PplWare Mobile

Ark OS: Sistema operativo da Huawei é muito mais rápido que o Android da Google


Fonte: Global Times

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Joselito says:

    Vai ser open-source?

    • K says:

      Provavelmente nao. Não vejo porque haveria de ser. O Google é porque vende publicidade através dele e tem interesse que esteja no maior número de aparelhos possível – torna lo gratuito e Open source funciona bem nesse cenário. No caso da Huawei, quando desenvolves o software e o hardware é capaz de fazer mais sentido se eles fizerem o mesmo que a apple. Mas sei lá, possível é sempre.

  2. Bruno F. says:

    Os states ainda vão passar mal com isto tudo. Pode vir a acabar o monopólio que a Google e Apple têm em relação aos sistemas operativos. Adorava que este ark os fosse mesmo bom e se estendesse a outras marcas chinesas como por exemplo a Xiaomi.

    • K says:

      Eh. Mixer feelings. Vale o que vale, mas sendo que isto vem da China, provavelmente não vai ser open source e a Huawei tem uma posição firme em relação a não deixar desbloquear o bootloader pra root, não sei se quero um software de terceiros a controlar o meu telefone. A possibilidade de ter spy crap agressiva é alta. Pelo menos com o Google e com a apple já sei com o que conto. O Google é Open source (qualquer pode ir lá comprovar) e a apple ja deu mais que provas que é uma empresa que inclui segurança na lista de prioridades.

      • Inácio says:

        Terás de esperar e avaliar o software deles para poder julgar e na minha opinião não é de terceiros, eles são muito experientes e sabem o que fazem, agr só nos resta esperar.

      • Rui says:

        Começo por afirmar que até uso iOS.
        Posto isso acredito que o novo sistema da Huawei vai ser baseado no android apenas terá outro nome pois a Google tem os direitos do nome.
        Assim sendo o tal sistema operativo terá forçosamente de ser open source como acontece no android.
        Quanto ao spyware e Back doors acredita que tanto o android como o iOS as tem.
        Se preferes os da Google porquê supostamente sabes com o que contas? Não sabes da missa nem a metade.
        Todos achavam que não éramos espiados are Snowden e outros jornalistas nos provarem como funciona o mundo.

        Por mim quem me engana e vigia contra a minha vontade são pessoas mas e retorcidas, sejam elas Americanos, Chineses ou Portugueses.
        Preferia um sistema operativo made in Europe. E até existe infelizmente os equipamentos onde ele funciona ainda não estão ao nível do que uso.
        Quando estiverem e como é compatível com aplicações android mudo.
        Para já acho bem que exista uma concorrência entre sistemas operativos embora sejam ambos de dois países em que não confio.
        Quem sabe a Europa acorda e apoia um sistema feito na Europa e que impeça os seus cidadãos de serem vigiados por potências externas onde liberdade é apenas uma palavra sem significado.
        Embora eu reconheça que muitos europeus adoram expor a sua vida em Facebook e outras aplicações do género.
        Derrotando com isso o sentido de privacidade.

        Por outras palavras preocupas-te com os Archimedes te espiarem e publicitas a tua vida no Facebook, algo está errado.

      • Just Jay says:

        O que é ao certo o Cloud da Apple, todo mundo fala de segurança espionagem por parte da Huawei, mas a maior parte dos programas operativos a nível electrónico e tecnológico, sao americanos, não parece más na realidade quem espiona quem?
        Pois as pessoas estão presas as mentiras que são contadas pelos americanos para eles ficarem bem bonitos nas fotografias, tal como as guerras que eles instigam no mu do inteiro, perdão por fugir um bocado ao tema em questão, mas são as marcas americanas que coletam dados, e tem vindo a espionar o mundo inteiro pois elas têm o monopólio.
        Apple, Microsoft, Google, Amazon, etc, etc, etc…
        A lista na realidade é infindável…

      • Nuno V says:

        Tudo que for alterado ao AOSP é restantes modulos de código aberto, certamente que vão continuar a ser código aberto. O restante é mais provável que seja código fechado. Mas sejamos honestos, não é este o caso da quase totalidade dos fabricantes, e mesmo com a Google?

