Huawei: sem o Android da Google, a solução pode passar pela Rússia
A Google, tal como já é do conhecimento público, cortou as relações comerciais com a Huawei. Em causa está a ordem executiva assinada em meados de maio último que colocou a fabricante de smartphones Android sediada na China, na lista negra dos Estados Unidos da América.
O futuro, bem como a possível salvação da tecnológica pode passar assim pela Rússia.
Ao propósito, recordamos primeiramente o recente acordo de cooperação estratégica entre a China e a Rússia. O mesmo acordo que pode vir a dotar a Rússia das infraestruturas necessárias para a implementação das redes 5G pode, no que lhe concerne, dar à Huawei um novo sistema operativo.
O problema: sem o Android e serviços da Google
Além de estar formalmente impedida de encetar qualquer relação comercial com empresas norte-americanas, a Huawei pode recuar para o seu mercado natal. Hipótese que resultaria da venda de novos smartphones sem o sistema operativo Android, sem a Play Store, entre outros serviços Google.
Um cenário que a Huawei quererá certamente evitar, sobretudo quando estava em pleno crescendo na Europa e vários outros mercados internacionais. No entanto, os temores levantados pela alegada ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos da América já estão a assustar o mercado mobile.
#Huawei's Chinese #Phones Are Also #American https://t.co/VqwxdwArvm
— Marta Pinto (@MPinto_IDC_UK) June 13, 2019
As consequências, para a indústria e para os consumidores ainda são impossíveis de prever. No entanto, podemos vir a ter uma perda substancial de variedade e concorrência no mercado dos smartphones Android. Aliás, a quebra com a Google é apenas uma das várias empresas norte-americanas.
A solução: do Ark OS ao Sailfish da Rússia
Ainda que a Huawei já esteja a desenvolver o seu plano B. O Hongmeng OS (nome interno), ou Ark OS, nomenclatura que possivelmente será a escolhida, esta pode não ser a única opção para a Huawei. De acordo com a publicação do The Bell, uma segunda solução pode residir na Rússia.
Apelidado de Aurora, este sistema operativo utiliza a plataforma open-source Sailfish e estará já a ser estudado pela Huawei. Assim sendo, temos neste momento dois possíveis cursos de ação perante a quebra definitiva com a Google e o seu Android. O futuro passará pelo Ark OS, ou pelo Aurora.
Say Hello to the #DragonBearOS as Huawei begins testing Russia's Aurora OS to replace Android. Yet another development that gives credence to @vtchakarova prediction of the systemic cooperation between Russia and China. https://t.co/hgxTR3y5fA
— Ovigwe (@OvigweEguegu) June 13, 2019
A peça cita duas fontes que preferiram manter o anonimato. Ambas afirmando que o presidente do conselho de administração da Huawei, Guo Ping, conversou com o ministro das comunicações e desenvolvimento digital da Rússia, Konstantin Noskov. O tema foi o sistema Aurora.
A possibilidade: o Aurora para os smartphones da Huawei
Em si, o Aurora foi desenvolvido por uma empresa cuja titularidade pertence à operadora Rostelecom, bem como ao empresário russo, Grigory Berezkin. Há ainda uma terceira fonte que vem acrescentar o seu contributo. A mesma sugere que Vladimir Putin e Xi Jinping falaram também sobre este ponto.
De igual modo, há ainda outra fonte que afirma trabalhar para o governo da China. De acordo com o seu relato, a "China já está a testar smartphones e dispositivos móveis com o Aurora". Uma primeira fase de testes que já estará em curso, caso as suas afirmações sejam verídicas.
O Aurora seria assim o substituto completo para o Android da Google. Em síntese, uma solução com origem na Rússia, face ao bloqueio total imposto pelos Estados Unidos da América. De igual modo, fala-se já na possibilidade de a Huawei produzir alguns dos seus smartphones na Rússia.
