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Vendas globais de elétricos deixam mensagem à Europa: “Põe-te a pau!”

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Sandro says:

    Eles dizem isso porque não sabem as estatísticas de compras de carros usados… Mesmo que sejam registados, dificilmente vão acertar se foi negocio ou oferecido ou não.

    Carro a gasolina / gasóleo sempre!

    • Toni da Adega says:

      Qual é a relevância da venda de usados para os fabricantes? Quanto muito quanto mais usados se vender pior é.

      • Realista says:

        Se vierem com sistemas de subscrição têm relevância…

        Os carros mais velhos já possuem esses sistemas para o GPS, agora imaginem para os bancos aquecidos e afins.

  2. B@rão Vermelho says:

    A duvida persiste, será que o Elétrico vai vingar?
    Com o conhecimento que temos atualmente parece ser a melhor opção, mas os requisitos ideais para se ser proprietário de um VE, ainda não está ao alcance da maioria da população mundial.

    • Américo Mendes says:

      Se avaliar factos no uso diário de um VE consegue responder à sua pergunta, certamente.

      Ex: aqui em casa, um com quase 40 mil kms, tem 2 pneus substituidos e 2 filtros de habitáculo. Carrega 99% em casa. Melhor negócio impossivel para ir do ponto A ao B, de forma eficiente, rápida e económica. Permite viajar (várias viagens feitas) pois tem autonomia em AE>=250Km, mas não é a sua praia pois é um utilitário.

      Muitas pessoas não gostam de eletricos…não comprem, é simples.
      Muitas pessoas não têm como carregar em casa e acham que não compensa…não comprem.
      Muitas pessoas não gostam de ter de gerir viagens em face dos carregamentos…não comprem.
      Para tudo existe solução.

    • Realista says:

      Eu já não troco VE por nada.

      Simples, silenciosos, práticos e económicos… sinceramente já não volto para trás.

      • Américo Mendes says:

        Bem verdade, depois de se usar fica dificil regressar a um qualquer carro vulgar e…lento!
        O pior é quando se fica na primeira linha de partida, nos semáferos…é irresistivel, sair (sem forçar quase nada) e olhar no espelho a ver todos parados…parece de putos, mas que é engraçado, lá isso é.

        • Filipe Rocha says:

          A parte mais engraçada é que as pessoas que forçosamente são mais contra os carros elétricos são esses dois chunings de panela furada fumarentos, que levam uma tareia fácil de qualquer elétrico de menina.

        • Realista says:

          Já deixei muitos BMW 320d, 520d, Seats Ibiza e afins para trás em que estavam à espera de sair disparados…

          O carro a combustão não têm hipóteses num semáforo contra um VE.

  3. Dani Silva says:

    Os carros chineses irão sempre vender mais que os europeus, pois são mais baratos (qualidade é pior, obviamente) e além disso a China é o maior mercado automóvel do mundo.

  4. Naodouonome says:

    A questão prende se por patentes, na combustão o desenvolvimento e patentes era europeu, neste momento a Europa não está atrás porque ainda vendem muitos carros a combustão e a investigação e desenvolvimento europeu começou a pouco tempo.
    A plataforma MEB da VW ainda está na primeira versão a Tesla não.
    A Europa vai ter de impor ajudas a eléctricos unicamente sobre o que for produzido na EU.

  5. Monhe says:

    Comprar carros eletricos que n duram nada….e depois demoram 24 horas a carregar so rir!!! O Meu a gasolina carrega em 20segundos e atesto o deposito! Numa vicia a bateria pois a gasolina n vicia! Tenham Juizo! JUIZO!!!

    • Kush says:

      Olha o meu numa noite faz dos 20 aos 80 por cento e com a wallbox a meia potência, fica a 2 euro por 100km, já o teu tens que dar impostos ao ESTADO, para o estado apoiar os EV.

      Estacionamento de borla é não pagas IA, VOLTAR PARA FUMARENTOS? NÃO

      • Yamahia says:

        Qt custou a wallbox ?

        • Paulo Santos says:

          As da Tesla 500 euros

          • yamahia says:

            Lá se foram 8000 kms em gasóleo. E a instalação, está incluida?

          • JL says:

            Então mas agora não usa preços de Fevereiro ?

          • JL says:

            Pois claro, então se esse poluiu e não usa, com outro era igual. Lol

          • yamahia says:

            Iria contribuir para..
            Se ng comprasse não produziam e acabava-se esta história decorrente da poluição na produção.

