de inovação e de vantagens para os consumidores ou de uma buzz-word com a qual as empresas estão a faturar mais alguns € à custa de meias verdades?