As consequências: a deslocação para a China e Rússia
O atual enquadramento aponta uma nova realidade para a Huawei. A empresa será obrigada a procurar fornecedores de hardware, bem como de software fora dos EUA. Assim sendo, passaria a utilizar soluções desenvolvidas na China e na Rússia face ao acordo recente que cimentou as relações entre ambas.
Já, por sua vez, o Sailfish OS evoluiu a partir do MeeGo, uma plataforma inovadora para a altura e que usava gestos para navegação. Entre os seus exemplos de utilização temos o Nokia N9 que, infelizmente, não foi capaz de reavivar a chama no coração da Nokia, vindo esta a optar pelo Windows Phone.
Let me sum up... Don’t sell America’s national security to China (or anyone else)! This is the point of the Committee on Foreign Investment in the US (CIFIUS). #AmericaFirst #DeedsNotWords https://t.co/PgK2YK8Qc3
— Warren Davidson (@WarrenDavidson) June 12, 2019
Desde os semicondutores a todo o software, estaríamos a criar um forte bloco de desenvolvimento tecnológico nestes dois países. Algo que, aliás, também pode trazer riscos imediatos para os Estados Unidos da América.
Onde será o novo Silicon Valley?
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: XDA Developers
Fonte: The Bell
Neste artigo: Android, aurora, Huawei, Sailfish OS, smartphones
A America e o Trampa um dia destes vão provar o veneno que respiram. Quando precisarem de componente electronicos para o seu arsenal militar e que são cerca de 60% que utilizam made in China, e se estes lhes negarem a venda, vamos todos ver a America nua.
Nem o comitê central do pcp tem tanto ódio aos EUA….vai-te tratar que essas opiniões não são normais….
É hiláriante ver que as comunas tugas a dizerem barbaridades e adoram o regime comunista autoritário e opressor da China e claro seu querido lider . A Pop de Hong Kong em protestos , talvez 70 ou 60 % do pop chinês é mortinha para se livre do comunas, o povo do Tibete nem se fala e Taiwan não pode com o regime chinês e se não fosse o governo americano já tinham sido invadido e talvez dizimados.
meu desejo para o camarada e que seja lá o que faças profissionalmente a tua empresa se mude para a China.
de acordo 200%
Duvido que alguem concorde com o governo chinês ,mas tambem não concordo com as desculpas que o trump arranjou para banir a huawei .e o mais engraçado ,é que muitas empresas americanas têm as suas fabricas na china .Não concordam com o sistema,mas como a mão de obra é barata,que se f…a os direitos humanos ,o que importa é os lucros.Deixem de ser hipócritas .
Por acaso foi o teu capitalismo que moveu as fabricas e os empregos para a china…….capitalismo, socialismos, fascismo, comunismo…são meros modelos
fascismo não tem nada a ver com capitalismo ou socialismo.
Camarada, comunas tugas? ahaha, que culpa tenho eu de não saberes ler ou interpretar Português . Esta é uma opinião e olha que o hilariante aqui és tu, acorda não está em causa ser comuna, fascista ou direitolas capitalista, mas sim o capricho que um louco pode provocar e que pode afetar todos incluindo tugas na tugalandia. Já não bastou , Iraque , Siria e agora Irão e tu preocupado com HK e Taiwan, quando aí nada pode acontecer. Num mundo tão Global e acelerado é uma virtude saber viver nele e o Trampas não tem mostrado isso e o tempo o dirá.
Sabias que se isso acontecer e os outros deixarem de comprar material chinês, a China é uma bancarrota?
“Há males que vêm por bem…”
(E, passando ao lado do grande estímulo económico que isto provocará principalmente na China – que, para além do caso dos smartphones, já demonstrou ser capaz de produzir outros produtos tecnológicos de qualidade superior ao que produz o Ocidente – ex: comboios de alta velocidade…)
A correrem as coisas bem, não seria a primeira vez que, derivado de uma tentativa de controlo, quem escapa ao mesmo acaba por criar um produto melhor do que o original e “sai o tiro pela culatra” a quem tentou exercer tal controlo, que acaba por se afundar em consequência da sua acção nefasta (ex: LibreOffice vs OpenOffice).