          • JL says:

            Como são os a combustão que poluem mais, é mesmo isso que está a ser feito e que vai acontecer.

          • Yamahia says:

            Se está sempre a consumir sempre coisas novas, não está a poluir menos. Antes pelo contrário!
            Esta tb é elementar meu caro “Watson”

          • JL says:

            Hein ? O seu não, os consumiveis que lhe mete são renováveis. Loooool

          • Yamahia says:

            Claro q de cada vez q mete uma coisa nova está a poluir mas triliões de x’s menos comparativamente a um carro novo, sobretudo se este for BEV.

          • JL says:

            Sobre tudo de for ice, porque usa recursos a dar com um pau.

          • Yamahia says:

            Não sr. !
            Como sabe, o fabrico de um carro novo BEV é um atentado ao ambiente. Não tem comparação com um ICE

          • JL says:

            Por acaso não, tanto que já se produzem com os menores valores de sempre, ah, não sou eu que digo, é aquela empresa que você ia buscar os valores.

            Portanto agora engula.

          • Yamahia says:

            Aquela que foi pressionada pelo Timmermans? eheh
            Infelizmente não há baterias fabricadas com recurso a 100% electricidade verde. E cada vez mais está pior por causa do assalto ao carvão por parte de vários países da UE

            Ainda há pouco isso foi analisado e mantém.
            Claro que para a T&E, 2 anos chegam. É tudo verdinho e sem carbono looloooloolol
            https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/producao-de-baterias-para-carros-eletricos-liberta-tanto-co2-como-8-anos-de-utilizacao-de-um-carro-a-gasolina
            (Atenção notar que é para bateria de 30kWh)

          • Paulo Santos says:

            Arre que até com o polígrafo você é fanático. Verdadeiro, MAS. Leia bem o que diz o mas.

          • Yamahia says:

            O “mas”…vem da alusão à T&E para quem na UE é td verde.

          • Yamahia says:

            No entanto, caso lhe tenha escapado, estamos à espera, vai para 4 anos, de uma resposta da UE a uma pergunta muito pertinente sobre este tema.
            No documento pode navegar entre a pergunta concisa e a resposta evasiva:
            https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html

            O compromisso era que a resposta precisa seria dada até 2023. Praticamente já passou metade do ano e continuamos sem saber como vão descalçar a bota.
            Afinal a procura desenfreada por carvão aumentou substancialmente…

          • JL says:

            Ainda há pouco ? Looooool

            A sério que fez recurso a esse artigo ?

            Gasolina e carro produzido onde ? Em Marte ?

            Ridiculo.

            Ja agora, esses dados usam números do estudo do ivl de 2011

            Há sim baterias produzidas com recurso a energia renovável, e pode começar pela tesla , depois a LG…

          • JL says:

            Aquela que foi pressionado pelo Timmermans ? Agora inventou mais uma conspiração ? Se tivesse pressionado já tinha dado a resposta a sua amada pergunta.

            Na minha ideia só não deu porque não quer lixar ainda mais os fabricantes de ice.

            Pois, parece que sintéticos e efuels estão cada vez mais longe. Looool

          • JL says:

            Eles só tem estão a dar mais uns anos aos a combustão, se revelam já os dados, então em vez de ser 2035 vai passar para 2030 ou menos.

          • Yamahia says:

            Não não quer. É com essa e com o EUR7.
            Ele não quer é perder o assento. Sabe que não tem argumento, então é melhor meter a viola no saco e tentar amenizar a coisa com sintécticos e se não chegar autoriza tb os bio e os combustão com EUR7 a partir de 2035.
            Grave numa pedra!

          • Yamahia says:

            LG e Tesla é a mesma treta ou era que agora o que está a dar é BYD e CATL
            E LG aquela fábrica que tem na Europa…na Polónia? Td verde para a T&E loolool
            Tb a Tesla não produz baterias per si em lado nenhum e a LG que as que a LG produz para a Tesla tb não.

          • JL says:

            Lol, mais uma invenção, a ideia dos sinteticos nao é dele, e ele não concorda com essa ideia, é só foi avante, sem sabermos ainda em que condições e quanto tempo vão durar, devido a Alemanha e Itália. E recordo, é uma excepção, não uma regra.

