Faz hoje 15 anos que Steve Jobs apresentou o iPhone…
Foi há precisamente 15 anos que a Apple apresentou o iPhone e mudou completamente a forma da humanidade usar um dispositivo móvel de comunicação. A empresa, com sede em Cupertino, EUA, levou anos na investigação e desenvolvimento para chegar a um equipamento que era um telemóvel, uma máquina fotográfica, um GPS, um iPod, um relógio, calendário e muito, muito mais. Praticamente era um computador de bolso.
O sistema operativo desta máquina, o iPhoneOS, foi apresentado também no evento Macworld Conference & Expo no dia 9 de janeiro de 2007, e lançado no mês de junho.
9 de janeiro de 2007... nasceu o iPhone
O desenvolvimento do iPhone começou com o CEO da Apple Steve Jobs. A Apple criou o dispositivo durante uma colaboração sem precedentes e secreto com a AT&T, anteriormente Cingular Wireless. O custo estimado de desenvolvimento da colaboração foram de 150 milhões de dólares ao longo de um período de trinta meses.
A empresa de Cupertino rejeitou o projeto que tinha rendido o Motorola ROKR E1, uma grande colaboração com a Motorola. Em vez disso, a Cingular Wireless deu à Apple a liberdade para desenvolver o iPhone ela mesma.
Jobs apresentou o iPhone ao público no dia 9 de janeiro de 2007. O iPhone foi colocado à venda nos Estados Unidos em 29 de junho de 2007, às 06h00 horas no horário local, enquanto centenas de clientes faziam fila fora das lojas por todo o país.
O iPhone original não foi disponibilizado em Portugal. Na altura, na Europa, apenas chegou ao mercado do Reino Unido, França e Alemanha, Irlanda e Áustria.
Depois de apresentado, só meses depois é que começou a ser finalmente vendido. Desde então, segundo alguns analistas, a Apple já vendeu mais 2 mil milhões de equipamentos. A empresa é líder do mercado premium desde há vários anos e conseguiu a proeza de ter um dispositivo como o mais vendido de sempre no segmento dos smartphones.
A partir de setembro de 2007, foram produzidos 25 modelos de iPhone diferentes.
Estes são os modelos até hoje colocados no mercado:
- iPhone (2007–2008)
- iPhone 3G (2008–2010)
- iPhone 3GS (2009–2012)
- iPhone 4 (2010–2013)
- iPhone 4S (2011–2014)
- iPhone 5 (2012–2013)
- iPhone 5C (2013–2015)
- iPhone 5S (2013–2016)
- iPhone 6 (2014–2016)
- iPhone 6 Plus (2014–2016)
- iPhone 6S (2015–2018)
- iPhone 6S Plus (2015–2018)
- iPhone SE (2016) (2016–2018)
- iPhone 7 (2016–2019)
- iPhone 7 Plus (2016–2019)
- iPhone 8 (2017-2020)
- iPhone 8 Plus (2017-2020)
- iPhone X (2017–2018)
- iPhone XR (2018-2021)
- iPhone XS (XS & XS Max) (2018-2019)
- iPhone 11 (2019-presente)
- iPhone 11 Pro (2019-2021)
- iPhone 11 Pro Max (2019-2021)
- iPhone SE (2020) (2020-presente)
- iPhone 12 (2020-presente)
- iPhone 12 Mini (2020-presente)
- iPhone 12 Pro (2020-2021)
- iPhone 12 Pro Max (2020-2021)
- iPhone 13 (2021-presente)
- iPhone 13 Mini (2021-presente)
- iPhone 13 Pro (2021-presente)
- iPhone 13 Pro Max (2021-presente)
A história poderia ter sido diferente...
Muitos testes e protótipos foram criados. O iPhone foi testado com uma interface idêntica à do iPod, mantendo todas as janelas do leitor de música e onde seria usada uma "click weel" para aceder às opções.
O ecrã deste protótipo estava dividido em duas áreas, com a parte de baixo a ter a click wheel, criada com software, e a parte superior a ter uma interface baseada em menus, sendo uma cópia da interface dos iPod.
O AcornOS contemplava logo algumas aplicações nativas do sistema, e que já vinham do iPod, como o Music e o Games, mas adicionava-lhe novas, como o Dial e SMS, que iriam permitir aos utilizadores usar as funções de telefone.
Estas imagens e o vídeo mostram este protótipo inicial do iPhone e foram lançadas por Sonny Dickson. Para dar autenticidade ao que apresentou Dickson faz referência a uma patente da Apple, de 2006, onde a empresa descreve um dispositivo com “multi-touch” e uma "click wheel" opcional.
Protótipos do iPhone Original
A Apple sempre referiu que tinha feito várias experiências com o iPod antes de chegar ao desenho final do iPhone e da sua interface. Estas novas imagens e o vídeo que a acompanham são a prova de que o iPod esteve na génese do mais icónico smartphone que existiu.
Este artigo tem mais de um ano
15 anos passaram, já deveria de ter muita tecnologia de ponta e o iPhone ainda não é um telemóvel avançado!
isto olhando para a marca porque se destaca em inovação, como a tesla.
vejo sim outras marcas a ter mais inovação e evolução do que a Apple.