  3. Marco says:

    Força Huawei!!!!
    O mundo merece algo melhor do que apenas o dominio americano sobre as tecnologias. Os EUA têm sempre o nariz empinado e o resto é lixo.

  4. Inácio says:

    K, terás de esperar e avaliar o software deles para poder julgar e na minha opinião não é de terceiros, eles são muito experientes e sabem o que fazem, agr só nos resta esperar.

  5. Mateus Pinto says:

    Não é mais que uma versão “forked” do Android 10 sem as apps da google e otimizada para os próximos cpu deles. Aí conseguem no total “até” 60% mais rápida.

  6. Luis says:

    Dantes eu pensava: se vem da China não presta!
    Hoje digo: vam da China? Fico ansiosamente à espera! 🙂

  7. Mateus Pinto says:

    Os mais importados com a segurança são a Apple e depois a Google. Para os chineses a única segurança que importa é a do governo, não a do utilizador final. Se a google faz “chamadas para casa” no sentido de publicidade direcionada, além de que o cumprimento de leis internacionais e de direitos humanos pelos EUA é muitíssimo mais forte que a China; os chineses fazem “chamadas para casa” provavelmente sobre tudo e a insegurança disso é tremenda! Para além de que a China a nível de cumprir tratados internacionais ou diretos humanos…é próxima de zero.

    • Rui Machado says:

      Olhe que não, tudo o que vem dos estates é vigiado pelo governo ou por organizacoes governamentais, nisso não diferem muito da China.
      Infelizmente eles levantaram o problema da falta de privacidade e do controle do governo Chionês apenas por duas razões:
      1- Se os sistemas forem controlados pelos Chineses os estates deixam de poder espiar esses utilizadores
      2- Estão a levar um banho de tecnologia e estão a ficar atrás de paises com oChina india e outros e assim tentam protelar o inevitável.
      A guerra directa é a pior forma de resolver isto, os chineses conseguiram a posição que detem a ser espertos, Trump tenta conseguir o mesmo com fanfarronice e arrogancia, noutros tempos onde os estates eram todo poderosos até resultava mas longe vão esses tempos….

      • Jorge Roque says:

        Só um pormenor que escapa aos escribas autóctones – a China não é uma democracia, antes pelo contrário, logo ….

        • Alfie says:

          Dá-me a tua definição de democracia. E vamos ver se lá cabem o regime e o governo dos estates.

          • p_t says:

            Não há comparação. Apesar dos interesses e poderes ocultos dentro duma democracia, estruturas instituídas que dão poder ao povo. É preciso lembrar que quando se descobrem ou se discutem estes temas é precisamente a democracia ou a liberdade a funcionar. Vai lá p’ra China discutir estes temas da mesma maneira que o fazes “cá”.

        • Jorge Madureira says:

          Logo o quê??? E depois qual o problema de não ser uma democracia??? Acha que as potências ocidentais são democracias??? Só se for no papel, porque a prática desmente essa propalada democracia. Senão vejamos, é democrático o que as potências ocidentais fizeram no Iraque, na Líbia, na síria?? Não foram estes actos criminosos e terroristas, e que não têm nada de democrático. É democracia o que fizeram, fazem e continuam a fazer na Venezuela ao condenar á morte civis por fome e falta de remedios?? E os roubos de muitos milhares de milhões euros, que serviriam para comprar esses bens de primeira necessidade. É democrático o que estão a fazer á China??? É democrático as ameaças e chantagens que fazem a muitos países por preferirem comprar na concorrencia?? Claro que não. Portanto, não me fale de democracia.