          • JL says:

            Mesma treta porquê? Lá está você a generalizar, a tesla só usa baterias da byd no model 3 e y nos standard e não é em todos. O resto usa as suas baterias.

            LG nao tem fábrica nenhuma a trabalhar na Polónia, escusa de inventar.

          • Yamahia says:

            “Suas” fabricadas e desenvolvidas pela LG lool

          • Yamahia says:

            A LG não tem uma fábrica na Polónia? Ainda há dias lha mostrei:
            Tome lá novamente:
            ” A marca sul-coreana já possui uma fábrica na Polónia, mas anunciou agora um forte investimento, superior a 503 milhões de euros, para incrementar o volume de produção, uma vez que os pedidos por mais baterias não param de aumentar.”
            https ://observador.pt/2018/12/03/europa-lg-investe-mais-503-000-000e-para-produzir-baterias/?cache_bust=1685492009891

          • JL says:

            Seja de quem for, não tem.

          • JL says:

            Mostrou o local de construção de uma. Para produção de baterias não existe nada.

        • Paulo Santos says:

          Depende da média. Se fizer 4 litros aos 100 faz isso.
          Mas arre que você é fanático. Quer queira quer não, o elétrico faz-lhe poupar muito dinheiro. E olhe que sei do que falo: 2 elétricos, 1 plug in e 2 a combustão (um dos quais comprei no ano passado). Portanto tenho termo de comparação e já experimentei eu próprio. Você já fez isso? Ou fala só por falar?

          • Mike says:

            Interessante… e será que pode dar a razão pela qual comprou um a combustão o ano passado se os eléctricos fazem poupar muito dinheiro? É que agora fiquei confuso…

          • António Vasco says:

            8000km? Diria que metade, mas isso não interessa, a minha até custou 1000€, com instalação, mas é uma coisa de futuro:
            ,1- permite carregar 2 automóveis
            2- modula o carregamento com a necessidade da casa, assim só usa a energia disponivel
            3- carrega a 11kw em mono , 22 se eu tiver trifasico (para já não é preciso)
            Estou muito contente com a opção, funciona muito bem. E é nacional

          • Paulo Santos says:

            Mike, porque precisei de um carro de “um dia para o outro” e um dos poucos disponíveis que encontrei para entrega foi um GLC 4 Matic.
            E também porque acho que quem tem várias viaturas (família grande) pelo menos um a combustão faz sempre sentido

          • Mike says:

            “E também porque acho que quem tem várias viaturas (família grande) pelo menos um a combustão faz sempre sentido”… ainda me deixa mais confuso… se os eléctricos são tão eficientes, não percebo porque é que um a combustão ainda faça sempre sentido… consegue explicar porquê? Será pela baixa autonomia e tempo de carga em viagens maiores? É que todos dizem bem dos carros eléctricos, mas quando se quer fazer viagens longas (digo, estrangeiro), a maioria prefere um carro a combustão… Nada contra si, porque aqui, na Alemanha, passa-se o mesmo… compram carros eléctricos caros e depois tem um segundo carro de grandes dimensões (SUV’s) a combustão (novos ou usados)…

          • Paulo Santos says:

            Mike, cada um fala por si.
            Mas vou-lhe explicar o meu caso. Faço 300 km por dia e qualquer um dos elétricos é mais que suficiente. Um tem 3 anos e 245000km. Outro 8 meses e 23000km. O GLC tem 14 meses e 30000km e só não foi elétrico por necessidade imediata como lhe disse anteriormente (agora existem elétricos com fartura para entrega quase imediata mas em fevereiro de 2022 não, tanto que comprei também em fevereiro um model 3 que só foi entregue em setembro). E acredite que a poupança seria enorme pois tenho termos de comparação.
            Quanto as viagens longas ao estrangeiro, sempre que as faço, faço via aérea e alugo carro no destino. Esta é a minha realidade e a sua poderá ser outra.
            Mas também não sou fanático e compreendo que ter um carro a combustão também tem as suas vantagens.

