Quantcast
PplWare Mobile

Huawei está a convidar programadores a colocarem as apps na sua loja

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. João Reis says:

    Custa me acreditar que a Huawei opte por este caminho.
    Vai ser um fiasco de todo o tamanho.
    Alguém no seu perfeito juízo vai comprar um telefone com um sistema que teve de ser feito a pressa que a própria marca não ia usar e para mais pelos motivos de segurança em que tudo isto se baseia.

    • Fulano says:

      Uma ROM android perfeitamente funcional é um fiasco? Não vou deixar de comprar produtos da Huawei só porque um redneck diz.
      Felizmente uso o cérebro e percebo o suficiente de tecnologia e política para saber o que é de facto melhor para a minha carteira.

    • Mateus Pinto says:

      Um fiasco?

      A Huawei consegue arrasar com preços, qualidade fotográfica e tem imensas patentes e tecnologia de 4G e 5G. Como o SO é baseado em Android nem grande esforço tem (mas vão ficar -se pelo Android 10 já que não vão receber mais updates).

      O único senão, é que ao estarem desesperados, vão ter aos boas e muitas más na loja (inclusive vírus, etc).

      • Joao Ptt says:

        O que impede a Huawei de integrar o antimalware “antiy avl” que é chinês na sua loja de aplicações? Segundo os testes está mesmo entre os melhores na detecção de ameaças. Se vai detectar tudo? Claro que não, mas o sistema da Google também não detecta tudo.

        Não vão receber mais actualizações de sistema operativo ou mesmo novos sistemas operativos? Mas o que os impede de descarregar tudo de um qualquer escritório em qualquer outra parte do mundo que não esteja bloqueada e depois adaptar as actualizações aos seus smartphones? Só se não quiserem. O Android é um sistema operativo de código aberto. A integração dos serviços Google é que já implica licenças e eventuais pagamentos.

        Se a Huawei dá numa de fazer o mesmo que a Google, qualquer dia temos a loja deles nos smartphone deles e nos de 50 mil outras marcas “brancas” chinocas que vendem para o mercado interno e externo.

      • pois says:

        Consegue arrasar com preços?

    • Diogo Silva says:

      Se calhar ainda não percebeste que este sistema operativo já tem vindo a ser desenvolvido mas agora tiveram de ligar o turbo?

    • Lucas says:

      Deixa de ser burro, isso não foi feito as pressas pois antes mesmo do EUA vetar, eles já tinha um plano B.
      Acha que os chinocas são burros?
      Esse Oak OS não passará de um híbrido do Android sem os serviços da Google.
      Similar ao LineageOS with MicroG, ao /e/, ao Librem da Purism.
      Só que tem uma empresa forte por trás.
      Fiasco é pra vocês que só faltam abrir o anel pra receber tudo do Google.

  2. Maria says:

    Poderei futuramente eliminar o Google Play Services de um anterior Huawey e usar apenas a appgallery?

    • Joao Ptt says:

      Aparentemente sim. Se o governo dos EUA não voltar atrás com a decisão.
      Mais provavelmente o Google Play será removido com uma actualização de firmware e substituído com a nova (e maravilhosa?) loja de aplicações da Huawei.

      • Rui Machado says:

        Nao percebes nada disto pois nao?
        TODOS os Huawei que tinham as aplicacoes google vao continuar a ter, a google nao vai e nao pode obrigar a retirar.
        Os futuros equipamentos nao poderao ter as aplicacoes google, google store, google maps, youtube, facebook. Alguma delas é imprescindivel?
        Existem duzias de aplicacoes bem melhores, se nao puderes dispensar essas poderas instalar na mesma, nao poderao vir instalados mas o utilizador pode instalar.
        O android pode evoluir ate a versao 20, 30 40 ou 50 que a Huawei podera sempre usar a ultima versao mal o codigo fonte seja disponibilizado o que é obrigatorio por lei.

        Como vês a Huawei nao tem nada a temer.
        So tem de fazer com a sua loja tenha o maximo de aplicacoes para o utilizador nao ter de usar a loja da google….

        • Orlando muhacha says:

          Somos muitos que não tavamos a entender melhor com a sua explicação intendemos, se que vamos estalar nao vaz mal vamos continuar com a Huawei nas mãos.

  3. Marco says:

    Oxalá que tenham muito sucesso, seria uma pena perder uma marca com equipamentos de qualidade devido a guerras económicas.

  4. Jorge Carvalho says:

    Pensem duas vezes :

    “For software, export law’s viral provisions still apply. Wolf writes that “US-origin software that is incorporated into or commingled with foreign-origin software does not lose its US-origin status.” In the world of open source software, libraries, and other forms of copy/paste development, foreign developers would have to make sure they are doing clean room implementations of everything in order to not be subject to US export law.

    (Open source, by the way, is not a way to dodge export law. Copyright to open source software is still owned by some entity—Google owns the Android copyright, for instance, while Linus Torvalds and others own Linux. US export law still applies.)

    In the case of software needed for Huawei’s smartphone business, it’s clear the company would not be allowed to use Android, even the open source parts. US app developers would not be allowed to make apps for a Huawei-owned app store. Regardless of where an Android app is developed, it would probably be controlled under US export law. The typical Android development workflow requires a host of US technologies, like the Android SDK, libraries, and other components.”