    • Rui Machado says:

      Ora diz lá onde é que os states cumprem tratados internacionais?
      Em Timor onde NUNCA ajudaram um povo livre a libertar-se de uma invasão?
      Na Venezuela onde um partido que governa com apoio do exercito e do povo é atacado e ameçado de invasão?
      Na arabia saudita país amigo onde se dacapita pessoas dentro de embaixadas?
      Talvez no Iraque onde não existiam armas de destruição maciça.
      Ou nos proprios estates para onde tentam deportar edward snowden um jornalista que desmascarou e desmestificou as operações ilegais e de vigilancia ilegal dos americanos?

      A China neste século invadiu algum País ou forçou algum país a mudar degoverno?
      Não, mas os americanos fizeram duzias dessas ilegalidades e atropelos da democracia e soberania mentindo deliberadamente e espiando os aliados.
      Não foi a China nem a Russia muito menos a Venezuela que espiou os principais lideres mundiais…..

      • Jorge Carvalho says:

        Cada comentario que até assusta…
        Portanto os chineses agora são uns santos tal como os russos ….

        Abc

        • Rui says:

          Claro que não, mas os Americanos muito menos.
          Ou negas que espiam e interferem em todo o mundo?
          Negas ainda que invadiram e fomentaram mudanças de governos?
          Talvez ignores que por exemplo Saddam posto por eles no poder era boa pessoa até deixar de lhes obedecer.

      • Mateus Pinto says:

        Rui Machado, a partir daqui “A China neste século invadiu algum País ou forçou algum país a mudar degoverno?” acho que dá para ver o quanto desinformado sobre a China estás. Basta procurares num motor de busca não- americano, não-russo e não- chinês da tua confiança e vês o quão mal informado estás. Se preferes vê na enciclopédia… ou a enciclopédia é americana e deturpou a história? Lol

        • Pedro says:

          Tiananmen …. já passou mt tempo e já nem sabes o que é? certo?…mais um ……

          • Rui says:

            Sei bem os ir foi tisnarem mas também lembro o massacre num certo cemitério em Timor.
            Não podemos ser democratas só quando da jeito.
            E não podemos apoiar ditadores so porque são nossos amigos.
            Dito isto a China e a Rússia estão longe de ser democracias ou exemplos de sociedade.
            Infelizmente o mesmo se aplica aos Americanos.
            Na Europa as coisas não são perfeitas mas continua a ser o melhor exemplo do mundo para viver.

            Pena que a comunidade europeia não se interesse por apoiar um sistema como a SailfishOS que podia ser um sistema europeu, livre de spyware e bliatware

      • N1ldo says:

        Na venuzuela o governo tem o apoio do povo?
        Acho que vivo num mundo paralelo…

        • Nuno V says:

          Ou se calhar vives na ignorância.

          Ou será que vais regurgitares a mesma lenga lenga da comunicação social, que a Venezuela é uma ditadura. É uma ditadura cujo presidente foi eleito num acto eleitoral escrutinado por centenas de observadores internacionais, em que abstenção foi inferior à de Portugal, e com uma percentagem superior à que elegemos o nosso presidente. Uma ditadura em que o partido maioritario na assembleia é da oposição. Em que um incitador à violência e auto proclamado presidente viaja pelo país incólume. É uma ditadura muito estranha.

          A comunicação social apenas mostra-te um lado da moeda, esconde as várias manifestações em defesa do actual sistema, isto porque tem uma participação superior às da oposição. O actual presidente chegou a propor um novo acto eleitoral para determinar o presidente da Venezuela, mas o auto proclamado presidente recusou. Mas tal já era de esperar pois sabe que vai perder. Por isso é que ele pede a intervenção militar, porque se não vai a bem, vai a mal.