          • Mike says:

            Paulo Santos, pelo que percebi da sua realidade, só comprou o carro a combustão porque não havia eléctrico para entrega… Mas fiquei sem perceber a sua afirmação de que “pelo menos um a combustão faz sempre sentido”… Dessa frase deduzo que faz sempre sentido ter um carro a combustão, mesmo tendo um eléctrico…

          • Paulo Santos says:

            Mike, mais uma vez lá está. Depende da realidade de cada um.
            Como vivo no interior, por vezes a eletricidade prega-nos partidas (nos últimos 3 anos, por 3 vezes) e o carro é impossível de carregar durante a noite. Nessas ocasiões, excecionais, faz sentido ter um carro de reserva a combustão. Assim, tem o melhor de dois mundos: poupança e salvaguarda para situações imprevisíveis,

            Quanto a contas, são fáceis de fazer: os 30000 do GLC custaram-me cerca de 4000 euros em combustível (média de 8 e 1,6€/lt) + 430 da primeira manutenção. os 23000 do model 3 custaram 900 euros (média de 24Kw/100km e 16 centimos/Kw em casa) e 0 em revisões

          • António Vasco says:

            Paulo Santos, uma questão: faz 24kw de média no 3? É bastante alta, tenho um amigo que tem um, anda bastante em AE e depressa, e marca 16,8, eu no Y faço 60% em AE , também ando bem ,140-160, e a minha media é de 18kw certos.
            Faz muita montanha?

          • Paulo Santos says:

            António Vasco, essencialmente AE (90%). Utilizo normalmente a A7, A42 e A41. A A7 é muito montanhosa.

          • Yamahia says:

            @ António Vasco
            1000 patacas pq é uma opção de futuro. Deixe passar a garantia e depois falamos se é de futuro loolooloool

            A opçao da EDP tb me dá vontade de rir https://ofertas.edp.pt/wallbox-carregamento-carros-eletricos/?ec_source=google&ec_medium=search&ec_campaign=b2c-mobilidade-eletrica&ec_term=mobilidade-eletrica_b2c_BrandProduto_EDP-Jun21-ddc&ec_content=EDP-MobilidadeEletrica-Wallbox-Fev23&gclid=Cj0KCQjwjryjBhD0ARIsAMLvnF_ug_TbfC3xcVQJZUGftb1a7ln8J6iwSmEv29u1JXsMo0dqqRVrRVQaAv3PEALw_wcB&gclsrc=aw.ds
            A partir de 26€por mês para andar as voltinhas do quarteirão loolooloool

            Isso não gasto eu em gasóleo ou gasolina por mês sem sair para longe. Qd saio para longe essa opção não me serviria para nada pois iria ter q usar carregadores terceiros. Loolooloool
            E apanhar altas secas eheheh

          • JL says:

            Pois mas há pessoas que usam os carros, já você parece que não.

            Pois paga 26 euros, e foi isso, queimou-os, literalmente, a wallbox continua ali, mesmo depois da garantia, porque não filtros e óleos para se gasta, no máximo precisará de trocar o disjuntor daqui a uns anos.

          • António Vasco says:

            Não conhecia essa campanha da EDP, mas é em 36 meses, aceita quem quer. A minha não é essa, é muito mais completa e poderosa.
            Mas quem ande muito, e não tenha conhecimentos de electricidade, é uma boa forma de resolver o assunto.
            Facilmente poupa 300€ por mês, portanto 26€não é nada de especial

          • yamahia says:

            @JL uso carro qd é para andar a sério, como sabe. Para andar ás voltas do quarteirão uso bicla ou ando a pé.

            @António Vasco se anda muito tem forçosamente q carregar fora.

          • JL says:

            Andar a sério!!! Looool

            Tem um carro que não usa, daqui a pouco está velho e sem kms, ou seja, poluiu e não foi usado. Venda isso e alugue quando precisa.
            Lol

          • Yamahia says:

            E depois carrego as compras como? É ai que gasto os tais 20€. Duhh.

            Alugar carro está mto caro amigo.
            30 dias dá p comprar um carro em 2ª mão. Esqueça.

          • JL says:

            Serviço de entrega , duhhh

            Com esses 20 € entregam-lhe muitas vezes as compras.

          • Yamahia says:

            Então o IKEA para entregar qq coisinha é logo 35 patacas eheh

          • JL says:

            Mais que isso custa lhe o carro por semana para o ter parado.

          • yamahia says:

            Está novvamente enganado. Os carros estão pagos e repagos e continuam-se a repagar, não só nestas pequenas coisas mas tb nas férias e fds prolongados.