O “Sailfish/Aurora OS”, para além de ser (muito) mais agradável de se utilizar, é também mais completo – pois, acaba por ser uma distribuição de Linux… num telemóvel(!). E, as únicas coisas que lhe faltam, é possivelmente mais algum amadurecimento e que muitos mais criadores de aplicações adiram a tal alternativa.
Vejam os vídeos de demonstração no YouTube deste SO.
Por mim, já estou rendido ao mesmo… E, entre um sistema operativo desenvolvido por uma empresa de fachada da CIA e da NSA (Android) e uma alternativa que foi criada devido às preocupações com privacidade e segurança relativas a tal sistema operativo (Aurora OS) prefiro a segunda – ainda que possa eu estar a arriscar mudar apenas de nacionalidade de “portas dos fundos”, pois preocupa-me muitíssimo menos qualquer possível espionagem por parte dos governos russo e chinês do que dos (imperialistas) estadunidenses.
Lol tens que ver menos filmes de ficção…
Hardware chino e software russo, dois países com provas mais que dadas que democracia, direitos humanos, contratos, relações sociais etc não significam nada para eles. Vou já sair a comprar…
Até parece que Portugal é melhor….
A prova disso é que pudeste escrever isto aqui. Se tivesses na China ou Rússia provavelmente até tinham barrado o acesso ao Pplware…
ahaah que barbaridade ouve lá, é o 8 ou o 80. Não querendo defender o regime chinês, mas embora tenham facebook e outros bloqueados, eles criaram as suas alternativas a estas plataformas como se sabe, e nas quais dizem barbaridades iguais, trocam ideias, existem milhoes que se opõe ao regime etc.. existem diversos debates em formato vídeo dos mais variados assuntos, tipo pos e contras, etc etc.. infelizmente o trump consegiu o que queria, misturar política com sector privado e desenvolvimento tecnológico, e agora é isto.. um debate em praça pública com argumentos totalmente errados por falta de conhecimento.
200% de acordo
“Fulano”
Jovem, não fazes ideia do que dizes… Se soubesses como era no tempo da ditadura em Portugal ou em Espanha, ou mesmo atualmente em muitos países, não “cantavas de galo”.
É o que dá a juventude não ir para a tropa e estar muito mal informada…
E os EUA respeitam alguma coisa ou alguem ?Um país tão moderno ,que só tem tratamento médico quem tiver seguros .O resto bem pode morrer .Invadiram o iraque com a desculpa de terem armas de destruição massisa.Encontraram lá foi areia .Dos 3 venha o diabo e escolha
O governo dos EUA não estão preocupados com o facto da Huawei ou qualquer outra empresa começarem a utilizar outros sistemas operativos dos Russos ou mesmo 100% chinês… o que eles não querem é equipamento desenhado e/ ou fabricado por empresas da China, porque a China é um poderio militar sério e se conseguirem controlar as comunicações conseguem derrotar facilmente os EUA em caso de guerra aberta… e o governo dos EUA sabem-no bem e por isso querem impedir a todo o custo tal.
A civilização humana sobreviveu bem a milénios sem 5G, mesmo nos EUA existem muitas áreas sem qualquer cobertura móvel e mais ainda sem Internet móvel proporcionada por antenas terrestres fixas por isso eles podem (sobre)viver mais uns anos sem 5G ou coisa que se pareça.
