Qual a melhor marca de processador para smartphones?
Quando falamos em processadores, a tendência é pensarmos em hardware dedicado aos computadores, sobretudo desktops. No entanto, com a evolução das tecnologias, começou a ser dada cada vez mais atenção aos chips integrados nos smartphones, em especial aos de última geração.
Neste sentido, na nossa questão desta semana pretendemos que nos diga qual é para si a melhor marca de processadores para smartphones. Participe!
Qual é a melhor marca de processadores para smartphones?
À medida que os produtos inovam e evoluem, maior é a curiosidade dos consumidores. E um dos componentes centrais de computadores e smartphones são, sem dúvida, os processadores.
Mas, em especial no mercado dos telefones inteligentes, as fabricantes de processadores têm aprimorado os seus chips para que estes ofereçam ao utilizar a melhor e mais atualizada experiência possível.
No que respeita às fabricantes, são cinco as que se evidenciam. A Qualcomm é uma das mais populares e recentemente lançou o seu poderoso processador topo de gama Snapdragon 888. Por outro lado, a HiSilicon/Huawei contam com a capacidade dos chips Kirin e, segundo os rumores, o modelo 9010 pode ser o primeiro processador produzido na litografia de 3nm.
Também a Apple tem investido no melhoramento dos seus chips e o recente iPhone 12 já traz consigo todo o poder do SoC A14 Bionic. Já a Samsung tem vários smartphones no mercado alimentados pelo seu chip Exynos e, segundo rumores, o Exynos com gráficos AMD bate o A14 Bionic da rival Apple.
Por fim, a MediaTek é também um nome conhecido neste mercado, e em janeiro deste ano anunciou os novos Dimensity 1200 e Dimensity 1100.
Em suma, os utilizadores contam com uma vasta variedade de escolhas ao nível do processamento dos equipamentos, sendo este um fator cada vez mais importante na hora de escolher um telefone.
Desta forma diga-nos qual é, na sua opinião, a melhor marca de processadores para smartphones.
Participe na nossa questão desta semana
Qual a melhor marca de processador para smartphones?
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com
Este artigo tem mais de um ano
Quem votou no mediatek enganou se no voto de certeza. Vá lá mudar isso por favor
Kkkk. 🙂
Pelo menos a qualcomm tem sido dos melhores, os da Apple é complicado fazermos referência, pois só está feito para aqueles modelos e ios, claro que tem de funcionar bem…..
Mediatek, top.
Só a brincar. Pela performance bruta, acredito que seja os da Apple.
O A12X da Apple já foi batido em performance por algum da Qualcomm?
Acho que a aqui a questão é que os A são desenhados para um telemóvel específico, enquanto que os Snapdragon são mais universais. Será que os A noutro telemóvel conseguiriam a mesma performance?
Numa questão dessas há que separar as várias águas.
Nos dias de hoje estes SoC são constituídos por vários componentes (CPU, GPU, DSPs, neuro machines, etc)… se quiseres tirar o melhor partido de todos eles a trabalhar em conjunto nalguma coisa, obviamente um sistema operativo que apenas usa um tipo de processador tem forma de poder ser mais optimizado e tirar melhor partido dos componentes.
Mas isso é diferente de performance bruta máxima, medida com certos benchmarks (dentro de determinados limites de consumo). Certos Benchmarks sintéticos ao CPU são compilados nativamente da mesma fonte de código, não estão à partida mais optimizados para um do que para outro CPU. O efeito do sistema operativo é na gestão de recursos disponíveis.
Isso sempre foi mito. Otimizações de sistema operativo não invalidam a performance bruta dos SoCs da Apple. Reviews da Anandtech por exemplo, onde fazem diversos benchmarks de diversos SoC, são benchmarks que testam a performance e não otimizações do sistema operativo. Ou seja, estão a testar a velocidade a fazer certas operações versus processador X, e não a testar a velocidade a abrir apps ou tarefas do sistema operativo por isso as otimizações que a Apple poderá fazer relativas ao iOs são irrelevantes para estes benchmarks. A nível de performance, e não otimização, a Apple continua à frente desde que lançou a A7.
O 888. 🙂
O 888 ainda não ultrapassa o A12X – o A12X é do iPad Pro.
Nem tinha reparado mas é uma comparação que não faz sentido então. Não vou pegar no meu omen e dizer que enquanto o A14 não bater essa performance é fraco.
Pah de resto acho que a comparação entre os A e os Snapdragon vai ser muito equilibrado. Ambos conseguem uma alta performance, que sendo honesto, (vindo de alguém que usa o 845 há quase 3 anos e mesmo assim acho que nunca puxei ao ponto de o ver falhar), acho difícil que alguém realmente precise de tanta performance. Tendo isto em consideração daria, se calhar alguma vantagem á Qualcomm por fazer uma melhor gestão de bateria
Sim, o A12X não tem nada a ver com smartphones…
Em termos de performance sem dúvida que para grande parte das coisas não se nota grande diferença, contudo há sempre algumas em que faz para quem estiver interessado – mas são nichos. De qualquer das maneiras é por avançarem os processadores que hoje se fazem coisas que seriam extremamente difíceis só há 4-5 anos atrás.