  8. lepaka says:

    nunca me convenseu o Android, especialmente porque é um sistema que tem de funcionar para “todos” os hardware disponivel de “todas” as marcas. a par do iOS os ArkOS deverá ser propriatario e provalvelmente será capaz de competir em tempo real com o iOS.

    será bem vindo, e poderá por em questäo muitos utilizadores do iOS, no minimo para testarem … eu serei um deles de certeza

    • Rui says:

      Não o Ark os sendo baseado em android tem de ser open source como o android.
      O Windows e o Linux bem como o Unix também funcionam em plataformas de hardware bem diferentes umas das outras. Isso não é argumento

    • Mateus Pinto says:

      Lepaka, “nunca me convenseu o Android, especialmente porque é um sistema que tem de funcionar para “todos” os hardware disponivel de “todas” as marca”:

      O Android pode -te convenCER já que é adaptado pelas marcas para o seu hardware, desde que seja baseado em ARM (CPU) e tens até versões 32 e 64- bit dependendo do hardware.

  9. Bruno says:

    E com a Apple e a Google, não Contas com “spy crap” á força toda? Tenho dúvidas que algum seja diferente, e a resistência a novos SO, sob a bandeira da segurança, prende-se essencialmente com uma coisa: monopólio. Acho eu, assim de repente

    • K says:

      Leste mal. Claro que sim, já conto com isso da parte deles. Mas a Apple pelo menos faz alguma força em proteger o utilizador e o Google já se sabe o que é, pelo menos o android é open source. Um sistema operativo independente chinês closed source (se for) que leva se esforça por não ser rootable é que me leva a pensar duas vezes.

  10. N1ldo says:

    Quanto mais concorrência melhor para o consumidor final, isso vale pra qualquer tipo de coisa.

  11. Sei lá... says:

    Acho que há muita hipe no OS que vai acabar por morrer.
    Primeiro e normal ser mais rápido porque deve vir otimizado para o kirin, mas também mostra o desleixo da Huawei ate agora com o Android.
    Depois, se com o Android a Huawei nunca trouxe grandes novidades, não será no ArkOs, ou seja, será um sistema operativo sempre atrás do Android e nunca a frente.
    Ainda se falassemos de uma Samsung que sempre teve funções extra, e que muitas delas passam para o Android na versão seguinte, ainda acreditava nisso, agora vindo da Huawei será um sistema operativo a estilo IOs…só passado uns bons tempos e que tras novidades que todos ja teem

    • Rui Machado says:

      Não confundas quem desenvolve Hardware com quem desenvolve software.

      O android já andou decadas atrás do IOS e agora nem por isso…..

  12. joao says:

    Ainda li que ia adoptar o SO russo baseado no sailfish da Jolla.
    Todos os dias uma notícia nova e todas de especulação. Já nao se fazem notícias como antigamente só com factos? Virou correio da manhã isto?

  13. Riky says:

    Sou um muito satisfeito utilizador Huawei Gplay, apesar de tudo, Excelente Câmara, e sem falhas, só a habitual falta de espaço, o meu e de 4 GB, mas nada que não se complemente com um SDCard, e deixo a esta questão indepedentemente do OS vir na forma de Open Source ou ser um sistema fechado como o IOS, W ou outros que por ai andam, não esquecendo o velhinho OS da Nokia no tempo dos N81 e companhia;
    Será esta uma aplicação universal, no sentido, de independentemente, poder-mos utilizar as APPS que entender-mos e gostamos, sem nos preocupar-mos se temos o Smartphone com o OS indicado para a tal APP ou software? Fica aqui o desafio, pois a entidade que o conseguir corresponder a esta expectativa, levará vantagem sobre os outros e quem beneficiará seremos nós, que no fundo, somos quem alimenta toda esta utopia.

    • Rui Machado says:

      Não é assim tão simples.
      Neste momento nos telefones temos dois (quase três sistemas operativos) android e ios o sailfish é muito interessante mas não tem tido o apoio de gigantes talvez por não espiar os utilizadores…..
      No Sailfish corres aplicacoes android, correr aplicacoes IOS em outro sistema que não o IOS é quase impossivel pois é um sistema proprietário e a Apple não tem interesse em disponibilizar ou deixar que outros usem as suas librarias e o seu codigo fonte.