          • JL says:

            Que eu saiba o custo total de operação que inclui o custo da viatura, custo da manutenção, impostos e combustível é dividido pelo total da utilização que lhe dá, se usa pouco, mais caro lhe sai, e melhor, mais polui, porque não está a usar algo que teve toneladas de emissões no fabrico e para o manter, até nos óleos, tem de os substituir sem ter usado.

          • Yamahia says:

            Garanto-lhe que não sai nada mais caro. De longe o maior custo é o da aquisição e este já se encontra diluído há muito. Óleo é 2 em 2anos no Diesel e peças de desgaste quase nada, neste as últimas foram umas escovas limpa para brisas eheh.
            O gasosas. Levou agora a distribuição. Daqui a 10 anos volto a pensar no assunto. loolool

          • Yamahia says:

            Qt a poluir na produção isso seria se comprasse outro carro, sobretudo se fosse um BEV.

            Estes aqui já poluiram o que tinham a poluir

          • JL says:

            Poluiu na mesma e nao usa, isso sim é nom sense.

            Se ja dilui então saí-lhe muito caro os primeiros kms, ou então nao sabe fazer contas.

            Mas claro, o que esperar….

          • yamahia says:

            Poupa um grosso, com o dinheiro que custou o elektro tinha feito 476.191 kms com o que já tinha a combustão.

          • JL says:

            Tinha tinha, as manutenções combustível e tudo mais era a vizinha que pagava.´

      • sdfgh says:

        e tu esperas que os electricos vao ficar muito tempo sem pagar? lol vao pagar e vao pagar mais…neste momento a ideia e haver mais na rua…

    • JL says:

      O a gasolina carrega em 20 segundos ? por acaso não, mas um electrico sim, já que é esse tempo que perdemos para o fazer.

    • Antonio Vasco says:

      Tem juizo, não sabes nada de nada, carrego o meu carro em 20 min, em casa carrego em 7 horas, tomada normal. Dá-me para 400 km . Toda a gente tem que dormir, certo? O carro fica a carregar.
      Ao fim de 200 km em AE eu paro sempre para tomar um café, ou relaxar, é uma medida básica de segurança, o carro pode carregar. Em 10 minutos carrego 200km.
      Acredite, depois de conduzir um não quer outra coisa

  6. Maria says:

    Falta a Polestar nessa lista…

    • George M. says:

      O Polestar também não está na mesma lista dos 20 melhores EVs da Europa em 2022. Não existe junto com BMW, Mercedes, Lexus/Toyota. Estão todos ferrados. Como de costume Tesla é 1 e 2.

  7. Gervásio says:

    a moda dos carros elétricos e uma moda que vai durar pouco depois nao se queixem que foram enganados pela pegada verde

  8. Antonio Ferreira says:

    A notícia não é demonstrativa da Europa estar a ficar para trás na venda ou produção de carros elétricos.
    Já toda a gente sabe que a Tesla, é o maior fabricante de carros elétricos.
    Alguma das marcas de carros elétricos chineses é vendida na Europa ou EUA?
    Os chineses não têm infraestruturas montadas na Europa e nos EUA para venderem os seus carros.
    Alguém acredita na Europa na fiabilidade dum carro Chinês?
    Ontem a Toyota anunciou que não vai investir muito na produção de carros elétricos por vários motivos, acham que um construtor como a Toyota diz isto só por dizer.
    A procissão dos carros elétricos ainda nem chegou ao adro da Igreja.

  9. Paulo Santos says:

    Mike, cada um fala por si.
    Mas vou-lhe explicar o meu caso. Faço 300 km por dia e qualquer um dos elétricos é mais que suficiente. Um tem 3 anos e 245000km. Outro 8 meses e 23000km. O GLC tem 14 meses e 30000km e só não foi elétrico por necessidade imediata como lhe disse anteriormente (agora existem elétricos com fartura para entrega quase imediata mas em fevereiro de 2022 não, tanto que comprei também em fevereiro um model 3 que só foi entregue em setembro). E acredite que a poupança seria enorme pois tenho termos de comparação.
    Quanto as viagens longas ao estrangeiro, sempre que as faço, faço via aérea e alugo carro no destino. Esta é a minha realidade e a sua poderá ser outra.
    Mas também não sou fanático e compreendo que ter um carro a combustão também tem as suas vantagens.

  10. PJA says:

    Vendas globais de carros em 2022 foi de 67 milhões. Os BEV 7.8 milhões, enfim residual, e com ajudas.

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