Por outro lado as redes de comunicações móveis são super vulneráveis porque o Estado quer ter acesso em tempo real a toda e qualquer conversa que esteja a ocorrer naquele momento, sendo a única protecção a proibição de ter equipamento rádio que possa captar tais transmissões (excepto se pertencerem a qualquer uma das milhares de instituições governamentais para todos os gostos e feitios que podem realizar escutas). É uma contradição pegada… por um lado alegam (e bem na minha opinião) segurança nacional para não quererem equipamento estrangeiro na infra-estrutura principal, mas depois negam essa mesma segurança aos seus cidadãos… que são seus patrões… mas os empregados (políticos e demais empregados dos estados) acham que devem poder espiar os seus empregados assim na boa… eles e todos os que não quiserem obedecer às leis e utilizarem equipamentos para espiar as conversas dos outros, que não sendo fáceis de arranjar não são exactamente impossíveis de conseguir. E isto é à descarada, tem andado aflitinhos para proibir a encriptação em todos os meios alternativos de comunicação… tal é a sua “preocupação” com a segurança das comunicações… só não proibiram ainda porque a esmagadora maioria das soluções amplamente utilizadas tem vulnerabilidades de toda a espécie que permite oferecer a ilusão de segurança ao mesmo tempo que permite a intercepção sempre que realmente interessar. Para as poucas excepções eles são rápidos a inventar qualquer coisa ou arranjar formas para fechar tais empresas/ soluções prendendo aqueles que permitem tal existir (tipo o CEO da Phantom Secure… o dono da Ennetcom, a PGP Sure… claro que se as empresas sabem explicitamente que estão a fornecer equipamentos a pessoas que dizem ou dão a entender que os vão utilizar para fins ilegais e não fazem tudo o que está razoavelmente ao seu alcance para impedir tal, tornam-se cúmplices como é óbvio. Muitas empresas fornecem equipamentos modificados para maior segurança (de empresários, políticos, celebridades, etc.), mas sempre que tem dúvidas quanto ao destinatário simplesmente não fornecem ou exigem mais informação para verificar se a pessoa é idónea).
O USA já se derrotam sozinhos desde a 2º Guerra Mundial que não ganham uma.
Só um exemplo o F35 é um falhanço completo já o Sukhoi SU 57 um maquinão a America a muito que perdeu os focos para serem ricos têm roubado e feito guerras com mentiras um dia a feitiço vira.
Eu não diria melhor: a ameaça do perigo para o povo é o argumento para quererem controlar as comunicações. Mas claro que dar a eventual oportunidade a terceiros estados de acederem a esse controle é impensável para os americanos.
Mantém os teus amigos perto, e os “inimigos” aínda mais perto. Pena que os EUA aka Trampas, não veja as coisas assim.
Polémicas à parte, fico contente pelo facto do Sailfish OS estar maduro e finalmente acessível com o nível de qualidade aceitável para uma utilização diária. Valerá bem os 50€ que cobram pelo o OS. Aguardei muito por este momento e quando mudar de telemóvel bye bye LineageOS.
Deixo a sugestão ao Pplware de fazer um extenso artigo sobre o Sailfish para OS que valorizam a sua independência e demarcação da Google/Alphabet
IOS é independente da google e Alphabet
sem Play Store qualquer sistema novo é morto antes de nascer….
O problema é que agora a google e apple vão ter mais dificuldades em subornar os desenvolvedores ,como fizeram com o Windows Mobile .Ou sou só eu a achar estranho que o melhor SO mobile não conseguisse que os Devs fizessem apps para o sistema ,mesmo fornecendo as ferramentas para isso .
Não deves ser Dev de Windows mobile, senão sabias o quanto de errado fez a Microsoft…
@oleg677: Fdroid e Aptoide (e apkmirror). A única coisa que mata qualquer sistema operativo é a ignorância e a falta de informação. Faz muito tempo que a PlayStore não faz parte da minha vida nem me faz falta nenhuma.
@Mateus Pinto: não referi o IOS em nenhuma parte do meu comentário. Possivelmente fizeste confusão onde escrevi “…artigo sobre o Sailfish para OS que valorizam…”, o auto correct meteu o “OS” em maiúsculas quando deveriam ser minúsculas – “…artigo sobre o Sailfish para os que valorizam…”
O windows mobile nao foi para a frente porque teve concorrentes ha altura, se tivesse havido o mesmo com o sistema windows pc como houve no mobile a microsoft teria morrido.
Quando a america entrar em guerra com quem quer que seja, a europa vai os defender, tem essa obrigaçao, para que serve a nato.