      Já é bom existir o Sailfish, pena faltar um pouco de desenvolvimento e apoio de fabricantes para vingar a sério, mas por outro lado foi assim que começou o android, lembo-me bem do meu primeiro android HTC Hero.
      Na altura o android era muito deficiente mas com a ajuda da google tornou-se numa referencia e hoje ja pondero trocar o meu iphone por Android (não existisse tanto lixo e bloatware no android e já o teria feito).
      Talvez o sailfish e alguns fork’s do android tenham com esta guerra o impulso necessário e venham a ser concorrentes de pleno direito.
      Interassente seria podermos usar em qualquer equipamento o sistema operativo que quisessemos.
      Não sei porque os legisladores não obrigam os fabricantes a disponibilizar os recursos para que isso aconteça.
      Seria interessante um Galaxy S10 a correr IOS e um Iphone X a correr Android ou Sailfish….

  14. Joao says:

    Só vejo estas revelações da empresa como tentativa de afrontação às empresas que lhe está a cortar as raizes. No entanto a empresa vai continuar a mesma, se realmente estão a largar a empresa pela fama de opederação de informações pessoais, o que vai mudar agora? As pessoas vão assinar um documento em que autorização ser espiadas?

  15. RFR says:

    O Trump é mesmo burro! Não percebeu que o domínio sobre os dados é o mais importante. Agora com uma empresa chinesa a controlar o SO e obviamente os dados, acabou por oferecer de bandeja aos chineses o controlo da informação.

    • Pedro says:

      É mt burro. Os EUA estão a crescer 3.5% com salários mt melhores. Neste quintal de parasitas se cresceres 1.8%, com salários de miséria, o Costa já é nobel da economia…

      • Rui says:

        Uau anseio por viver num País onde a economia cresce 3,5% e a população geral não tem saúde gratuita nem educação gratuita.
        Especialmente porque a única coisa em que esse país e grande e no exército e quando deixar de ser desaparece.

  16. Pedro says:

    Mesmo que consigam criar o seu os e com aplicações, terá ainda de fabricar os seus processadores e as suas memórias. E muito mais…..
    Se não houver acordo com os U.S.A., a Huawei vai demorar muitos anos a voltar ao normal, se é que alguma vez vai voltar.

    • Fulano says:

      E porque é que tem de haver acordo com os EUA? Existem muitos fabricantes de chips, e acho que a Huawei tem grandes cérebros a trabalhar para eles. Não é à toa que a sua tecnologia é lider…. E é exactamente isso que os EUA querem matar, para que a malta utilize apenas o que eles querem. Mas acho que esta estratégia vai acabar por ser um tiro nos pés, e as vendas continuam a provar isso mesmo.

    • Rui Machado says:

      Não percebes nada disto pois não?
      Eles já fabricam há muito os processadores e memorias deles por isso os equipamentos deles conseguem ter preços baixos.
      Além disso até fabricam processadores e memorias para marcas ocidentais por isso estás a ver a coisa ao contrário.
      Se não houvesse acordo era mau para todos, mas os Chineses seriam quem sofreria menos….

      • Jorge Carvalho says:

        Não é quem fabrica , a arquitectura é ARM ? Então não podem porque a ARM cortou ligações . O Android open source não deixou de ser da Google .

        Abc

        • Rui says:

          Arm e uma evolução do RISC, agora caso saibas inglês:
          RISC-V was introduced. Just like open-source software, anyone can use the ISA without any license or royalty fees

          Como vês não é nada difícil até porque já está feito, não descartando a ideia dos chineses terem outras opções.

          Agora diz lá que opções tem os USA para fabricar telefones? E tudo o resto que hoje é fabricado na China?