A politica da Apple sempre foi, os outros inventarem e eles agarrarem na invenção quando já andam ai à que tempos e aprimoram para meter nos seus equipamentos como se fosse a melhor coisa do mundo para o seu rebanho de fanáticos ir a correr comprar.
Inventar uma coisa que não funciona ou funciona mal, não é uma grande invenção.
Não sei se tens noção de que acabaste de fazer um grande elogio á Apple – aprimorar e lançar nos seus equipamentos só quando já é a melhor coisa que existe.
Dois exemplos “copy/paste” e leitor de impressões digitais.
Quanto a fanáticos é destas coisas, os smartphones que tenho oferecido ultimamente são Android. Têm uma grande relação qualidade/preço (e saem-me mais baratos).
Do fanatismo, ou não, só podes falar percebendo até que ponto estão integrados os equipamentos Apple: iPhone /iPad/ Mac/ Apple Watch/ Air Tag e outros. É difícil usar alguns deles e substituir outro por um outra marca, de tal maneira é forte essa integração. E no preço a diferença não é assim tão grande. Tenta perceber as razões do que chamas fanatismo, sem passar por chamar ovelhas e por exibicionistas armados ao pingarelho. E por perceber por que é que há bastante tempo existem mais de 1.000 milhões de iPhones ativos (nem sei, mas já deve andar pelos 1.300 milhões).
+1
Só temos que agradecer a quem desenvolveu o Android por o ter feito de raiz sem teclas, assim foi mais fácil desenvolver o iPhone.
Oh wait, foi ao contrário, tiveram todos de mudar para seguir a estratégia da Apple, e tirando os dumb phones, quem não fez igual, faliu. Blackberry, Nokia, remember?
calma lá e informa-te melhor. a Apple nao foi a primeira a meter teclado no ecra. informa-te melhor. Eu não sou utilizador Apple porque não gosto. mas tenho de dar valor as estrategias de marketing deles. muitos modelos foram lancados sem nada de novo em especial para a versao anterior , mas vendiam que nem pão a um preco altissimo. Em termos de conjugacao hardware/firmware, Apple esta muito a frente para alguem que queira algo facil e intuitivo.
Tesla Pi Phone on the way para destronar o iphone.
Depois de Steves jobs partir nada de novo mesmo nada de novo.
So o rebanho aumentou!
+1
Hahahahahahahahahahahaha
E quando foi lançado o primeiro smartphone Android? Dois anos depois, em 2018.
Copiaram bem. Quem não quis copiar ou não soube foi “á viola”, como a Nokia e a Motorola.
Ói …! A apresentação do iPhone foi em 2006 e o primeiro Android saiu dois anos depois em 2008.
Antes da apresentação do iPhone, a Google tinha previsto, para 2007, um Android semelhante ao Blackbarry
aohttps://veja.abril.com.br/tecnologia/antes-do-iphone-projeto-do-android-copiava-blackberry/
Para facilitar ao pessoal do Android ver que smartphones teriam se não fosse o iPhone, acerto o link. E não é uma invenção, são documentos apresentados em Tribunal.
https://veja.abril.com.br/tecnologia/antes-do-iphone-projeto-do-android-copiava-blackberry/
O Steve Robs não copiou por ninguém…
Eu acho que em 2007 já o andróide estava muito mais à frente que o iPhone!!!
Ah…não havia andróide, nem smartphones com ecrã “muiti-touch”…ok.
Mesmo assim acho que o primeiro iPhone já estava atrasado.
Como dizes, o Android em 2017 ia sair sem “multitouch”, e semelhante ao Blackberry.
Aqui está a grande diferença entre a Google/Android e a Nokia na reação à apresentação do iPhone em 2016:
– A Nokia não quis saber disso e em pouco tempo fechou portas (conhece-se a venda à Microsoft, que também começou por menorizar o iPhone e a seguir deu com os burros na água quanto ao “mobile”);
– A Google/Android deu uma volta de 180º, passou mais um ano e o primeiro HTC com Android já tinha algumas parecenças com o iPhone.
De modos que …
A empresa Fingerworks criou o multitouch em pequenos ecras. A Apple comprou a empresa que o tinha inventado. A Apple na verdade na inventou nada na criacao do iphone, a Apple comprou patentes, empresas e o que fosse preciso e pegou no que estava ja inventado e juntou num so equipamento pequeno. mas tecnologia inventada Apple nao tinha, melhorada sim. Mas nao se tira o merito a empresa claro
Agradeçam ao Steve Jobs por ter sido o primeiro a fazer o que muitos queriam e não souberam como fazer. Graças a ele temos os handsets que temos hoje.
15 anos e pouco evoluiu, no design é uma desgraça, na camera está a léguas, no notch está a milhas, no preço está um assalto ao bolso…. áifóne nunca
Como dizem os antigos “cada um sabe de si”.
Uma coisa é certa, não é por tu achares isso e não comprares que eu tenho de achar o mesmo e não comprar também. Isso é certo.
O meu primeiro iPhone foi um 3GS, e sabes que alternativas haviam na altura? Os saudosos Q’tec que depois deram lugar aos HTC, e claro já havia a Samsung também.
O iPhone era e continua a ser um campeonato à parte.