Esta empresa quer eletrificar a sua frota e trocou os elétricos da Tesla pelos da BYD
A investida chinesa poderá prejudicar, efetivamente, as fabricantes europeias. Mas não só. Aparentemente, poderá mesmo tocar na (quase) intocável líder mundial em matéria de elétricos: esta empresa de táxis decidiu trocar a Tesla pela BYD.
A maior operadora de táxis da Indonésia, a Blue Bird, sediada em Jacarta, confirmou que vai transformar a sua frota e adquirir centenas de unidades de elétricos. O objetivo é assegurar que 80% dos seus carros são zero emissões.
Para isso, a Blue Bird acordou, com a fabricante chinesa BYD, a entrega de grande parte das unidades destinadas à transformação que a empresa quer levar a cabo.
Curiosamente, este acordo com a BYD implicará uma reformulação drástica de um outro, assinado com a Tesla, no ano passado. Aparentemente, o custo mais baixo associado aos elétricos da BYD motivou a Blue Bird a trocar a americana pela chinesa.
Segundo o diretor-presidente da Blue Bird, Sigit Priawan Djokosoetono, os elétricos da BYD são também mais adequados para o mercado indonésio.
Se o preço fosse demasiado caro, não seria razoável cobrarmos aos clientes, pelo que temos de ter isso em consideração. Utilizamos muitos modelos BYD importados, uma vez que o preço é favorável para operarmos na Indonésia.
Há uns dias, vimos que os resultados das vendas globais de elétricos deixavam uma mensagem clara à Europa. Contudo, e apesar de ainda ser líder do setor, a americana Tesla não será sempre intocável.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Esta noticia é treta!!! Desde quando a BYD tem um carro totalmente elétrico mais barato do que o mais barato da Tesla???
Mas sabes que na Indonésia a BYD é mais cara que a Tesla? Ou estás a fazer uma comparação com o mercado europeu? 😉 se calhar a tua avaliação é que é uma treta. Lê bem o artigo que traz informações que poderão “fazer escola” na Europa… e em breve 😉
Offtopic. Nunca reparei na possibilidade de subir aquele enorme display no cockpit, não compromete a segurança em caso de acidente’
Parece que o Antonio ficou em “pânico” com o artigo/notícia…deve ser por causa da cotação das ações da Tesla que possui. Pode perder milhões…
A BYD começa a dar cartas e não só nos carros elétricos baratos como também nos de luxo.
Aparentemente se der uma boa manutenção é para bater de frente com a Tesla e não só!!!
Aguardemos para ver como se porta na prática, mas promete !!!
https://www.youtube.com/watch?v=2AvG5TgL_jM
A BYD tem preços muito mais baixos que a Tesla. Em Portugal, como é habitual, os preços dispararam. A Salvador Caetano quer fazer crer que a sua representação faz com que estas marcas chineses, que nunca foram credíveis aos olhos do mundo, têm a credibilidade das marcas japonesas que normalmente representam. Com constantes notícias avulsas como estas (em JACARTA, veja-se que grande exemplo) , talvez a marca vá convencendo meio mundo, puro marketing! eu não comprava um carro destes sem deixar passar uns anos a ver como se comportam. Outros não resistirão à tentação. A segurança, minha e dos meus, diz-me que “carros chineses” ainda não! Cobaias? Os outros que sejam. A Tesla, goste-se ou não , já anda cá há uns anos… o “pequeno” model y é um campeão nos testes de segurança.
https://pplware.sapo.pt/motores/assim-a-tesla-nao-tem-hipoteses-byd-desce-o-preco-do-seal-para-25-mil-euros/amp/
O model 3 em Portugal já está mais barato que na Alemanha, por exemplo.
A questão é o que artificialmente querem implicar:
– BYD é melhor e mais barata: falso
– Tesla está a perder terreno: falso
A realidade é que a BYD está a comer terreno às marcas europeias e japonesas que continuam a produzir e vender caro e com um software lamentável (agora menos lamentável e por sorte algumas usam o software da Google já muito maduro).
Neste sentido acho que a Tesla foi a primeira marca 100% eléctrica a ser honesta com o cliente:
– quase todos os extras incluídos e não um preço muito superior escondido em pacotes de extras (= estilo típico europeu)
– software estável e com muitíssimos updates, mesmo para modelos antigos
– sem manutenção obrigatória (os europeus sim que têm)
– qualidade do motor / bateria do melhor que há na indústria.
Não gosto da indústria chinesa mas fico contente que vêm dar uma chapada à metodologia europeia, habituada a segmentação artificial e a cobrar muito pelo carro.
Exemplo:
– fora impostos e taxas, a BMW e Audi (combustão interna) nos EUA trazem de serie muito mais equipamento e são muito mais baratos
– na Europa um carro de mudanças automáticas + GPS fica muitíssimo mais caro que nos EUA (série muitas vezes), podem anunciar um modelo por 20.000€ mas tão despido que ao meter um mínimo de equipamento passa para os 30.000€ com um motor fraco.
Eu no meu Audi há uns 10 anos paguei uma fortuna por vir com sistema de navegação, mala eléctrica, etc. Após 2 anos saiu um update para o software (geral) e queriam 200€ por ele; logo também saíram mapas novos após 1 ano e custavam com IVA quase 400€! Isto é normal quando o carro custou mais de 55.000€ ?!
Daí que: bem-vinda BYD e Tesla. Os europeus que acordem para a vida.
melhor comentário que vejo há muito tempo nestes fóruns. Parabéns 🙂
+1
+++1
Claro que é normal. Se compras um carro de 55k é porque tens bastante dinheiro, logo podes muito bem pagar o que pedem pelas atualizações. É o mesmo que contratares uma escort de luxo e estares à espera que ela aceite ir jantar num tasco da esquina com cheiro a vinho azedo. Quem compra carros caros, tem de estar disposto a pagar caro por tudo o resto.
Muito bem dito, só se perdem as que caem no chão
Você disse tudo o que há para dizer, a Europa adormece e quando acorda já está a comer o pó do resto do mundo, à espera que as coisas melhorem, enfim…
Na Indonésia tanto se lhes dá, aquilo é tudo de qualquer maneira, se o motorista e os clientes morrerem vão logo ali para a vala comum. Estão muito pouco preocupados com a segurança.
Visitei o Stand da BYD e fiquei encantado com a beleza e qualidade do topo de gama HAN. Para além da beleza estética, que é top, seja por fora, seja por dentro, respira qualidade de construção. Os bancos são mesmo excepcionalmente bons. Não sou adepto dos veículos elétricos, mas confesso que gostei muito do BYD modelo HAN.