          • Mateus Pinto says:

            Tu é que não percebes mas deitas faladura. É tanta coisa incorreta…

            Com o bloqueio dos EUA a China perde todo e quaisquer CPU/ arquitetura x86/ARM seja de fabrico próprio ou externo; e adiciona software Microsoft, Google, Apple…

            Quando aos EUA fabricarem telemóveis: a Foxconn já tem fábrica no Brasil assim como a Samsung, LG e muitas outras empresas no Brasil, Japão, Coreia do Sul, Europa, Índia, etc esfregam as mãos de contentes. Aos EUA não faltam opções. À China…

          • Rui says:

            So para responder ao Mateus Pinto
            És tão mano que das como solução aos americanos deixar de fabricar na China e fabricar no Brasil ou noutro lado.
            Saem dum problema é metem-se noutro, brilhante.
            Inteligente era eles construírem fábricas nos Estados Unidos e não deslocalização a tecnologia.
            Com o bloqueio a China não perde nada, como já disse aqui existe arm open source, existem dúzias de opções que eles podem usar já construídas e acredita que podem construir tudo de raiz de quiserem ou ainda uma opção radical que seria usar as coisas sem autorização.
            Esqueces ainda que a China tem dinheiro e riquezas, os americanos já venderam a muito as deles e só tem dívida.
            Ora diz lá quem depende de quem?

    • Ruy Acquaviva says:

      Muito pelo contrário. Os chineses possuem conhecimento científico e tecnológico equivalente ao americano e mesmo superior em diversas áreas, além de ter um parque tecnológico suficiente para enfrentar a indústria americana.
      Não foram os chineses que criaram conflito, os americanos é que percebem que serão inexoravelmente superados pelos chineses e tentam reverter essa tendência através de uma guerra comercial que é um verdadeiro tiro no pé para eles.

  17. Henrique says:

    Possuo um Android One, se ainda for melhor e mais rápido, dando a liberdade para instalar aplicativos que acho interessa sim vir com tanto lixo, pondero adquirir um Huawei. Vamos aguardar os próximos episódios…

  18. MMM says:

    A fonte desse artigo é a global times, máquina de propaganda do governo chinês…

  19. João Coelho says:

    Os EUA vão arrepender-se amargamente do boicote há Huawei! E o resto do mundo vai agradecer! A dependência tecnologia em relação aos EUA dos demais acaba aqui e agora!

  20. Marco says:

    Vai ser em todos os huaweis ou só nos novos O meu é Huawei y7 2019 vai ter essa atualização?

  21. david ronald cimini says:

    não obrigado, eu acho que daqui a 10 anos esse sistema até pode funcionar próximo do Android, mais não vai durar muito, a Google e ios já estão num nível muito elevado,a nível de segurança e funcionalidades, claro não a sistemas perfeitos,mais o Android ios já vão lonje.

  22. Jorge Madureira says:

    Os EUA não sabem onde se meteram, com esta brincadeira da guerra comercial o Android e a Google vão perder a liderança, e é muito bem feito. Eu pessoalmente vou continuar adepto da Huawei, e depois do novo SO. OS EUA ainda se vão arrepender da decisão que tomaram, mas agora não há volta a dar.

    • Mateus Pinto says:

      Espera aí… o mundo vai acabar porque perdem a China como mercado? Lolol 3/4 dos chineses tem um poder de compra duma ervilha ou muito baixo, e só 1/4 (que mesmo assim não são poucos) tem interesse comercial. É alguma perda mas não é nenhuma catástrofe.

      • Rui says:

        Esse 1/4 representa mais que a economia dos americanos.
        A China continua com esse mercado interno maior e com muitos países no mundo como clientes.
        Além do pequeno pormenor dos chineses deterem grande parte da dívida americana.
        Já os americanos estão endividados até ao pescoço e vivem de balões de oxigénio.

  23. Nelson Fernandes says:

    Android não é Open source existe uma parte Open source chamada ASOP que qualquer um pode descarregar e utilizar modificar etc (Boa sorte é ao tentar compilar essa versão são 130gb e só consegui para já correr em Nexus por causa dos binaries) está versão é a base do Android mas está muito longe da versão final utilizada pela Google. Ark Os Vai usar a mesma base daí a compatibilidade com as aplica6 mas de certeza que não será Open source ( SE bem que se o fizessem seria ainda mais uma pregada no monopólio do Android da Google por que qualquer um poderia melhorar ou alterar)

    • Rui says:

      Uau deves ser muito inteligente pois conseguiste compilar e correr o android ASOP. Agora imagina o que consegue a Huawei fazer com milhares de empregados bem mais preparados do que tu…..