    Abc

    • Rui Machado says:

      Are you crazy?
      Anything developed under open source means source code MUST be public.
      How can Trump avoid China compiling of source code?
      Google only owns android name, not android source code!
      Do you belive android libraries are not open source? If they are source code is available.

      Grow up Trump as lost the war because he was not smart.

      • Mateus Pinto says:

        Rui Machado, tu confundes código aberto com código para fazeres o que quiseres. A esmagadora maioria do código aberto tem donos e apesar da partilha, obedecem a leis e os respetivos donos podem proibir o uso. Se a google quisesse que tu não o uses, podem proibir.

      • Jorge Carvalho says:

        Volta a ler este bocadinho :

        “Open source, by the way, is not a way to dodge export law. Copyright to open source software is still owned by some entity—Google owns the Android copyright, for instance, while Linus Torvalds and others own Linux. US export law still applies.)”

        Abc

    • Antero Ferreira says:

      E agora em Português…

  5. s_junior says:

    Será possível ter sucesso sem as Apps americanas?
    Neste momento tenho um Huawei com várias Apps americanas úteis Outlook, Gmail, calendário Google, Shazam, drive, ondrive, spark da Cisco etc.
    A dependência é tanta que não estou a ver.me a usar o meu tlm sem estas Apps.

    Nota: tive wp e sei o que é não ter Apps da “moda” /produtividade actualizadas.
    Tenho um HW P20 e desejo o sucesso da HW.

    • MMario says:

      Até existir melhor ! olha para trás e pensa quanto equipamento e software que já pensaste o mesmo e já foi substituído, vai acontecer o mesmo ao que usas agora.

  6. LushinK says:

    Fiasco certo.
    Só os cegos não querem ver o que vai sair daqui.

    • João Reis says:

      Claro!
      Cegos que não gastam 1 tusto na huawei, é apenas pela luta contra os States, ideologia apenas, na hora de comprar vais ver.
      Já companhias americanas lançaram SO moveis, Microsoft por exemplo, nenhum mais foi adoptado, querem ver que um SO a pressa, sem apps feitas por companhias americanas, vai ter algum sucesso?
      Passa pela cabeça de alguem comprar um SO sem as Apps que usa diaraiamente, ok, alguns, poucos não usam por fundamentalismos ou porque acham que tem maior privacidade como se alguém se importa com o que os bons fazem, os maus serão apanhados na mesma.
      A Huawei aparentemente nao precisa do resto do Mundo, metade do globo é o suficiente, pode ser esta a abordagem.
      Parece me que não é por aqui o caminho, esta guerra teria de ser aberta no futuro, foi agora talvez com menores implicações.
      Pensem pelas vossas cabeças.
      Se tivessem acoes huawei vendiam mas vinham para aqui defende-los na mesma, é apenas porque nao tem nada a ganhar nem a perder…who cares!

  7. António gomes says:

    Vou despachar o meu .ate porque ja vi esse filme e sei como acaba … nokia sony motorola e outras ja tentaram esse caminho e nao deu certo . Todos os sistemas operatiivos proprios das marcas deram o berro e essas mesmas marcas voltaram para o os android. O telemovel pode ser muito bom ter uma boa camara .mas se o s.o nao for andoid ta tudo perdido …. o meu vai ja ser vendido

  8. Eduardo Calado says:

    Pouco entendo disto , mas , eles não poderiam implementar o lineage os? Sendo código aberto acho que podiam! Mas afinal temos que ver uma coisa , estamos todos ou quase todos habituados a android e aqueles que usam Apple soft completamente diferente e tem sucesso, por isso mais um no mercado com a possibilidade de poder colocar em outros equipamentos melhor. A interligação com Servicos e uma questão de tempo digo eu mas acredito que tudo é uma questão de hábito e de querer ver novas coisas . Mas porque será que temos que ser dependentes do Google? Novos horizontes e ver no que dá pelo menos o benefício da dúvida. Eu apoio o desenvolvimento de novas coisas neste caso um software novo que nos dê coisas diferentes e experiências diferentes. Mas na minha opinião todos temos uma…

  9. Buckethead says:

    António Gomes, se o Huawei que tem é o P30 Pro, fico com ele. Como está desesperado penso que o deve despachar por uns parcos euros. Telefone sem Google é o paraíso na Terra.

  10. Buckethead says:

    Não confundir Huawei com Nokia e etc e tal.
    Tempos são outros…

  11. jose says:

    Olá! Tenho um Samsung Galaxy S8 e gostaria de remover o Google Play e instalar o Appgallery, será isto possivel ?

  12. Buckethead says:

    Eu no meu Huawei P 9 quero desinstalar as porcarias Google e aparece assim… Aplicação do sistema. Não pode ser desinstalado. Como é que removo esta porcaria?

  13. Rodrigo says:

    Gostava de dizer que eles já começaram a convidar pessoal á um ou dois anos. eu tenho uma app com cerca de 1 milhão de instalações e eles já me convidaram tipo á um ou dois anos. Mas além de eles são meios esquisitos no registo e actualmente não permitem programadores individuais publicarem apps. Apenas empresas.

  14. sakura says:

    O software da Huawei não é android…. é linux base MS, arm.
    e sim “rum” apps android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.