Não creio que a Qualcomm faça melhor gestão de bateria, pelo menos não vejo nada que dê a entender isso como óbvio. As pessoas reclamam da duração de bateria dos iPhones, mas isso terá a ver com o tamanho da bateria e não por maior consumo, mas há muitas variáveis.
Talvez no GPU a Apple “puxe” um pouco no consumo, mas também tem alguma vantagem em performance, mas no CPU a Apple deve conseguir menores consumos, pelo menos a olhar para as análises na Anandtech, mas dependerá do código.
É injusto essa comparação, até porque ambos funcionam em sistemas operativos completamente diferentes.
Em specs Qualcom, no conjunto de hardware e software Bionic.
és capaz de explicar isso das specs?
Mas haviam dúvidas ?? 🙂
SD888 nos Android, e os A nos Apple. No geral os A da Apple (tanto nos telemóveis, laptops, Tablets)
Isto.
Fui eu que votei na Mediatek.
Tinha que haver alguém a fazer as contas e ponderar o custo e proveito …
A melhor marca não tem necessariamente que ser a que comercializa os processadores mais rápidos. A melhor marca também pode ser a que permite a acessibilidade das massas à tecnologia (por via do preço), nos dias de hoje isso é tão ou mais importante que a performance.
Sem a Mediatek, a entrada de clientes no mercado (por adesão das massas à tecnologia mais barata, ou, com relação custo/performance mais baixo) e posterior progressão para níveis de exigência maior (geração de negócio para marcas de segmentos superiores) não teria sido possível.
Precisamente. Totalmente de acordo. Sem a Mediatek, a gama de entrada e gama média baixa não existiria praticamente nenhuma oferta para os consumidores que seriam obrigados a comprar tlms mais caros.
A referência que tomo em primeiro lugar para verificar perfomances de CPU e GPU são através do notebookcheck.net.
Aqui são apresentados os valores de várias ferramentas de benchmark pelo que a análise é mais ampla e precisa sem as típicas duvidas sobre em que tabela de Antutu temos que ter como referência, pois a Antutu tem várias tabelas que permitem qualquer marca apresentar como se fossem os melhores em qualquer coisa…
Em termos de fotografia, a DXOmark cada vez mais se parece com a Antutu, pelo que ainda estou à procura de uma tabela tipo as da notebookcheck.net.
Portanto… sem clubites, os processadores da Apple são à partida os mais poderosos quando aparecem no mercado e infelizmente os melhores para Android só ultrapassam sempre a penultima geração da Apple.
Desconheço se existe algum acordo de cavalheiros (ou obrigação lá com os Trumps) para que a Apple continue a apresentar os melhores processadores.
Agora… um telemóvel não é apenas um processador e aqui os do clube da Apple que me perdoem mas fora a facilidade de ligação com todos os dispositivos da marca de mesma geração, os Android oferecem uma utilização geral bem melhor, isto na comparação de telemóveis Android ao preço dos equivalentes da Apple.
Voltando atrás… os iphone são mais ou menos o que simbolizavam os Commodore Amiga dos anos 90 – melhores gráficos (e em termos de GPU sim, batem a concorrência, daí os resultados dos benchmark porque só de CPU não seriam capazes de bater a concorrência e só se batem em funções com utilização de um só processador).
Nos Android, a Qualcomm bate a concorrência genericamente, apesar da Kirin ter agora um superior ao SD888, que diga-se que com o SD888+ acaba a festa, lá para Junho/Agosto…
Como já vai longo o “testamento” fica o site de referência: https://www.notebookcheck.net/Smartphone-Processors-Benchmark-List.149513.0.html
Mas gostei bastante do Exyno 7420, que foi superior aos Snapdragon da época, e apesar de ser igualmente quente como os actuais exynos, não tinha o problema de “fast drain battery”…
“só de CPU não seriam capazes de bater a concorrência e só se batem em funções com utilização de um só processador”
Isso não é verdade! Já há alguns anos que os SoC da Apple mantêm vantagem em performance de CPU, mesmo em multi-core.
O notebookcheck.net é uma boa forma de obter uma perspectiva geral, mas é preciso ler com muita atenção o que lá aparece. Por exemplo, na análise que fazem ao Galaxy S21 Ultra, fazem uma comparação de performance com o iPhone 12 que está errada, já que usam valores do iPhone 11 e não 12.
Esta é daquelas questões que não pode ser por opinião ou por gostos, existe um que sempre esteve e continuar a estar acima da concorrência, quem não tiver votado nesse é porque simplesmente não está informado ou quer de alguma forma obter outro resultado.
Não sei como se pode fazer uma questão opinativa de um assunto objectivo e mesurável.
Tudo pode ser questionado ao nível da opinião da pessoa. ‘Melhor’ é um aspeto subjectivo que depende da opinião/experiência de cada um.
É objectivo e mensurável apenas quando se definem com precisão os critérios de avaliação e testagem. Se perguntam o que é melhor sem definir o “para quê?” ou “em quê?”, quase qualquer resposta é possível…
Melhor no geral, acho que isso foi entendido pelos votantes..
e o que é esse geral? Dadas algumas das respostas aqui parece que não há um entendimento comum! O que não é um problema… cada um dá a sua opinião segundo a sua interpretação.