      Já agora explica como é que consegues que algo baseado em opensource não seja open source?
      Sabes certamente o que a Apple teve de fazer para que o IOS e o Mac OS não fossem open source.

      Acredita que vai existir e que vai funcionar ainda que brevemente vejas está parte da guerra comercial acabar. Trump acordou a China e quando recuar vera a China discretamente a acelerar a sua independência.
      Para mim enquanto consumidor isso é bom.

      • Nelson Fernandes says:

        Rui acho que não percebeste o meu comentário… Eu sei que o que fiz não é proeza nenhuma muito pelo contrario eu so o fiz para me divertir. Se há alguém que pode e tem capacidade de fazer isso são estas empresas (Huawei, Samsung etc) e eu acho muito bem elas desenvolverem os seus proprios sistemas operativos e abrir o mercado a novas possibilidades, mesmo dentro da Europa eu gostava que se criasse um grupo de desenvolvimento de um sistema Operativo Europeu para garantir que pelo menos são respeitadas as normas europeias de utilização (Faltam fundos) .

        Usares um projeto open source como base não faz dele obrigatoriamente um projeto open source porque no momento em que alteras o code base e não mostras as alterações que fizeste ao projeto essa componente deixa de ser open source, essa parte esse modulo passa a ser proprietário mesmo que o projeto original tenha uma base open source. O que tu alteraste so é open source se tu o abrires ao publico se ficares com ele para ti ele não é open source. É muito comum no mercado dos dev’s muitas bibliotecas tem componentes open source abertas ao publico e componentes fechadas so adquiridas através do pagamento de licenças.

        O que a Apple e Windows, mesmo a Google com o Android fazem é fornecer a versão compilada dos seus sistemas Operativos e aplicações (Pronta a instalar). Ao compilares uma aplicação é gerado o codigo final da aplicação que deixa de apresentar o codigo num formato “legivel” e converte em codigo maquina para ser interpretado pelos dispositivos, como não lemos código maquina naturalmente é difícil para nos decifrar aquilo que está a acontecer ou como foi desenvolvido o core da aplicação.

        Eu aguardo ansiosamente pelo ArkOs Tenho dispositivos Huawei e gosto muito da marca por isso olho para isto com bons olhos, e tambem tenho um irmão a trabalhar na China e sei que a China esta anos a nossa frente no que toca ao desenvolvimento de aplicações eles tem de tudo e coisas muito melhores que as nossas no mercado deles só que eles não se preocupam em abrir isso para outros mercados.

    • Ruy Acquaviva says:

      Discordo de você no que se refere a sua certeza de que não será open source. Acho que não é interessante para a Huawei fazer um sistema proprietário e se isolar com um sistema exclusivo. O interessante para ela é inclusive abrir o sistema para outras empresas usarem. Quanto mais conhecido e disseminado for o sistema melhor para a Huawei, pois haverá menos desconfiança dos consumidores em adquirir seus equipamentos.

      • Nelson Fernandes says:

        Concordo consigo Ruy acho que o potencial esta todo ai abrir o sistema para outros fabricantes poderem usar como alternativa.

        O ultimo grande caso de sucesso do open source esta a ser demostrado pela Microsoft tem aberto as portas ao desenvolvimento open source com projetos como o VS Code .Net Core Libraries, Runtime, Roslyn, Typescript etc que tem mostrado que o povo gosta deste tipo de projetos e quer fazer parte deles por isso acho que é o caminho a seguir.

        Mas as estrategias empresariais so eles é que podem decidir. Cabe a Huawei pensar na estrategia a aplicar nas suas tecnologias.

  24. José Orlando says:

    Esta guerra com a HUAWEI é apenas fachada para encobrir outra situação : passagem de testemunho ou seja poder. O capital financeiro da HUAWEI está assegurado. Morre a empresa mas a tecnologia e o capital financeiro ficam na China. A forma de ter poder é sempre o mesmo : vantagem tecnológica, poder militar, capital financeiro e controlo dos recursos. E o mundo ocidental, principalmente os EUA, estão a perder esse poder. Tinham a vantagem tecnológica que era defendida pelo poder militar e financeiro mas esqueceram-se que o controlo dos recursos para manter essa vantagem ficou livre para ser tomado. A China só teve de esperar até a situação em que os países com esses recursos precisavam de financiamento. E os EUA ajudaram a destruir essa vantagem com as suas políticas. Investiram demasiado no armamento, sufocaram a criatividade no desenvolvimento de novas tecnologias e mostraram a sua verdadeira face de controladores do resto do mundo. Um exemplo grave foi a recusa por parte do governo norte-americano da Intel vender processadores para se fazer um super computador na China. Logo de seguida a China anuncia que iria acelerar o desenvolvimento de processadores e assim como a Rússia. O que depois permitiu a China estar hoje na frente na tecnologia IA, 5G e genética. E isto não vai parar porque este país está a caminhar para a independência energética e alimentar. O perigo nisto tudo é que confiamos demasiado num país que detém o maior arsenal bélico e nuclear e que já demonstrou no passado recente com países que não vão na sua conversa como o Iraque, Irão, Russia, Líbia, o que podem fazer.

  25. Ruy Acquaviva says:

    A Huawei poderia simplesmente fazer uma rom alternativa como a saudosa CyanogenMod. Inclusive o aparelho Oppo N1 vinha com essa rom de fábrica. Ainda existem várias roms customizadas disponíveis como a CarbonROM, PixeExperience e Xperience. Uma ROM alternativa é um sistema operacional compatível com o Android, mas compilado de forma completamente independente. Se empresas infinitamente menores que a Huawei conseguem fazê-lo, por que a gigante chinesa não conseguiria.
    Mas certamente eles podem fazer melhor, podem fazer um sistema operacional também baseado no Kernel Linux e compatível com os aplicativos Android, porém com suas próprias inovações, um verdadeiro fork do Android.
    A questão limitante é a oferta de aplicativos, foi essa questão uma das responsáveis pelo fracasso do sistema da Microsoft. Acho que para superar esse problema a empresa chinesa deve manter a compatibilidade de aplicativos durante alguns anos e fazer um sistema que facilite e incentive o port de todos os aplicativos antes de pensar em romper com a capacidade de rodar aplicativos para Android.
    Também acho muito vantajoso para a Huawei que faça seu sistema em código aberto e até disponível para os concorrentes, pois quanto maior o mercado para o novo sistema menos estranhamento haverá em relação a suas eventuais e crescentes diferenças para o sistema do Google. Acho que não interessa a Huawei fazer um sistema proprietário e restrito apenas à própria empresa.

  26. Vitor Freitas says:

    Se for verdade então estamos no bom caminho para ter uma nova tecnologia que do meu ponto de vista e bem vindo, quanto a espionagem e pá deixem de ser burros pois espionagem a em todo lado mesmo quando eles dizem que não o fazem o problema é que tanto os estados unidos, russia e a china arranjam sempre maneira de espiar algo como todos sabem e por isso não sejam burros espiar algo haver com assuntos militares ou políticos eles não vão andar a perder tempo a espiar o que vocês vão andar a escrever ou falar uns com os outros a nível assuntos pessoais, se então estão com tanto medo voltem a idade da pedra e esqueçam as tecnologias, ainda bem que finalmente apareceu alguém que nos permite poder escolher tal como eu acredito que finalmente iremos ver uma revolução na tecnologia que muitos acreditavam que iria levar muito mais tempo a aparecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.